How-to diy - water injection - bico extra com água
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pessoal,
vcs podem aumentar a pressão e o ponto pq a frente de chama vai ser uma merda.
na verdade, vc se obriga a por mais ponto e mais pressão pra compensar a lamban?a que a água faz lá dentro.
além do mais, água em contato com o enxofre do combustável gera ?cido sulf?rico e corr?i todo o seu motor por dentro.
sinceramente, não h? vantagens.
a não ser que algum dos senhores aqui tenha testado isso em dinam?metro.
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calma streit?o…
não nos esque?amos que na 2a guerra os motores de aviões tinham injeção de água + metanol quando rolava um booster pt pra escapar ou decolar, e ganhava de 30 - 40% de potência graças ao sistema.
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dificil no caso de fzr em casa é conseguir uma bomba adequada é alt?ssima pressão necessária para vaporizar.
se isso funciona eu nao sei, mas olha só q legal carol:
alternatively, you can use a sealed fluid container, pressurized by boost pressure, to inject the fluid. the container must be capable of withstanding the boost your engine will produce. you have one boost line from the intake manifold to the top if the container to supply boost, and a fluid line from the bottom of the container to the compressor inlet to inject fluid. the boost line needs to have a one-way check valve installed so the engine vacuum is not applied to the container. again, a restrictor is necessary, and it is usually placed on a third ?ventá line.
in this case, larger restrictors mean less fluid is injected. this design has the advantage of no moving parts to fail, however it has the disadvantage of injecting the fluid before the intercooler, where there is a possibility it could condense on the inside, rather than flow smoothly to the manifold.
tirado daqui: http://www.megamanual.com/v22manual/mturbo.htm
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tinha
um cara das antigas aqui nos km de arrancada
na fltd que usava um bico mandando agua na boca da turbina
ja vi agora diferencas melhoras nao sei
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calma streit?o…
não nos esque?amos que na 2a guerra os motores de aviões tinham injeção de água + metanol quando rolava um booster pt pra escapar ou decolar, e ganhava de 30 - 40% de potência graças ao sistema.
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po xucrute.. será que vou ter que discorrer sobre as diferenças desses motores pros de hjá
usava-se água pois o não havia o controle eficiente de combustável, ponto e pressão. não era confiável. então era preferável injetar água e sentar o po. lágico que o desempenho seria superior. imagine vc tendo de escapar de tiro esperando a turbina encher….
hj, com uma tal de eletrúnica, isso definitivamente já era.
mas se alguem ainda quiser experimentar, joga ai uns litros de água no tanque pra ver o que acontece.
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mas joga ai uns litros de água no tanque pra ver o que acontece. é diferente do que injetar a gasolina (de verdade) na proporção correta + ar + vapor de agua, não?
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não. basta colocar a mesma porcentagem no tanque, que vc injetaria nesse sistema paralelo.
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mas da? a quantidade de gasolina não seria a mesma, não concorda?
o bico mandaria x de gasolina + y de água se colocar a agua no tanque…
com esse sistema, seria o x de gasolina + outro valor de agua, independente da injeção do combustivel.. ou não?
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mas da? a quantidade de gasolina não seria a mesma, não concorda?
o bico mandaria x de gasolina + y de água se colocar a agua no tanque…
com esse sistema, seria o x de gasolina + outro valor de agua, independente da injeção do combustivel.. ou não?
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vendo por esse lado sim, vc teria que fazer o ajuste da mistura de alguma forma.
mas como injetar água não traz benefícios, não tem como acharmos uma porcentagem ideal de injeção.
a não ser que vc queira usar uma pressão positiva ou ponto bem avan?ao de forma constante. ai atravṍs da injeção de água vc resfria a c?mara de combustão sem quebrar o motor.
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o problema, é que nesse caso, o remendo sai mais caro do que a encomenda.
veja, vc ter água dentro da c?mara de combustão não é bom sob hipotese alguma. mas, digamos que, assim como na 2 guerra, vc não tenha meios eletrúnicos para gerenciar o motor.
então vc trava o ponto e trava a válvula de al?vio, andando com tudo que pode. ai sim, vc fazer um mecanismo simples de injeção de água pudesse valer a pena, para contornar os outros problemas. mas mesmo assim, é algo tosco de se fazer.
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turbonetics ja vende 460,00 $ dolar
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opa, tenho como compartilhar o meu trabalho sim, quem quiser me manda uma mp com o e-mail pra eu mandar.
streit, jogar agua no tanque não tem nada a ver com vaporizar agua no coletor.
alguém já ouviu falar de resfriamento evaporativo? bom, resumidamente aquela sensação de frio no vento quando vc sai de uma piscina é isso, quando o ar esta seco, e vc vaporiza goticulas de agua nele, essas gotas evaporam e para evaporar elas roubam calor do ar, assim a temperatura cai.
porém isso funciona até o ponto de saturação do ar com umidade, quanto mais proximo dos 100% menos eficiente é o resfriamento.
um dos ganhos está aí, na queda de temperatura da admissão do ar, todos nés sabemos que ar mais frio na admissão é mais oxigenio para queima por causa da maior densidade do mesmo, por isso se consegue uma queima melhor.
bom, outra vantagem é a parcela de gotas que não vaporizaram na admissão vão vaporizar na camara sob alta pressão e temperatura. nessa hora, acontece tb que uma parcela da agua se dissocia em oxigenio e hidrogenio, isso tb ajuda na combust?o. o resto ajuda a resfriar a camara.
bom, não é todo mundo que monta um turbo com injeção eletronica motec, ignição totalmente mapeada, pirometros, e mais outros controles eletronicos. muita gente monta com carburador e ignição eletronica, e algumas vezes pressostato para acionar um bico extra. nesses casos uma injeção de agua salvaria alguns pistões e algumas canaletas…
dá pra montar de qualquer maneira, a mais simples é um venturi na parte de baixa pressão ligada a um reservatorio. já montei bico extra de metanol assim no meu carro, funciona relativamente bem.
[]s
estevam
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cara, me desculpa, mas acontece dessa forma.
vc vaporizar gasolina, álcool ou água por um bico injetor no coletor, vai resfriar a região de qqr modo. pode ser água no tanque ou num bocal separado. por isso que coletor de carro a alcool usava até aquecimento qnd ainda era carburado (lembra que chegava a formar gelo???).
água servia apenas para controlar a detonação qnd vc tiver regimes de operação mto severos (alta pressão ou ponto adiantado demais). e isso lá nos idos da segunda guerra hein… o que hj em dia da pra controlar com qqr gerenciador boca de porco.
nunca que água na camara de combustão vai trazer mais potência... vcs estão precisando rever seus conceitos sobre combust?o.
e eu já falei, quem realmente acha que vai conseguir mais potência na mesma configuração usando água, que passe o carro no dino e mande o laudo.
abraços.
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streit,
nos livros de termodinamica e motores de combustão interna, a umidade relativa do ar é fator de correção de potencia, quanto mais alta a umidade, maior é potencia medida no dinamometro. isso inclusive é normalizado.
por consequencia, chegamos a conclusão que se mantivermos um motor admitindo ar umido, teremos maior potencia.
[]s
estevam
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tem um material interessante, que não sei se é ou não verdade…
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pra quem gosta do tema:
http://www.fem.unicamp.br/~em672/aulas%201…%20-%202003.pdf
fala sobre motores de combustão interna no geral e fala tambem sobre o fator de correção de potencia, inclusive sobre a umidade relativa do ar.
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pessoal,
esse texto abaixo eu tirei de um material que eu tenho sobre ensaios em dinamometros:
potência efetiva reduzida (ner): esta potência também ?
denominada de potência efetiva corrigida. é a potência reduzida ?s
condições padrões ambientais para ensaio, definidas por normas
regulamentadoras tais como: abnt, sae, din, cuna. esta potência ?
calculada quando se pretende comparar um ensaio realizado em um
determinado laboratério com outro realizado em um outro laboratério ou
até no mesmo sob condições atmosf?ricas diferentes. apesar da
denominação reduzida esta potência geralmente apresenta-se com valor
superior é observada pois ela corrige a potência observada para uma situação
definida pelas normas que via de regra é ao nível do mar, com altas pressões
barom?tricas e temperatura de 25 a 30 oc, que é a situação que o motor dá
maior potência.
os fatores atmosf?ricos que mais influenciam na potência do motor são:
a) pressão barom?trica.
teor de umidade do ar.
c) temperatura ambiente.
quanto menor é a pressão barom?trica menor é o rendimento
volum?trico e menor é a potência efetiva.
a umidade do ar atua como aditivo antidetonante porque provoca um
abaixamento da temperatura da c?mara de combust?o. atua também como
elevador da taxa de compressão aumentando o rendimento termodin?mico,
aumentando a potência.
temperatura ambiente elevada reduz a densidade do ar, reduzindo o
rendimento volum?trico e torna o motor mais sujeito é detonação.
temperaturas reduzidas elevam a densidade, aumentando o rendimento
volum?trico e a potência. porém temperaturas muito baixa dificulta a
vaporização do combustável reduzindo a efici?ncia da combust?o. a
temperatura ideal no coletor de admissão está entre 15 e 20 oc.