How-to diy - water injection - bico extra com água
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turbonetics ja vende 460,00 $ dolar
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opa, tenho como compartilhar o meu trabalho sim, quem quiser me manda uma mp com o e-mail pra eu mandar.
streit, jogar agua no tanque não tem nada a ver com vaporizar agua no coletor.
alguém já ouviu falar de resfriamento evaporativo? bom, resumidamente aquela sensação de frio no vento quando vc sai de uma piscina é isso, quando o ar esta seco, e vc vaporiza goticulas de agua nele, essas gotas evaporam e para evaporar elas roubam calor do ar, assim a temperatura cai.
porém isso funciona até o ponto de saturação do ar com umidade, quanto mais proximo dos 100% menos eficiente é o resfriamento.
um dos ganhos está aí, na queda de temperatura da admissão do ar, todos nés sabemos que ar mais frio na admissão é mais oxigenio para queima por causa da maior densidade do mesmo, por isso se consegue uma queima melhor.
bom, outra vantagem é a parcela de gotas que não vaporizaram na admissão vão vaporizar na camara sob alta pressão e temperatura. nessa hora, acontece tb que uma parcela da agua se dissocia em oxigenio e hidrogenio, isso tb ajuda na combust?o. o resto ajuda a resfriar a camara.
bom, não é todo mundo que monta um turbo com injeção eletronica motec, ignição totalmente mapeada, pirometros, e mais outros controles eletronicos. muita gente monta com carburador e ignição eletronica, e algumas vezes pressostato para acionar um bico extra. nesses casos uma injeção de agua salvaria alguns pistões e algumas canaletas…
dá pra montar de qualquer maneira, a mais simples é um venturi na parte de baixa pressão ligada a um reservatorio. já montei bico extra de metanol assim no meu carro, funciona relativamente bem.
[]s
estevam
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cara, me desculpa, mas acontece dessa forma.
vc vaporizar gasolina, álcool ou água por um bico injetor no coletor, vai resfriar a região de qqr modo. pode ser água no tanque ou num bocal separado. por isso que coletor de carro a alcool usava até aquecimento qnd ainda era carburado (lembra que chegava a formar gelo???).
água servia apenas para controlar a detonação qnd vc tiver regimes de operação mto severos (alta pressão ou ponto adiantado demais). e isso lá nos idos da segunda guerra hein… o que hj em dia da pra controlar com qqr gerenciador boca de porco.
nunca que água na camara de combustão vai trazer mais potência... vcs estão precisando rever seus conceitos sobre combust?o.
e eu já falei, quem realmente acha que vai conseguir mais potência na mesma configuração usando água, que passe o carro no dino e mande o laudo.
abraços.
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streit,
nos livros de termodinamica e motores de combustão interna, a umidade relativa do ar é fator de correção de potencia, quanto mais alta a umidade, maior é potencia medida no dinamometro. isso inclusive é normalizado.
por consequencia, chegamos a conclusão que se mantivermos um motor admitindo ar umido, teremos maior potencia.
[]s
estevam
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tem um material interessante, que não sei se é ou não verdade…
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pra quem gosta do tema:
http://www.fem.unicamp.br/~em672/aulas%201…%20-%202003.pdf
fala sobre motores de combustão interna no geral e fala tambem sobre o fator de correção de potencia, inclusive sobre a umidade relativa do ar.
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pessoal,
esse texto abaixo eu tirei de um material que eu tenho sobre ensaios em dinamometros:
potência efetiva reduzida (ner): esta potência também ?
denominada de potência efetiva corrigida. é a potência reduzida ?s
condições padrões ambientais para ensaio, definidas por normas
regulamentadoras tais como: abnt, sae, din, cuna. esta potência ?
calculada quando se pretende comparar um ensaio realizado em um
determinado laboratério com outro realizado em um outro laboratério ou
até no mesmo sob condições atmosf?ricas diferentes. apesar da
denominação reduzida esta potência geralmente apresenta-se com valor
superior é observada pois ela corrige a potência observada para uma situação
definida pelas normas que via de regra é ao nível do mar, com altas pressões
barom?tricas e temperatura de 25 a 30 oc, que é a situação que o motor dá
maior potência.
os fatores atmosf?ricos que mais influenciam na potência do motor são:
a) pressão barom?trica.
teor de umidade do ar.
c) temperatura ambiente.
quanto menor é a pressão barom?trica menor é o rendimento
volum?trico e menor é a potência efetiva.
a umidade do ar atua como aditivo antidetonante porque provoca um
abaixamento da temperatura da c?mara de combust?o. atua também como
elevador da taxa de compressão aumentando o rendimento termodin?mico,
aumentando a potência.
temperatura ambiente elevada reduz a densidade do ar, reduzindo o
rendimento volum?trico e torna o motor mais sujeito é detonação.
temperaturas reduzidas elevam a densidade, aumentando o rendimento
volum?trico e a potência. porém temperaturas muito baixa dificulta a
vaporização do combustável reduzindo a efici?ncia da combust?o. a
temperatura ideal no coletor de admissão está entre 15 e 20 oc.
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análise dos motores de combustão interna - charles f. taylor. - pg 59.
vapor dáágua. edson e taylor mostraram que as variações no conte?do de g?s residual ou vapor dáágua tám pouco efeito sobre a efici?ncia dos ciclos de combustável-ar e, desta forma, para os propositos termodin?micos, o vapor dáágua pode ser tratado como uma massa igual de g?s residual .
ou seja, umidade relativa do ar não significa nada mais do que gases queimados que sobraram dentro da c?mara de combust?o.
e tem mais:
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água dentro da c?mara prejudica a propagação da chama.
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exige mais trabalho mecânico para comprimir a mistura.
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resfria a c?mara de combustão (perder calor = perder energia).
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após a combust?o, se o seu combustável tiver enxofre, formar? ?cido sulf?rico que vai corroer as partes metálicas do seu motor.
o ideal mesmo seria poder injetar apenas oxig?nio e combustável dentro da c?mara. mas como isso não é possível naturalmente, o melhor ainda é apenas ar seco e combustável (qqr bom livro sobre motores te explica isso).
com o uso do álcool, nés não precisamos nos preocupar em injetar nada mais no motor. ele já possui um calor latente bem elevado, que quando se vaporiza rouba bastante calor, tornando o ar da admissão mais denso.
agora, se ainda querem injetar água no motor, ok boa sorte eu parei por aqui.
abraços.
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com o uso do álcool, nés não precisamos nos preocupar em injetar nada mais no motor. ele já possui um calor latente bem elevado, que quando se vaporiza rouba bastante calor, tornando o ar da admissão mais denso.
suplementar na pressurização rulez…
o tbi da minha saveiro chegava a suar por fora depois de dar uma puxada mais demorada....
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acho que não foi entendido o proposito do sistema, que é de manter a umidade relativa mais proxima da saturação do ar, qualquer coisa acima disso acarretariam as perdas.
streit, se você injetar oxigenio e combustivel apenas no motor, eu falo pra vc o que acontece, derrete tudo você já viu qual é a temperatura da chama apenas com o2? fora que apenas o2 vai ferrar com todo seu motor, oxidação vem de oxigenio…
eu já li estudos e testes praticos disso, antes de chegarem ao oxido nitroso, houveram testes com oxigenio, mas isso é outra historia...
vou montar o sistema na minha parati aspirada novamente... quero avaliar de novo o funcionamento do sistema.
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com toda certeza a agua ajuda ( com as devidas proporcoes) . voces estao esquecendo que o proprio alcool vendido nos postos, quando nao adulterado, tem cerca de 8% de agua. faca o teste voces mesmo use alcool mais puro possivel coisa de 99% de pureza no tanque do seu carro e ve ate onde voce chega seu motor vai aquecer mais e vai perder um pouco de potencia tambem… falo isso pq um colega fez isso aqui na cidade com a parati dele.
eu acredito que o spray de agua num carro turbo contribui com beneficios, principalmente pra quem nao usa intercooler, mas eu preferiria usar esse mesmo spray com o proprio combustivel do carro, nao dependendo de montar reservatorios extra e toda parafernalha...
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hot_62, recebeu minha mpo
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