How-to diy - water injection - bico extra com água
-
isso foi o tema do meu trabalho de graduação na faculdade.
h? muitas vantagens nesse sistema, principalmente para quem anda turbo e tem problemas com avanço de ignição, aspirados com altas taxas também tiram vantagem do sistema.
a agua vaporizada na admissão trabalha como um elevador de octanagem, por consequencia vc pode adiantar muito mais o ponto ou elevar a pressão para o mesmo ponto que o motor não grila.
quem tem carro carburado pode notar que em dias apos a chuva o carro rende um pouco melhor, isso é fato por causa da umidade do ar, agora imagine se vc tem um ar sempre umido, mesmo estando num clima completamente seco, é vantagem
nos calculos de potencia do motor, um dos fatores de correção é a umidade relativa do ar.
agora a parte pratica. eu montei um sistema desses que consistia em:
-
tanque de agua no porta malas com bomba de combustivel submersa.
-
dosador de combustivel
-
repetidor de pulso
-
bico injetor de combustivel
-
manometro
eu liguei todo o sistema a uma chave geral no painel, quando eu queria injetar agua ligava ela, a quantidade de agua injetada era ajustada pelo dosador atraves da pressão, o bico foi montado na admissão como se fosse um bico extra de combustivel.
o sistema todo foi montado num ford ka 1.0, sem preparo algum, notava-se um pequeno ganho de rendimento quando o sistema estava montado, isso em dias secos e nos horarios mais quentes do dia, em dias chuvosos não havia muita diferença com ou sem o sistema ligado.
eu ainda não montei nenhum carro turbo para testar, mas estou preparando novamente o sistema para montar na minha parati 1.8 mi, vou adiantar o ponto o maximo que conseguir e tentar não grilar com esse sistema, vamos ver no que dá.
abraço,
estevam
[snapback]623745[/snapback]
como saber a quantidade de agua que deve ser injetada? essa injeção de agua vaporizada não traria nenhum dano ao motor? mais oxidação?
tem algum arquivo do seu trabalho ai pra compartilhar?
-
-
e nos casos que se usa bico na pressurizac?o, colocar agua no tanque em uma % adequada, nao daria no mesmo? como ficaria a leitura da sonda com esse vapor saindo pelo escape?
[snapback]623791[/snapback]
acho que não, pq a vantagem deste sistema é que a agua é vaporizada na admissão resfriando mais a camara.
-
pessoal,
vcs podem aumentar a pressão e o ponto pq a frente de chama vai ser uma merda.
na verdade, vc se obriga a por mais ponto e mais pressão pra compensar a lamban?a que a água faz lá dentro.
além do mais, água em contato com o enxofre do combustável gera ?cido sulf?rico e corr?i todo o seu motor por dentro.
sinceramente, não h? vantagens.
a não ser que algum dos senhores aqui tenha testado isso em dinam?metro.
-
pessoal,
vcs podem aumentar a pressão e o ponto pq a frente de chama vai ser uma merda.
na verdade, vc se obriga a por mais ponto e mais pressão pra compensar a lamban?a que a água faz lá dentro.
além do mais, água em contato com o enxofre do combustável gera ?cido sulf?rico e corr?i todo o seu motor por dentro.
sinceramente, não h? vantagens.
a não ser que algum dos senhores aqui tenha testado isso em dinam?metro.
[snapback]623823[/snapback]
calma streit?o…
não nos esque?amos que na 2a guerra os motores de aviões tinham injeção de água + metanol quando rolava um booster pt pra escapar ou decolar, e ganhava de 30 - 40% de potência graças ao sistema.
-
dificil no caso de fzr em casa é conseguir uma bomba adequada é alt?ssima pressão necessária para vaporizar.
se isso funciona eu nao sei, mas olha só q legal carol:
alternatively, you can use a sealed fluid container, pressurized by boost pressure, to inject the fluid. the container must be capable of withstanding the boost your engine will produce. you have one boost line from the intake manifold to the top if the container to supply boost, and a fluid line from the bottom of the container to the compressor inlet to inject fluid. the boost line needs to have a one-way check valve installed so the engine vacuum is not applied to the container. again, a restrictor is necessary, and it is usually placed on a third ?ventá line.
in this case, larger restrictors mean less fluid is injected. this design has the advantage of no moving parts to fail, however it has the disadvantage of injecting the fluid before the intercooler, where there is a possibility it could condense on the inside, rather than flow smoothly to the manifold.
tirado daqui: http://www.megamanual.com/v22manual/mturbo.htm
-
tinha
um cara das antigas aqui nos km de arrancada
na fltd que usava um bico mandando agua na boca da turbina
ja vi agora diferencas melhoras nao sei
-
calma streit?o…
não nos esque?amos que na 2a guerra os motores de aviões tinham injeção de água + metanol quando rolava um booster pt pra escapar ou decolar, e ganhava de 30 - 40% de potência graças ao sistema.
[snapback]624142[/snapback]
po xucrute.. será que vou ter que discorrer sobre as diferenças desses motores pros de hjá
usava-se água pois o não havia o controle eficiente de combustável, ponto e pressão. não era confiável. então era preferável injetar água e sentar o po. lágico que o desempenho seria superior. imagine vc tendo de escapar de tiro esperando a turbina encher….
hj, com uma tal de eletrúnica, isso definitivamente já era.
mas se alguem ainda quiser experimentar, joga ai uns litros de água no tanque pra ver o que acontece.
-
mas joga ai uns litros de água no tanque pra ver o que acontece. é diferente do que injetar a gasolina (de verdade) na proporção correta + ar + vapor de agua, não?
[snapback]624335[/snapback]
não. basta colocar a mesma porcentagem no tanque, que vc injetaria nesse sistema paralelo.
-
mas da? a quantidade de gasolina não seria a mesma, não concorda?
o bico mandaria x de gasolina + y de água se colocar a agua no tanque…
com esse sistema, seria o x de gasolina + outro valor de agua, independente da injeção do combustivel.. ou não?
-
mas da? a quantidade de gasolina não seria a mesma, não concorda?
o bico mandaria x de gasolina + y de água se colocar a agua no tanque…
com esse sistema, seria o x de gasolina + outro valor de agua, independente da injeção do combustivel.. ou não?
[snapback]624344[/snapback]
vendo por esse lado sim, vc teria que fazer o ajuste da mistura de alguma forma.
mas como injetar água não traz benefícios, não tem como acharmos uma porcentagem ideal de injeção.
a não ser que vc queira usar uma pressão positiva ou ponto bem avan?ao de forma constante. ai atravṍs da injeção de água vc resfria a c?mara de combustão sem quebrar o motor.
-
o problema, é que nesse caso, o remendo sai mais caro do que a encomenda.
veja, vc ter água dentro da c?mara de combustão não é bom sob hipotese alguma. mas, digamos que, assim como na 2 guerra, vc não tenha meios eletrúnicos para gerenciar o motor.
então vc trava o ponto e trava a válvula de al?vio, andando com tudo que pode. ai sim, vc fazer um mecanismo simples de injeção de água pudesse valer a pena, para contornar os outros problemas. mas mesmo assim, é algo tosco de se fazer.
-
turbonetics ja vende 460,00 $ dolar
-
opa, tenho como compartilhar o meu trabalho sim, quem quiser me manda uma mp com o e-mail pra eu mandar.
streit, jogar agua no tanque não tem nada a ver com vaporizar agua no coletor.
alguém já ouviu falar de resfriamento evaporativo? bom, resumidamente aquela sensação de frio no vento quando vc sai de uma piscina é isso, quando o ar esta seco, e vc vaporiza goticulas de agua nele, essas gotas evaporam e para evaporar elas roubam calor do ar, assim a temperatura cai.
porém isso funciona até o ponto de saturação do ar com umidade, quanto mais proximo dos 100% menos eficiente é o resfriamento.
um dos ganhos está aí, na queda de temperatura da admissão do ar, todos nés sabemos que ar mais frio na admissão é mais oxigenio para queima por causa da maior densidade do mesmo, por isso se consegue uma queima melhor.
bom, outra vantagem é a parcela de gotas que não vaporizaram na admissão vão vaporizar na camara sob alta pressão e temperatura. nessa hora, acontece tb que uma parcela da agua se dissocia em oxigenio e hidrogenio, isso tb ajuda na combust?o. o resto ajuda a resfriar a camara.
bom, não é todo mundo que monta um turbo com injeção eletronica motec, ignição totalmente mapeada, pirometros, e mais outros controles eletronicos. muita gente monta com carburador e ignição eletronica, e algumas vezes pressostato para acionar um bico extra. nesses casos uma injeção de agua salvaria alguns pistões e algumas canaletas…
dá pra montar de qualquer maneira, a mais simples é um venturi na parte de baixa pressão ligada a um reservatorio. já montei bico extra de metanol assim no meu carro, funciona relativamente bem.
[]s
estevam
-
cara, me desculpa, mas acontece dessa forma.
vc vaporizar gasolina, álcool ou água por um bico injetor no coletor, vai resfriar a região de qqr modo. pode ser água no tanque ou num bocal separado. por isso que coletor de carro a alcool usava até aquecimento qnd ainda era carburado (lembra que chegava a formar gelo???).
água servia apenas para controlar a detonação qnd vc tiver regimes de operação mto severos (alta pressão ou ponto adiantado demais). e isso lá nos idos da segunda guerra hein… o que hj em dia da pra controlar com qqr gerenciador boca de porco.
nunca que água na camara de combustão vai trazer mais potência... vcs estão precisando rever seus conceitos sobre combust?o.
e eu já falei, quem realmente acha que vai conseguir mais potência na mesma configuração usando água, que passe o carro no dino e mande o laudo.
abraços.