Velas
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ol? amigos, estou com dúvidas com relação a folga entre os eletrodos da vela v power. meu carro atualmente usa msd 6a, bobina mallory promaster, cabos msd 8.5mm e fueltech com duas bancadas de bicos, sendo a prmeira de 83lbs(baixa) e a segunda com 4 160lbs bosch.
a pergunta é com esta configuração é melhor usar a tradicional folga de 0,5mm ou aumentar esta folga para 0,7 ou 0,8mm em função do msd.
o combustável a ser usado é metanol e a pressão 3,2kg com taxa de 9,0
postem suas opiniões
abraços
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e ae red
eu uso fueltech no meu carro com bobina original bosh 3 fios, cabos accel 8.8 e velas ngk b8es com 0.8 de folga
roda normal sem falhar nada.
eu estava andando com 5 de folga e o carro parece que amarrava bem em alta, abri a regulagem para 0.8 e o carro mudou da água pro vinho.
ficou mt mt melhor
abraços
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cara c vc tem msd pode deixar a folga normal e até mais, o esquema eh testar…
eu começaria testando com 1mm de folga.
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no meu turbo com fueltech, bobina mi 2 fios,cabos ngk originais,spark pro e velas ngk br9es uso 0.5 de abertura,sinceramento nunca usei mais aberto ou mais fechado, até teria q testar.
mas abertura de vela não vem mais potência,já desconfiava e confirmei com o anderson da fueltech.
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como assim não vem mais potencia?
vc sente no pe a diferença cara
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como assim não vem mais potencia?
vc sente no pe a diferença cara
exatamente. 0,1 a mais já percebe diferenca, desde que o módulo de ignicao tenha potência suficiente pra tocar a fa?sca (quanto maior a abertura, mais difácil fica pra abrir o arco).
e ae red
eu uso fueltech no meu carro com bobina original bosh 3 fios, cabos accel 8.8 e velas ngk b8es com 0.8 de folga
roda normal sem falhar nada.
eu estava andando com 5 de folga e o carro parece que amarrava bem em alta, abri a regulagem para 0.8 e o carro mudou da água pro vinho.
ficou mt mt melhor
cuidado, aspirado é uma coisa, turbo é outra completamente diferente, no que diz respeito a abertura de vela. eu acho muito difácil conseguir andar com 0,8 de abertura com o módulo original com turbo.
no caso tem dois fatores bastante agravantes aí: pressao alta e combustável ruim de queimar , mesmo com msd (ali?s, pode ver no manual dela, tem algo falando a respeito de abertura de vela, e tem a ver com a taxa de compressao).
eu pessoalmente iria de 0,5 pra comecar. acertou, nao falhou nada? beleza, abre mais 0,1 e vê se melhora. melhorou? abre mais 0,1. piorou? fecha.
simples assim….
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caraca ricardo sera q msd não queima metanol com essa pressão?
no alcool, ja vi carro com os mesmo 3 kilos e poco, e 1,4 mm de folga. tava mt monstro o carro, com mais folga não vinha diferença de performance, mas com menos folga o carro ficava meio fraco em baixa
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exatamente. 0,1 a mais já percebe diferenca, desde que o módulo de ignicao tenha potência suficiente pra tocar a fa?sca (quanto maior a abertura, mais difácil fica pra abrir o arco).
cuidado, aspirado é uma coisa, turbo é outra completamente diferente, no que diz respeito a abertura de vela. eu acho muito difácil conseguir andar com 0,8 de abertura com o módulo original com turbo.
no caso tem dois fatores bastante agravantes aí: pressao alta e combustável ruim de queimar , mesmo com msd (ali?s, pode ver no manual dela, tem algo falando a respeito de abertura de vela, e tem a ver com a taxa de compressao).
eu pessoalmente iria de 0,5 pra comecar. acertou, nao falhou nada? beleza, abre mais 0,1 e vê se melhora. melhorou? abre mais 0,1. piorou? fecha.
simples assim….
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pois é, isso depende muuuuito do setup do motor. meu carro ja andou com 1,5 mm (bobina + módulo accell 300+) de abertura, e depois de algumas mechidinhas não deu pra usar mais que 0,65.
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mas abertura de vela não vem mais potência,já desconfiava e confirmei com o anderson da fueltech.
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como assim não vem ?? se a ignição queimar, claro que vem, muda todo o comportamento da chama…
ensinar errado é pior que errar, acho que ele se referia a outra coisa não ?
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eu regulei as velas do meu carro ontem… antes de regular, tava dando 700c depois da turbina. nao medi quanto tava de abertura, mas devia ta com uns 0,9... regulei denovo pra 0,6... na vinda pro trabalho hj o pirometro registrou 770c
em teoria tem uma explicacao pra isso: frente de chama menor, combustao mais lenta, mais sobra pra queimar no escape.
em teoria, quanto maior a frente de chama, mais rapida a combustao. menos avanço necessario e até, menor chance de batida de pino (menos tempo com a mistura sem queimar sendo comprimida pela mistura que esta queimando)
mas isso tudo é legal quando se tem controle total do ponto. em carro turbo sem vc mandar no ponto(como o meu) acho melhor fechar as velas, pra atrasar o pico de pressao e forçar menos o motor. o ruim eh que aumenta o consumo e perde um pouco de potencia, assim como quando se atrasa o ponto um pouco.