.: bateria indo pro saco…54, 65 ou 70 amperes?
-
moura maior que couber
-
nao é regra, mas é bom seguir….
alternador 20% maior q a bateria e ponto final
-
só uso moura, elliar ou delphi, o resto é ate piada uma vez fiquei sem bateria e como era final de semana tive q comprar a primeira q encontrei, tratava-se de uma durex, que durou exatos 6 meses e depois morreu
-
moura é 65 ampere…vem em casa, testa o resto e custa 220. heliar é 211, mas tenho que ir lá. a tal prestolite (existe nos states tb e aqui tem algo a ver com a heliar) é de 70 ampere, custa 220.
-
moura é 65 ampere…vem em casa, testa o resto e custa 220. heliar é 211, mas tenho que ir lá. a tal prestolite (existe nos states tb e aqui tem algo a ver com a heliar) é de 70 ampere, custa 220.
[snapback]592114[/snapback]
meu irmão usou essa prestolite por muito tempo….acho q vendeu o carro com ela ainda...eu uso uma crall e já ta a mais de um ano e meio e ta firme e forte
-
nao é regra, mas é bom seguir….
alternador 20% maior q a bateria e ponto final
tecnicamente falando, a bateria (como o próprio nome diz), nada mais é do que um acumulador.
o tamanho do alternador não tem a ver com o tamanho da bateria, mas sim com a corrente consumida pela parafern?lia elétrica instalada no carro.
o único problema (entre par?nteses pq, na maioria dos casos, não incomoda em nada) de instalar uma bateria maior é que ela levaria um tempo maior para acumular 100% da carga nominal dela do que se tivesse uma de capacidade original.
eu sempre usei bateria maior que a original. a original da minha saveiro é de 36a, a que está instalada nela hoje é de 54a. nunca me incomodou em nada.
o único caso que acho que considero como necessário a troca do alternador também, é qdo tem muito som instalado.
-
ou se o carro ta cheio de bomba elétrica pendurada…
[snapback]592137[/snapback]
pois é.
tb se está sendo usado a/c + som durante grande parte do tempo…e juntando tudo isso ainda for durante a noite, onde se usa os farois baixos...ai que a bateria não da conta mesmo caso o alternador não esteja em equilibrio com ela...
vai trabalhar sempre la em baixo e nunca vai estar carregada direito...ai nem vale a pena gastar $$$ com bateria grande e cara...
-
pois é.
tb se está sendo usado a/c + som durante grande parte do tempo…e juntando tudo isso ainda for durante a noite, onde se usa os farois baixos...ai que a bateria não da conta mesmo caso o alternador não esteja em equilibrio com ela...
vai trabalhar sempre la em baixo e nunca vai estar carregada direito...ai nem vale a pena gastar $$$ com bateria grande e cara...
[snapback]592152[/snapback]
sim sim.
na real mesmo, bateria só serve pra ligar o carro. depois fica tudo por conta do alternador.
porém, claro que, se estiver na hora de trocar a bateria, e no lugar destinado é ela couber uma de maior carga, melhor.
e para testar o alternador, o melhor a fazer é pegar um desses multiteste e medir a tensão entre os polos da bateria. se ficar acima de 12v tá beleza.
-
tenho uma moura 70ah c/ prata . posso te dizer o seguinte: durante os 2 anos e meio q o passat ficou parado, ela ficou guardada num canto. pode duvidar, mas qdo fomos montar tudo de novo, a desgranhenta tinha carga ainda montamos no carro e é a mesma até agora. fica 10, 12 dias desligado, virou na partida com taxa monstro e tudo pega na boa.
uso um alternador de 90 tb.
abraço.
-
bom, vamos por muitas partes…
no sistema eletrico de um automóvel nés temos 2 fontes de energia, a prim?ria (alternador) e a secund?ria (bateria)
qdo vc dá a partida vc usa a secund?ria até que o motor tenha energia suficiente pra girar o alternador e gerar energia (transfomar na verdade)
os alternadores são especificados em voltagem/corrente, isso singifica que um alternador de por exemplo 14v/90a consegue fornecer até 90a mantendo a tensão nominal de 14v, a partir disto a tensão começa a cair (p = u x i) porque a potência dele se mantem constante.
a partir deste momento em que a tensão cai até a nominal da bateria em cerca de 12,5v (por isso é secund?ria) ela passa a colaborar com a corrente pro consumo do automóvel.
disto tiramos o seguinte, se vc tem muitos equipamentos eletricos e usa-os constantemente ( ac, som, desemba?ador, etc) vc passa a usar sempre uma parcela da bateria.
só que a bateria tem 2 grandes especificações:
1- a capacidade em ah denominada c20 (que em automotiva é sempre em 20 horas até 1,75vpe)
2- a corrente em cca (corrente de partida a frio)
uma bateria de 70ah, significa que ela consegue fornecer até 70/20 = 3,5a constantes até que sua tensão chegue a 1,75 x 6 = 10,5v (6 elementos em cada bateria de 12 volts).
por definição a corrente de carga de uma bateria pra máxima durabilidade deve ser limitada a no máximo 20% de c20 (ou seja 0,2 x 70 = 14a) com o ideal de 10% de c20
como o alternador não controla esta corrente porque está mais preocupado em manter o sistema funcionando a corrente será maior que isso no inicio se a bateria estiver totalmente descarregada porque a sua resist?ncia interna será maior (qto mais descarregada maior a resist?ncia interna) a partir do momento em que começa a se recarregar a corrente vai baixando naturalmente e a tensão na baterua começa a subir (seguindo lá a potência do alternador).
por isso o que acontece de colocar uma bateria de digamos 70ah num alternador de 36a ?... o tempo de recarga da bateria totalmente descarregada será maior, mas a baterua se descarrega totalmente ?...não... se o alternador é dimensionado pra essa carga existente (o que é o caso) ela nunca se descarrega totalmente e terá até vida util maior pois a profundidade de descarga será menor do que numa baterua de 36ah.
agora se o sistema alternador é insuficiente (digamos que vc tenha um trio eletrico montado, um ac instalado fora da fabrica e use-o constantemente) a baterua sempre estará sendo descarregada e nunca o alternador conseguira recarrega-la suficientemente (causa sulfatação, e posteriormente hidratação com formação de cristal que é praticamente irreversável).
no caso especifico dele uma bateria maior pode ser usada sem maiores problemas, só se ele por exemplo usar a bateria até o seu final é que demorar? muito mais tempo pra que ela se recarregue, mas como sempre digo...bateria não é feita pra ser usada, é secund?ria...se vc quer deixar o som ligado, deixe o motor ligado pro alternador manter a corrente e tensão pro equipamento de som.
a segunda coisa é a tal cca, qto maior mais facilidade a bateria tem em virar o motor num dia frio... só que tem que tomar cuidado, a fiação do motor de arranque tem uma determinada bitola, se vc coloca um bateria de cca muito maior e digamos tem um problema no alarme, aí fica insistindo na partida (como um monte de gente faz) segurando por segundos a chave virada vc pode derreter a fiação (já aconteceu com um amigo meu..dei uma bateria de no break pra ele usar na pick-up dele e ele ficou segurando na partida bebado uahuahu... derreteu fiação do motor de arranque e o rel?).
-
esqueci de comentar…
a mesma fabrica faz heliar, delphi, bosch, marelli e mais um monte de marcas sob consignação... o principal ao comprar uma bateria ?:
1- comprar a mais nova possível, jamais com mais de 6 meses de fabricação (o ideal é menos de 3 meses)
2- qdo for começar a usar mandar dar uma carga lenta por 24 horas com 10% de c20 antes
3- revisar o sistema eletrico, se o alternador está mantendo tensão correta, o ideal é manter nos 13,8v com a bateria ligada... mais que isso ela seca mais rápido (hidrolise, com perda de solução por arrasto tbm), menos que isso antes a bateria começa a descarregar no caso de consumo, além de não carrega-la suficientemente qdo ela é usada.
4- não é compra, mas uso... percursos curtos matam rapidinho uma bateria porque vc demora cerca de 30 minutos com o alternador funcionando pra que a bateria carregue a energia usada normalmetne na partida.
-
não adianta colocar bateria mais forte do q seu alternador. a primeira coisa é saber qual a capacidade dele, pra só depois pensar em colocar uma bateria maior.
[snapback]592085[/snapback]
ia falar exatamente isso.
olha geralmente esses ap2.0 completo, a/c etc… o alternador é de 95amperes, então uma bateria de 95a seria ideal.
o meu golito po de boi troquei mes passado tbm, bateria ja itnha ido pro saco depois de 4 anos. meu alternador é de 65a, então coloquei outra de 65a, e foi caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara pqp bateria tá cara d+, paguei r$190 numa moura dando a minha velha, isso em loja de bateria q o preão é bem mais barato, pq em carrefour da vida joga 100 conto a mais tranquilo.
-
atualizando…boas ou mês not?cias. o cara veio aqui com uma moura 75, mas antes de trocar fizemos dois testes...
carro desligado, teste da bateria...não deu carga máxima, mas tb não tava zerada. (o carro pegou na segunda batida na chave hoje cedo).
carro ligado, teste do alternador...pelo equipamento do cara lá, o alternador não tava cumprindo seu trabalho ...de acordo com a escala (amarelo = baixo, verde = normal, vermelho = acima do ideal), tava zerado. e ae?
se for/fosse alternador, não deveria acusar no painel, por exemplo? após ligar, a luz não ficaria acesa ou piscaria?
não troquei...ficamos de checar o alternador, mas tá com os 4 pos atrás...
-
o corsa de la de casa baixou corrente do alternador tava dando avho que 10 volts… e nao acendeu luz nenhuma...
luz de painel é pra quando der a merda vc ver...