3? cilindro denovo…
-
eu acompanhei umas das tuas quebras e realmente o fato de ter sempre repetidas vezes o 3? cilindro será que tem algo relacionado
com o ponto? sei que da outra vez voce viu bico, vela, mas
será que nao pode estar havendo um problema no chicote desse bico?
um mal contato?
o lance de cortar o chicote eu tambem fiquei com receio e comprei
os conectores macho e femea em uma loja aqui em brasília pra
bobina e map entre outros pro kadett, alguns conectores são bem
caros, r$25 cada um do map por exemplo, mas no final voce tem
um servião mais limpo.
-
nao deu tempo pra editar, mas o pirometro que voce
está fazendo tem um termopar individual por cilindro?
a odg tem um pirometro que monitora sempre o maior
valor que recebe dos sensores ou o que voce escolhe,
as vezes ele pode te ajudar a resolver teu problema
esse aki é o modelo.
-
eu acompanhei umas das tuas quebras e realmente o fato de ter sempre repetidas vezes o 3? cilindro será que tem algo relacionado
um mal contato?
um servião mais limpo.
[snapback]598771[/snapback]
pois é kra, o bico do 3? cilindro tava com 2ml a menos… ai eu troquei o jogo todo... nao acredito que novamente ele esteja com menos vazao... mas mesmo assim vou mandar testar... pode ser um defeito no chicote, mas entao é um defeito de serie, pois todos os motores fire 16v
esse aki é o modelo.
http://www.odginstruments.com.br/fulltemp.php
[snapback]598775[/snapback]
-
po, nao deu tempo de editar… a mensagem acabou indo sem querer...
vou repetir...
um mal contato?
um servião mais limpo.
[snapback]598771[/snapback]
pois é kra, o bico do 3? cilindro tava com 2ml a menos… ai eu troquei o jogo todo... nao acredito que novamente ele esteja com menos vazao... mas mesmo assim vou mandar testar... pode ser um defeito no chicote, mas entao é um defeito de serie, pois todos os motores fire 16v que apresentam problema, o problema está no terceiro cilindro... to falando de motores originais...
esse aki é o modelo.
http://www.odginstruments.com.br/fulltemp.php
[snapback]598775[/snapback]
eu posso fazer mostrar um por cilindro, o maximo, o minimo, a diferenca entre o maximo e minimo, qual é o que ta com a temp maxima, qual ta com a minima…. na verdade posso fazer do jeito que eu quiser... mas hoje é de 1 só, pois o termopar custou 90 reais, mandei fazer sob encomenda, é pequeno, leve e com pouquissimo lag. entao pra colocar 4, alem da instalacao no coletor ser complicada pq é coletor de tubo, ainda sairia muito caro e eu nao tenho grana pra gastar com carro...
-
excesso de ponto… certeza.... vc nao reparou se a temperatura do motor nao havia esquentado?
minha parati tava assim... mas na gasolina... esquentava.... ate que um dia depois de 2 puxadas consecutivas, ela derreteu uma valvula de escape... e um pouco do duto...
esse lance de ser o 3o cilindro, é pq como vc disse é constatado que é o fuzivel do motor... talvez uma diferenca de fluxo, temperatura ou do proprio coletor de admissao...
agora, rodar com o ks em curto numa injecao que avan?a ate grilar? loucura... a fase aspro devia ta bem forte...
-
excesso de ponto… certeza.... vc nao reparou se a temperatura do motor nao havia esquentado?
minha parati tava assim... mas na gasolina... esquentava.... ate que um dia depois de 2 puxadas consecutivas, ela derreteu uma valvula de escape... e um pouco do duto...
esse lance de ser o 3o cilindro, é pq como vc disse é constatado que é o fuzivel do motor... talvez uma diferenca de fluxo, temperatura ou do proprio coletor de admissao...
agora, rodar com o ks em curto numa injecao que avan?a ate grilar? loucura... a fase aspro devia ta bem forte...
[snapback]598797[/snapback]
kra, nao reparei nao, mas esse carro, quando ta em movimento, a temp fica em 1/4, soh quando para que ela chega no meio, ai liga a ventoinha, e baixa pra 1/3, e fica assim… mas andando, nao tem como perceber qqr alteracao nao... pois é, ridiculo o sensor estar com o fio assim, mas como eu ia saber? ele fica tao escondo que nao liguei nada pra monitorar ela pq simplesmente nao tem acesso. ele fica debaixo do coletor de admissao, no meio de um monte de fios, mangueira de agua, suporte do alternador... nao da pra chegar com a mao nele com o motor montado... tb nao acendeu a luz da injecao... talvez nao tivesse em curto, pq eu nao olhei muito detalhadamente ele no jeito que ele estava, tb quando comecei a desmontar, deu varias mexidas no fio, entao vai saber como tava quando tava andando... mas talvez nem tivesse em curto, soh que a estrategia de aspro da injecao definitivamente nao serve pra turbo. se bem que ela atrasa de 3 a 6 graus, e vai voltando de 0,8 em 0,8... talvez 3 graus nao seja o suficiente pra turbo e acaba causando pre-ignicao. uma coisa que eu vou fazer urgente é trocar as velas originais. elas tao muito clarinhas. vou trocar de 8 que é a original pra 9. só que ai acho que nao vai ter aquelas iridium... vou ter que procurar tudo denovo velas compativeis, que pra esse carro é dificil...
valeu ae galera, depois tiro umas fotos do trem desmontado pra vcs verem como ficou a vela e a valvula...
-
ops, nao deu mais pra editar… onde eu disse que acaba causando pre-ignicao, era pra ser acaba causando detonacao, que aquece, fez a vela virar um ma?arico e causar pre-ignicao... ai vai tudo pro quiabo...
ah, deu uma entortadinha na biela tb... pre-ignicao forte...
-
lost, qual é o motivo do terceiro cilindro ser o ponto fraco d fire?
-
uma pergunta besta, ja mediu com outras sondasó
só por curiosidade, tem como bater uma foto desse seu coletor de cano?
por acaso esse 3? cilindro nao tem o duto diferente? nao pode estar
rolando uma contra-pressão nesse cilindro maior que os demais?
se for possivel voce deixar uma porquinha soldada em cada duto
pro termopar e usar um parafuso com veda-escape quando o ele nao estiver.
rode um pouco com o carro em cada um dos cilindros pra ver as
diferenças entre eles, porque o problema a gente sabe q é temperatura
da camara, e mesmo acertando a mistura ou ponto pode ser que tenha
algo errado nesse 3? cilindro que voce nao vai conseguir pegar pela
compensação dos outros cilindros… a principio tudo leva a crer que
seja ponto e por acaso calha sempre o 3? cilindro a ser o premiado...
mas geralmente os outros pistões apresentam um indicio quando
nao é a alimentação irregular no cilindro detonado, seja umas bolhazinhas
na lateral ou na canaleta, o primeiro anel de compressão meio
empenado quando voce tira ele do pistão, sempre tem alguma pista.
-
putz fiquei besta em ver q deu pau novamente nesse 3? cil….
e vc tinha deixado a vela mais aberta e com um pouco mais de alimentacao no 3? cil ainda? ou tinha voltado ao original?
? q nao sai inteira, mas se vc conseguisse rodar uma boa km com as velas sem danificar, poderia tirar as 4 e verificar ligueira diferenca no desgaste do eletrodo, qnd tive problema na bobina do corsa, era nitida a diferenca de desgaste do eletrodo...
a respeito do pirometro, qnt vai pra fazer um dessesó com termotap normal, nao precisa ser especial
-
lost, qual é o motivo do terceiro cilindro ser o ponto fraco d fire?
[snapback]598805[/snapback]
nao sei kra… só sei que ja tinha ouvido muitos comentarios sobre em carros originais, ter problema de baixar oleo, e ser o terceiro cilindro...
uma pergunta besta, ja mediu com outras sondasó
só por curiosidade, tem como bater uma foto desse seu coletor de cano?
por acaso esse 3? cilindro nao tem o duto diferente? nao pode estar
rolando uma contra-pressão nesse cilindro maior que os demais?
se for possivel voce deixar uma porquinha soldada em cada duto
pro termopar e usar um parafuso com veda-escape quando o ele nao estiver.
rode um pouco com o carro em cada um dos cilindros pra ver as
diferenças entre eles, porque o problema a gente sabe q é temperatura
da camara, e mesmo acertando a mistura ou ponto pode ser que tenha
algo errado nesse 3? cilindro que voce nao vai conseguir pegar pela
compensação dos outros cilindros… a principio tudo leva a crer que
seja ponto e por acaso calha sempre o 3? cilindro a ser o premiado...
mas geralmente os outros pistões apresentam um indicio quando
nao é a alimentação irregular no cilindro detonado, seja umas bolhazinhas
na lateral ou na canaleta, o primeiro anel de compressão meio
empenado quando voce tira ele do pistão, sempre tem alguma pista.
[snapback]598807[/snapback]
kra, a sonda desse carro é planar, e é relativamente nova, deve ter ai uns 30 ou 40 mil km nao lembro bem quando troquei. é original, bosch. duvido ela estar marcando errado. nao da pra por sonda mte, mas talvez eu coloque uma mte como segunda sonda. a ideia de testar cada cilindro passando o termopar de um pro outro é otima, o problema é que o coletor é invertido, fica dificil trocar os termopares de lugar pelo lado de baixo, mas eu vou tentar. mas talvez nao de tempo de eu modificar o coletor dessa vez, entao acho que vai ficar pra uma outra vez que eu desmontar o motor. vou casar no mes que vem, e to precisando muito do carro. se tudo der certo, ja coloco ele pra andar denovo amanha mesmo, isso se a concessionaria tiver uma biela em estoque e nao depender de pedir pra fabrica, o que leva 5 dias… a ideia é amanha cedo levar o cabecote na retifica pra trocar a valvula e assentar, pistao eu tenho do motor antigo, e aneis tenho um jogo de 3 cilindros com 10 mil km, pq troquei todos naquela vez que derreteu o pistao, ai guardei os aneis dos 3 cilindros que nao deram problema. tao zeradinhos... ja vo botar um desses no pistao que vou trocar... mas pra isso preciso primeiro passar na concessionaria pra ver se eles tem 1 biela em estoque, pq pra montar tem que levar na retifica por ser pino travado... se nao tiver, ferrou tudo... vou ter que esperar a biela chegar. se tiver, amanha de tarde pego o cabecote e ja monto tudo. em umas 5 horas monto tudo devolta. levei 3 horas pra desmontar tudo...
sobre o pirometro, eu leria a temp invertidamente, tipo o cilindro que esta com menor temperatura, na minha opiniao, seria o que esta com maior temperatura interna na camara. eu sei que 1 pirometro pega a media de temp, mas se normalmente o motor trabalha com 740 graus medidos no pirometro, porque quando quebrou tava com 680? com certeza a temp menor vinda daquele cilindro fez diferenca na media. quando se tem detonacao ou pre ignicao, a temp medida apos a valvula de scape é menor que o normal. isso eu ja tinha lido e pude comprovar. uma vez li que quando se tem detonacao, percebe-se uma leve queda na temp do escapamento
o que eu queria mesmo, sao aqueles sensores de temp que sao uns aneis que vc poe como arroela de vedacao das velas, pra medir a temp ali na juncao da vela com o cabecote. ai sim deve dar pra pergar detonacao ou pre-ignicao pelo aumento da temperatura ali. se derrete a vela la dentro do motor, com certeza esquenda ali. uma coisa que vou fazer eh colocar velas com 1 grau a mais. elas tao muito claras... nao sei se lembram a cor das velas que postei uma vez aqui... continuam iguaiznhas..... muitos quilometros depois e tao limpas d+... isso nao ta certo...
kra, os outros cilindros estao perfeitinhos inclusive as valvulas estao muito mais limpas. o cabecote esta muito mais escuro, de oleo queimado, no terceiro cilindro. eu examinei os outros 3 pistoes, bielas, aneis, desmontei os 4, nao só o terceiro... ta tudo tranquilo. o problema é ponto sim, mas com certeza tem problema no cabecote com relacao ao terceiro cilindro, que faz ele trabalhar mais quente, pq como o carro usa 2 bobinas duplas (wasted spark), o ponto dos cilindros 2 e 3 é perfeitamente igual, se o 3 sofre mais, eh falha mecanica mesmo.
sobre o coletor de scape, desse eu nao tenho foto, mas aparentemente nao tem restricao naquele cilindro nao. mas o problema nao é só no meu carro, é em todos os fire 16v. eu acredito que de vez em quando a injecao original avance o ponto pra testar quando tem detonacao, mas ela deve abusar um pouco disso pra manter o motor com o ponto mais avancado possivel. deve forcar muito a mecanica. acredito que uma mudanca na calibracao da injecao, nivelando pelo terceiro cilindro que é o que quebra mais facil, deveria resolver. mas ai aumentaria o consumo e poluicao. talvez por isso simplesmente tiraram ele de fabricacao. é um motor fantastico, relativamente resistente até, visto que a biela nao quebrou, só empenou um pouco por causa da pre-ignicao. é simples, bem resolvido. e ter um fusivel nao chega a ser um problema. acredito que todos os motores tenham um fusivel. no caso dos ap nao é o 1? cilindro, e dos gm o 4?? o problema na minha opiniao eh que a injecao ta calibrada excessivalmente pra ser economico e poluir pouco, e acaba abusando da mecanica.?
por isso quero desligar essa maldita injecao o mais rapido possivel.
ah, só pra lembrar: essa injecao é a mesma das ferrari modena e enzo. será que ela sacaneia assim tb as ferraris?
bom, de qualquer maneira, acho que monitorar o sinal do ks, e atrasar o ponto, devem me ajudar a nao ter mais esse problema. se o meu equipamento fizer isso bem, vai ser um belo piggy-back hein? vou trabalhar nisso o mais rapido possivel...
putz fiquei besta em ver q deu pau novamente nesse 3? cil….
e vc tinha deixado a vela mais aberta e com um pouco mais de alimentacao no 3? cil ainda? ou tinha voltado ao original?
? q nao sai inteira, mas se vc conseguisse rodar uma boa km com as velas sem danificar, poderia tirar as 4 e verificar ligueira diferenca no desgaste do eletrodo, qnd tive problema na bobina do corsa, era nitida a diferenca de desgaste do eletrodo...
a respeito do pirometro, qnt vai pra fazer um dessesó com termotap normal, nao precisa ser especial
[snapback]598820[/snapback]
eu tirei o enriquecimento que tinha colocado no terceiro cilindro. mas tinha mantido a vela com 0,5mm enquanto as outras estavam com 0,6 (na verdade a vela ficou mais fechada no 3?)
kra, aparentemente nao tinha diferenca no desgaste nao, eu verifiquei as velas com pelo menos 30 mil km e estavam todas iguais.
pirometro com termotape? pirometro é termopar
o que eu fiz é integrado no meu modulo de suplementar. nao produzo. nao tenho um custo estimado
nao sei quanto custa o termopar usado pela odg, mas deve ser por volta de 100 reais. prefiro mandar fazer igual o meu que é bem fininho e leve…
só sei que to ferrado. a po.... ta louco o tamanho da dependencia do carro que eu vivo hj...
-
eu sei….todo dia de noite volto do servico pra casa a po 1:40 andando, coisa q de carro sem transito nao da 15min, mas é a economia....
to interessado em pegar um termopar, agora sei até escrever como é o negocio, pra ajudar no acerto do golf ai pra frente....nesse comeco de mes vou estar pondo pra andar no alcool, tem coisas encaminhadas, so me falta receber o $
-
lost,
o fusável do ap é o 3?. esse eu jah quebrei 5 ou 6 vezes. todas as vezes que quebrei pistão, foi só ele ou ele e outro(s). minha teoria é a refrigeração. o ap a água entra no 1 e sai no 4, pode ser que a água entra fria, vai esquentando no 1, no 2, e no 3 tah bem quente. no 4 refrigera um pouco melhor pois a água meio q acumula um pouco mais por lah, jah que é a sa?da. bom, é uma teoria. se fosse vc colocaria o termopar no 3? cilindro e boa.
seu pir?metro tem alerta igual o odg?
-
engenheiro: esse lance da agua teoricamente se acumular no 4? cil, nao criaria um ponto quente fora das camaras, a agua vem esquentando, esquentando, cada vez mais, e ainda fica parada no mesmo lugar, retirando calor do bloco até q ponto? se pensar q ja quebra o 3? cil por calor, ja chegaria no 4? em temperatura de quebra
lost: esse leitor do sensor, separado do seu projeto nao rola? e ficaria qnt?
eu ja vi uma valvula de escap totalmente destruida, mas foi o uso do nitro errado, queimou a coitada um bom pedaco, sera q esta funcionando da mesma forma seu carro?
cara, coloca a parte de alimentacao, do seu projeto e o controle de ponto tmb, assim vc teria certeza de nao ser o ponto, apesar q se em original da pau no 3? nao deve ser somente ponto….originalmente nao precisa retirar tanto ponto e toda hora
-
lost,
não consegui conversar contigo pelo msn, acabei caindo.
não li o tópico inteiro também, somente metade do seu primeiro post. mas antes de qualquer coisa, gostaria de saber…....
qual a diferença de pressão entre admissão e escapamento ?
qual comando e tamanho de válvulas do seu carro ?
você chegou a verificar se no seu comando existe diferença de graduação entre cames ?
abraço,
-
caramba hein rapaiz de novo este cilindro
pq vc não abre cilindro e coloca forjado de uma vez? acaba com os problemas e de quebra ainda dá um aumento de cilindrada no rapaiz, hehehe
troca o bico do 1o cilindro pelo do 3o p garantir q não vai ter erro no 3o neste aspecto.
quinta vou p a jafet, e estou amaciando meu carro. se o seu estiver pronto passa lá p eu te mostrar como ficou o corsinha
[]s
-
cara, acredito que seja o que vc disse, instrução da injeção… por algum motivo entra em alguma curva mais magra de combustivel, como vc mesmo disse tem dia que acontece tem dia que não...
os 1os mazdas 929 que vieram pro brasil, na tropicalização cagaram nas curvas do atuador do escape (que abria a 2a via pra fluir melhor) as vezes o carro parado no farol abria o escape e não ligava a 3a sonda lambda, falhava e morria.
-
lost,
o fusável do ap é o 3?. esse eu jah quebrei 5 ou 6 vezes. todas as vezes que quebrei pistão, foi só ele ou ele e outro(s). minha teoria é a refrigeração. o ap a água entra no 1 e sai no 4, pode ser que a água entra fria, vai esquentando no 1, no 2, e no 3 tah bem quente. no 4 refrigera um pouco melhor pois a água meio q acumula um pouco mais por lah, jah que é a sa?da. bom, é uma teoria. se fosse vc colocaria o termopar no 3? cilindro e boa.
seu pir?metro tem alerta igual o odg?
[snapback]598895[/snapback]
bom, que seja o terceiro, mas que tem, tem. pode ser a refrigeracao, ou cabecote… sei la... agora nao vou por o termopar pq to numa fase ruim, nao posso ficar sem carro nem gastar dinheiro com o carro. vou soh arrumar o necessario e botar pra andar denovo...
lost,
não consegui conversar contigo pelo msn, acabei caindo.
não li o tópico inteiro também, somente metade do seu primeiro post. mas antes de qualquer coisa, gostaria de saber…....
qual a diferença de pressão entre admissão e escapamento ?
qual comando e tamanho de válvulas do seu carro ?
você chegou a verificar se no seu comando existe diferença de graduação entre cames ?
abraço,
[snapback]598915[/snapback]
kra, nao tenho sensor pra medir a back-pressure. o comando é original, nao sei a graduacao. tb nao sei sobre os cames, nunca tirei o comando do cabecote…
caramba hein rapaiz de novo este cilindro
pq vc não abre cilindro e coloca forjado de uma vez? acaba com os problemas e de quebra ainda dá um aumento de cilindrada no rapaiz, hehehe
troca o bico do 1o cilindro pelo do 3o p garantir q não vai ter erro no 3o neste aspecto.
quinta vou p a jafet, e estou amaciando meu carro. se o seu estiver pronto passa lá p eu te mostrar como ficou o corsinha
[]s
[snapback]598930[/snapback]
nao coloco forjado pq nao tenho dinheiro pra isso mas mesmo assim, nao resolveria o problema, pq a vela fritaria exatamente igual. da outra vez, troquei os 4 bicos, entao nao acredito que seja problema no bico nao… ainda nao medi, mas vou mandar medir a vazao dos bicos denovo pra ver...
vamo ve se consigo montar ateh quinta... vou comecar a trabalhar amanha, e vai complicar o horario pra eu ir buscar o cabecote... vou trabalhar das 9 as 18 sem poder sair durante o dia, e a retifica fecha as 17hs... mas vamo ve se consigo neh... montar eu monto denoite rapidao...
bom, o cabecote ja ta na retifica, ja comprei 1 biela, e os aneis vou colocar no terceiro cilindro um conjunto que ta com 10 mil km apenas. os que tao no motor tao com 40 mil km.
galera, o que me deixa louco é rodar 40 mil km pisar todo dia, o carro ter um comportamento... ai um dia ele ta meio amarradao, ai vai e derrete a vela... (nao sei se lembram, mas soh derreteu a vela, deve fazer uns 10 mil km isso), ai agora denovo, na quinta ele tava meio estranho, meio amarrado, ai derrete a vela e a valvula de escape... entao nao eh soh mecanica po, nao pode ser...
-
então tá né…....