Coletor 4x1 ou 4x2x1 em um aspro.
-
1 não sei
2 não sei tamben
3 ops, tamben não sei.
4 vale pra min tamben? hehe, o unico problema vai ser que si vc precisar das instruções do navegador se tá ferrado hehe.
bom, deixa de brincadeira, vc pode me passar un email teu? preciso falar com vc sobre uns esquema ai. si puder é claro, pode ser por mp dai.
[snapback]604793[/snapback]
1
2
3
4 vale sim, e onde a gente vai por aqui não precisa mais de navegador, ja ta tudo decorado heheh
mp enviada
-
1- depende…se os comprimentos dos dutos do 4x1 for suficientemente grande, ele se equivale a um 4x2x1 em baixa....pense em coisa de 70cm de duto pra lá
2- pode ser, pq aí no meio do caminho tem vêrias curvas, que se feitas com dobras é frio, rola aquele esmagadinho q atrapalha o fluxo...
3- qdo descobrir me avisa
4- só falo mais depois q vc me levar pra uma volta mata burro ahead no palio de rallye
[snapback]604722[/snapback]
cara desculpe o off topic
mas vc botou o cara do calypso em cima da capa do dark side??? estragar uma obra dessasó
-
respeite essa obra conceitual…
the dark side of chimbinha
[snapback]604816[/snapback]
oiausghoiuasgoiasgaoiusgaiosyghiouasaii
e parem de fanfarrar meu tópico de alto nível de desenvolvimento para a humanidade ![:piti:](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/muito puto.gif) ![:piti:](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/muito puto.gif) ![:piti:](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/muito puto.gif) ![:piti:](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/muito puto.gif)
-
alguém já estudou o movimento dos gases de escape em relação a ordem de ignição ???
por exemplo, num motor ap ou outro que tenha ordem de ignição 1-3-4-2 costuma-se juntar os cilindros 1-4 com o 2-3 nos coletores.
tanto em coletores originais quanto em coletores pra turbo bi-pulsativos quanto nos aspirados 4x2x1. essa configuração é quase que obrigatoria, pois de outra forma ver?amos os gases de escape sairem de um determinado cilindro (tempo de escape) mas tendo um certo res?duo tentando volta pela valvula de escape de um outro cilindro que estaria aberta mas sem pressão de escape. (tempo de admissão com o famoso overlap, onde adm. e esc. ficam abertas ao mesmo tempo) prejudicando assim o enchimento desse cilindro.
? por isso que se juntam 1-4 com 3-2 …......quando o 1? cilindro estiver em tempo de escape, o 4? vai estar em tempo de compressão, ou seja: com as 2 valvulas fechadas...... e assim sucessivamente......
mas quer dizer então que coletor 4x1 não funciona ???????
funciona sim, se bem dimensionado. o 4x1 vai gerar mais turbulencia em baixa por causa da infiltração dos gases de escape nos cilindros em overlap....da? pessoal tenta contornar alongando os dutos pra não dar tempo dos gases de escape percorrerem o caminho de volta e entrar nos cilindros em overlap...... além de dimensionarem bem o di?metro dos dutos (onde nem sempre maior é melhor) pra ganhar velocidade no escape, diminuindo assim a tal infiltração e até ajudando no enchimento do cilindro com o efeito de lavagem da c?mara...... onde a velocidade do escape ajuda a puxar (tipo um vêcuo) a mistura nova pra dentro do cilindro.
então é isso:
4x2x1 funciona muito bem e é mais facil de acertar. e quando bem dimensionado (leia-se um tubular beeem calculado) rende muito bem em alta também.
se não me engano, o vicente orige usava 4x2x1 no kadett....... não tenho certeza..... mas o calibra e vectra gsi usavam 4x2x1 tubular de fabrica e sobre esses carros nem preciso comentarm né ? ?.....
4x1 é barato e simples de fazer mas tem muuuuita chance de dar errado com seu motor pq na maioris das vezes, assim como acontece com turbinas..... nego não sabe escolher o certo pro seu determinado set-up de motor.
espero ter ajudado a embaralhar mais a mente de todo mundo.........
abraão
-
alguém já estudou o movimento dos gases de escape em relação a ordem de ignição ???
por exemplo, num motor ap ou outro que tenha ordem de ignição 1-3-4-2 costuma-se juntar os cilindros 1-4 com o 2-3 nos coletores.
tanto em coletores originais quanto em coletores pra turbo bi-pulsativos quanto nos aspirados 4x2x1. essa configuração é quase que obrigatoria, pois de outra forma ver?amos os gases de escape sairem de um determinado cilindro (tempo de escape) mas tendo um certo res?duo tentando volta pela valvula de escape de um outro cilindro que estaria aberta mas sem pressão de escape. (tempo de admissão com o famoso overlap, onde adm. e esc. ficam abertas ao mesmo tempo) prejudicando assim o enchimento desse cilindro.
? por isso que se juntam 1-4 com 3-2 …......quando o 1? cilindro estiver em tempo de escape, o 4? vai estar em tempo de compressão, ou seja: com as 2 valvulas fechadas...... e assim sucessivamente......
funciona sim, se bem dimensionado. o 4x1 vai gerar mais turbulencia em baixa por causa da infiltração dos gases de escape nos cilindros em overlap....da? pessoal tenta contornar alongando os dutos pra não dar tempo dos gases de escape percorrerem o caminho de volta e entrar nos cilindros em overlap...... além de dimensionarem bem o di?metro dos dutos (onde nem sempre maior é melhor) pra ganhar velocidade no escape, diminuindo assim a tal infiltração e até ajudando no enchimento do cilindro com o efeito de lavagem da c?mara...... onde a velocidade do escape ajuda a puxar (tipo um vêcuo) a mistura nova pra dentro do cilindro.
então é isso:
4x2x1 funciona muito bem e é mais facil de acertar. e quando bem dimensionado (leia-se um tubular beeem calculado) rende muito bem em alta também.
se não me engano, o vicente orige usava 4x2x1 no kadett....... não tenho certeza..... mas o calibra e vectra gsi usavam 4x2x1 tubular de fabrica e sobre esses carros nem preciso comentarm né ? ?.....
4x1 é barato e simples de fazer mas tem muuuuita chance de dar errado com seu motor pq na maioris das vezes, assim como acontece com turbinas..... nego não sabe escolher o certo pro seu determinado set-up de motor.
abraão
[snapback]604840[/snapback]
embaralhou mais ainda ahuahuahuahau
achoq vo turbinar logo essa coisa… o caldo ta ficando muito grosso
tipo... eu entendi bem oq vc disse, oq me desanima é conseguir boa mão-de-obra.
carol, me fale mais sobre esse carinha perto de interlagos...
-
**por exemplo, num motor ap ou outro que tenha ordem de ignição 1-3-4-2 costuma-se juntar os cilindros 1-4 com o 2-3 nos coletores.
? por isso que se juntam 1-4 com 3-2 …......quando o 1? cilindro estiver em tempo de escape, o 4? vai estar em tempo de compressão, ou seja: com as 2 valvulas fechadas...... e assim sucessivamente......**
funciona sim, se bem dimensionado. o 4x1 vai gerar mais turbulencia em baixa por causa da infiltração dos gases de escape nos cilindros em overlap….da? pessoal tenta contornar alongando os dutos pra não dar tempo dos gases de escape percorrerem o caminho de volta e entrar nos cilindros em overlap...... além de dimensionarem bem o di?metro dos dutos (onde nem sempre maior é melhor) pra ganhar velocidade no escape, diminuindo assim a tal infiltração e até ajudando no enchimento do cilindro com o efeito de lavagem da c?mara...... onde a velocidade do escape ajuda a puxar (tipo um vêcuo) a mistura nova pra dentro do cilindro.
então é isso:
abraão
[snapback]604840[/snapback]
nos bolas mi juntaram os 4 canos a pouco mais de 10 cm do cabecote, no coletor de ferro fundido msm.
-
admissão = 30mm, escape = 29mm.
[snapback]604671[/snapback]
bom,
pra chegar no cálculo correto do coletor de escapamento, precisar?amos estar com a folha de fluxo de seu cabeçoteem mãos na verdade o desenvolvimento de todo o resto do conjunto devereia ser feito com base nos dados do cabeçote. enfim, o calculo vai ser estimativo, mas acho que dá pra ter uma boa idéia.
se eu fosse você faria um coletor 4x1 com as seguintes características:
comprimento de cada tubo prim?rio: 740mm ( da sede da válvula até o difusor )
di?metro interno do tubo prim?rio: 42 - 43mm
comprimento do difusor: 160 - 165mm
do coletor para frente, tenha cuidado com as perdas por curvas muito acentuadas e com o acabamento interno do escapamento.
somente mais uma coisa, nesse seu carro dá para fazer um acerto de comando nota 10, somente alterando o lob center…....mas ai já é assunto para outro tópico
abra
-
bom,
pra chegar no cálculo correto do coletor de escapamento, precisar?amos estar com a folha de fluxo de seu cabeçoteem mãos na verdade o desenvolvimento de todo o resto do conjunto devereia ser feito com base nos dados do cabeçote. enfim, o calculo vai ser estimativo, mas acho que dá pra ter uma boa idéia.
se eu fosse você faria um coletor 4x1 com as seguintes características:
comprimento de cada tubo prim?rio: 740mm ( da sede da válvula até o difusor )
di?metro interno do tubo prim?rio: 42 - 43mm
comprimento do difusor: 160 - 165mm
do coletor para frente, tenha cuidado com as perdas por curvas muito acentuadas e com o acabamento interno do escapamento.
somente mais uma coisa, nesse seu carro dá para fazer um acerto de comando nota 10, somente alterando o lob center…....mas ai já é assunto para outro tópico
abraço
[snapback]604953[/snapback]
o comando original dele, vc pode fazer um ajuste, como se tivesse uma polia regulável. no meu de rally esta com admissão ( inicio/termino ) em 6? apms / 32? dpmi e escape em ( inicio/termino ) 34? apmi / 4? dpms . jogou bastante la pra cima. ficou um animalzinho.. mas eu quero mais doq isso.
o difusor, eu deixo com que di?metro?
-
-
o comando original dele, vc pode fazer um ajuste, como se tivesse uma polia regulável. no meu de rally esta com admissão ( inicio/termino ) em 6? apms / 32? dpmi e escape em ( inicio/termino ) 34? apmi / 4? dpms . jogou bastante la pra cima. ficou um animalzinho.. mas eu quero mais doq isso.
o difusor, eu deixo com que di?metro?
[snapback]604972[/snapback]
a ponta do difusor que ir? flangear com o escapamento dever? ser de aproximadamente 60-64mm.
então, no caso do polio (tucho hidr?ulico), não existe a possibilidade de modificar a duração, porém por ser duplo comando no cabeçote abre uma possibilidade muito legal de modificação no lob center.
essa brincadeira com o lob center, você chegou a fazer é experimenta aumentar um pouco a gradução de lobcenter pra você ver o que vai acontecer
-
versões 4 cilindros para pista.
[snapback]605030[/snapback]
se a ideia do 4x2x1 é dar mais torque me baixa do q o 4x1, acho profundamente estraho o q vc disse, de usarem o 4x2x1 pra pista, e no caso ali da m3, o 4x1 (um de cada lado) pra rua…
mas deixa pra la...