Sonda x interfer?ncias
-
o aquecimento ficou ligado.
ontem consegui uma sonda usada pra testar no carro, bosch padrão vw.
[snapback]626644[/snapback]
iae carol? alguma novidade? conseguiu testar com essa outra sonda?
você vai testar sempre usando o negativo da sonda né? se nao der muito trabalho, poderia testar tambem usando o negativo da bateria ou do chassis do carro dentro do carro, pra ver a diferenca que da no sinal… mas soh pra teste mesmo.. na hora de ler de verdade, use o negativo da sonda...
-
lost, devo usar s? o negativo q sai da sonda pra ler no multimetro? então não devo ligar o negativo dela na lataria/bateria?
ah, sobre as novidades :
hj fiz o teste com uma sonda antiga (bastante usada em um carro original) e a leitura chegou a 980mv, mas isso foi assim:
-
his reconfigurado de uma forma q perdi em termos de pegada na fase aspirada
-
acelerando sem deixar passar de 0,2 bar
em lenta fica ~910mv.
ja acelerando mais um pouco em 3? marcha de forma a subir pressão e os bicos injetarem, mas segurando o po p/ não deixar passar de 0,7 bar:
-
a leitura cai para 570mv
-
o rendimento do carro se mantem normal, as rodas dianteiras querendo perder contato com o piso
impressão minha ou a mistura esta literalmente esfriando a sonda???
o escape nessa situação chega a 430/470?. pra temp de escape chegar perto de 600?, só mesmo segurando final de 4? com mais de 1,3 bar.
ok, isso parece sinal de mistura absurdamente rica, porém, se eu empobrecer a mistura mesmo q só um pouco, o rendimento geral cai muito (tb a leitura da sonda cai ainda mais q antes) deixando o carro com comportamento agudo, prejudicando a força em médias rotações em troca de girar um pouco mais alto (perto de 8000rpm).
-
-
lost, devo usar s? o negativo q sai da sonda pra ler no multimetro? então não devo ligar o negativo dela na lataria/bateria?
ah, sobre as novidades :
hj fiz o teste com uma sonda antiga (bastante usada em um carro original) e a leitura chegou a 980mv, mas isso foi assim:
-
his reconfigurado de uma forma q perdi em termos de pegada na fase aspirada
-
acelerando sem deixar passar de 0,2 bar
em lenta fica ~910mv.
ja acelerando mais um pouco em 3? marcha de forma a subir pressão e os bicos injetarem, mas segurando o po p/ não deixar passar de 0,7 bar:
-
a leitura cai para 570mv
-
o rendimento do carro se mantem normal, as rodas dianteiras querendo perder contato com o piso
impressão minha ou a mistura esta literalmente esfriando a sonda???
o escape nessa situação chega a 430/470?. pra temp de escape chegar perto de 600?, só mesmo segurando final de 4? com mais de 1,3 bar.
ok, isso parece sinal de mistura absurdamente rica, porém, se eu empobrecer a mistura mesmo q só um pouco, o rendimento geral cai muito (tb a leitura da sonda cai ainda mais q antes) deixando o carro com comportamento agudo, prejudicando a força em médias rotações em troca de girar um pouco mais alto (perto de 8000rpm).
[snapback]626867[/snapback]
isso, nao ligue o negativo da sonda no carro.
nesse teste o aquecimento da sonda estava ligado?
tem que ver se outros fatores estao influenciando. a sonda com sinal baixo indica a presença de oxigenio. nessa temp, 470 graus, ela deveria funcionar. tem que ver se realmente o excesso contamina a sonda e ela deixa de ler quantidade de oxigenio corretamente. nao sei até onde o excesso de combustivel no escape influenciaria na leitura.
uma coisa que na minha opiniao, eh a temp do escape estar realmente muito baixa. tem que ver se ponto, ponto do comando, tipo de comando com levante, permanencia, cruzamento, e etc podem estar influenciando para que sobre oxigenio sem queimar.
se vc mandar mais combustivel, o carro falha?
qual a abertura das velas e qual a cor delas?
sera que quando falha nao poderia ser por falta de centelha devido a mistura mais rica e mais carga, dando a impressao de falha por excesso?
as velas nao estao muito fechadas, que podem fazer com que o motor nao consiga queimar toda a mistura?
sei la, sao muitos fatores mesmo, eu nao sou expert nem nada, mas com certeza, tem que usar tudo o que vc sente no carro pra tentar entender o que acontece… talvez ateh ir outro carro seguindo atras pra ver se quando vc pisa, nessa situacao que a sonda cai muito, se fica cheiro de alcool pra quem anda atras. se nao fica, o caso nao eh que o motor esta sendo lavado nao... provavelmente eh falta mesmo, soh que quando enriquece ele falha. sei la...
continue postando, vamos aumentando nossa base de conhecimento
nada melhor que testes praticos, mesmo que vc bata cabeca um pouco... as vezes a teoria nao explica tudo neh?
-
-
vc citou coisas q tenho forte suspeitas de estarem colaborando com o problema. jaja respondo seu post por completo
-
-
isso, nao ligue o negativo da sonda no carro.
-
nesse teste o aquecimento da sonda estava ligado?
-
tem que ver se outros fatores estao influenciando. a sonda com sinal baixo indica a presença de oxigenio. nessa temp, 470 graus, ela deveria funcionar. tem que ver se realmente o excesso contamina a sonda e ela deixa de ler quantidade de oxigenio corretamente. nao sei até onde o excesso de combustivel no escape influenciaria na leitura.
-
uma coisa que na minha opiniao, eh a temp do escape estar realmente muito baixa. tem que ver se ponto, ponto do comando, tipo de comando com levante, permanencia, cruzamento, e etc podem estar influenciando para que sobre oxigenio sem queimar.
-
se vc mandar mais combustivel, o carro falha?
-
qual a abertura das velas e qual a cor delas?
-
sera que quando falha nao poderia ser por falta de centelha devido a mistura mais rica e mais carga, dando a impressao de falha por excesso?
-
as velas nao estao muito fechadas, que podem fazer com que o motor nao consiga queimar toda a mistura?
-
sei la, sao muitos fatores mesmo, eu nao sou expert nem nada, mas com certeza, tem que usar tudo o que vc sente no carro pra tentar entender o que acontece… talvez ateh ir outro carro seguindo atras pra ver se quando vc pisa, nessa situacao que a sonda cai muito, se fica cheiro de alcool pra quem anda atras. se nao fica, o caso nao eh que o motor esta sendo lavado nao... provavelmente eh falta mesmo, soh que quando enriquece ele falha. sei la...
continue postando, vamos aumentando nossa base de conhecimento
nada melhor que testes praticos, mesmo que vc bata cabeca um pouco... as vezes a teoria nao explica tudo neh?
-
então, tentei ligar o halmeter no negativo q sai da sonda, mas ele (o halmeter) não funcionou, aparentemente pq faltou terra suficiente. então tive q ligar um terra pro hal em paralelo com o negativo q vem da sonda.
-
sim. tentei usar ela sem o aquecimento, mas a leitura ia caindo e depois não subia mais nem com o motor aquecido e andando com o carro.
-
as sondas sofrem com excesso (mas excesso mesmo, daqueles de fzr o motor pipocar) de combustivel e a leitura despenca.
-
não lembro como era a leitura da sonda com o cabeçote antigo, q não era trabalhado e usava um comando bem mais civilizado q o atual.
-
sim, pulsando pelo his o motor falha. e enriquecendo mto a mistura, o motor perde rendimento e a leitura não vai pra onde deveria.
-
0,65 de abertura. cor perfeita, com um pouco de foligem na borda (leve excesso em baixa), marrom claro na cer?mica e preto nos eletrodos - indicando mistura ótima em alta.
7 e 8) acredito sim q esteja precisando de mais poder de ignição, mas a diferença entre falha por falta de faisca e excesso é facilmente perceptável nesse motor. ja passei por isso tb e tive q fechar as velas ainda mais.
no motor 1.8 eu usei 1,5mm e depois baixei p/ 1,2mm. ja no 2.0 nunca usei mais q 1mm e agora ta 0,65. estou esperando chegar um pequeno upgrade de ignição em alguns dias, e ai vou aumentar o gap das velas p/ 1mm e ver se a ignição da conta de queimar direito mesmo com pressão mais animada no turbo.
- pois é, minha sorte é conhecer bem a forma q o motor se comporta e com isso não dependo de halmeter para fzr qq tipo de ajuste. da pra sentir no po se o motor ta querendo ou não mais comida. só to insistindo tanto nisso pq halmeter é uma coisa q funciona com td mundo, então comigo tb tem q voltar a funcionar ![:ohoh:](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/muito puto.gif)
-
-
complicado…
tente fechar um pouco as velas, por exemplo pra 0.5, veja se muda alguma coisa a mistura...
sobre o hallmeter, faça o seguinte, puxe o fio de sinal + terra da sonda, ai dentro do carro, ligue o terra da sonda no terra do hallmeter, e ai os 2 no negativo ou lata do carro. parece a mesma coisa que ligar o terra da sonda la na bateria e depois ligar o negativo do hallmeter dentro do carro, mas nao ?. com isso vc garante que o negativo da sonda nao vai concorrer com o resto do carro, no caminho entre o hallmeter e a bateria.
nao sei se deu pra entender, eu quis dizer aterrar a sonda junto com o negativo do hallmeter, unir os 2 fios depois efetivamente ligar no terra. assim vc garante que a diferenca de tensao entre o positivo e negativo da sonda vai passar pelo hallmeter. aterrar la no motor, essa diferenca de tensao vai concorrer com o resto dos equipamentos. lampadas e etc. ai da aquela pequena perda de sinal.
faça o seguinte teste: dentro do carro, usando os fios que vc puxou da sonda, ligue o positivo do multimetro no sinal da sonda e o negativo no negativo da sonda. vc terá um valor lido. entao, encoste o negativo da sonda + multimetro no terra do carro. vc ver? que o valor nao será alterado.
agora aterre a sonda la na bateria, e na hora de ligar o multimetro, ligue o terra apenas no terra do carro. isso acontece pq pra medir tensao, o sinal entra pelo polo positivo e sai pelo negativo (sim, os eletrons andam no sentido contrario do que se costuma imaginar) entao, o sinal vai ter que sair da sonda, passar pela lata do carro pra chegar no negativo do multimetro, pra entao sair do multimetro e ir pra sonda. com isso, existe perda.
resumindo, ligue negativo da sonda + negativo do hallmeter juntos em um negativo do carro essa deve ser a maneira mais correta de se ligar o multimetro.
quando eu disse pra ligar o hallmeter soh na sonda, eu imaginava que ela tivesse aterramento tambem na carca?a, mas pelo visto nao tem. ainda bem.
carol, pela cor da sua vela, eu leria o seguinte: a mistura esta realmente pobre, pois se estivesse rica ao ponto de falhar por excesso, as velas deveriam ficar bem escuras.
tente baixar a pressao, fechar as velas, e entao tentar enriquecer ateh obter mistura mais rica.
sugestao e interpretacao minhas, outros podem interpretar de outra maneira
nos mantenha informados
abraco
-
a sonda é uma de 4 fios, sendo dois da resist?ncia q faz o aquecimento interno, 1 de leitura e 1 de terra.
entendi o esquema de ligação. la vooou eu mecher denovo em busca da voltagem perdida
a parte de abertura das velas vou fzr qdo chegar a pecinha ninja q está a caminho, +uns 10 dias.
ah, qto as velas, estão perfeitas em termos de coloração. motor qdo está com mto excesso a ponto de pipocar por falta de faisca, deixa as velas claras, pq literalmente ?s lava com alcool. a coloração só ocorre qdo existe queima boa. qto mais perfeita a queima, melhor e mais definida é a coloração. vela preta é qdo esta com mistura rica, mas ainda faltando pra chegar a dar excesso. em motor a alcool é raro ver velas pretas, isso acontece mais em motores a gasolina.
-
?, sao muitas variaveis pra cruzar e analisar… tem que ir interpretando cada item... um deles seria ir com outro carro atras pra ver se deixa muito cheiro de alcool
[snapback]626934[/snapback]
hehehe te digo uma coisa: tem q ser foooorte pra conseguir ficar ali perto do escapamento com o motor ligado.
discarte a hipotese de falta de combustivel.
-
carol,
foi o que eu falei pro zorlac.. se vc quiser, tenho 10 litros de metanol e uma caixa de f?sforos.. rs
ser?… veja bem.. será que a alimentação que vai pra sonda ta correta?
[snapback]626877[/snapback]
ja to separando a tinta verde aqui hehehe
só quem recebe alimentação ali é a parte de aquecimento interno, q alias, tb vou trocar o fio q vai pra la.
-
aonde está instalado o pir?metro ?
-
aonde está instalado o pir?metro ?
[snapback]627005[/snapback]
praticamente ao lado da sonda.
não deu pra instalar no coletor pq ele é pulsativo.
obs: o pirometro ja chegou perto de 800? num momento de mistura mto afiada + cerca de 23? de ponto final. bastou aumentar pouquinho a mistura e reduzir o retardo de ponto pra temp de pico baixar significativamente.
-
ja to separando a tinta verde aqui hehehe
só quem recebe alimentação ali é a parte de aquecimento interno, q alias, tb vou trocar o fio q vai pra la.
[snapback]626973[/snapback]
se precisar, eu ajudo.. rs
só marcar.. to querendo ir pra santos mesmo…
bora comer um quindin?
ahahha
-
hj voltei a sonda nova, liguei os aterramentos certinhos…e? acelerando (3? de cambio ps + blocante e perdendo tração) vieram 150mv
acho q alguma coisa no meu carro está curtindo com a minha cara
-
carol, eu quis dizer outro carro andando atras, acompanhando, nao ficar parado em peh atras…
nao acompanhando durante a aceleracao, mas andando atras, enquanto vc abre pra testar em carga, se tivesse sobrando combustivel, ficaria um rastro, da pra sentir o cheiro do alcool tranquilo...
150mvó estranho hein... nao tem nada ligado errado nao? nada dando curto? ta ficando cada vez mais complicado...
-
carol, eu quis dizer outro carro andando atras, acompanhando, nao ficar parado em peh atras…
[snapback]627174[/snapback]
lost, isso é vai ser um pouco dificil de conseguir
até sei quem tem carro pra fzr isso, mas esses carros tb exalam um cheiro forte de alcool pra dentro da cabine por causa do respiro do carter.
150mvó estranho hein… nao tem nada ligado errado nao? nada dando curto? ta ficando cada vez mais complicado...
[snapback]627174[/snapback]
então, mas a voltagem só cai qdo acelero mais fundo. antes disso a leitura é estável.
pode ser interfer?ncia do amplificador de fa?scas (accell 300+)?
-
nao carol, nao precisa conseguir acompanhar… pode estar acompanhando em uma velocidade, entao vc pisa em 1 marcha soh, mesmo que vc se distancie, o rastro fica... da pra sentir o cheiro do alcool... bom, mas deixa pra la...
nao acho que possa ser o amplificador de faiscas nao...
lost, isso é vai ser um pouco dificil de conseguir
até sei quem tem carro pra fzr isso, mas esses carros tb exalam um cheiro forte de alcool pra dentro da cabine por causa do respiro do carter.
então, mas a voltagem só cai qdo acelero mais fundo. antes disso a leitura é estável.
pode ser interfer?ncia do amplificador de fa?scas (accell 300+)?
[snapback]627187[/snapback]