Resistor no sensor de temperatura
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bom, fiz hoje, se funciona ou não esperem eu rodar com o carro por algum tempo pra poder dizer…
o que voce vai precisar comprar:
-1 resistor de 4k7 ohms, 1/4w.
custo = entre 5 a 10 centavos.
- poucos centrimetros de fita isolante
no meu carro eu precisei de um alicate de descascar fios.
t?, naquele link que eu postei tava tudo bonitinho, o sensor facil de achar, isolado.
no meu carro (gol 1.0 mi 8v) já apareceu um problema de cara... o sensor de temperatura do ar é conjugado com o sensor map.
pra chegar nele tive que tirar o filtro de ar e a caixa dele
tá aí o danado.
vejam que o conector dele tem 4 fios. isso é porque é integrado com o map.
consultando o site www.injetronic.com.br descobri a pinagem desse conector
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muito cuidado ao colocar resistores no lugar do sensor de temp do motor…
dependendo do carro, é a injeção que controla a ventoinha do radiador, e se ela pensar que o motor tá sempre frio, nunca vai ligar a ventoinha e o motor vai ferver. resultado: cabeçote empenado, mangueiras estouradas, juntas queimadas e etc...
se o seu motor não tem cebolão no radiador, não faça essa besteira.
agora existe também a opção de ligar o resistor no lugar do sensor de temperatura de ar admitido. não sei dizer se a diferença enganando o sensor de temp de ar é sensável na dirigibilidade, mas pelo menos é menos arriscado.
agora me vem é cabeça outra coisa....qual otimização que a injeção faz no mapa, pensando que o motor tá mais frio do que realmente está? enriquece a mistura?
lembrem-se que em m?dios regimes, é meia-carga, a injeção trabalha em lambda=1, e em wot ela está sempre mais rica por motivo de segurança, então não consigo ver melhora na performance enriquecendo a mistura mais ainda...
creio que a única forma de ganhar alguma coisa seria adiantando o ponto em wot, mas será que o ponto é adiantado enganando a injeção atravṍs desse resistor? e se adiantar, será que melhora a ponto de compensar o cilindro lavado de combustável?
sei não... vejam direito o que vocês fazem aí, pois do mesmo jeito que um resistor custa absurdamente barato, é absurdamente fácil de empenar um cabãote...
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consultando o site www.injetronic.com.br descobri a pinagem desse conector
o pino 1 é o terra e o 2 é o do sensor de temperatura.
ainda diz que é o fio marrom e preto
se o seu carro tem o sensor de temperatura separado fica muito mais fácil, só desconecte ele e coloque o resistor entre os terminais do chicote. use fita isolante pra isolar e segurar o resistor e pronto, não plugue ele de volta.
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1 a 0 pro forum hoje…
ainda bem que o é the tuner é tava ai pra arrumar
piu, isso só pode ser feito no sensor de temperatura não ?? eu pensei nisso tambem de nao ligar a ventoinha e ferver...
eu também não levo fã que va melhorar, to de olho no halmeter pra ver se vai engordar e depois eu posto os resultados, to fazendo pra testar, conheco gente que fez isso aí e ninguem teve problema nenhum.
vamos ver no que vai dar...
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seria interessante usar o resistor no caso de conversao de motores a gasolina para alcool, não custa nada tentar enriquecer a mistura monitorando com um multimetro a somda lambda.
no caso dos ap 1.6 que já usam bicos do 1.8, 20% maiores que o necessário. então o resistor seria uma tentativa para chegar ao valor correto.
até mais.
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falae ktulu
eu uso uma porcaria dessas a dois meses. meu carro é um corsa 1.6 turbo/alcool
desde quando turbinei tinha um sório problema quando a turbina estava enchendo.
a alimentação não acompanhava a pressão, mesmo o carro estando gord?o, então o carro dava uma engasgada e depois limpava e ia embora.
quando pesquisei sobre esse resistor, li no site do clubcorsa que ele aumenta o periodo que o bico fica aberto, no momento da pulsação e como a pressão de combustável está aumentando ele consegue mandar mais combuustável
ali?s, já que vc e o piu manjam disso, poderiam verificar se é verdade.
bom…. pra isso eu usei dois resistores em sequencia e mantive o sensor na ponta. os resistores deram um total de 8k (medido com mult?metro).
por incrável que pareça meu carro ficou liso e perfeito.
o ganho não foi só psicol?gico um dia estava na rodovia a 110 km/h e a solda entre o fio do sensor e o resistor partiu (solda porca de iniciante). o carro deu um tranco e a mistura ficou mais pobre e em alguns miutos a luz da injeção acendeu... o carro ficou rui novamente.
o negócio funciona mesmo
ah não tive problemas posteriores, nem com a ventoinha.
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falae ktulu
eu uso uma porcaria dessas a dois meses. meu carro é um corsa 1.6 turbo/alcool
desde quando turbinei tinha um sório problema quando a turbina estava enchendo.
a alimentação não acompanhava a pressão, mesmo o carro estando gord?o, então o carro dava uma engasgada e depois limpava e ia embora.
quando pesquisei sobre esse resistor, li no site do clubcorsa que ele aumenta o periodo que o bico fica aberto, no momento da pulsação e como a pressão de combustável está aumentando ele consegue mandar mais combuustável
ali?s, já que vc e o piu manjam disso, poderiam verificar se é verdade.
bom…. pra isso eu usei dois resistores em sequencia e mantive o sensor na ponta. os resistores deram um total de 8k (medido com mult?metro).
por incrável que pareça meu carro ficou liso e perfeito.
o ganho não foi só psicol?gico um dia estava na rodovia a 110 km/h e a solda entre o fio do sensor e o resistor partiu (solda porca de iniciante). o carro deu um tranco e a mistura ficou mais pobre e em alguns miutos a luz da injeção acendeu... o carro ficou rui novamente.
o negócio funciona mesmo
ah não tive problemas posteriores, nem com a ventoinha.
:positivo::positivo:
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pois é, galera. se colocar o resistor no sensor de temp. de ar, não tem problema. mas evitem de colocar o resistor no lugar do sensor de temp. do cabeçote e jamais façam isso em carros que não possuem cebolão no radiador.
eu mesmo, no escort que tinha le-jetronic andava com um potenci?metro ligado junto ão sensor de temp de água, de 5k e com ele conseguia enriquecer a mistura a ponto de rodar com álcool a 100% e mistura estequiom?trica.
detalhe….a injeção do escort era anal?gica e ele tinha o cebolão controlando a ventoinha.
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pois é, galera. se colocar o resistor no sensor de temp. de ar, não tem problema. mas evitem de colocar o resistor no lugar do sensor de temp. do cabeçote e jamais façam isso em carros que não possuem cebolão no radiador.
eu mesmo, no escort que tinha le-jetronic andava com um potenci?metro ligado junto ão sensor de temp de água, de 5k e com ele conseguia enriquecer a mistura a ponto de rodar com álcool a 100% e mistura estequiom?trica.
detalhe….a injeção do escort era anal?gica e ele tinha o cebolão controlando a ventoinha.
pois é piu, eu acho que a ligação feita no sensor de ar realmente adianta o ponto. em alguns casos o carro passa até a grilar em algumas situações. inclusive o pessoal aqui as vezes usa só no inverno e desconecta no ver?o… naturalmente que isso não significa necessariamente que todas as injeções sejam iguais, mas em alguns casos eu acho que isso ocorre.
quanto ao fato de se aumentar a alimentação e conseguir performance, isso só faz sentido se vc tiver algum aumento de ar admitido, em função de andar sem filtro ou ter um escapamento mais livre ou algo do g?nero, que traga mais ar. concordo com vc, mais combustável por si só, dificilmente vai trazer mais performance.
abraço
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adiantar o ponto?
se adiantar eu to lascado, pois ando com 1,3 bar sem chip ou qq coisa que atrase meu ponto.
se for realmente isso eu to me arriscando mais ainda.
quero ajuda dos engenheiros e universit?rios
bom, se eu fosse vc, entraria em contato com o piu, para conversar sobre o gerenciador de turbo da unidesign. assim vc teria total controle sobre a alimentação extra e tb da alteração na curva de ignição.
? um aparelho muito barato para o que ele proporciona.
abraço