Ap aspirado 230hp motor, 209hp nas rodas.
-
só que o marea tem esse torque com 1,2bar soprando em cima… o a3 180 com overbooster tbm... e o abarth tem 20% a mais de cilindrada pra render 20% a menos
de toda forma carro original num serve de comparação...
29mkgf é alto pacas... mas da? a duvidar eu prefiro deixar o evandro explicar porque não é algo que qualquer um faz na esquina ..precisa de muita técnica, estudo e como pode ser visto precisou de muito tempo em dinamometro, comandos e testes...
[snapback]615014[/snapback]
com toda a certeza, esse gol não é algo que qualquer um faz na esquina mesmo… concordo com vc.
coloquei os carros originais apenas para demonstração....
abraços
-
só que o marea tem esse torque com 1,2bar soprando em cima… o a3 180 com overbooster tbm... e o abarth tem 20% a mais de cilindrada pra render 20% a menos
29mkgf é alto pacas... mas da? a duvidar eu prefiro deixar o evandro explicar porque não é algo que qualquer um faz na esquina ..precisa de muita técnica, estudo e como pode ser visto precisou de muito tempo em dinamometro, comandos e testes...
pessoal,
vejam só… eu não disse que estou duvidando... só estou perguntando como que se consegue tanto torque assim em um aspirado com 2,1 litros.
eu fico pensando o seguinte... torque depende de vêrios fatores, porém principalmente do enchimento volum?trico do motor... certo?? um motor ap 2.0 original tem 17 mkgf de torque e segundo as pessoas dizem, tem por volta de 80% de efici?ncia volum?trica, certo???? será que esse motor do evandro tem perto de 100% de efici?ncia volum?trica???
-
eu particulamente fiquei impresssionado com esses numeros, a linha de torque e potência desse carro, não porque eu desacredite um pouco na preparação de 8v aspirado para uso diario, mais até acredito numa sensivel diferença de dinamometro, pq esse carro tá com comando bem manso pra um aspirado que tem esses resultados como consequencia… o gol da cotton no dynojet deu 213,4hp.
não desmerecendo o trabalho do evandro, jamais, muito menos falar que esse carro não presta ou algo do tipo, mais seriam apenas 5cv que separariam esse motor para um motor recordista de competição?
abraços
-
shark, mas esse carro tah longe de ser um aspirado de uso diario… é barulhento, bebe horrores e não deve ter funcionamento suave... se o dono usa diariamente, é por teimosia, mas não é o tipo de carro que se empresta pra m?e ir ao supermercado pq o carro dela tah na revisão
minha concepção de carro de uso diario é aquele carro que é confortavel, macio, relativamente silencioso (nao precisa ser original) e tenha consumo satisfatorio... aquele carro q pode ser emprestado pra qualquer pessoa sem medo de quebras ou panes, com a certeza que essa pessoa conseguiria dirigir o carro normalmente...
quais as specs desse gol da cotton?
-
e a atuonomia do carro, como est
-
essa relação torque/potência é uma coisa bem delicada
motores 2.0 q giram alto (wtcc, tc2000 e kit cars) são 16v tem uns 300 cvs e p volta de 24 a 26 de torque.
os f?rmula 1 tem + 600 cvs e p volta de 25 de torque.
o honda s2000 2.0 tem 240 cvs 21 de torque …....o 2.2 tem 22 de torque.
eu acredito no torque desse gol..........pois a potência vem em giro baixo e o curso do motor é longo.
-
shark, mas esse carro tah longe de ser um aspirado de uso diario… é barulhento, bebe horrores e não deve ter funcionamento suave… se o dono usa diariamente, é por teimosia, mas não é o tipo de carro que se empresta pra m?e ir ao supermercado pq o carro dela tah na revisão
minha concepção de carro de uso diario é aquele carro que é confortavel, macio, relativamente silencioso (nao precisa ser original) e tenha consumo satisfatorio... aquele carro q pode ser emprestado pra qualquer pessoa sem medo de quebras ou panes, com a certeza que essa pessoa conseguiria dirigir o carro normalmente...
[snapback]615025[/snapback]
consumo nao é alto nao…
-
motores 2.0 q giram alto (wtcc, tc2000 e kit cars) são 16v tem uns 300 cvs e p volta de 24 a 26 de torque.
eu acredito no torque desse gol..........pois a potência vem em giro baixo e o curso do motor é longo.
[snapback]615032[/snapback]
pessoal,
? exatamente nisso que eu penso…
um motor s2000 da honda pode ser carro de rua, mas não h? como duvidar da capacidade do cabeçote de um carro desses, que tem 16v e o vtec. e mesmo assim tem entre 21 e 22 de torque.
outro exemplo que tenho a nova m3 tem motor v8 de 4 litros e 41 de torque, ou seja, pouco mais de 10 kgmf por litro e com certeza também tem um cabeçote top de linha...
abraços luciano
-
serve o gol do nen? (peninha street)? quem conhece sabe que se trata de carro campeão na std, com tempo de 12,200 em interlagos (na reta completa, não nos 201 mts).
nas rodas:
178,3 cvs @ 6200 rpm (205 cvs no motor)
22,1 kgm @ 4800 rpm
motor: 2.1 com bloco alto
taxa: 16:1
combustivel: metanol
cabeçote: 41x35 / 110 cfm feito na retífica wrc
comando: engle 324? x 316? (rende com o acerto desse carro até 7500 rpm)
alimentação: dois carburadores weber 50
custo da montagem do carro (motor + chão + cambio feito): ~r$ 12.000,00
-
o torque nesse grafico sao as curvas inferiores?? lah em baixo?? onde a azul deve ser o torque no motor e a vermelha nas rodas… bem nao da pra ver completo.. mas elas passam batido pelos 6,5k rumo ao 7 sentido... porem nesse momento a curva de potencia jah começa a cair pode isso?
bem.. no mais.. projeto show de bola um dia monto um desse
-
desculpe zorlac,
mas esse or?amento que vc colocou aí não paga nem metade do que se foi feito no carro desse tópico….....
abraço.
[snapback]614722[/snapback]
isso mesmo, só o eixo auxiliar feito em aão carbono….
eu tá revendo o gr?fico do dinam?metro, como conseguiram uma potência tão alta em giros tão baixos, usando esse comandão ?
130cv a 3.500 rpm
230cv (caindo) a 6500rpm.
a potência máxima de um 2.0 gasolina de golf é 116cv a 5.200 rpm e usa comando bem manso, com torque máximo a 2.400 rpm.
teoricamente (chute) um comando 290 (contra 250 alguma coisa do original) levantaria bastante essa potência pré seus 7000 e poucos rpm…
[snapback]614819[/snapback]
temos 29kgfm a 4300rpm. não se sabe a graduação correta de um comando em comparação com outro na medida gross , mas sim se comparados a 0,050 ou 1mm etc…nunca a gross pois os mesmos comando de 290 graus podem ter suas permanencias diferentes. este comando que usamos mandamos fabricar nos eua, tem 254 @ 0.050 ....não é tão manso assim...mas provem toda força entre 4000 a 6500rpm, isto é da mais pressão nos cilindros dentro desta faixa de rotação.
29 de torque a qtos mil rpm?
[snapback]614822[/snapback]
4300rpm
pessoal, desculpem a pergunta, mas como se consegue tanto torque assim em um motor de 2.1 litros???
abraços
luciano
[snapback]614996[/snapback]
olha, eu tenho um opala 4.3 aspirado que tem 62kgfm….não é só cilindrada que pode render torque individualmente, mas sim um conjunto de fatores....
**se não estou enganado, a marea turbo tem 27kg de troque… e é um 2.0 litros...o stilo abarth 2.4 aspirado tem 22.8kg. o golf gti 180 tem 24kg.
eu não duvido nem um pouco que este motor 2.1 com o tipo de preparação que tem, não tenha esses 29kg de torque.**
[snapback]615010[/snapback]
fiz um outro ap com 212hp e uma borboleta com 26kgfm…normal
isso mesmo over, carro original não pode ser comparado com um motor extremamente preprado que rende mais 100cv litro. pense da seguinte forma, um comando de válvulas controla o quanto e tempo em que o cilindro enche, esvazia e o time do momento de maior ou menor pressão nos cilindros certo? fazer casar o comando correto, com a rotação do vira, taxa de compressão,enquadramento, diametro, curso etc… vou dar uma dica bem simples, um cara vai lá olha o catalo do comando americano feito para o vw 1.8, e coloca no 2.0, esta correto? jamais, o curso do virabrequim do 2.0 modifica completamente o enquadramento do comando...basta calcular e fazer o comando correto para o curso maior, socar toda a pressão possivel nos cilindros na rotação definida etc....? longa a conversa, isso iria melhor com uma carne na churrasqueira e uma garrafinhas na mesa...
pessoal,
vejam só… eu não disse que estou duvidando... só estou perguntando como que se consegue tanto torque assim em um aspirado com 2,1 litros.
eu fico pensando o seguinte... torque depende de vêrios fatores, porém principalmente do enchimento volum?trico do motor... certo?? um motor ap 2.0 original tem 17 mkgf de torque e segundo as pessoas dizem, tem por volta de 80% de efici?ncia volum?trica, certo???? será que esse motor do evandro tem perto de 100% de efici?ncia volum?trica???
[snapback]615022[/snapback]
tem mais, 2.1 com 230hp. 109%…eficiencia volumetrica não tem nada a ver com torque., e sim com hp. mesmo sendo um complemento do outro (torque e potencia) a eficiencia volumetrica é um parametro diferente.
eu particulamente fiquei impresssionado com esses numeros, a linha de torque e potência desse carro, não porque eu desacredite um pouco na preparação de 8v aspirado para uso diario, mais até acredito numa sensivel diferença de dinamometro, pq esse carro tá com comando bem manso pra um aspirado que tem esses resultados como consequencia… o gol da cotton no dynojet deu 213,4hp.
não desmerecendo o trabalho do evandro, jamais, muito menos falar que esse carro não presta ou algo do tipo, mais seriam apenas 5cv que separariam esse motor para um motor recordista de competição?
abraços
[snapback]615024[/snapback]
gente o segredo é o segredo. 5 cavalos neste motor é um mundo. não existe isso de recorde de potencia em dinamometros diferentes, horariios diferentes, temperatura diferentes. para comparação de um motor com outro só os dois nas mesmas condições e com o mesmo equipamento.
shark, mas esse carro tah longe de ser um aspirado de uso diario… é barulhento, bebe horrores e não deve ter funcionamento suave... se o dono usa diariamente, é por teimosia, mas não é o tipo de carro que se empresta pra m?e ir ao supermercado pq o carro dela tah na revisão
voce tem raz?o, é um motor de pista mais afinado para uso comum.
e a atuonomia do carro, como está?
[snapback]615026[/snapback]
6,5 estrada.
sao concepções completamente diferentes de motores e aplicações…além disso, nada é mais diferente que dois motores iguais.
pessoal,
um motor s2000 da honda pode ser carro de rua, mas não h? como duvidar da capacidade do cabeçote de um carro desses, que tem 16v e o vtec. e mesmo assim tem entre 21 e 22 de torque.
outro exemplo que tenho a nova m3 tem motor v8 de 4 litros e 41 de torque, ou seja, pouco mais de 10 kgmf por litro e com certeza também tem um cabeçote top de linha...
abraços luciano
[snapback]615035[/snapback]
o motor f20c (2000 cc) gira 9000 rpm, com 240 hp (179 kw) a 8300 rpm. é um dos motores de série naturalmente aspirado com mais elevada potência específica, no caso de 120 hp/l. o torque máximo (208 ném) (21kgfm) é alcançado a 7500 rpm, tornando-o um pouco pontudo , mas os comandos vari?veis vtec permitem uma condução civilizada no transito .
torque não se da por litro, melhora-se com maior capacidada, mas por exemplo um motor de 6 cilindros com 2 litros e um motor de 4 cilindros com 2 litros tem seus torques diferentes.. um mesmo motor ap com diametro x e outro com curso y com a mesma cilidrada possuem torque diferente.
serve o gol do nen? (peninha street)? quem conhece sabe que se trata de carro campeão na std, com tempo de 12,200 em interlagos (na reta completa, não nos 201 mts).
nas rodas:
22,1 kgm @ 4800 rpm
[snapback]615048[/snapback]
std é com uma borboleta ou mais?
-
corrigindo….
desculpe zorlac,
mas esse or?amento que vc colocou aí não paga nem metade do que se foi feito no carro desse tópico….....
abraço.
[snapback]614722[/snapback]
isso mesmo, só o eixo auxiliar feito em aão carbono, oco e com rolamentos….
eu tá revendo o gr?fico do dinam?metro, como conseguiram uma potência tão alta em giros tão baixos, usando esse comandão ?
130cv a 3.500 rpm
230cv (caindo) a 6500rpm.
a potência máxima de um 2.0 gasolina de golf é 116cv a 5.200 rpm e usa comando bem manso, com torque máximo a 2.400 rpm.
teoricamente (chute) um comando 290 (contra 250 alguma coisa do original) levantaria bastante essa potência pré seus 7000 e poucos rpm…
[snapback]614819[/snapback]
**temos 29kgfm a 4300rpm. não se sabe a graduação correta de um comando em comparação com outro na medida gross , mas sim se comparados a 0,050 ou 1mm etc…nunca a gross pois os mesmos comando de 290 graus podem ter suas permanencias diferentes. este comando que usamos mandamos fabricar nos eua, tem 254 @ 0.050 ....não é tão manso assim...mas provem toda força entre 4000 a 6500rpm, isto é da mais pressão nos cilindros dentro desta faixa de rotação.
29 de torque a qtos mil rpm?
[snapback]614822[/snapback]
**4300rpm
pessoal, desculpem a pergunta, mas como se consegue tanto torque assim em um motor de 2.1 litros???
abraços
luciano
[snapback]614996[/snapback]
**olha, eu tenho um opala 4.3 aspirado que tem 62kgfm….não é só cilindrada que pode render torque individualmente, mas sim um conjunto de fatores....
se não estou enganado, a marea turbo tem 27kg de troque… e é um 2.0 litros...o stilo abarth 2.4 aspirado tem 22.8kg. o golf gti 180 tem 24kg.
eu não duvido nem um pouco que este motor 2.1 com o tipo de preparação que tem, não tenha esses 29kg de torque.
[snapback]615010[/snapback]
**fiz um outro ap com 212hp e uma borboleta com 26kgfm…normal
**isso mesmo over, carro original não pode ser comparado com um motor extremamente preprado que rende mais 100cv litro. pense da seguinte forma, um comando de válvulas controla o quanto e tempo em que o cilindro enche, esvazia e o time do momento de maior ou menor pressão nos cilindros certo? fazer casar o comando correto, com a rotação do vira, taxa de compressão,enquadramento, diametro, curso etc… vou dar uma dica bem simples, um cara vai lá olha o catalo do comando americano feito para o vw 1.8, e coloca no 2.0, esta correto? jamais, o curso do virabrequim do 2.0 modifica completamente o enquadramento do comando...basta calcular e fazer o comando correto para o curso maior, socar toda a pressão possivel nos cilindros na rotação definida etc....? longa a conversa, isso iria melhor com uma carne na churrasqueira e uma garrafinhas na mesa...
pessoal,
[snapback]615022[/snapback]
**tem mais, 2.1 com 230hp. 109% de ev…eficiencia volumetrica não tem nada a ver com torque., e sim com hp. mesmo sendo um complemento do outro (torque e potencia) a eficiencia volumetrica é um parametro diferente.
abraços
[snapback]615024[/snapback]
**gente o segredo é o segredo. 5 cavalos neste motor é um mundo. não existe isso de recorde de potencia em dinamometros diferentes, horariios diferentes, temperatura diferentes. para comparação de um motor com outro só os dois nas mesmas condições e com o mesmo equipamento.
**voce tem raz?o, é um motor de pista mas.. para uso comum.
e a atuonomia do carro, como está?
[snapback]615026[/snapback]
**6,5 estrada.
**sao concepções completamente diferentes de motores e aplicações…além disso, nada é mais diferente que dois motores iguais.
pessoal,
abraços luciano
[snapback]615035[/snapback]
**_o motor f20c (2000 cc) gira 9000 rpm, com 240 hp (179 kw) a 8300 rpm. é um dos motores de série naturalmente aspirado com mais elevada potência específica, no caso de 120 hp/l. o torque máximo (208 ném) (21kgfm) é alcançado a 7500 rpm, tornando-o um pouco pontudo , mas os comandos vari?veis vtec permitem uma condução civilizada no transito .
torque não se da por litro, melhora-se com maior capacidada, mas por exemplo um motor de 6 cilindros com 2 litros e um motor de 4 cilindros com 2 litros tem seus torques diferentes.. um mesmo motor ap com diametro x e outro com curso y com a mesma cilidrada possuem torque diferente._
nas rodas:
22,1 kgm @ 4800 rpm
[snapback]615048[/snapback]**********************
-
um cara vai lá olha o catalo do comando americano feito para o vw 1.8, e coloca no 2.0, esta correto? jamais, o curso do virabrequim do 2.0 modifica completamente o enquadramento do comando…basta calcular e fazer o comando correto para o curso maior, socar toda a pressão possivel nos cilindros na rotação definida etc....? longa a conversa
[snapback]615053[/snapback]
ta ai uma coisa que pensei a mto tempo mas não consegui concluir meu racioc?nio. imaginei isso mesmo q vc disse, q o curso do vira tem ligação direta com o enquadramento e até com a construção do comando.
coincidentemente eu estava agora mesmo olhando um catélogo de comandos e pensando nisso.
std é com uma borboleta ou mais?
[snapback]615053[/snapback]
na época eram dois carburadores weber 50, total de 4 borboletas.
-
o torque nesse grafico sao as curvas inferiores?? lah em baixo?? onde a azul deve ser o torque no motor e a vermelha nas rodas… bem nao da pra ver completo.. mas elas passam batido pelos 6,5k rumo ao 7 sentido... porem nesse momento a curva de potencia jah começa a cair pode isso?
bem.. no mais.. projeto show de bola um dia monto um desse
[snapback]615050[/snapback]
obrigado. a linha azul superior é motor, inferior é roda. a linha vermelha superior é o outro motor e a linha vermelha inferior é também do outro motor nas rodas , só efeitos de comparação de motor no mesmo dinamometro.
-
ta ai uma coisa que pensei a mto tempo mas não consegui concluir meu racioc?nio. imaginei isso mesmo q vc disse, q o curso do vira tem ligação direta com o enquadramento e até com a construção do comando.
coincidentemente eu estava agora mesmo olhando um catélogo de comandos e pensando nisso.
[snapback]615059[/snapback]
ka é voce?
-
ka é voce?
[snapback]615062[/snapback]
sim.
-
sim.
[snapback]615063[/snapback]
eu tava perdido, fazia algum tempo que não postava aqui e não da para ver quem é o remetente da mensagem….desculpa ai
-
pois é ka, existe sim uma relação muito importante com a fabricação, diagrama e curso do virabrequim. ed iskenderian fez um artigo muito interessante sobre isso em 1992. vou achar aqui e te enviar.
-
pois é ka, existe sim uma relação muito importante com a fabricação, diagrama e curso do virabrequim. ed iskenderian fez um artigo muito interessante sobre isso em 1992. vou achar aqui e te enviar.
[snapback]615065[/snapback]
putz, será de grande valia
-
serve o gol do nen? (peninha street)?
nas rodas:
22,1 kgm @ 4800 rpm
[snapback]615048[/snapback]
205 no motor? não>>>>>>>>>>> no minimo 235 cv no eixo, nas tais 6.200 rpms. o evandro pode confirmar isso.
exatamente. o curso do vira muda todo o posicionamento do motor. outro dia mesmo fizemos um 2.2 gasolina chevrolet virar alcool com pistões do alcool ,um omega,mandei um profissional competente do abc paulista chipar a central para usar alcool e taxa 13 e depois de duas chipadas mal sucedidas ele chipou copiando o acerto original da suprema 2.0 alcool, claro que não funcionou e tive que explicar a ele que com curso de 2.2 contra os 86 mm do curso da 2.0 a posição do pistão em relacão ao ponto morto superior é varios mm diferente durante o trajeto.
alias o 2.2 alcoolizado com pistoes cabe?udos do 2.0 alcool injetores da suprema alcool velas8e bomba idem ficou muito bom estradeiro e economic?o.
preparação de leve…evandro o que da pra fazer nesse carro a mais?um comando para mudar a pressão para cima e depois dar mais ponto na baixa media pra vir torque ali? o carro é pesado para andar na cidade com tanta pressão a 2.500 giros, o ponto vem pra baixo via sensor de detonação. esse comando do omega 2.2 gasolina é bom na gasolina mas totalmente inadequado no alcool com quase 4/1 de taxa a mais.