Sonda x interfer?ncias
-
complicado…
tente fechar um pouco as velas, por exemplo pra 0.5, veja se muda alguma coisa a mistura...
sobre o hallmeter, faça o seguinte, puxe o fio de sinal + terra da sonda, ai dentro do carro, ligue o terra da sonda no terra do hallmeter, e ai os 2 no negativo ou lata do carro. parece a mesma coisa que ligar o terra da sonda la na bateria e depois ligar o negativo do hallmeter dentro do carro, mas nao ?. com isso vc garante que o negativo da sonda nao vai concorrer com o resto do carro, no caminho entre o hallmeter e a bateria.
nao sei se deu pra entender, eu quis dizer aterrar a sonda junto com o negativo do hallmeter, unir os 2 fios depois efetivamente ligar no terra. assim vc garante que a diferenca de tensao entre o positivo e negativo da sonda vai passar pelo hallmeter. aterrar la no motor, essa diferenca de tensao vai concorrer com o resto dos equipamentos. lampadas e etc. ai da aquela pequena perda de sinal.
faça o seguinte teste: dentro do carro, usando os fios que vc puxou da sonda, ligue o positivo do multimetro no sinal da sonda e o negativo no negativo da sonda. vc terá um valor lido. entao, encoste o negativo da sonda + multimetro no terra do carro. vc ver? que o valor nao será alterado.
agora aterre a sonda la na bateria, e na hora de ligar o multimetro, ligue o terra apenas no terra do carro. isso acontece pq pra medir tensao, o sinal entra pelo polo positivo e sai pelo negativo (sim, os eletrons andam no sentido contrario do que se costuma imaginar) entao, o sinal vai ter que sair da sonda, passar pela lata do carro pra chegar no negativo do multimetro, pra entao sair do multimetro e ir pra sonda. com isso, existe perda.
resumindo, ligue negativo da sonda + negativo do hallmeter juntos em um negativo do carro essa deve ser a maneira mais correta de se ligar o multimetro.
quando eu disse pra ligar o hallmeter soh na sonda, eu imaginava que ela tivesse aterramento tambem na carca?a, mas pelo visto nao tem. ainda bem.
carol, pela cor da sua vela, eu leria o seguinte: a mistura esta realmente pobre, pois se estivesse rica ao ponto de falhar por excesso, as velas deveriam ficar bem escuras.
tente baixar a pressao, fechar as velas, e entao tentar enriquecer ateh obter mistura mais rica.
sugestao e interpretacao minhas, outros podem interpretar de outra maneira
nos mantenha informados
abraco
-
a sonda é uma de 4 fios, sendo dois da resist?ncia q faz o aquecimento interno, 1 de leitura e 1 de terra.
entendi o esquema de ligação. la vooou eu mecher denovo em busca da voltagem perdida
a parte de abertura das velas vou fzr qdo chegar a pecinha ninja q está a caminho, +uns 10 dias.
ah, qto as velas, estão perfeitas em termos de coloração. motor qdo está com mto excesso a ponto de pipocar por falta de faisca, deixa as velas claras, pq literalmente ?s lava com alcool. a coloração só ocorre qdo existe queima boa. qto mais perfeita a queima, melhor e mais definida é a coloração. vela preta é qdo esta com mistura rica, mas ainda faltando pra chegar a dar excesso. em motor a alcool é raro ver velas pretas, isso acontece mais em motores a gasolina.
-
?, sao muitas variaveis pra cruzar e analisar… tem que ir interpretando cada item... um deles seria ir com outro carro atras pra ver se deixa muito cheiro de alcool
[snapback]626934[/snapback]
hehehe te digo uma coisa: tem q ser foooorte pra conseguir ficar ali perto do escapamento com o motor ligado.
discarte a hipotese de falta de combustivel.
-
carol,
foi o que eu falei pro zorlac.. se vc quiser, tenho 10 litros de metanol e uma caixa de f?sforos.. rs
ser?… veja bem.. será que a alimentação que vai pra sonda ta correta?
[snapback]626877[/snapback]
ja to separando a tinta verde aqui hehehe
só quem recebe alimentação ali é a parte de aquecimento interno, q alias, tb vou trocar o fio q vai pra la.
-
aonde está instalado o pir?metro ?
-
aonde está instalado o pir?metro ?
[snapback]627005[/snapback]
praticamente ao lado da sonda.
não deu pra instalar no coletor pq ele é pulsativo.
obs: o pirometro ja chegou perto de 800? num momento de mistura mto afiada + cerca de 23? de ponto final. bastou aumentar pouquinho a mistura e reduzir o retardo de ponto pra temp de pico baixar significativamente.
-
ja to separando a tinta verde aqui hehehe
só quem recebe alimentação ali é a parte de aquecimento interno, q alias, tb vou trocar o fio q vai pra la.
[snapback]626973[/snapback]
se precisar, eu ajudo.. rs
só marcar.. to querendo ir pra santos mesmo…
bora comer um quindin?
ahahha
-
hj voltei a sonda nova, liguei os aterramentos certinhos…e? acelerando (3? de cambio ps + blocante e perdendo tração) vieram 150mv
acho q alguma coisa no meu carro está curtindo com a minha cara
-
carol, eu quis dizer outro carro andando atras, acompanhando, nao ficar parado em peh atras…
nao acompanhando durante a aceleracao, mas andando atras, enquanto vc abre pra testar em carga, se tivesse sobrando combustivel, ficaria um rastro, da pra sentir o cheiro do alcool tranquilo...
150mvó estranho hein... nao tem nada ligado errado nao? nada dando curto? ta ficando cada vez mais complicado...
-
carol, eu quis dizer outro carro andando atras, acompanhando, nao ficar parado em peh atras…
[snapback]627174[/snapback]
lost, isso é vai ser um pouco dificil de conseguir
até sei quem tem carro pra fzr isso, mas esses carros tb exalam um cheiro forte de alcool pra dentro da cabine por causa do respiro do carter.
150mvó estranho hein… nao tem nada ligado errado nao? nada dando curto? ta ficando cada vez mais complicado...
[snapback]627174[/snapback]
então, mas a voltagem só cai qdo acelero mais fundo. antes disso a leitura é estável.
pode ser interfer?ncia do amplificador de fa?scas (accell 300+)?
-
nao carol, nao precisa conseguir acompanhar… pode estar acompanhando em uma velocidade, entao vc pisa em 1 marcha soh, mesmo que vc se distancie, o rastro fica... da pra sentir o cheiro do alcool... bom, mas deixa pra la...
nao acho que possa ser o amplificador de faiscas nao...
lost, isso é vai ser um pouco dificil de conseguir
até sei quem tem carro pra fzr isso, mas esses carros tb exalam um cheiro forte de alcool pra dentro da cabine por causa do respiro do carter.
então, mas a voltagem só cai qdo acelero mais fundo. antes disso a leitura é estável.
pode ser interfer?ncia do amplificador de fa?scas (accell 300+)?
[snapback]627187[/snapback]
-
ah, agora entendi
será q fica cheiro no ar? o vento não atrapalha? nesse fds faão esse teste.
pensei no amplificardor pq o gap está mto fechado. não sei como essas coisas funcionam, se isso faz gerar ruidos ou algo assim.
-
ah, agora entendi
será q fica cheiro no ar? o vento não atrapalha? nesse fds faão esse teste.
pensei no amplificardor pq o gap está mto fechado. não sei como essas coisas funcionam, se isso faz gerar ruidos ou algo assim.
[snapback]627203[/snapback]
se o problema for acompanhar, eu vou pra? de moto…
da? até rola
ahhaha
[snapback]627204[/snapback]
leva alguém na ca?amba pra cheirar
-
atualizando: acabei de olhar as velas e todas estão quase pretas, mistura riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiica pra caramba - infelizmente o motor rende melhor com a mistura assim. se baixo um pouco a alimentação, o rendimento vai junto.
aproveitei p/ aumentar a abertura, deixei com 1 mm.