Preparação cabeçote hpz
-
final de janeiro instalei um novo cabeçote feito na hpz, preparador zezão aqui no autódromo de brasília, na hpz tem uma bancada de fluxo superflow 110 (10 de água) e medimos os fluxos dos cabeçotes original, rr e hpz. todos os cabeçote utilizam as válvulas originais do focus zetec 2.0 16v, 33mm na admissão e 28mm no escape. seguem os gr?ficos dos resultados.
-
cabeçote original: 121 cfm admissão e 90,5 cfm escape;
-
cabeçote rr: 128,8 cfm admissão e 100,8 cfm escape; (ganhos 6,4% / 11,4%)
-
cabeçote hpz: 143,7 cfm admissão e 115,6 cfm escape. (ganhos 18,8% / 27,7%)
gr?fico de fluxo na admissão com 11,55mm de levante máximo:
gr?fico de fluxo no escape com 9,80mm de levante máximo:
os gr?ficos foram feitos com o software port flow analyzer 3.0. esse software também tem um relatério de estimativa de performance. para comparação somente dos serviços de cabeçote foi feita a simulação em cima de um bloco de focus 2.0 16v original, com comandos originais e taxa de compressão original.
-
simulação de performance com cabeçote original. potência máxima 136hp;
-
simulação de performance com cabeçote rr. potência máxima 143hp;
-
simulação de performance com cabeçote hpz. potência máxima 149hp.
o trabalho do cabeçote hpz foi feito espeficifamente para casar com os meus comandos crower stage 2, já fica muito bom só com o cabeçote montado com comandos originais, mas o seu rendimento mesmo vem com o servião completo. simulação de performance com cabeçote hpz e comandos crower stage 2. potência máxima 223hp. (lembrando que isso é uma simulação e obviamente é extra?da uma potência dessas na preparação como um todo, nada de coletor de admissão e escape original, etc acredito que seja plausável estimar que meu carro esteja com 180 - 190cv, infelizmente não tem dinam?metro de rolo aqui em brasília ainda)
obs.: nos eua eles vendem muito o nosso coletor brasileiro como upgrade (l? só tinha no focus até outubro de 2000, algo assim). todo mundo achava bom esse coletor, inclusive eu, na bancada de fluxo sem o coletor deu 143,7cfm na admissão, com o coletor deu 133,5cfm, retrabalhando o pouco que ele tem de gordura subiu para 135cfm. mata quase 10cfm do ganho da preparação
parte de alerta do tópico
o meu primeiro cabeçote que utilizei foi feito pelo rr (ricardo racing) e a promessa era de 15 - 20cv de ganho só com o servião do cabeçote e mais nada. inclusive era dito que o servião era feito em cima de bancada de fluxo. encomendei o servião do trabalho no cabeçote e seria entregue totalmente retificado, com retentores trocados e folgas de válvulas reguladas. na mesma época meus comandos da crower já estavam com ele para fazer as c?pias dos mesmos que foram vendidas no zetec club. terminada toda a enrolação dele de meses e meses recebi o cabeçote e os meus comandos devolta.
assim que chegou o cabeçote de cara já percebi que estavam faltando os pinos que travam as polias dos comandos e os retentores de comandos. posteriormente, quando fui fazer a troca dos cabeçotes fui verificar as folgas de válvulas e todas as folgas estavam erradas. botando o cabeçote original ao lado do cabeçote rr vi que o trabalho dos dutos foi mínimo e mal acabado. mês passado quando desmontei o cabeçote rr vi que até as válvulas foram destru?das tanto na base quanto nas pontas das válvulas, foram lixadas com uma lixadeira manual em vez de ter sido feito servião com uma retífica específica para ?ngulos e corte de haste de válvulas.
os pinos e as pastilhas de regulagem insistentemete tentei com o rr e ele sempre me prometia que ia me mandar tudo e que tinha encomendado as pastilhas e a ford que não entregava, já tem mais de 1 ano e meio. assim como os dados de fluxo do cabeçote nunca me foram passados, segundo ele é segredo para os outros não copiarem fala sório né ? os dados da bancada nem cobrei mais porque ficou claro pra mim que não existe bancada de fluxo alguma. os pinos ele ficou pra ele e as pastilhas e retentor de comando nunca chegou a encomendar.
preju?zo final:
-
joguei fora 16 válvulas;
-
tive que comprar pastilhas de regulagem de válvulas;
-
tive que comprar os retentores de comandos;
-
perdi os meus pinos dos comandos;
-
recebi um servião longe do que tinha combinado e pago.
-
pode considerar ai pelo menos uns 30 interrurbanos de brasília para sp, já que sempre que ligava ele nunca estava.
-
-
ow, posta ai os valores dos serviços tmb….....hehehe
ow, esse ricardo ai é da rr que postam aqui noforum direto?
e por curiosidade, pq mandou o cabeçote pralonge se tinha alguém pra fazer o servião ai?
-
e por curiosidade, pq mandou o cabeçote pralonge se tinha alguém pra fazer o servião ai?
[snapback]592057[/snapback]
negativo.
ricardo racing snme é em são paulo - capital
garage rr de renato e reinaldo (fi?o) é aqui em santos (litoral de sp)
são duas oficinas diferentes sem nada a ver uma com a outra.
-
negativo.
ricardo racing snme é em são paulo - capital
garage rr de renato e reinaldo (fi?o) é aqui em santos (litoral de sp)
são duas oficinas diferentes sem nada a ver uma com a outra.
[snapback]592060[/snapback]
não é de sp capital não, não lembro de onde ?, mas o importante é não confundir as pessoas mesmo
esse ricardor racing (rr) mexe muito com os zetec e eclipses.
-
[snapback]592057[/snapback]
quando fiz o servião com o ricardo foi em 2005 e não conhecia o zezão ainda, nem sabia que tinha gente com bancada de fluxo trabalhando cabeçotes aqui. optei por fazer lá porque tive indicações boas de lá do pessoal do zetec club e pq o cabeçote que eu consegui para fazer o servião já estava lá em sp.
valores dos serviços vou ficar devendo, zezão ainda está vendo uma tabela de preços.
-
sempre em busca do upgrade supremo hehehe.
? isso ae ronin, parabens pela brincadeira, ja tive a oportunidade
de ver o zetec andando antes do cabeçote, só com os comandos
e ja fazia muito estrago e agora vou ver só com cabeção ninja.
depois posta umas fotos ae do trampo
-
garage rr tinha q trocar de nome, pq ta cheeeeeio de rr fazendo merda ai pelo .br
-
eu já pude andar com o ronin depois que o cabeçote novo foi montado…
de alta realmente eu já esperava q fosse ficar bom como ficou mesmo...
agora o carro de baixa, pqp apareceu um bocado de torque q não tinha antes...o carro tá com uma força incrável em baixa rpm....tá muito bom de andar na cidade
pena q não exista 1 maldito nesse universo q faça um chip pra central do focus...pq aí ia dar pra tirar mais caldo aí ainda
eu acompanhei a preparação do cabeçote do ronin e pude ver quase todas essas medições (exceto a final)...outro nível o cabeçote q o zezão fez com o cabeçote de sampa...
qdo voltar lá vc avisa, seu doente
-
fueltech nele…
-
eu já pude andar com o ronin depois que o cabeçote novo foi montado…
de alta realmente eu já esperava q fosse ficar bom como ficou mesmo...
agora o carro de baixa, pqp apareceu um bocado de torque q não tinha antes...o carro tá com uma força incrável em baixa rpm....tá muito bom de andar na cidade
pena q não exista 1 maldito nesse universo q faça um chip pra central do focus...pq aí ia dar pra tirar mais caldo aí ainda
eu acompanhei a preparação do cabeçote do ronin e pude ver quase todas essas medições (exceto a final)...outro nível o cabeçote q o zezão fez com o cabeçote de sampa...
qdo voltar lá vc avisa, seu doente
[snapback]592223[/snapback]
eu to indo lá todo dia
esqueci de agradecer ao fot?grafo quarteto valeu cara pelas fotos
-
uma coisa muito interessante q o zezão mostrou pra gente é como um coletor de admissão e escape bons fazem a diferença….
com o coletor original do focus o carro perdeu 10 cfm...a tátulo de comparação ele colocou uma corneta na boca do cabeçote, na entrada dos dutos de admissão e houve ganho em fluxo...
e pelo q ele falou lá isso depende mais do design do coletor do q da qtde de borboletas em si...claro q a qtde de borboletas influi, mas um coletor com bom design pode ter 1 borboleta só q vai gerar ganho, ou não gera perda, o q já é um bom começo...