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Molas de valvula - a miss

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • E Offline
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    escortbala
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    #1

    bom gente, to com um problema pra achar as benditas molas… sei q as originais são as mesmas da alfa 166, custam 20 reais cada, são 2 pra cada valvula, dando 40 ao todo, aguentam 9600rpm originais.... tb sei q tem gente q já usou as molas to tempra16v se não me engano em cabeçote de marea turbo forte, as do tempra custam 6 reais o par, 20 pares sairia muito mais em conta, fazendo o calculo tb aguentariam os 9600rpm...

    o cabeçote está quase pronto só faltam as molas pra ter minar o upgrade, vai ficar com 250-270cv só no cabeçote.... alguem tem alguma dica??

    fico no aguardo, e vamos ver se botamos a bichinha pra andar

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    • F Offline
      F Offline
      Fahrell
      escreveu em última edição por
      #2

      muitas molas de carros fiat são realmente intercambi?veis, mas tem que ver direitinho…

      a proposito é como é esse cálculo que determina a rpm aceitável pela mola é fiquei curioso...

      ah, essa potencia só mexendo no cabeçote é partindo de 160 cv do marea 2.4 original, desse jeito vai aposentar as prepara?oes turbo assim hein ?? :(

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #3

        tb queria saber como calcular o quanto a mola guenta …

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          Tim
          escreveu em última edição por
          #4

          vc vai por um motor de marea pra girar 9600 rpm ?

          a parte de baixo original nao aguenta… esquece

          chega em 250~260 cv com tranquilidade só no cabeçote

          cabeçote de marea é demonio :(

          vc trocou os comandos ?

          sobre as molas, não sei nao se da 100% certo usar as do tempra 16v.

          a geometria do comando / balancins pode ser diferente, dai as molas podem ter constantes elasticas diferentes.

          seria legal vc falar com alguem que ja fez a experiencia, pra ver o resultado depois de alguns mkm =)

          no mais... boa sorte no projeto, e cuidado pq se quebrar alguma coisa nesse cabeçote o prejuizo é grande.

          abraço

          martin

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            coisa_triste
            escreveu em última edição por
            #5

            tem que ter comando pra fazer girar tudo isso rendendo…

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TETEUS MWT
              escreveu em última edição por
              #6

              270cv só com cabeçote…

              impossivel...

              com cabeçote, escape, filtro, chip, tira + ou - 200cv, se for bem feito o serviço...

              e pra girar 9600rpm, tem q ter um bom par de comandos, e umas boas alterações...

              não eskecendo q o marea 2.4 tem uma r/l pouco favoravel, 0.32, o q eh terrivel pra altos giros...

              ja o marea turbo conta com uma maravilhosa r/l 0.26, ja gira original 7500rpm...

              a minha marea turbo girava 8000rom com as molas originais, agora o corte ta pra 8200rpm, e as molas foram trocadas sim, somente as internas, e foram colocadas as de tempra 16v, elas tem o mesmo tamanho e diametro, medimos com o molometro pra ver quanto a mais de pressão eleas tinham, elas são um pouco mais fortes q as originais, mas não sei ateh quantos rpm s elas aguentam, ateh 8500rpm eu sei q vêo, alem disso, só deus sabe...

              [] s

              1 Resposta Última resposta
              • E Offline
                E Offline
                escortbala
                escreveu em última edição por
                #7

                270cv só com cabeçote…

                impossivel...

                com cabeçote, escape, filtro, chip, tira + ou - 200cv, se for bem feito o serviço...

                e pra girar 9600rpm, tem q ter um bom par de comandos, e umas boas alterações...

                não eskecendo q o marea 2.4 tem uma r/l pouco favoravel, 0.32, o q eh terrivel pra altos giros...

                ja o marea turbo conta com uma maravilhosa r/l 0.26, ja gira original 7500rpm...

                a minha marea turbo girava 8000rom com as molas originais, agora o corte ta pra 8200rpm, e as molas foram trocadas sim, somente as internas, e foram colocadas as de tempra 16v, elas tem o mesmo tamanho e diametro, medimos com o molometro pra ver quanto a mais de pressão eleas tinham, elas são um pouco mais fortes q as originais, mas não sei ateh quantos rpm s elas aguentam, ateh 8500rpm eu sei q vêo, alem disso, só deus sabe...

                [] s

                [snapback]590614[/snapback]

                a ultima marea 2.4 aspirada q um conhecido preparador nosso (soube por intermedio do mecanico q trabalha com ele toda receita, mas o mesmo pediu para preservar nomes) fez na gasolina ele tirou 250cv, sem mexer no coletor de admissão. nessa mesma marea ele fez o cabeçote girar 9200, mas por medidas de segurança deixou o corte em 8500… com mola e parte baixa original ...

                se vc pegar a rotação de pico de uma mola original para um 4 cilindros (8500rpm na maioria) e recalcular para um 5 cilindros (20% mais lento) seria 10600rpm....

                as molas crow importadas aguentam 12000rpm num 4 cilindros,mas não achei com as medidas pra marea, seria algo nesse tipo q estava procurando, mas não por querer girar tanto, por garantia de q a mola não vai quebrar se um dia der uma reduzida e fizer passar dos 9200 já confirmados...

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  a ultima marea 2.4 aspirada q um conhecido preparador nosso (soube por intermedio do mecanico q trabalha com ele toda receita, mas o mesmo pediu para preservar nomes) fez na gasolina ele tirou 250cv, sem mexer no coletor de admissão. nessa mesma marea ele fez o cabeçote girar 9200, mas por medidas de segurança deixou o corte em 8500… com mola e parte baixa original ...

                  se vc pegar a rotação de pico de uma mola original para um 4 cilindros (8500rpm na maioria) e recalcular para um 5 cilindros (20% mais lento) seria 10600rpm….

                  as molas crow importadas aguentam 12000rpm num 4 cilindros,mas não achei com as medidas pra marea, seria algo nesse tipo q estava procurando, mas não por querer girar tanto, por garantia de q a mola não vai quebrar se um dia der uma reduzida e fizer passar dos 9200 já confirmados...

                  [snapback]590977[/snapback]

                  toma cuidado com isso… se o motor gira 8500 rpm, os comandos giram a 4250 rpm, independente do motor ter 4, 5, 12 cilindros...e a cada 2 voltas do virabrequim, as válvulas de admissão vão abrir e fechar 1 vez e as de escape 1 vez tb, ou seja, elas vão ter q abrir e fechar exatamente como as de um motor 4 cilindros, e isso serve pra qqer motor independente da qtde. de cilindros.

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TETEUS MWT
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    a ultima marea 2.4 aspirada q um conhecido preparador nosso (soube por intermedio do mecanico q trabalha com ele toda receita, mas o mesmo pediu para preservar nomes) fez na gasolina ele tirou 250cv, sem mexer no coletor de admissão. nessa mesma marea ele fez o cabeçote girar 9200, mas por medidas de segurança deixou o corte em 8500… com mola e parte baixa original ...

                    se vc pegar a rotação de pico de uma mola original para um 4 cilindros (8500rpm na maioria) e recalcular para um 5 cilindros (20% mais lento) seria 10600rpm....

                    as molas crow importadas aguentam 12000rpm num 4 cilindros,mas não achei com as medidas pra marea, seria algo nesse tipo q estava procurando, mas não por querer girar tanto, por garantia de q a mola não vai quebrar se um dia der uma reduzida e fizer passar dos 9200 já confirmados...

                    [snapback]590977[/snapback]

                    eu pago pra ver esse 2.4

                    mas qual receita q esse tal preparador pediu pra não revelar se a parte de baixo eh original, coletor original, molas de valvula originais

                    o q foi feito pra tirar todos esses 250cv desse motor??? trabalho de cabeçote??? ir de 160cv pra 250cv só no cabeçote??? e girar 9200rpm com molas originais???

                    e os comandos?

                    ou esse 2.4 original q tu ta dizendo eh um 2.6, com bielas mais longas, pistões modificados, vira com curso alterado, enfim, totalmente modificado, e eu ainda acho impossivel mesmo fazendo todas essas alterações girar 9200rpm…

                    tu deve conhe?er o z? de novo hamburgo neh? pois eh, tu sabe q ele eh um dos melhores preparadores do brasil de fivetech, e os 2.4 q foram feitos la ateh hj, tiraram entre 200cv a 230cv com um bom trabalho no motor, e giram 7500-7600rpm, bem longe dos 9200rpm, foram feitos tb mareas turbo, de 450cv a 510cv, todos bem feitos, com tudo do bom e do melhor, e os motores giram entre 8200-8500rpm, sendo q o mt eh muito favoravel a girar alto com facilidade, totalmente ao contrário do 2.4 q eh terrivel em alto giro...

                    te informa melhor com esse preparador , pois tem cv sobrando ae heim

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tim
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a ultima marea 2.4 aspirada q um conhecido preparador nosso (soube por intermedio do mecanico q trabalha com ele toda receita, mas o mesmo pediu para preservar nomes) fez na gasolina ele tirou 250cv, sem mexer no coletor de admissão. nessa mesma marea ele fez o cabeçote girar 9200, mas por medidas de segurança deixou o corte em 8500… com mola e parte baixa original ...

                      se vc pegar a rotação de pico de uma mola original para um 4 cilindros (8500rpm na maioria) e recalcular para um 5 cilindros (20% mais lento) seria 10600rpm....

                      as molas crow importadas aguentam 12000rpm num 4 cilindros,mas não achei com as medidas pra marea, seria algo nesse tipo q estava procurando, mas não por querer girar tanto, por garantia de q a mola não vai quebrar se um dia der uma reduzida e fizer passar dos 9200 já confirmados...

                      [snapback]590977[/snapback]

                      cara, para com isso ..

                      se deixar a parte de baixo original, vai quebrar mto antes de vc chegar em 9200 rpm, ainda mais num motor com r/l desfavorável. isso sem contar o problema com lubrificação :ppteam:

                      ou vc e seu preparador tao escondendo o jogo (que no caso, poderia mto bem ser um jogo de pistoes e bielas forjados de primeira linha, pra começar a brincadeira :ops: ) ou é melhor vc pintar o preparador de verde e jogar no mato.

                      eu pago pra ver esse 2.4

                      mas qual receita q esse tal preparador pediu pra não revelar se a parte de baixo eh original, coletor original, molas de valvula originais

                      o q foi feito pra tirar todos esses 250cv desse motor??? trabalho de cabeçote??? ir de 160cv pra 250cv só no cabeçote??? e girar 9200rpm com molas originais???

                      e os comandos?

                      ou esse 2.4 original q tu ta dizendo eh um 2.6, com bielas mais longas, pistões modificados, vira com curso alterado, enfim, totalmente modificado, e eu ainda acho impossivel mesmo fazendo todas essas alterações girar 9200rpm…

                      tu deve conhe?er o z? de novo hamburgo neh? pois eh, tu sabe q ele eh um dos melhores preparadores do brasil de fivetech, e os 2.4 q foram feitos la ateh hj, tiraram entre 200cv a 230cv com um bom trabalho no motor, e giram 7500-7600rpm, bem longe dos 9200rpm, foram feitos tb mareas turbo, de 450cv a 510cv, todos bem feitos, com tudo do bom e do melhor, e os motores giram entre 8200-8500rpm, sendo q o mt eh muito favoravel a girar alto com facilidade, totalmente ao contrário do 2.4 q eh terrivel em alto giro...

                      te informa melhor com esse preparador , pois tem cv sobrando ae heim

                      [snapback]591043[/snapback]

                      250 cv no cabeçote deve chgar sim, mateus.

                      mas com os comandos originais, sem chance.

                      só se o cara por um par de comandos pra alta e tiver um puta trabalho de fluxo. ai sim. os duratec argentinos de endurance tem 330 cv aspirado, ta certo que la tem muita coisa (a começar de 4 borboletas), mas de qualquer forma, são 2.0.

                      um 2.4 de rua com comando e eximio trabalho de cabeçote deve chegar em 250 sem grandes traumas.

                      agora, girar os tais 9200 rpm com a parte de baixo original…

                      isso sim eu pago pra ver

                      mas de longe :(

                      abraço

                      martin

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        no dia que um trabalho de cabeçote, sem mexer em mais nada no carro, nem em taxa e nem em aumentar absurdamente o regime de giro maximo, der isso tudo de potencia eu desisto de carros pra sempre… lenda das grandes...

                        vcs acham realmente que os argentinos só mexeram em cabeçote é fluxo, molas etc é

                        não esque?am que comandos, fluxo, molas etc são meios para se atingir um fim... o que dá torque é quanto mais mistura perfeita queimada possivel...

                        sem mexer em cilindrada, taxa ou sobrepressão e giro máximo, não tem milagres...

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          FUNtastic
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          oi escortbala

                          vc poderia me contar mais detalhes da preparação que vc tah fazendo no seu marea 2.4? tenho um marea, e estou bem interessado…

                          caso vc nao queira conversar aqui no forum, pode me mandar uma mp ou adicionar no msn (funtastic_zetec@hotmail.com)

                          1 Resposta Última resposta
                          • E Offline
                            E Offline
                            escortbala
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            oi escortbala

                            vc poderia me contar mais detalhes da preparação que vc tah fazendo no seu marea 2.4? tenho um marea, e estou bem interessado…

                            caso vc nao queira conversar aqui no forum, pode me mandar uma mp ou adicionar no msn (funtastic_zetec@hotmail.com)

                            [snapback]591309[/snapback]

                            oi fun…

                            lembro de ti dos tempos de cdr e dos tempos de autosom, lembro qdo vc tinha a escortwagon... continua mexendo com som tb, ou parou como eu?

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              FUNtastic
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              eu tinha escort hatch (jah tive dois), e não wagon

                              to ativo ainda na cdr e no clube do marea :bravo:

                              som é acessorio, soh coloquei pro carro nao ficar sem gra?a… não coloco mto som pra não fazer peso :ham:

                              1 Resposta Última resposta

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