(discusão)texaco helix 15w50 vs mobil 20w50 p/ tur
-
mas, pelo fato, do oleo mobil, não ter agentes que diminuem o atrito, para a embreagem das motos que é imersa em óleo não patinar…
será que isto não é prejudicial para o motor do carro?
rotor da turbina???
[snapback]613049[/snapback]
quanto é o litro desse óleo?
o helix amarelo é barato. ?timo custoxbeneficio, eu trocava todos os meses (3mkm) e não pesava tanto.
-
eu também usava esse helix amarelo e nunca deu problema.
agora estou fazendo uma maluquice de andar com br sint?tico 10w40 no meu carro turbo. hehehe… a pressão do óleo antes era 2,0kg com motor muito quente caiu lá para 1,5kg. mas para andar com o motor frio aqui no sul esse óleo está sendo milagroso, antes era muito mais de 5kg e agora começa em 2,7kg.
- todos os valores em ml.
-
esse óleo da comparacao não é o helix amarelo que estao falando aqui no topico… alias.. tá meio estranha essa tabela... veio de onde é o helix plus (nao amarelo) é 15w40 ou 10w40 se nao me engano e é semi-sintetico... o amarelo é que é 15w50 e é mineral somente... essa tabela aí tá misturando o helix e o helix plus
-
o melhor óleo é aquele que frio é o mais fino possível, para fluir com rapidez quando o motor é ligado e o que mantem a viscosidade correta quando aquecido. a viscosidade correta depende da temperatura de trabalho do óleo aquecido.
abaixo uma opinião minha e do dalton quanto a utilização do m?bil 4t após 20 anos de testes:
a utilização do m?bil 4t ela se justifica por ser um óleo cuja viscosidade a quente é elevada (50) o que possibilita alta temperatura de trabalho alem disso ele possui em sua formulação aditivação ep própria para engrenagens pois em motocicletas ele lubrifica também o câmbio. embora no motor não existam engrenagens a aditivação propicia uma manutenção de pel?cula lubrificante mesmo que venha a faltar pressão de óleo devido ao superaquecimento do mesmo (acima de 130 graus) o que garante a lubrificação. quanto a viscosidade a frio, embora ela não seja muito baixa (20w) não costuma apresentar dificuldades já que a temperatura média no nosso pa?s não é baixa. no caso onde existe temperatura ambiente no momento de partida muito baixa (- de 5 graus) recomendamos a utilização do m?bil 4t sint?tico (15w50) apto para temperaturas de 10 graus negativos no momento da partida.
eu mesmo testei alguns óleos diferentes na minha rs2… participei a alguns anos de uma prova aqui em sp subida da montanha no pico do jaragu? e na ocasião eu estava com motul 6100 (100% sint?tico), quando cheguei no topo (acelerando 2:53 min) deu até dá do motor por causa do barulho dos tuchos descarregados e o marcador de temperatura do óleo (original do carro) estava nos 130?, em outra ocasião andei em interlagos (trackday) com m?bil 1 one synt?tic e foi a mesma barulheira, até que resolvó ouvir o que o dalton sempre me disse e coloquei m?bil 4t 20w50... sensacional, andei 4 voltas po embaixo e quando parei nos boxes pra ver se estava tudo certo a temperatura do óleo estava um pouco acima dos 130? e o motor perfeito, sem nenhum vestágio de tucho descarregado... depois disso ou eu uso o m?bil 4t ou o m?bil 4t racing sint?tico 15w50.
abraços,
-
usava o helix super ( amarelo ), o gtx 4x ou um da br na epoca que era turbo. ainda uso até hj assim, compro o q esta mais barato ( desses tres ) e boa. todos api sl w50.
-
quando eu fiz o curso de piloto eu dei vê??rias voltas com o meu carro usando o shell amarelo e o motor nunca reclamou de nada. vêrios outros carros de alunos do curso descarregavam os tuchos após algumas poucas voltas.
peguei a informação no site da shell:
shell helix super 15w50 api sl e acea a2
óleo mineral com viscosidade premium, ou seja, igual a dos óleos sint?ticos graças é tecnologia exclusiva desenvolvida pela shell.
sua viscosidade colabora para reduzir o desgaste do motor e garantir maior economia no uso de combustável. láder em vendas em mais de 100 pa?ses, tem f?rmula exclusiva com aditivos de tecnologia sint?tica, criteriosamente balanceados para garantir ao motor máxima proteção. além disso, o seu uso aumenta a efic?cia do catalisador, reduzindo a emissão de poluentes. com alto poder detergente, esse lubrificante mantém sua viscosidade mesmo em temperaturas extremas.
? o único óleo com formulação mineral que possui essas características no mercado brasileiro. é recomendado e aprovado pelos principais fabricantes de veículos nacionais e importados
-
nao sei, eu tive problema com o corsa, qnd usava o amarelinho da shell e nao fui o unico, nao sei se tivemos problema por ser carros fucados, mas meu caso nao foi o mais grave, teve o outro caso q chegou a dar quebra do comando pelo desgaste por falta de lubrificacao, o meu por girar mais de 7k rpms, apos uns 3 minutos mantendo de giro alto, qnd parava era feio o barulho dos tuchos, igualzinho carro diesel…..
ta certo q f1 gm sofre muito com lubrificacao....acredito q sendo feita a troca de oleo e filtro sempre antes dos 5k possa ajudar e muito a nao aparecer problemas, ainda mais se tiver mistura correta, nao era o meu caso e cheguei a trocar oleo muitas vezes igual cafe com leite, tudo espumando....
-
ser?, que pelo fato do mobil, não ter aditivo contra fricção, para que a embreagem de motos, que é imersa em oleo…
isto não é prejudicial ao motor...
e o oleo de cambio, no motor do carro??? que tem o oleo mobil 20w50???
em lugares que a temperatura média é de 30 a 40? constantes, é bom utilizar o 20w ou 15w ou 0w ??
vlw...
ahhh queria saber também
para motor turbo gm...
? melhor w50 ou w60???
ou original w40 para não descarregar tucho?
-
em lugares que a temperatura média é de 30 a 40? constantes, é bom utilizar o 20w ou 15w ou 0w ??
vlw…
para motor turbo gm...
? melhor w50 ou w60???
ou original w40 para não descarregar tucho?
[snapback]613323[/snapback]
use a viscosidade especificada no manual..
turbo não tem nada a ver c descarregar tucho.
-
use a viscosidade especificada no manual..
turbo não tem nada a ver c descarregar tucho.
[snapback]613330[/snapback]
mas a elevacao da temperatura nao vaz reduzir a viscosidade e cair a pressao com isso? se gm ja é complicado lubrificar a parte de cima com pressao ideal o q dira da pressao baixa
-
precisa ver onde o oleo esquenta, alem de afinar ele perde rapidamente suas caracteristicas….
mas o fato de esquentar tende a afinar e com isso cai a pressao no sistema
-
alem da taxa e da pressao, nos turbinados tem a turbina consumindo vazao de oleo e ainda jogando o oleo quentissimo de volta ao carter.
-
acea a2 e a3 são espec europoias. golf g2 por exemplo pedia acea a3 no manual, acho que quem entrou anos atras aqui de a3 foi o castrol magnatec ( 10w40, ali?s na prática um óleo bem fino, só para aspirados mesmo). o que o magnatec promete o mobil 4 t já fazia.
a api é americana.
o rs2 está cert?ssimo. em carros onde a exig?ncia vai ser forte e prolongada,como competições ,o mobil 4 t segura muito bem as pontas. ali?s se não segurasse, nenhuma cg 125/150 chegaria a 2.000 kmn rodados hehehehe
mobil 4 t é receita antiga e comprovada em competições de circuito.
eu recomendaria ainda a adição de bissulfeto de molibid?nio (conhecido como molycote) ,ou se a grana estiver sobrando, um militec-zinho moderno.
olha só o rs2 andando bem ( temporal no jaragu?,hein?) com tuchos hidraulicos ,sem precisar travar…
outra receita é usar o 15w40 para caminhões turbo. usamos ipiranga brutus alta performance com excelentes resultados e a lata com 20 litros custa uns 120 reais na distribuidora. custo-benefício para ninguém botar defeito. esses óleos de caminhão é acea alto, não é api sm mas o acea e o c são muito altos.
bom, anos andei de mobil 4 t , 7000 rpm em ultima marcha por muitos km in?meras vezes, foram de muita confian?a. só não uso hj porque as folgas de motor estão menores,e óleo mais fino a temperatura alta ganha-se uns pelinhos de cavalaria.
sobre o óleo do motor a frio ser 5w 10 w ou 20 w ,em temperaturas medias perto de 30 graus, meu comentário segue o bom senso: o que é muito importante é sua bateria e seu motor de arranque estarem muito bons de modo a quando for dada a ignição, a rotação do motor antes da primeira explosão já dá uma boa pressão de óleo. poretanto, boas baterias e bem carregadas e motores de arranque apropriados e revisados.