Molas de valvula - a miss
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bom gente, to com um problema pra achar as benditas molas… sei q as originais são as mesmas da alfa 166, custam 20 reais cada, são 2 pra cada valvula, dando 40 ao todo, aguentam 9600rpm originais.... tb sei q tem gente q já usou as molas to tempra16v se não me engano em cabeçote de marea turbo forte, as do tempra custam 6 reais o par, 20 pares sairia muito mais em conta, fazendo o calculo tb aguentariam os 9600rpm...
o cabeçote está quase pronto só faltam as molas pra ter minar o upgrade, vai ficar com 250-270cv só no cabeçote.... alguem tem alguma dica??
fico no aguardo, e vamos ver se botamos a bichinha pra andar
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muitas molas de carros fiat são realmente intercambi?veis, mas tem que ver direitinho…
a proposito é como é esse cálculo que determina a rpm aceitável pela mola é fiquei curioso...
ah, essa potencia só mexendo no cabeçote é partindo de 160 cv do marea 2.4 original, desse jeito vai aposentar as prepara?oes turbo assim hein ??
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tb queria saber como calcular o quanto a mola guenta …
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vc vai por um motor de marea pra girar 9600 rpm ?
a parte de baixo original nao aguenta… esquece
chega em 250~260 cv com tranquilidade só no cabeçote
cabeçote de marea é demonio
vc trocou os comandos ?
sobre as molas, não sei nao se da 100% certo usar as do tempra 16v.
a geometria do comando / balancins pode ser diferente, dai as molas podem ter constantes elasticas diferentes.
seria legal vc falar com alguem que ja fez a experiencia, pra ver o resultado depois de alguns mkm =)
no mais... boa sorte no projeto, e cuidado pq se quebrar alguma coisa nesse cabeçote o prejuizo é grande.
abraço
martin
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tem que ter comando pra fazer girar tudo isso rendendo…
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270cv só com cabeçote…
impossivel...
com cabeçote, escape, filtro, chip, tira + ou - 200cv, se for bem feito o serviço...
e pra girar 9600rpm, tem q ter um bom par de comandos, e umas boas alterações...
não eskecendo q o marea 2.4 tem uma r/l pouco favoravel, 0.32, o q eh terrivel pra altos giros...
ja o marea turbo conta com uma maravilhosa r/l 0.26, ja gira original 7500rpm...
a minha marea turbo girava 8000rom com as molas originais, agora o corte ta pra 8200rpm, e as molas foram trocadas sim, somente as internas, e foram colocadas as de tempra 16v, elas tem o mesmo tamanho e diametro, medimos com o molometro pra ver quanto a mais de pressão eleas tinham, elas são um pouco mais fortes q as originais, mas não sei ateh quantos rpm s elas aguentam, ateh 8500rpm eu sei q vêo, alem disso, só deus sabe...
[] s
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270cv só com cabeçote…
impossivel...
com cabeçote, escape, filtro, chip, tira + ou - 200cv, se for bem feito o serviço...
e pra girar 9600rpm, tem q ter um bom par de comandos, e umas boas alterações...
não eskecendo q o marea 2.4 tem uma r/l pouco favoravel, 0.32, o q eh terrivel pra altos giros...
ja o marea turbo conta com uma maravilhosa r/l 0.26, ja gira original 7500rpm...
a minha marea turbo girava 8000rom com as molas originais, agora o corte ta pra 8200rpm, e as molas foram trocadas sim, somente as internas, e foram colocadas as de tempra 16v, elas tem o mesmo tamanho e diametro, medimos com o molometro pra ver quanto a mais de pressão eleas tinham, elas são um pouco mais fortes q as originais, mas não sei ateh quantos rpm s elas aguentam, ateh 8500rpm eu sei q vêo, alem disso, só deus sabe...
[] s
[snapback]590614[/snapback]
a ultima marea 2.4 aspirada q um conhecido preparador nosso (soube por intermedio do mecanico q trabalha com ele toda receita, mas o mesmo pediu para preservar nomes) fez na gasolina ele tirou 250cv, sem mexer no coletor de admissão. nessa mesma marea ele fez o cabeçote girar 9200, mas por medidas de segurança deixou o corte em 8500… com mola e parte baixa original ...
se vc pegar a rotação de pico de uma mola original para um 4 cilindros (8500rpm na maioria) e recalcular para um 5 cilindros (20% mais lento) seria 10600rpm....
as molas crow importadas aguentam 12000rpm num 4 cilindros,mas não achei com as medidas pra marea, seria algo nesse tipo q estava procurando, mas não por querer girar tanto, por garantia de q a mola não vai quebrar se um dia der uma reduzida e fizer passar dos 9200 já confirmados...
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a ultima marea 2.4 aspirada q um conhecido preparador nosso (soube por intermedio do mecanico q trabalha com ele toda receita, mas o mesmo pediu para preservar nomes) fez na gasolina ele tirou 250cv, sem mexer no coletor de admissão. nessa mesma marea ele fez o cabeçote girar 9200, mas por medidas de segurança deixou o corte em 8500… com mola e parte baixa original ...
se vc pegar a rotação de pico de uma mola original para um 4 cilindros (8500rpm na maioria) e recalcular para um 5 cilindros (20% mais lento) seria 10600rpm….
as molas crow importadas aguentam 12000rpm num 4 cilindros,mas não achei com as medidas pra marea, seria algo nesse tipo q estava procurando, mas não por querer girar tanto, por garantia de q a mola não vai quebrar se um dia der uma reduzida e fizer passar dos 9200 já confirmados...
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toma cuidado com isso… se o motor gira 8500 rpm, os comandos giram a 4250 rpm, independente do motor ter 4, 5, 12 cilindros...e a cada 2 voltas do virabrequim, as válvulas de admissão vão abrir e fechar 1 vez e as de escape 1 vez tb, ou seja, elas vão ter q abrir e fechar exatamente como as de um motor 4 cilindros, e isso serve pra qqer motor independente da qtde. de cilindros.
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a ultima marea 2.4 aspirada q um conhecido preparador nosso (soube por intermedio do mecanico q trabalha com ele toda receita, mas o mesmo pediu para preservar nomes) fez na gasolina ele tirou 250cv, sem mexer no coletor de admissão. nessa mesma marea ele fez o cabeçote girar 9200, mas por medidas de segurança deixou o corte em 8500… com mola e parte baixa original ...
se vc pegar a rotação de pico de uma mola original para um 4 cilindros (8500rpm na maioria) e recalcular para um 5 cilindros (20% mais lento) seria 10600rpm....
as molas crow importadas aguentam 12000rpm num 4 cilindros,mas não achei com as medidas pra marea, seria algo nesse tipo q estava procurando, mas não por querer girar tanto, por garantia de q a mola não vai quebrar se um dia der uma reduzida e fizer passar dos 9200 já confirmados...
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eu pago pra ver esse 2.4
mas qual receita q esse tal preparador pediu pra não revelar se a parte de baixo eh original, coletor original, molas de valvula originais
o q foi feito pra tirar todos esses 250cv desse motor??? trabalho de cabeçote??? ir de 160cv pra 250cv só no cabeçote??? e girar 9200rpm com molas originais???
e os comandos?
ou esse 2.4 original q tu ta dizendo eh um 2.6, com bielas mais longas, pistões modificados, vira com curso alterado, enfim, totalmente modificado, e eu ainda acho impossivel mesmo fazendo todas essas alterações girar 9200rpm…
tu deve conhe?er o z? de novo hamburgo neh? pois eh, tu sabe q ele eh um dos melhores preparadores do brasil de fivetech, e os 2.4 q foram feitos la ateh hj, tiraram entre 200cv a 230cv com um bom trabalho no motor, e giram 7500-7600rpm, bem longe dos 9200rpm, foram feitos tb mareas turbo, de 450cv a 510cv, todos bem feitos, com tudo do bom e do melhor, e os motores giram entre 8200-8500rpm, sendo q o mt eh muito favoravel a girar alto com facilidade, totalmente ao contrário do 2.4 q eh terrivel em alto giro...
te informa melhor com esse preparador , pois tem cv sobrando ae heim
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a ultima marea 2.4 aspirada q um conhecido preparador nosso (soube por intermedio do mecanico q trabalha com ele toda receita, mas o mesmo pediu para preservar nomes) fez na gasolina ele tirou 250cv, sem mexer no coletor de admissão. nessa mesma marea ele fez o cabeçote girar 9200, mas por medidas de segurança deixou o corte em 8500… com mola e parte baixa original ...
se vc pegar a rotação de pico de uma mola original para um 4 cilindros (8500rpm na maioria) e recalcular para um 5 cilindros (20% mais lento) seria 10600rpm....
as molas crow importadas aguentam 12000rpm num 4 cilindros,mas não achei com as medidas pra marea, seria algo nesse tipo q estava procurando, mas não por querer girar tanto, por garantia de q a mola não vai quebrar se um dia der uma reduzida e fizer passar dos 9200 já confirmados...
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cara, para com isso ..
se deixar a parte de baixo original, vai quebrar mto antes de vc chegar em 9200 rpm, ainda mais num motor com r/l desfavorável. isso sem contar o problema com lubrificação
ou vc e seu preparador tao escondendo o jogo (que no caso, poderia mto bem ser um jogo de pistoes e bielas forjados de primeira linha, pra começar a brincadeira ) ou é melhor vc pintar o preparador de verde e jogar no mato.
eu pago pra ver esse 2.4
mas qual receita q esse tal preparador pediu pra não revelar se a parte de baixo eh original, coletor original, molas de valvula originais
o q foi feito pra tirar todos esses 250cv desse motor??? trabalho de cabeçote??? ir de 160cv pra 250cv só no cabeçote??? e girar 9200rpm com molas originais???
e os comandos?
ou esse 2.4 original q tu ta dizendo eh um 2.6, com bielas mais longas, pistões modificados, vira com curso alterado, enfim, totalmente modificado, e eu ainda acho impossivel mesmo fazendo todas essas alterações girar 9200rpm…
tu deve conhe?er o z? de novo hamburgo neh? pois eh, tu sabe q ele eh um dos melhores preparadores do brasil de fivetech, e os 2.4 q foram feitos la ateh hj, tiraram entre 200cv a 230cv com um bom trabalho no motor, e giram 7500-7600rpm, bem longe dos 9200rpm, foram feitos tb mareas turbo, de 450cv a 510cv, todos bem feitos, com tudo do bom e do melhor, e os motores giram entre 8200-8500rpm, sendo q o mt eh muito favoravel a girar alto com facilidade, totalmente ao contrário do 2.4 q eh terrivel em alto giro...
te informa melhor com esse preparador , pois tem cv sobrando ae heim
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250 cv no cabeçote deve chgar sim, mateus.
mas com os comandos originais, sem chance.
só se o cara por um par de comandos pra alta e tiver um puta trabalho de fluxo. ai sim. os duratec argentinos de endurance tem 330 cv aspirado, ta certo que la tem muita coisa (a começar de 4 borboletas), mas de qualquer forma, são 2.0.
um 2.4 de rua com comando e eximio trabalho de cabeçote deve chegar em 250 sem grandes traumas.
agora, girar os tais 9200 rpm com a parte de baixo original…
isso sim eu pago pra ver
mas de longe
abraço
martin
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no dia que um trabalho de cabeçote, sem mexer em mais nada no carro, nem em taxa e nem em aumentar absurdamente o regime de giro maximo, der isso tudo de potencia eu desisto de carros pra sempre… lenda das grandes...
vcs acham realmente que os argentinos só mexeram em cabeçote é fluxo, molas etc é
não esque?am que comandos, fluxo, molas etc são meios para se atingir um fim... o que dá torque é quanto mais mistura perfeita queimada possivel...
sem mexer em cilindrada, taxa ou sobrepressão e giro máximo, não tem milagres...
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oi escortbala
vc poderia me contar mais detalhes da preparação que vc tah fazendo no seu marea 2.4? tenho um marea, e estou bem interessado…
caso vc nao queira conversar aqui no forum, pode me mandar uma mp ou adicionar no msn ([email protected])
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oi escortbala
vc poderia me contar mais detalhes da preparação que vc tah fazendo no seu marea 2.4? tenho um marea, e estou bem interessado…
caso vc nao queira conversar aqui no forum, pode me mandar uma mp ou adicionar no msn ([email protected])
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oi fun…
lembro de ti dos tempos de cdr e dos tempos de autosom, lembro qdo vc tinha a escortwagon... continua mexendo com som tb, ou parou como eu?