Astra 16v aspirado
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como aspirar um astra 16vó
estava pensando em:
balanceamento das bielas
balanceamento dos pistões, pinos e anéis
balanceamento do volante/virabrequim/embreagem
retrabalho do cabeçoten (sem alterar válvulas e ?ngulos de válvulas)
molas de válvulas de maior pressão
borboleta de maior di?metro
comandos novos (ainda não sei qual graduação) para tuchos hidr?ulicos
tuchos originais novos para não desgastarem com os comandos novos
remapeamento da central original
escape 4x2x1 inox com junta e fita térmica
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trabalhar o cabeçote sem mecher no angulo das válvulas é a mesma coisa que comprar uma roda 18 e colocar pneu remold
dá pra tirar desse carro 170cv +- com trabalho leve no cabeçote + escape 4x1 + filtro + remapeamento + alcool. já vi 2 assim
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comando original e taxa por volta de 11:1
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faça o balanceamento estático e din?mico….
no din?mico, balanceie o conjunto polia + vira + volante + embreola todo junto....o motor fica muito suave
e trabalhar cabeão te sem mexer em ?ngulo de válvulas vc só vai polir os dutos e equalizar c?maras msm....e fora q esse servião de ?ngulo de válvulas não requer verificação em banca de fluxo e não é caro....
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concordo…. não compensa aspro m?dio pra cima hoje em dia, a menos que seja ap que tem peças a preços baix?ssimos...
comandos vc vai gastar uns us$ 350 cada se for de doutá xiliki , cabeçote vc vai gastar na casa dos r$ 2,5k pra fazer..o ganho é esperado em apenas uns 15%...
conselho é corpo de borboletas+taxa de 10:1 a no máximo 10,5:1 (pra poder reverter facil depois)+ 4x1 + escape+ chip + filtro esportivo
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o balanceamento do motor no meu caso (gm 8v) foi quase imperceptivel, pois a diferença no caso dos pistoes era inris?ria. ja volante, com conjunto de embreagem teve um leve acerto. as valvulas do cabeçote deve ter o angulo melhorado bem como trabalhar as guias e os c?lices das mesmas. eu aconselharia a usar alcool para obter melhor desempenho e nesse caso é melhor não polir o cabeçote. a taxa poderia ser de no mínimo 14,5:1 mas não sei se consegue-se chegar a isso num 16v. quanto a borboleta, isso depende do preparador e se o motor pede isso. acho q uma polia regulável é bem vinda ja q não existe um comando de válvulas melhor assim tão fácil. enquadrar o camando ja seria uma melhora significativa. fazer tuchos mecânicos com uma geometria nos balanceiros do cabeçote ja faria abrir mais as valvulas e consequentemente mais hps. mas tudo isso depende desde ja de um bom acerto do chip, onde o motor teria uma rotação util de no minimo 7.500 rpm. quanto ao colotor 4x1 cuidado. deve-se fazer um 4x2x1 mas algumas experiencias aqui comentadas já nao deram muito certo. o coletor dos 16v ja são bons por natureza. sei q o c20xe do calibra/vectra tem um coletor de inox original muito bom, mas nao sei se encaixa direito. depois de tudo faça um bom chip e trabalhe os bicos. acho q vais ter um desempenho bem empolgante e sem alardes.
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taxa de 14,5:1 com comando original ?…muito alta e acho que nem consegue isso sem apelar pra pistões no 16v....
eu iria de uns 13:1 no máximo (se conseguir isso)
coletor do astra 16v não é grandes coisas.... do calibra sim, é aão inox e muito bom...mas não serve no motor do astra porque o cabeçote é diferente
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concordo…. não compensa aspro m?dio pra cima hoje em dia, a menos que seja ap que tem peças a preços baix?ssimos...
comandos vc vai gastar uns us$ 350 cada se for de doutá xiliki , cabeçote vc vai gastar na casa dos r$ 2,5k pra fazer..o ganho é esperado em apenas uns 15%...
conselho é corpo de borboletas+taxa de 10:1 a no máximo 10,5:1 (pra poder reverter facil depois)+ 4x1 + escape+ chip + filtro esportivo
[snapback]251648[/snapback]
jánior, andei dando uma espiada no vectraclube e lá vi muitos depoimentos dizendo que o ecotec 2.0 16v já é bem balanceado de fábrica, então vou cortar gastos e não vou balancea?ar o motor.
quanto ao corte, parece que a versão de 141 cv corta em 6.600 rpm, então acho que vou deixar em 7.000 rpm e usar as molas de válvulas originais e usar a bomba de óleo do vectra gsi/calibra que dizem ter mais pressão.
a borboleta de maior di?metro deve ser qual?
o escape acho que vou usar mesmo 4x2x1 em vez do 4x1.
se eu deixar o escape mais livre usando 4x2x1 e borboleta de maior di?metro, mas mantendo os comandos originais, será que dá para levar a potência máxima para os 7.000 rpm ou seria besteira chegar nessa rpm?
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naum sei ai, mas aqui em porto alegre custa r$ 40,00 para balancear tudo, mas a mão de obra para desarmar todo motor sem necessidade é q naum sei se compensa. ja o trabalho do cabeçote naum pode custar mais do que r$ 400,00 ja com a mão de obra de abrir o motor, mas ainda se gasta uns r$ 160,00 com juntas. para abrir a borboleta aqui custa r$ 50,00 e a polia regulável mais r$ 80,00. bicos trabalhados em média r$ 15,00 cada e chip (h?brido) r$ 800,00 já o 16 bits uns r$ 300,00. continuo afirmando por experiencia própria que deverias usar álcool com uma boa taxa de compressão. se fizeres tudo com amor e carinho, usar um bom óleo sint?tico, velas frias, instalar uma partida a frio q naum custa mais q r$ 107,00 reais na concession?ria, e manter o tbi limpo com um filtro mais livre, vais fazer o bixo se mexer.
obs: borboleta naum se abre assim do nada. se ultrapassar o q o motor ta pedindo vc pode perder todo trabalho pois o motor naum enche como deveria e perde muito cfm ja no inicio. a velocidade do ar medida no sensor de velocidade dever? ficar louca. o melhor é naum mexer nisso ainda, talvez depois das novas configurações se assim precisares.
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jánior, andei dando uma espiada no vectraclube e lá vi muitos depoimentos dizendo que o ecotec 2.0 16v já é bem balanceado de fábrica, então vou cortar gastos e não vou balancea?ar o motor.
quanto ao corte, parece que a versão de 141 cv corta em 6.600 rpm, então acho que vou deixar em 7.000 rpm e usar as molas de válvulas originais e usar a bomba de óleo do vectra gsi/calibra que dizem ter mais pressão.
a borboleta de maior di?metro deve ser qual?
o escape acho que vou usar mesmo 4x2x1 em vez do 4x1.
se eu deixar o escape mais livre usando 4x2x1 e borboleta de maior di?metro, mas mantendo os comandos originais, será que dá para levar a potência máxima para os 7.000 rpm ou seria besteira chegar nessa rpm?
[snapback]251777[/snapback]
pode economizar na bomba de óleo e molas tbm… o astra corta a 6.300rpm, o meu está com corte a 6.800 e vai bem.... só que depois dos 6.000 ele perde muito de potência, por isso só justifica se vc melhorar ele (muito) de alta seja com cabeçote seja com comandos
só com corpo de borboletas e 4x1 a potência não deve subir nem pra 5.700
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o balanceamento do motor no meu caso (gm 8v) foi quase imperceptivel, pois a diferença no caso dos pistoes era inris?ria. ja volante, com conjunto de embreagem teve um leve acerto. as valvulas do cabeçote deve ter o angulo melhorado bem como trabalhar as guias e os c?lices das mesmas. eu aconselharia a usar alcool para obter melhor desempenho e nesse caso é melhor não polir o cabeçote. a taxa poderia ser de no mínimo 14,5:1 mas não sei se consegue-se chegar a isso num 16v. quanto a borboleta, isso depende do preparador e se o motor pede isso. acho q uma polia regulável é bem vinda ja q não existe um comando de válvulas melhor assim tão fácil. enquadrar o camando ja seria uma melhora significativa. fazer tuchos mecânicos com uma geometria nos balanceiros do cabeçote ja faria abrir mais as valvulas e consequentemente mais hps. mas tudo isso depende desde ja de um bom acerto do chip, onde o motor teria uma rotação util de no minimo 7.500 rpm. quanto ao colotor 4x1 cuidado. deve-se fazer um 4x2x1 mas algumas experiencias aqui comentadas já nao deram muito certo. o coletor dos 16v ja são bons por natureza. sei q o c20xe do calibra/vectra tem um coletor de inox original muito bom, mas nao sei se encaixa direito. depois de tudo faça um bom chip e trabalhe os bicos. acho q vais ter um desempenho bem empolgante e sem alardes.
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ai cara, o q vc quer dizer com isso? geometria dos balanceiros? ?