Preparar o carro para circuito misto
-
não esque?a de muita pressão nos pneus…
-
se for pra andar só em circuito, o que normalmente se faz em carro de rua não vai adiantar praticamente nada. pra pista o melhor é travar o monobloco o máximo possível, para que o trabalho de moldar o carro é pista seja feito somente pela suspensão, que é ajustável. pra fazer o travamento efetivo o primeiro passo é um santo-antonio de no mínimo 6 pontos ( de acordo com o anexo j da fia) ligado ?s torres dianteiras e traseiras. além disso é útil soldar o santo-antonio ao monobloco nos pontos onde eles ficam bem próximos (como no arco das portas). se for pra apelar de vez, leve a estrutura de tubos do santo ant?nio até os pontos onde as balanças/eixo são presas ao monobloco, desse jeito o carro fica praticamente com uma estrutura tubular, como eram nos omega stock car. além disso ainda tem as buchas, amortecedores, molas, alinhamento de converg?ncia, cambagem, calibragem, batentes, coxins de motor… se for pra competir, ainda tem que ver qual a melhor posição pro tanque de combustável, pro lastro, montar o banco o mais baixo possível no carro... dependendo do circuito e do carro, dá pra usar até uns 7? de cambagem negativa, mas aí pra competir sório, porque vai embora 2 pares de pneus por corrida... qualquer coisa pergunta aí
[snapback]244971[/snapback]
eh… o geleia baixou o banco dele num treino.... botou o banco no chao... nao sei como ele conseguia ver a pista.... mas o cara baixou se eu nao me engano 1 seg
o zezao que tava comentando comigo isso o outro dia lah no galpao....
o lance eh saber realmente se vai pra pista... pq se vai realmente essas brincadeirinhas de rua... pfff
vao pro chinelo....
-
a minha idéia é deixar o golf só para brincadeiras de fds, o que seria arrancadas e brincadeiras em track day, o que seria interessante deixar o mais hard possível
colocar o santo antonio é algo que eu já pensei e ainda não fiz porque não é hora (eu so tenho o golf).
to vendo o que eu já posso ir fazendo, quando se diz melhorar a estrutura do carro para que fique melhor para utilizar na estrada ().
eu acredito que se em uns 3 anos eu estiver nessa mesma situação que eu estou hoje, eu já comeão a fazer essa preparação mais hard.
valeu a todos pela ajuda e se mais alguem tiver opiniões e conselhos, podem postar que eu estou anotando tudo.
-
para uma corrida eventual será que é tão necessário isso da??
ouvi dizer que o câmbio é bem judiado e que é muito interessante trocar o óleo do câmbio. alguém confirma?
[snapback]246104[/snapback]
o melhor óleo é o de fábrica. pode até trocar, mas mantenha o original.
mesmo uma corrida eventual causa bastante desgaste no monobloco. quanto mais amarrado , melhor para a estabilidade e durabilidade.
-
outra pergunta seriam sobre os freios… eu vejo essas copas por aí, elas utilizam freios especiais ou se preocupam mais com a ventilação dos mesmos?
tks
[snapback]246690[/snapback]
depende da categoria….
em geral, as com menos gastos (tipo turismo 1600, etc.) não é permitido justamente para conter os custos...nesse caso tem q ver se pode colocar pastilhas ultramacias, fluido de freio com alguma especificação diferente, etc...
e nesses casos de não poder por força de regulamento nego tem q dar um jeito pra os freios terem melhor refrigeração...
o lance é jogar com o regulamento na mão e ver o q pode e o q não pode mexer...
-
depende da categoria….
em geral, as com menos gastos (tipo turismo 1600, etc.) não é permitido justamente para conter os custos...nesse caso tem q ver se pode colocar pastilhas ultramacias, fluido de freio, etc...
e nesses casos de não poder por força de regulamento nego tem q dar um jeito pra os freios terem melhor refrigeração...
o lance é jogar com o regulamento na mão e ver o q pode e o q não pode mexer...
[snapback]246723[/snapback]
? nessas categorias de menor custo que me interessam, porque seria freios perto dos originais mas que aguentam uma bateria.
mas pastilhas mais macias não faz o flu?do sofrer muito mais com a alta temperatura?
-
para um carro de rua poder fazer jeito num autódromo:
grip: pneus bons, preferencialmente r .
peso: livrar-se de tudo que não terá utilidade.
rigidez torcional: refor?os de monobloco onde for possível. geralmente o que dá são barras traseiras e dianteiras superiores e inferiores.
ajustabilidade: permitir ajustabilidade de tudo que for possível. distribuição de pressão dos freios, camber, compressão e retorno dos amortecedores, altura de rodagem, distribuição de peso entre os eixos.
potência: setup de motor com linearidade oferece performance mais constante e melhor sa?da de curvas.
entender o que cada ajuste causa é a chave disso tudo.
abraço
-
na turismo aqui em brasília o pessoal usa muito as pastilhas cobreq originais, e o resultado é bom. não pode esquecer de um fluido de freio bom e de mangueiras de refrigeração generosas…
[snapback]247002[/snapback]
pastilhas originais não esquentam muito??
a multifreios tem uma pastilha la q diz ter 30% mais atrito, e aguentam até 700? sem fadigar…
uma pergunta então: essas pastilhas comerão meus discos de freio originais mais rapido???
abraços
-
opa esqueci dos freios
aqui vale é pena investir discos maiores, tão grandes quanto permitirem as rodas ou o or?amento, pinças poderosas e pastilhas especiais para corrida.
isso, como o motor e ao contrário do chassi é algo que um carro de rua pode possuir superior é um carro de corridas. pq não se aproveitar desse quesito, se o or?amento permitir?
abração
-
pastilhas originais não esquentam muito??
a multifreios tem uma pastilha la q diz ter 30% mais atrito, e aguentam até 700? sem fadigar…
uma pergunta então: essas pastilhas comerão meus discos de freio originais mais rapido???
abraços
[snapback]247013[/snapback]
não sou grande entendido, mas posso te dizer que na prática, não é o que tem acontecido
ab?
-
opa esqueci dos freios
aqui vale é pena investir discos maiores, tão grandes quanto permitirem as rodas ou o or?amento, pinças poderosas e pastilhas especiais para corrida.
isso, como o motor e ao contrário do chassi é algo que um carro de rua pode possuir superior é um carro de corridas. pq não se aproveitar desse quesito, se o or?amento permitir?
abração
[snapback]247014[/snapback]
eu sonho com as pinças wilwood de 4 pistões e discos de 288mm frisados.
mas a multifreios está querendo muito nesse jogo… to vendo de arrumar lá fora.