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Sonda x interfer?ncias

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    * Caroline Stella *
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    #8

    penso em pegar a sonda de outro carro com turbo adaptado pra testar, é uma hipotese…

    medi com e sem a sonda estar ligada no fio do halmeter. inclusive notei q sem a parte de aquecimento ligada, a voltagem se estabiliza na faixa de 600mv. é normal a leitura ficar tão mais baixa assim por causa da aus?ncia do aquecimento? a temperatura no pir?metro estava em +- 300? nesse período.

    não tem nenhum ponto descascado, os terminais são novos e originais da vw.

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      #9

      carol, quando voce mediu la na sonda, pegou o negativo de onde? e quando mediu no multimetro?

      o problema pode estar no negativo.

      no meu carro, pra eu ter uma leitura correta da sonda, tive que puxar o terra do modulo da carca?a da i.e. assim, consigo ler exatamente o que a i.e. esta lendo, seja correto ou nao. eu tinha uma diferenca de 200mv pegando o terra de outro lugar… quando estava 800mv por exemplo, no meu modulo chegavam 1000mv... pegando o terra da i.e. ficou correto.

      tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.

      se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter... ai sim a leitura sera correta.

      abraço

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        #10

        o calor que a sonda precis é lá dentro dela… o pirometro estar a 300, nao necessariamente indica que o interior da sonda, onde é feita a medicao do oxigenio,esteja nessa temp. agora, se estava em 300c h? bastante tempo, por exemplo se o carro ja estava rodando e ai vc desligou o aquecimento, ai fica estranho.

        penso em pegar a sonda de outro carro com turbo adaptado pra testar, é uma hipotese…

        medi com e sem a sonda estar ligada no fio do halmeter. inclusive notei q sem a parte de aquecimento ligada, a voltagem se estabiliza na faixa de 600mv. é normal a leitura ficar tão mais baixa assim por causa da aus?ncia do aquecimento? a temperatura no pir?metro estava em +- 300? nesse período.

        não tem nenhum ponto descascado, os terminais são novos e originais da vw.

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          Lee
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          #11

          mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?

          eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.

          1 Resposta Última resposta
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #12

            carol, quando voce mediu la na sonda, pegou o negativo de onde? e quando mediu no multimetro?

            o problema pode estar no negativo.

            no meu carro, pra eu ter uma leitura correta da sonda, tive que puxar o terra do modulo da carca?a da i.e. assim, consigo ler exatamente o que a i.e. esta lendo, seja correto ou nao. eu tinha uma diferenca de 200mv pegando o terra de outro lugar… quando estava 800mv por exemplo, no meu modulo chegavam 1000mv... pegando o terra da i.e. ficou correto.

            tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.

            se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter... ai sim a leitura sera correta.

            abraço

            [snapback]626345[/snapback]

            qdo medi na sonda (com o plug solto), fiz o negativo direto na bateria p/ aterrar a sonda.

            lost, não entendi essa parte:

            _tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.

            se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter… ai sim a leitura sera correta._

            obs: comprei um multimetro novo pros próximos testes.

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              * Caroline Stella *
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              #13

              mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?

              eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.

              [snapback]626349[/snapback]

              motor carburado, só usa uma sonda :d

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                #14

                carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)

                medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.

                por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.

                qdo medi na sonda (com o plug solto), fiz o negativo direto na bateria p/ aterrar a sonda.

                lost, não entendi essa parte:

                _tente puxar o negativo da propria sonda pra medir dentro do carro, ai pegue o positivo que esta chegando no hallmeter, e o negativo que vc puxou da sonda.

                se vc ler corretamente no multimetro dessa maneira, entao use esse negativo da sonda pra ligar o gativo do hallmeter… ai sim a leitura sera correta._

                obs: comprei um multimetro novo pros próximos testes.

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                  #15

                  mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?

                  eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.

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                  motor carburado, só usa uma sonda :d

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                    #16

                    mas tá usando uma sonda pro motor e hallmeter?

                    eu sei q o legal mesmo é usar 2 sonda, uma so pro hall.

                    [snapback]626349[/snapback]

                    motor carburado, só usa uma sonda :d

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                      #17

                      carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)

                      medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.

                      por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.

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                      hmmm entendi.

                      esse cabo com malha externa eu tenho em casa em algum lugar.

                      posso deixar a sonda aterrada onde ela está atualmente (na bateria) e nisso puxar um segundo fio saindo direto do terra dela (fio cinza) levando ele pra dentro do carro?

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                        #18

                        carol, com o plug da sonda solto, faça a medicao entre o fio de sinal da sonda e o negativo da propria sonda… testando com o plug solto, usando o negativo direto na bateria, é como se vc estivesse pegando o negativo da carca?a da sonda... na verdade, dessa maneira o sinal esta passando pela carca?a da sonda, escape, bloco do motor, terra do motor pra chegar no negativo da bateria. entao o sinal esta concorrendo com toda a corrente utilizada por qualquer coisa aterrada no bloco do motor(bobinas, talvez bicos dependendo de como sao ligado, etc)

                        medindo dentro do carro pegando qqr terra, vc estará concorrendo com tudo o que estiver ligado no carro. luzes, som, painel, etc.

                        por isso, pegue positivo e negativo da propria sonda, assim vc tera o sinal perfeito gerado pela sonda, tanto pra medir fora do carro quanto dentro. ao invez de puxar soh o sinal da sonda pra dentro do carro, puxe o negativo tambem, e pra ligar o hallmeter, ligue o negativo do hallmeter nesse negativo que vc puxou da sonda, positivo do hallmeter em qqr 12v dentro do carro, e sinal do hallmeter no sinal da sonda... resumindo, mude o negativo do hallmeter de onde estiver para o negativo da propria sonda. ai teste com o multimetro com o negativo no negativo da sonda, e o positivo no sonal da sonda, pra ver se dentro do carro o sinal ta igual fora. mas provavelmente estará. ah, tente usar um fio com malha externa (blindado) nesse fio que vc puxa da sonda pra dentro do carro. a centelhas, alternador e bicos podem gerar um sinalzinho um pouco maior quando vc medir dentro do carro. nao aterre a malha nas 2 pontas. aterre em 1 só. esse terra pode ser na carcaca do motor, ou na lata do carro, nao direto em negativos do chicote do carro.

                        [snapback]626359[/snapback]

                        hmmm entendi.

                        esse cabo com malha externa eu tenho em casa em algum lugar.

                        posso deixar a sonda aterrada onde ela está atualmente (na bateria) e nisso puxar um segundo fio saindo direto do terra dela (fio cinza) levando ele pra dentro do carro?

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                        • L Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #19

                          exato, pode aterrar ela na bateria, mas puxe pra dentro do carro ligando la proximo do conector da sonda… ai use esse negativo como negativo do hallmeter...

                          esse fio é chamado cabo de microfone hehehehe eh um fio com 2 fios dentro, normalmente um vermelho e um branco e um monte de fiozinnhos de cobre enrolados em volta.

                          claro que o ideal nao eh esse fio que a malha é enrolada, mas sim tran?ada igual em cabos de tv, que forma uma especie de tela, mas tran?ado é mais dificil de encontrar, e o enrolado ajuda bem... faça um teste, nessa malha ligue o positivo do multimetro, e ligue o negativo no motor... o que vc medir na malha, eh o que ela esta removendo de ruido dos fios.

                          outra maneira seria usar um par tran?ado, assim qqr ruido atingiria os 2 fios, e um automaticamente cancelaria o outro. passar soh o fio de sinal é a pior maneira, pois o ruido atinge apenas o fio de sinal....

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                            escreveu em última edição por
                            #20

                            cheguei em casa agora, soltei o plug da sonda e medi do jeito q vc falou: positivo do multimetro no fio de sinal e negativo do multimetro no fio terra da sonda…a diferença é enorme, vieram 980mv e deu pico de 1volt :d

                            1 Resposta Última resposta
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                              #21

                              detalhezinhos complicados, heim ? ?

                              pior que a gente arruma tanto pra no final saber que a leitura de uma sonda normal nunca é aquela coisa …....... :hauhau:

                              ? arrependimento de ter vendido meu kit da innovate........ :d

                              1 Resposta Última resposta
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                                #22

                                cheguei em casa agora, soltei o plug da sonda e medi do jeito q vc falou: positivo do multimetro no fio de sinal e negativo do multimetro no fio terra da sonda…a diferença é enorme, vieram 980mv e deu pico de 1volt :ninja:

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                                liguei tudo certinho e a leitura voltou a baixar. detalhe q o escape está com ~270? e qdo cheguei e medi os 980mv o escape estava com mais de 400?. :d :hauhau: :hauhau:

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  #23

                                  detalhezinhos complicados, heim ? ?

                                  pior que a gente arruma tanto pra no final saber que a leitura de uma sonda normal nunca é aquela coisa …....... :hauhau:

                                  ? arrependimento de ter vendido meu kit da innovate........ :hauhau:

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                                  ai q ta: ja tive leituras bonitas na sonda, mas nunca com o motor 2.0. só no 1.8 é q era tudo na paz entre eu e o halmeter. :d

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #24

                                    ai q ta: ja tive leituras bonitas na sonda, mas nunca com o motor 2.0. só no 1.8 é q era tudo na paz entre eu e o halmeter.  :hauhau:

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                                    tia, passa um pequeno feedback do comportamento das leituras de sonda narrow+pir?meto em relação a cor das velas (que eu sei que vc sempre vê :d ) pra gente fazer uma comparação aqui…...... :hauhau:

                                    abraço.

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #25

                                      liguei tudo certinho e a leitura voltou a baixar. detalhe q o escape está com ~270? e qdo cheguei e medi os 980mv o escape estava com mais de 400?.  :d  :hauhau:  :hauhau:

                                      [snapback]626406[/snapback]

                                      qdo ligo o carro a leitura sobe até 1010mv e depois vai descendo :ninja: :ninja:

                                      tia, passa um pequeno feedback do comportamento das leituras de sonda narrow+pir?meto em relação a cor das velas (que eu sei que vc sempre vê :ham: )  pra gente fazer uma comparação aqui…...... :o_o:

                                      abraço.

                                      [snapback]626411[/snapback]

                                      em lenta as vzs mostra 920…as vzs 860 sem q o motor mude de comportamento

                                      andando é pior ainda: qdo acelero fundo a leitura cai pra 500...600mv mesmo com o motor cheio e rendendo. e nem adianta enriquecer a mistura, pq chega a pipocar de excesso mas a leitura não aumenta.

                                      as velas estão com a cor de queima perfeita, acusando a um leve excesso em baixa.

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                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        toda essa trabalheira pra usar um troão q não da pra confiar? :d

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #27

                                          toda essa trabalheira pra usar um troão q não da pra confiar?  :d

                                          [snapback]626424[/snapback]

                                          então, sux é q ja tenho tudo no carro e quero ver as coisas funcionando.

                                          1 Resposta Última resposta

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