How-to diy - water injection - bico extra com água
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pra quem gosta do tema:
http://www.fem.unicamp.br/~em672/aulas%201…%20-%202003.pdf
fala sobre motores de combustão interna no geral e fala tambem sobre o fator de correção de potencia, inclusive sobre a umidade relativa do ar.
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pessoal,
esse texto abaixo eu tirei de um material que eu tenho sobre ensaios em dinamometros:
potência efetiva reduzida (ner): esta potência também ?
denominada de potência efetiva corrigida. é a potência reduzida ?s
condições padrões ambientais para ensaio, definidas por normas
regulamentadoras tais como: abnt, sae, din, cuna. esta potência ?
calculada quando se pretende comparar um ensaio realizado em um
determinado laboratério com outro realizado em um outro laboratério ou
até no mesmo sob condições atmosf?ricas diferentes. apesar da
denominação reduzida esta potência geralmente apresenta-se com valor
superior é observada pois ela corrige a potência observada para uma situação
definida pelas normas que via de regra é ao nível do mar, com altas pressões
barom?tricas e temperatura de 25 a 30 oc, que é a situação que o motor dá
maior potência.
os fatores atmosf?ricos que mais influenciam na potência do motor são:
a) pressão barom?trica.
teor de umidade do ar.
c) temperatura ambiente.
quanto menor é a pressão barom?trica menor é o rendimento
volum?trico e menor é a potência efetiva.
a umidade do ar atua como aditivo antidetonante porque provoca um
abaixamento da temperatura da c?mara de combust?o. atua também como
elevador da taxa de compressão aumentando o rendimento termodin?mico,
aumentando a potência.
temperatura ambiente elevada reduz a densidade do ar, reduzindo o
rendimento volum?trico e torna o motor mais sujeito é detonação.
temperaturas reduzidas elevam a densidade, aumentando o rendimento
volum?trico e a potência. porém temperaturas muito baixa dificulta a
vaporização do combustável reduzindo a efici?ncia da combust?o. a
temperatura ideal no coletor de admissão está entre 15 e 20 oc.
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análise dos motores de combustão interna - charles f. taylor. - pg 59.
vapor dáágua. edson e taylor mostraram que as variações no conte?do de g?s residual ou vapor dáágua tám pouco efeito sobre a efici?ncia dos ciclos de combustável-ar e, desta forma, para os propositos termodin?micos, o vapor dáágua pode ser tratado como uma massa igual de g?s residual .
ou seja, umidade relativa do ar não significa nada mais do que gases queimados que sobraram dentro da c?mara de combust?o.
e tem mais:
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água dentro da c?mara prejudica a propagação da chama.
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exige mais trabalho mecânico para comprimir a mistura.
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resfria a c?mara de combustão (perder calor = perder energia).
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após a combust?o, se o seu combustável tiver enxofre, formar? ?cido sulf?rico que vai corroer as partes metálicas do seu motor.
o ideal mesmo seria poder injetar apenas oxig?nio e combustável dentro da c?mara. mas como isso não é possível naturalmente, o melhor ainda é apenas ar seco e combustável (qqr bom livro sobre motores te explica isso).
com o uso do álcool, nés não precisamos nos preocupar em injetar nada mais no motor. ele já possui um calor latente bem elevado, que quando se vaporiza rouba bastante calor, tornando o ar da admissão mais denso.
agora, se ainda querem injetar água no motor, ok boa sorte eu parei por aqui.
abraços.
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com o uso do álcool, nés não precisamos nos preocupar em injetar nada mais no motor. ele já possui um calor latente bem elevado, que quando se vaporiza rouba bastante calor, tornando o ar da admissão mais denso.
suplementar na pressurização rulez…
o tbi da minha saveiro chegava a suar por fora depois de dar uma puxada mais demorada....
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acho que não foi entendido o proposito do sistema, que é de manter a umidade relativa mais proxima da saturação do ar, qualquer coisa acima disso acarretariam as perdas.
streit, se você injetar oxigenio e combustivel apenas no motor, eu falo pra vc o que acontece, derrete tudo você já viu qual é a temperatura da chama apenas com o2? fora que apenas o2 vai ferrar com todo seu motor, oxidação vem de oxigenio…
eu já li estudos e testes praticos disso, antes de chegarem ao oxido nitroso, houveram testes com oxigenio, mas isso é outra historia...
vou montar o sistema na minha parati aspirada novamente... quero avaliar de novo o funcionamento do sistema.
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com toda certeza a agua ajuda ( com as devidas proporcoes) . voces estao esquecendo que o proprio alcool vendido nos postos, quando nao adulterado, tem cerca de 8% de agua. faca o teste voces mesmo use alcool mais puro possivel coisa de 99% de pureza no tanque do seu carro e ve ate onde voce chega seu motor vai aquecer mais e vai perder um pouco de potencia tambem… falo isso pq um colega fez isso aqui na cidade com a parati dele.
eu acredito que o spray de agua num carro turbo contribui com beneficios, principalmente pra quem nao usa intercooler, mas eu preferiria usar esse mesmo spray com o proprio combustivel do carro, nao dependendo de montar reservatorios extra e toda parafernalha...
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hot_62, recebeu minha mpo
[] s
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achei algo interessante a respeito de water injection, inclusive usado de um jeito que eu não imaginava ser possível: um ciclo de combust?o só com água…
http://www.crower.com/sp/bruce/p_mech.pdf
detalhe: a matéria é recente, e o cara não é qualquer um …