Carro aspro com pressão positiva no coletor de adm
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com certeza não pensei em algo assim para andar na rua. era mais para saber se dava ou não e na verdade, até pueira faz estrago né hehehehe
show de bola valeu pelas infos, imaginava que ganharia, mas como você está falando seria uma porcentagem beirando a zero né
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dependendo do posicionamento das borboletas pode-se perder rendimento… aki no forum tinha um topico falando dos dkw de corrida.. aonde a entrada de ar foi direcionada pra caixa da roda... descobriu-se dps que ali tinha um vacuo e atrapalhava o motor..
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ja ouvi boatos de o que kadett vermelho do vicente na casa de 150 km/h consegue ter uma pressão de quase 1 kilo positiva.
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desculpe as risadas, mas isso eh um absurdo tao grande que nao resisti… ehehehheh
outra hora eu disserto sobre o assunto..
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eu acho q é possível sim, só q em velocidade bem alta e sem grade nem filtro de ar nas mariposas…
el.rafar: tenta imaginar: nesse esquema de mariposas viradas pra frente sem grade sem nada...as válvulas abrem e o ar entra em alta velocidade por causa da velocidade do carro...as válvulas fecham e ainda tem ar chegando ali em alta velocidade...como o ar é compressável ( ), ali vai se criar uma zona de alta pressão e mais ar q tá vindo da frente do carro vai entrar no duto de admissão daquele cilindro....como o motor estará em uma rpm alta, as válvulas vão ficar pouco temo fechadas...qdo elas abrirem de novo, tem algum ar sob pressão no duto, vai entrar mais ar por conta disso...
mas esse efeito só rolaria em velocidades bem altas...acho q a uns 250 km/h deve rolar de conseguir uns 0.3 bar (chute)...
f?rmula sae não vale, pq aqueles carrinhos não consguem atingir velocidade suficiente pra gerar pressão positiva no coletor...
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eu acho q é possível sim, só q em velocidade bem alta e sem grade nem filtro de ar nas mariposas…
**el.rafar: tenta imaginar: nesse esquema de mariposas viradas pra frente sem grade sem nada…as válvulas abrem e o ar entra em alta velocidade por causa da velocidade do carro...as válvulas fecham e ainda tem ar chegando ali em alta velocidade...como o ar é compressável ( ), ali vai se criar uma zona de alta pressão e mais ar q tá vindo da frente do carro vai entrar no duto de admissão daquele cilindro....como o motor estará em uma rpm alta, as válvulas vão ficar pouco temo fechadas...qdo elas abrirem de novo, tem algum ar sob pressão no duto, vai entrar mais ar por conta disso...
mas esse efeito só rolaria em velocidades bem altas...acho q a uns 250 km/h deve rolar de conseguir uns 0.3 bar (chute)...**
f?rmula sae não vale, pq aqueles carrinhos não consguem atingir velocidade suficiente pra gerar pressão positiva no coletor…
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concordo com seu ponto de vista.. mas agora fiquei com outra coisa na cabeça… e realmente a velocidade que vc fala condiz...
jah que estamos falando de motor aspro e a alta velocidade... sera que mesmo nessa velocidade com um motor a seus 7000 rpm... sera que daria tempo para o ar se comprimir e entrar com seus 0.3 bar?? pensei que sim se a entrada fosse grande e tivesse um bom volume.. um plenum bem grande.. agora com 4 borboletas vc nem tem plenum.. é um cano direto... e muito pouco volume de ar ali pra ser um reservatorio suficiente pra comprimir... teoricamente ele teria que ter no minimo o volume do cilindro ou mais... isso em um motor 1.6 dah ate mais ou menos.. 400ml de volume ia dar um coletor ate longozinho... mas quao maior o motor.. maior esse duto...
e ainda uma coisa atrapalha... apesar do ar ser muito compressivel ... a força para isso tambem é grande.. axo que antes de comprimir a 0.3 o ar escaparia pelas bordas...
meu preconceito se concentra em: area de entrada muito pekena (caso das 4 borboletas) ... axo que mesmo sem nda na frente o ar escaparia em vez de se comprimir dentro do coletor... fora que se daria tempo dele se comprimir...
akeles formula sae de algum dia eles chegarem no objetivo que é criar um carro ate 1k dolares que todo mundo possa comprar... vai ser um brinquedinho bem legal... pena que com a disputa muita gente começe a distorcer do objetivo... chassis de cromo-molibdenio... motores especiais... e por ai vai...
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mais um pouco e nem 300cv empurram a carro a mais de 150km/h
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calculei aqui 1.62 bar a 150km/h, temperatura de 25?c e pressão atmosf?rica de 697 mmhg.
agora pra saber se a quantidade de ar é suficiente pro motor precisa saber a rotação e graduação do comando….a essa velocidade o volume de ar é 0,68m?/s por borboleta de 40mm, ai é só casar com o volume do motor, rotação e graduação do comando.
o formula sae não visa produzir carros a $1000. essa seria uma das provas que é a an?lize de custo do veiculo, o veiculo mais barato rebece 75 pontos. já o ultimo evendo q é o enduro vale 400 pontos.
esse são só uns dos outros eventos, que se dividem em estático e din?mico.
a maioria dos fsae são sobrealimentados, pois existe um restritor de acordo com o combustivel usado (19mm pra e85 e 20mm gasolina), algumas equipes usam aspirado pois ainda estão apredendo a usar a injeção (motec e halltech na maioria).
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admissão do motor aspirado recebendo ar frontal não é um sistema fechado, duvido muito que aconte?a pressão positiva no coletor, o que acontece é basicamente a velocidade que o ar está entrando no motor ser maior do que a força de aspiração do motor, então o motor faria menos força para aspirar o ar e consequentemente ganharia mais potência.
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esse sistema se chama ram-air e foi relativamente bem usado na dácada de 80…o ar chega a gerar pressão positiva no coletor sim, mas não espere nada perto de 1 kg... a ordem de grandeza é de alguma coisa perto de 0,05 a 0,1 e olhe lá...
não lembro o modelo que lanãou comercialmente ...acho que é pontiac com um v8 de 300cv snme ganhava algo perto de 15 cv acima de uma certa velocidade... mas uma pesquisa no google deve solucionar maiores dúvidas
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uia 1kg com ram air?
entao se eu por a turbina na grade e por uma corneta vai pra 4kg?