Sonda x interfer?ncias
-
mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?
eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.
[snapback]626349[/snapback]
motor carburado, só usa uma sonda
-
mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?
eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.
[snapback]626349[/snapback]
motor carburado, só usa uma sonda
-
carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)
medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.
por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.
[snapback]626359[/snapback]
hmmm entendi.
esse cabo com malha externa eu tenho em casa em algum lugar.
posso deixar a sonda aterrada onde ela está atualmente (na bateria) e nisso puxar um segundo fio saindo direto do terra dela (fio cinza) levando ele pra dentro do carro?
-
carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)
medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.
por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.
[snapback]626359[/snapback]
hmmm entendi.
esse cabo com malha externa eu tenho em casa em algum lugar.
posso deixar a sonda aterrada onde ela está atualmente (na bateria) e nisso puxar um segundo fio saindo direto do terra dela (fio cinza) levando ele pra dentro do carro?
-
exato, pode aterrar ela na bateria, mas puxe pra dentro do carro ligando la proximo do conector da sonda… ai use esse negativo como negativo do hallmeter...
esse fio é chamado cabo de microfone hehehehe eh um fio com 2 fios dentro, normalmente um vermelho e um branco e um monte de fiozinnhos de cobre enrolados em volta.
claro que o ideal nao eh esse fio que a malha é enrolada, mas sim tran?ada igual em cabos de tv, que forma uma especie de tela, mas tran?ado é mais dificil de encontrar, e o enrolado ajuda bem... faça um teste, nessa malha ligue o positivo do multimetro, e ligue o negativo no motor... o que vc medir na malha, eh o que ela esta removendo de ruido dos fios.
outra maneira seria usar um par tran?ado, assim qqr ruido atingiria os 2 fios, e um automaticamente cancelaria o outro. passar soh o fio de sinal é a pior maneira, pois o ruido atinge apenas o fio de sinal....
-
cheguei em casa agora, soltei o plug da sonda e medi do jeito q vc falou: positivo do multimetro no fio de sinal e negativo do multimetro no fio terra da sonda…a diferença é enorme, vieram 980mv e deu pico de 1volt
-
cheguei em casa agora, soltei o plug da sonda e medi do jeito q vc falou: positivo do multimetro no fio de sinal e negativo do multimetro no fio terra da sonda…a diferença é enorme, vieram 980mv e deu pico de 1volt
[snapback]626389[/snapback]
liguei tudo certinho e a leitura voltou a baixar. detalhe q o escape está com ~270? e qdo cheguei e medi os 980mv o escape estava com mais de 400?.
-
detalhezinhos complicados, heim ? ?
pior que a gente arruma tanto pra no final saber que a leitura de uma sonda normal nunca é aquela coisa ….......
? arrependimento de ter vendido meu kit da innovate........
[snapback]626394[/snapback]
ai q ta: ja tive leituras bonitas na sonda, mas nunca com o motor 2.0. só no 1.8 é q era tudo na paz entre eu e o halmeter.
-
ai q ta: ja tive leituras bonitas na sonda, mas nunca com o motor 2.0. só no 1.8 é q era tudo na paz entre eu e o halmeter.
[snapback]626407[/snapback]
tia, passa um pequeno feedback do comportamento das leituras de sonda narrow+pir?meto em relação a cor das velas (que eu sei que vc sempre vê ) pra gente fazer uma comparação aqui…......
abraço.
-
liguei tudo certinho e a leitura voltou a baixar. detalhe q o escape está com ~270? e qdo cheguei e medi os 980mv o escape estava com mais de 400?.
[snapback]626406[/snapback]
qdo ligo o carro a leitura sobe até 1010mv e depois vai descendo
tia, passa um pequeno feedback do comportamento das leituras de sonda narrow+pir?meto em relação a cor das velas (que eu sei que vc sempre vê ) pra gente fazer uma comparação aqui…......
abraço.
[snapback]626411[/snapback]
em lenta as vzs mostra 920…as vzs 860 sem q o motor mude de comportamento
andando é pior ainda: qdo acelero fundo a leitura cai pra 500...600mv mesmo com o motor cheio e rendendo. e nem adianta enriquecer a mistura, pq chega a pipocar de excesso mas a leitura não aumenta.
as velas estão com a cor de queima perfeita, acusando a um leve excesso em baixa.
-
toda essa trabalheira pra usar um troão q não da pra confiar?
[snapback]626424[/snapback]
então, sux é q ja tenho tudo no carro e quero ver as coisas funcionando.
-
olha, supondo que a sonda seja (bosch dos ap mi) e esteja ligado tudo certinho e a leitura com po no fundo desce o carro ainda rende, é sonda contaminada ou sonda velha.
já tive sonda que funcionava perfeitamente mas não subia de 900mv, podia dar o quanto de combustável fosse que não vinha mais que 900mv com po no fundo, porém com po leve em baixa podia dar combustável que marcava mais que 900mv… troquei a sonda, coloquei uma sonda nova, comprada em concession?ria, lacrada com aquele pl?stico na ponta (h? quem diga que até encostar na parte da sonda que recebe os gases pode interferir no sinal)... montei no carro e jogava combustável em alta e vinha 900, 920, 960... vinha até mais que 1 volt frouxo...
temperatura de escape, medida depois do caracol quente uns 15cm vinha cerca de 400 graus celsius em marcha lenta, com motor normal quente.
dependendo de onde você está medindo esta temperatura, estou achando muito baixa mesmo... capaz de ser gordura lavando (e lavando muito) a sonda... apesar que se jogar combustável demais e não queimar, ele queima no coletor de escape e levanta a temperatura medida no pirometro.
-
a sonda é nova, comprada semana passada. marca ntk.
ja tentei empobrecer a mistura p/ tentar subir a temp do escape, mas ai a voltagem caiu ainda mais.
-
ja tentei empobrecer a mistura p/ tentar subir a temp do escape, mas ai a voltagem caiu ainda mais.
[snapback]626497[/snapback]
sugiro comprar uma de gol mi, 4 fios na autorizada. última vez que comprei, custou 139,00 com desconto.
? a mesma sonda para todos os mi, porém pro gol mil mi é bemmmm mais barata.
-
[snapback]626497[/snapback]
oi tia
eu tambem acho que a maneira mais correta é pegar o sinal direto da sonda
comigo acontece esse mesmo problema que voce citou, na maioria das vezes minha sonda estoura a escala do multimetro 1,04v, e ele parece uma arvore de natal, fica piscando, mas em algumas retomadas de velocidade ela cai e fica proximo a 920/980 mv, nao chega a tando como a sua.
o seu caso por ser um motor carburado numa retomada rapida de aceleração a sonda acaba tomando uma lavada de alcool alem do normal e fica com o parametro meio louco.
eu ja tive muitos problemas com sondas, se voce tiver como testar uma sonda delphi, é praticamente o mesmo preão e funciona muito bem, na minha opiniao é a melhor sonda convencional do mercado.
vou ver se consigo filmar meu hall e posto o video..