Dúvida sobre fa?scas
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carol, tá fazendo esses testes com o cabo da vela ou o cabo que sai da bobina?
posso testar o meu pra comparar.
eu to usando 0,85 mm de gap e 1 bar… não falha nada, e não testei aumentar mais pra ver como fica
abraços
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com cabo de vela.
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levando em considera?ao meus conhecimentos de eletrica (que se resumem ao colegial e mais algumas coisas q descobri fu?ano/lendo)…
o teste que vc tao fazendo não tem propriedade cientifica nenhuma.
só que eu lembro agora, as coisas que influenciam e que vcs nao tao levando em conta:
-cabos de vela (nao só diametro mas tbm marca, material, qualidade, cachimbos)
-umidade do ar e salinidade
-superficie pra onde a faisca ta pulando. em uma ponta, pula mais, no plano, menos. por isso que quando vc abre o chuveiro c/ a ponta dos dedos, leva choque e com a palma da mão, não.
-material de que é feito essa superficie (cabeçote é diferente de lataria, por exemplo) e revestimento da mesma (lataria tem pelo menos verniz em cima)
-qualidade e nivel de oxidação do aterramento e distancia do ponto de teste pro aterramento
o unico jeito de comparar adequadamente a potencia do sistema de igni?ao é em uma bancada com bateria, bobina e distribuidor estaticos e osciloscopio, pelo menos.
? assim que o pessoal testa distribuidor recondicionado.
abraço
martin
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martin … voce esta certo .. soh acho q o unico local que voce pecou foi no exemplo .. pois no chuveiro ha contato com a mao e ai a coisa funciona diferente ... o que acontece ali eh uma diferença na area de contato da mao com a torneira .. e nao tem mto haver com as pontas ... principio das pontas eh só quando nao ha contato ..
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levando em considera?ao meus conhecimentos de eletrica (que se resumem ao colegial e mais algumas coisas q descobri fu?ano/lendo)…
o teste que vc tao fazendo não tem propriedade cientifica nenhuma.
só que eu lembro agora, as coisas que influenciam e que vcs nao tao levando em conta:
-cabos de vela (nao só diametro mas tbm marca, material, qualidade, cachimbos)
-umidade do ar e salinidade
-superficie pra onde a faisca ta pulando. em uma ponta, pula mais, no plano, menos. por isso que quando vc abre o chuveiro c/ a ponta dos dedos, leva choque e com a palma da mão, não.
-material de que é feito essa superficie (cabeçote é diferente de lataria, por exemplo) e revestimento da mesma (lataria tem pelo menos verniz em cima)
-qualidade e nivel de oxidação do aterramento e distancia do ponto de teste pro aterramento
o unico jeito de comparar adequadamente a potencia do sistema de igni?ao é em uma bancada com bateria, bobina e distribuidor estaticos e osciloscopio, pelo menos.
? assim que o pessoal testa distribuidor recondicionado.
abraço
martin
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vamos la:
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certo, bem observado. ainda mais que no site do cm se fala pra usar cabos diretos , e pelo q ele diz, cabos em espiral roubam corrente. e meus cabos são em espiral.
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umidade aqui é alt?ssima, e salinidade idem, moro a 2 quarteirões da praia.
3 e 4) superficie aterrada e bem lixada.
- dist?ncia citada no comeão do tópico, a nivel de comparação.
entendo que a forma mais segura e precisa seja com aparelhagem específica, porém como isso é impossível, fazemos de um jeito que pelo menos nos de uma noção superficial. o é ja melhor que nada.
**uma outra pergunta: o módulo de ignição do carro (a tal caixinha ) pode influenciar na potência final das fa?scasó tipo em caso de terminal oxidado ou algo assim. sei que no chicote desse módulo existem emendas que não foram soldadas. tudo na parte de ignição eu emendo com solda, mas bem essa parte não foi eu quem fez e lembro que não soldaram nada ali.
?**
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só cuidado se vc usar qqr tipo de eletronica no gerenciamento do seu motor… cabos diretos, ainda mais com mais potencia na faisca, vao deixar qqr dispositivo digital maluco... gerenciadores, modulo de injecao e tudo mais... a radiofrequencia gerada pelo sistema de ignicao é grande, por isso em carros com injecao eletronica se usa cabos resistivos + supressivos e velas resistivas. vc tira tudo isso e ainda poe um sistema com maior potencia, imagina a rf que vai gerar...
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desses mais novos (de 90 pra c?) são praticamente todos no mínimo 7000 rpm em 4 cilindros… mas dependendo do lote de circuitos usados, ate guenta mais...
o meu, que comprei do pix, eu vê lá com ele... é um desses de 7000 rpm simplezinho... insistimos em instalar outro dia um desses num omega (6 cil) era batata... chegava em 5500 rpm comecava a falhar, por causa dos 6 cilindros, ele so chegava nisso... o dono vai trocar num pra 7000 em 6 cilindros... que chega aos 9 mil em 4
foda mas foda meeeeeesmo é modulo cm desses que roda num ac cobra v8 de joao pessoa, o dono pediu um pra girar 7000 num v8 e o motor dele chega perto viu... vc não imagina o quanto o modulo esquenta é o atual recordista da sstd aqui, 300m... aspro segue os tempos so pra comparar com os outros...
http://www.proracingpe.com.br/index.phpoarea=recordes
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nossa senhora, maria de nazar? tenha poder hehehe.
então o meu modulo eu comprei em 2005, então ele deve aguentar os 7.000rpm, pq andei conversando com o preparador e estamos pensando em girar alto, agora sim eu fiquei mais feliz ainda , coisa de 7500 pra 8.000rpm
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bom, na dúvida fui la e soldei todas as emendas do chicote do módulo original.
aproveitei e medi alguns cabos e tenho maaais uma dúvida:
qto significa 4.70 na escala de 20k ohm? e qto significa 0.68 tb na escala de 20k ohm?
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respectivamente 4,7 k ohms e 680 ohms
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ambos são cabos supressivos em espiral. esses números estão dentro dos padrõesó estão altos p/ performance? estão baixosó no limite?
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só cuidado se vc usar qqr tipo de eletronica no gerenciamento do seu motor… cabos diretos, ainda mais com mais potencia na faisca, vao deixar qqr dispositivo digital maluco... gerenciadores, modulo de injecao e tudo mais... a radiofrequencia gerada pelo sistema de ignicao é grande, por isso em carros com injecao eletronica se usa cabos resistivos + supressivos e velas resistivas. vc tira tudo isso e ainda poe um sistema com maior potencia, imagina a rf que vai gerar...
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com a ignição cm, a capacitiva, pode usar cabo direto, vela direta, rotor direto e o escambau… não sei o que ?, mas funciona... mesmo o meu carro que é conhecido por não gostar de vela direta, e o cm dizendo que no fiat é mais arriscado, funciona sem um único problema eletrico... até o r?dio am não tem ru?do...
mas instalar uma ignição cm junto com uma fueltech, um his ou um hardware desses é pedir pra não funcionar... a interferencia é enorme... sabe deus como é que a i.e. original aguenta e ainda consegue usar velas e cabos diretos...
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com a ignição cm, a capacitiva, pode usar cabo direto, vela direta, rotor direto e o escambau… não sei o que ?, mas funciona... mesmo o meu carro que é conhecido por não gostar de vela direta, e o cm dizendo que no fiat é mais arriscado, funciona sem um único problema eletrico... até o r?dio am não tem ru?do...
mas instalar uma ignição cm junto com uma fueltech, um his ou um hardware desses é pedir pra não funcionar… a interferencia é enorme... sabe deus como é que a i.e. original aguenta e ainda consegue usar velas e cabos diretos...
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iiiiiiiiiiiiiiiiiiiixi, será q terei problemas quando for instalar? quando comprei falei com o cm se o modulo dele era compativel com a ft, além dele desprezar a ft e falar q eu iria jogar dindim no lixo e blablabla, no final ele disse e funcionava perfeitamente.
agora nao tenho sequer uma interferencia no carro, acho muito bom, mesmo pq tenho som e geralmente a galera tem problema de interferencia do barulho sair pelos altofalantes.
mas agora to com a pulga atras da orelha com o modulo dele + ft
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numa conversa rápida com o lost, fiquei na dúvida se meu sistema de ignição não é tão forte como o esperado ou se o dele é que é forte demais
ontem testei qual a dist?ncia máxima que a fa?sca é capaz de saltar do cabo de vela até um ponto metálico da carroceria.
com 1,5 cms de dist?ncia parecia um lança chamas
ja com 1,8 cms saltava um raio fino porém bem azulado
ja o do lost (ignição original fiat) salta o raio a 2,5 cms.
alguem mais ja fez esse tipo de teste ?
no meu caso tenho módulo amplificador e multi-centelhador accell 300+ junto com uma bobina (nova) de gol mi.
obs: durante nossa conversa reparamos que o motor dele falha ignição com 3x menos pressão que o meu, apesar dele usar 0,8 mm de abertura nas velas e eu usar 0,65 mm.
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esse teste não serve pra nada .
nos interessa basicamente duas informações :
energia por centelha , e duração da centelha .
uma comparação útil , somente medindo com oscilosc?pio e fazendo calculos .
sds
gustavo
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o meu nao eh forte nao… a faisca era magrela, mas existia... mas deve ter pouca duracao, visto que com 1.2 bar de pressao e 0,8 de gap, ja falha...
tava aqui pensando, se com o cabecote novo baixou o limite de pressao x gap, pode ser pelo cabecote respirar melhor e permitir um volume maior chegar dentro da camara. quanto maior o volume comprimido, mais dificil a faisca acontecer. mistura muito rica ou muito pobre tb faz vc ter falhas...
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pra não falhar , vai ter que fechar bem as velas , ai o carro vai perder potência em baixa , vai beber mais e só vai ficar melhor quando o turbo entrar … como o carro perde potência em baixa , o turbo também demora mais pra entrar e por ai vai .
o seu caso é um bom exemplo porque digo que ignição é obrigatéria em turbo pra ser forte e economico .
sds
gustavo
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posta as fotos ai…
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já postei aqui e na época , o tópico foi trancado . hoje a necessidade dessa informação está de volta , quem sabe conseguiremos discutir abertamente o assunto sem tópicos trancados …
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=15804
sds
gustavo
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http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=ml…02_6380.jpg&v=o
ai, nada nada ai tem uns 7, 8cm, mas olha como foi feita a medição.
no meu caso, retiramos o cabo da bobina e foi afastando ele pra ver até onde iria e o carro morrer.
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essa foto foi feita pra comparar com a de outra ignição , que era menos da metade do tamanho da nossa . o problema pra um gap maior nessa foto era o isolamento do cabo , que mesmo com a mangueira , estava escapando .
conforme já disse , uma centelha dessa ao ar livre não quer dizer nada em relação a real energia da centelha .
sds
gustavo
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vc não imagina o nivel da minha curiosidade em ver esse aparelho montado na saveiro.
logo de cara iria montar sem isolação nenhuma (caso isso não for danificar o aparelho) e ver pular faisca de tudo qto é lado.
e ai sim fzr o servião de isolamento. tipo se o manual manda por 2 camadas de fita nas velas, eu iria por quatro camadas. algo bem sovi?tico mesmo.
só queria saber como testar meu módulo de ignição, de forma a não comprar outro sem necessidade.[snapback]597189[/snapback]
oscilosc?pio , ou se preferir , mande para o cm . garanto que ele testa , e mede pra você . só vai gastar sedex de ida e volta . caso queira , me mande um email pra combinarmos com o cm .
sds
gustavo
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outro ponto q quero saber por causa das falhadas em alto giro no meu motor, tipo 6.000rpm pra mais, nao sei se é a ignição, se outra coisa, ou fuga de faisca memso.
tem q ir ca?ando e eliminando um por um.
mas eu vi nns anuncios do cm, acho q foi no ml, e tinha modulos pra até 7.500rpm, modulos pra até 9.000rpm ou mais.
ai ja nao sei se essa diferença é da ignição normal dele pra plus ou se mesmo a plus teria um q a mais pra aguentar giro alto.
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o an?ncio no ml é meu . certamente sua ignição vai até 7500 rpm num 4cc ( 5000 rpm num 6cc , e 3750 num 8cc) . temos ignição para qualquer rotação , mesmo num 8cc , é só informar a rotação . o modelo plus , é referente a energia por centelha , que no caso é de 360mj . a de 500mj é a tnt e nem vendemos …
sds
gustavo