Coletor 4x1 ou 4x2x1 em um aspro.
-
srs, gostaria de uma orientação daqui em relação a isto.
1 - imagino que o 4x1 deva jogar meu torque mais para cima, creioq devido a menor contra-pressão e o 4x2x1 deva puxar o torque mais pra baixo devido a maior contra-pressão, estou errado?
2 - qual seria um di?metro bacana para um aspro de uns 150, 160cv, devo seguir as 2 pol do resto do escapamento?
3 - onde faão um bom, com um bom fluxo equalizado entre os dutos?
4 - falem mais oq vcs sabem, todo conhecimento vale ouro
-
4x2x1 eu não usaria.
se é pra mudar, mude pro que faça render de fato, q é o 4x1 de verdade.
4x2x1 é o sistema de escape original dos vw 1.6 refrigerados a agua desde 1976. e hj não sei quem re-lanãou isso como sendo uma das 7 maravilhas do mundo hehehe
talvez pq muitos fabricantes tenham literalmente cagado nos coletores de escape dos carros poulares mais modernos, onde é tudo em um logo que sai do cabeçote…e essa mudernidade é igual ao que se via nos vw 1.5 a agua de 1973 a 1982. escape tranqueira pior e mais porco q esse não existe.
-
4x2x1 eu não usaria.
4x2x1 é o sistema de escape original dos vw 1.6 refrigerados a agua desde 1976. e hj não sei quem re-lanãou isso como sendo uma das 7 maravilhas do mundo hehehe
talvez pq muitos fabricantes tenham literalmente cagado nos coletores de escape dos carros poulares mais modernos, onde é tudo em um logo que sai do cabeçote…e essa mudernidade é igual ao que se via nos vw 1.5 a agua de 1973 a 1982. escape tranqueira pior e mais porco q esse não existe.
[snapback]604623[/snapback]
poise eh carol, inclusive o meu original, unindo a flange vira um 4x2x1. minha dúvida era mesmo em relação ao fluxo… o 4x1, como eu imagino, deve ser superior mesmo. mas e quanto a di?metro, sigo o do escape?
-
qual o rpm de potência máxima ?
-
poise eh carol, inclusive o meu original, unindo a flange vira um 4x2x1. minha dúvida era mesmo em relação ao fluxo… o 4x1, como eu imagino, deve ser superior mesmo. mas e quanto a di?metro, sigo o do escape?
[snapback]604631[/snapback]
alguns carros mais esportivos (com o tempra 16v) tem um lindo coletor. ja outros…
o seu então tem coletor 4x2 de ferro fundido + garfo tubular 2x1.
precisa achar alguem que tenha experiencia em coletores dimensinados. 4x1 tubular não é tudo igual, cada motor pede uma config distinta. num dos voyage q tive, coloquei um 4x1 q rendia menos q o coletor original...affff...ja no passat o 4x1 foi mto bem feito (dudu escapamentos, la perto de interlagos), e esse sim cumpria sua função.
se tiver tudo bem feitinho e acertado, vc pode não ganhar em baixa, mas tb não vai perder. e em alta vc ja sabe...
vc vai manter o catalisador e os abafadores originaisó se for, mantenha o di?metro original.
mas se for tirar os obst?culos, ai vc precisa reduzir o di?metro da tubulação. dessa forma vc conserva o torque mas não perde nada em alta.
ja qto mais tranqueiras no caminho (abafadores, catalisador e tal), mas grosso tem q ser o tubo de forma a esses obst?culos não gerarem perdas de potência.
-
alguns carros mais esportivos (com o tempra 16v) tem um lindo coletor. ja outros…
o seu então tem coletor 4x2 de ferro fundido + garfo tubular 2x1.
precisa achar alguem que tenha experiencia em coletores dimensinados. 4x1 tubular não é tudo igual, cada motor pede uma config distinta. num dos voyage q tive, coloquei um 4x1 q rendia menos q o coletor original...affff...ja no passat o 4x1 foi mto bem feito (dudu escapamentos, la perto de interlagos), e esse sim cumpria sua função.
se tiver tudo bem feitinho e acertado, vc pode não ganhar em baixa, mas tb não vai perder. e em alta vc ja sabe...
vc vai manter o catalisador e os abafadores originaisó se for, mantenha o di?metro original.
mas se for tirar os obst?culos, ai vc precisa reduzir o di?metro da tubulação. dessa forma vc conserva o torque mas não perde nada em alta.
ja qto mais tranqueiras no caminho (abafadores, catalisador e tal), mas grosso tem q ser o tubo de forma a esses obst?culos não gerarem perdas de potência.
[snapback]604636[/snapback]
eh isso mesmo.. ele tem um garfo 2x1 que vai pro flexível.
meu carro atualmente não tem catalisador nem panelas . ele ta com 2 (sei que ta mto para original, ams fiz pensando no futuro já), ams tem 1 intermedi?rio de alfa e 1 turbão na ponta.
no caso desse coletor no seu voyage, os dutos tinham o mesmo comprimento para ter rendido menos q o original?
-
ainda não tenho nada, mas peloq estou pensando.. vai ser alto.. perto dos 7
[snapback]604635[/snapback]
esqueci de perguntar…......qual a cilindrada ?
-
eh isso mesmo.. ele tem um garfo 2x1 que vai pro flexível.
meu carro atualmente não tem catalisador nem panelas . ele ta com 2 (sei que ta mto para original, ams fiz pensando no futuro já), ams tem 1 intermedi?rio de alfa e 1 turbão na ponta.
no caso desse coletor no seu voyage, os dutos tinham o mesmo comprimento para ter rendido menos q o original?
[snapback]604637[/snapback]
abafador intermedi?rio é algo cr?tico, pode ajudar um pouco, mas tb pode piorar muito o rendimento do motor. por isso que prefiro a tubulação com di?metro equilibrado e só com um abafador la no final da linha.
em todos 4x1 que tive, os tubos tinham o comprimento igual entre si. esse do voyage era de pista. isso explica pq matou o voyaginho =(
esqueci de perguntar…......qual a cilindrada ?
[snapback]604638[/snapback]
rodrigo, de uma ajuda com os cálculos, vamos ver se a teoria coincide com que sabemos na prática
-
eh um palio 1.6 16v
[snapback]604639[/snapback]
hahahaha….....caraca....esqueci de outra coisa
di?metro da válvula de admissão e da válvula de escape hehehe
-
rodrigo, de uma ajuda com os cálculos, vamos ver se a teoria coincide com que sabemos na prática
[snapback]604641[/snapback]
gosto de você por causa disso…...eu entro com a teoria e você com a prática
se somar tudo e dividir por 2 deve dar um projeto interessante
vamos esperar o hauck responder e eu acho q já dá pra tirar uma conclusão..
-
4x2x1 eu não usaria.
talvez pq muitos fabricantes tenham literalmente cagado nos coletores de escape dos carros poulares mais modernos, onde é tudo em um logo que sai do cabeçote…e essa mudernidade é igual ao que se via nos vw 1.5 a agua de 1973 a 1982. escape tranqueira pior e mais porco q esse não existe.[snapback]604623[/snapback]
kkk pior q eh verdade…
cada obra de arte.....
-
e agora com esse negocio de colocar o catalizador colado no cabeçote… gol 1.0 .. gm 1.4 e honda civic sao todos assim...
[snapback]604645[/snapback]
pra aquecer e atingir mais rapido a temperatura de eficiencia, diminuindo a poluicao. tb corre menos o risco de danificar ele por batida e por choque termico.
-
pra aquecer e atingir mais rapido a temperatura de eficiencia, diminuindo a poluicao. tb corre menos o risco de danificar ele por batida e por choque termico.
[snapback]604651[/snapback]
e no caso de fundir esse catalizador ali tao perto… jah que a ideia era trocar de ano em ano....
-
trocar de ano em ano?
-
trocar de ano em ano?
[snapback]604663[/snapback]
de acordo com o pessoal da fiat que dava uns mini cursos la na unb a eficiencia do catalizador é de +ou- um ano de uso normal ou 9 meses em uso intenso… depois disso ele é simplesmente um atrapalhador de fluxo de gases do escapamento ... o material ceramico e os materiais que fazem as rea?oes quimicas vao se perdendo... ate acabar..
ou troca de ano em ano ou manda um cano direto... pq de resto ele so atrapalha.. e com as pessoas deixando os carros desregulados e afins.. bicos sujos... sonda keimada... o catalizador vai derretendo ate começar a bloquear o fluxo... ai o carro bebe ainda mais... polui ainda mais... e por ai vai...
tem catalizador que dura a vida toda inteiro... mas dps desse tempo... so serve como pedaão de escapamento
-
trocar uma peca cara desse geito de ano em ano so se o governo der ( e um belo ainda ) incentivo.