Honda civic si ou volkswagen golf gti?
-
nem sempre ser o mais rápido significa ser o mais esportivo. entendendo esta ?quase? filosofia automotiva, você poder? entender os diferentes aspectos que envolvem nosso comparativo entre os dois novos esportivos nacionais, honda civic si e volkswagen golf gti, e porque não dizer, ter uma melhor impressão para escolher de que lado quer ficar. mais rápido ou mais esportivo?
honda civic si volkswagen golf gti
h? exatos dois meses, no dia 2 de mar?o, publicamos a primeira not?cia do confronto que entre civic si e golf gti. a pergunta naquele momento era qual seria o rei das pistas brasileirasó pois bem, o enfrentamento aconteceu, mas o resultado é uma surpresa digna de esportivos deste naipe.
na enquete, realizada na mesma época que a not?cia, a pergunta que lançamos aos nossos leitores qual era a aposta delesó no entanto, a maioria dos internautas, cerca de 58% deles, errou elegendo o civic si como o mais rápido esportivo nacional. quem levaria pouco menos de dois meses depois o tátulo de mais rápido do brasil, seria o golf gti, com seus 193 cv e pouco mais de 42 % dos votos em nossa pesquisa. bem, não fique decepcionado se você foi um dos leitores que votou no civic si, afinal a disputa é mais complicada do que parece.
a se for depender dos principais números de desempenho divulgados pelas fábricas ou obtidos na pista de teste (com ajuda da revista carro, nossa parceira), o gti levou a melhor. isso ao menos nos itens aceleração de 0 a 100 km/h, em que o esportivo conseguiu fazer, na pista de testes, 8s1 contra 8s4 do honda; e na velocidade máxima, onde, segundo a fábrica, ele alcança 235 km/h contra 210 km/h do si.
por um lado, isso dá a vit?ria garantida ao golf, por outro, desconsidera completamente outros quesitos que um julgamento deve levar em conta, como por exemplo: retomada, comportamento, frenagem, sensações que o carro transmite ao dirigir e, até mesmo outros dados de aceleração. e é exatamente nestas questáes ?extrasó que a briga volta a esquentar.
o motor 1.8 l turbo de 193 cv de potência a 5 500 rpm e 25,5 kgfm de torque a apenas 1 950 giros, de fato, é um ?canh?o?. ao acelerarmos os carros, a pressão sobre as costas contra o banco no golf gti é nitidamente mais forte que a exercida pelo civic si e seu motor de 192 cv de potência a 7 800 rpm e 19,2 kgfm a 6 100 rpm. no entanto, a sobrevida que o si ganha a partir dos 6 100 giros, com a entrada do sistema i-vtec de acionamento nas válvulas de entrada e sa?da do motor, é igualmente prazerosa é capacidade de sair da inercia inerente ao gti.
a aceleração acaba que equiparando prazeres por motivos diferentes. enquanto o gti sai em disparada em um tranco forte, decidido e silencioso (ponto negativo em um esportivo), o si dá um g?s final comparado a um ?mini-turbo? com a entrada do i-vtec, entre os 6 100 e 8 000 giros, acompanhado de um ronco encorpado e bravo. empate também, se considerarmos as acelerações de 0 a 60 km/h, 0 a 80 km/h, 0 a 100 km/h e 0 a 120 km/h, onde o gti ganha o primeiro e o terceiro item, porém perde para o si no segundo e no último dado de aceleração. confira os números na tabela abaixo.
a na pista, o si perde no 0 a 100 km/h principalmente por precisar engatar a terceira para alcançar os 100 km/h, mas isso também faz com que ele acabe ganhando nas retomadas em 3? de 40-100 km/h é 8s4 contra 9s6 do gti é e 4? de 60-120 km/h é 11s2 contra 11s7. ele só volta a tomar pancada do alemão de 80-120 km/h também em quarta, onde o gti consegue fazer em 7s7 contra 8s0 do concorrente niponico.
com o gti é preciso ser preciso no acelerador, colocar o carro a 5 000, 6 000 giros e tirar o po da embreagem é gastar pneu é toa. o limite entre uma boa arrancada e a fritada de pneu ignorante fica em torno dos 4 000 rpm. tudo com o esp desligado, pois ao contrário a aceleração pode ser comprometida com a entrada prematura do sistema de controle da marca alem?, que não acontece com o sistema da honda, que só atua em casos extremos.
além disso, o diferencial de deslizamento limitado, o escalonamento do câmbio de seis marchas e a suspensão independente (o vw usa eixo de torção na traseira) do honda também ajudam nas curvas e na tração do esportivo, deixando-o mais no ?ch?o?.
em resumo, olhando só para o comprador de esportivo e desconsiderando qualquer outro item que não seja voltado a desempenho ou performance, o civic si leva a melhor. suspensão, equil?brio e comportamento, ou melhor, o conjunto do honda acaba superando o torque mais imponente do motor turbo do gti. para quem procura um esportivo deste gabarito, os quase r$ 10 000 de diferença não são muita coisa comparados aos atributos do honda, um carro que foi desenvolvido como esportivo pora-choque a pora-choque.
o interior do civic eu gostei, minha diretora comprou um, só não gostei que ela pegou automatico mas como não é p/ mim, eu não posso dizer muito…mas o carro em si eu gostei.
-
parece 1 fusca
[snapback]609900[/snapback]
pensei a mesma coisa
independente do que pareça, foi a única montadora que levou o a sório.
[snapback]609910[/snapback]
faz alguma diferença o bocal ser atras ou na frente? em termos de segurança, ou qualquer outro..
-
pensei a mesma coisa
faz alguma diferença o bocal ser atras ou na frente? em termos de segurança, ou qualquer outro..
[snapback]609962[/snapback]
eu vejo uma preocupação da honda.
aqui é assim… faz certo, caprichado é criticado, faz nas coxas, de qq forma mas que funcione da mesma forma, é rei.
-
eu vejo uma preocupação da honda.
aqui é assim… faz certo, caprichado é criticado, faz nas coxas, de qq forma mas que funcione da mesma forma, é rei.
[snapback]610002[/snapback]
em qual sentido pix?
posso estar errado, mas o tanque é atrasó teria uma tubulação indo da frente a até la ?
-
em qual sentido pix?
posso estar errado, mas o tanque é atrasó teria uma tubulação indo da frente a até la ?
[snapback]610015[/snapback]
eu enchergo 2:
-não precisar abrir o capo p/ abastecer na gasolina.
-não ter aquela preocupação de estar com o motor quente e o frentista jogando gasolina no reservatério, a centimetros do motor.
apesar de eu nunca ter lido sobre acidentes do genero, é uma preocupação com a segurança.
-
eu enchergo 2:
-não precisar abrir o capo p/ abastecer na gasolina.
-não ter aquela preocupação de estar com o motor quente e o frentista jogando gasolina no reservatério, a centimetros do motor.
apesar de eu nunca ter lido sobre acidentes do genero, é uma preocupação com a segurança.
[snapback]610016[/snapback]
pensando por esse lado, vejo a utilidade no mesmo na frente…
-
o sistema bicombustável da marca foi desenvolvido em parceria com a honda do japão e traz uma diferença: o compartimento de gasolina para partida a frio está localizado abaixo da coluna a, no pora-lama dianteiro direito, em vez de ficar junto ao compartimento do motor, como é de costume nos carros flexíveis.
segundo a honda, o compartimento foi estrategicamente colocado longe de fontes de calor do motor para eliminar risco de inc?ndio. além disso, o motorista não precisa abrir o capo para abastecer o reservatério de gasolina, que é aberto por meio e uma alavanca localizada no volante.