Quer economizar combustável?
-
john kessels, da universidade de eindhoven, desenvolveu um programa para aumentar o desempenho do motor dos carros. o software de kessel desliga dinamicamente o alternador, responsável por carregar a bateria do carro.
o programa desativa o alternador quando se torna particularmente ineficiente que o motor o faça girar, desta forma aumentando a efici?ncia geral do motor.
simplesmente acrescentando um fragmento de código e um cabo simples, os carros podem economizar 2,6% de consumo de combustável, diz kessel.
o programa pode ser utilizado em qualquer veículo com um motor eletrúnico.
entretanto, o software não está totalmente pronto para ser comercializado. n?s ainda não sabemos o quanto ele ir? degradar a bateria, acrescenta o engenheiro.
uma economia de combustável mais significativa, entre 5 e 6%, pode ser alcançada se o próprio motor do carro for rapidamente ligado e desligado,
mas isso significa ajustes muito maiores no motor, incluindo o acr?scimo de um motor de partida de alta potência para garantir que o carro pegue rápido
o suficiente depois de cada desligamento do motor.
no que se refere é emissão de co2, está se tornando cada vez mais importante prestar atenção nos pequenos melhoramentos, diz ele.
http://www.newscientisttech.com/article/dn…efficiency.html
abraço.
-
carros 1.0 tem esse recurso, qnd se da o po em giros altos o cerebro entende q precisa de forca no motor pra uma ultrapassagem e desliga por instantes, na verdade nao o alternador, mas o q esta consumindo muita energia, tipicamente ar condicionado entra em corte por alguns instantes
-
carros 1.0 tem esse recurso, qnd se da o po em giros altos o cerebro entende q precisa de forca no motor pra uma ultrapassagem e desliga por instantes, na verdade nao o alternador, mas o q esta consumindo muita energia, tipicamente ar condicionado entra em corte por alguns instantes
[snapback]594525[/snapback]
o focus 1.6 da minha mae faz isso .
qdo vc afunda o po, assim que passa de 3,5k rpm o ar desliga sozinho e soh volta qdo vc alivia.
como curiosidade.. de 40 a 50% do ruido de um motor [original] provem do alternador.
a redução é de 1:2,5:1 a 1:3 … chega a virar 19k rpm
abraço,
martin
-
-
quer economizar combustivel, ande o mais constante possivel e sempre acelere com a maior suavidade possivel… sempre tire o peh antes e tente usar o minimo possivel o freio...
ou seja, ande como um tiozao bem velhinho...
economiza bem mais de 5%...
[snapback]594528[/snapback]
testado e aprovado
aqui em bsb dá pra fazer isso….andar o tempo quase todo em velocidade constante sem pegar 1 sinal de transito sequer...já consegui fazer 14 km/l com meu carro nessa brincadeira (ap 1.8 mi)....não passei de 2,5k rpm e andei muuuuito tempo a 60 km/h e abusando do cut-off nas descidas aqui (q são com pouca inclinação mas com grande dist?ncia)...mas normalmente a média é de 12,5 a 13,5 km/l...os carros aqui chegam a beber até menos q o declarado na fábrica....
-
como falaram…
não é a mesma coisa, mas meu celta diminuia a carga do ar condicionado qdo eu socava o po...
era notável a diferença...
mas não acho que desligar o alternador seja de grande mérito...
talvez se fosse que nem um classe a que fizeram que tinha um motor eletrico e um a combustão quem sabe...
o a combustão era usado qdo era exigido e a energia restante do alternador recarregava as baterias do eletrico...
tem motores bmw em v que desligam uma bancada de cilindros qdo está em velocidade constante e não em aceleração (um v12 por exemplo, ficaria com 6 cilindros ligados e 6 desligados )...
não lembro que carro...acho que era da honda, que usava a energia dissipada nas frenagens pra recarregar as baterias do seu motor eletrico...
-
[snapback]594525[/snapback]
no arcondicionado do meu carro tem uma funcao chamada auto.
quando ela ta ativa… por ex.. vc regula a temperatura pra 22c, quando chega em 22c, ele so mantem a temperatura... e quando precisa de motor ele desliga o ar por uns instantes...
abra