Melhor desempenho do cce positivo
-
não entendo muito de configuracao de micro mas sei dar meus pulos.
minha noiva adquiriu um desses micro cce positivo.
processador celeron, acho que 2.4, 256 ram, hd de 80 e linux.
como ela nao entende nada eu formatei o hd e instalei o windowns xp, só que o micro ficou super lerdo. pra ligar o micro é 5 min, pra desligar mesma coisa. pra abrir o word é uns 15s.
o micro só é usado pra ela ver os email a noite e pro irmao dela jogar uns joguinhos leves.
o que pode ser feiro pra melhorar? colocar win 98, aumentar a memoria?
-
magoo,
em qualquer situacao, memoria é a melhor opcao (ate pelo preco que se cobra atualmente, aqui no rj, pode-se comprar 1gb de memorias ddr 400 por menos de r$100,00)
da uma olhada na bios do micro, para ver se as opcoes estao devidamente configuradas (ex: habilitar o cache l1 e l2, e por ai vai).
o problema que esses micros populares tem uma qualidade sofrivel de pecas.
mas, o winxp, ta ligado a rede/internet banda larga ???
se nao estiver, desabilita a placa de rede, pois pode demorar esse tempo todo do boot pq o sistema ta procurando um servidor dhcp pra fornecer um ip.
qq coisa, manda uma msg ai.
abraco
-
celeron
vish…
coloque mais memoria...
no mais desencane de acelerar ele..
-
magoo,
em qualquer situacao, memoria é a melhor opcao (ate pelo preco que se cobra atualmente, aqui no rj, pode-se comprar 1gb de memorias ddr 400 por menos de r$100,00)
da uma olhada na bios do micro, para ver se as opcoes estao devidamente configuradas (ex: habilitar o cache l1 e l2, e por ai vai).
o problema que esses micros populares tem uma qualidade sofrivel de pecas.
mas, o winxp, ta ligado a rede/internet banda larga ???
se nao estiver, desabilita a placa de rede, pois pode demorar esse tempo todo do boot pq o sistema ta procurando um servidor dhcp pra fornecer um ip.
qq coisa, manda uma msg ai.
abraco
[snapback]633930[/snapback]
entao, vou tentar convence-la a colocar mais memoria mas nao sei se ela vai por. tem vez que esse micro fica uns 3 dias sem usar pq minha noiva para mais tempo no servião do que em casa.
a internet que ela usa é discada. nao reparei se a placa esta habilitada.
-
estranho, cce é que fornce os pc positivo???
minha namorada ganhou um p4 3.0 com 256mb e 80gb de hd tbm. tinha o win xp home, q mais parecia o win98.
formatei ele, tentei instalar o vista, mas ele precisa de no minomo 512mb de memoria, então coloquei o xp pro mesmo.
cara, aqui rodou liso, no com?eo deu até uma travadinha de video, ai entrei no site da positivo, coloquei o serial do pc dela e baixei todos os drivers (ja q ela pegou o pc usado e a pessoa nao tinha o cd de drivers)
funcionou liso, tá rapido, e ainda instalei o office 2007 (só word, powerpoint e excel) e ainda coloquei corel 12, photoshop 6 e uns joguinhos leves pro irmão dela.
não tive problemas.
outra coisa, no xp dela eu habilitei tudo, então tem os efeitos e visual do xp, a unica coisa q tirei foi o sombreado do mouse, cara isso deixa lerdo de um tanto q vc nao imagina.
-
estranho, cce é que fornce os pc positivo???
[snapback]633980[/snapback]
entao, confundi o nome. é somente cce. comprou nas lojas pernanbucanas.
falei pra ela aumentar a memoria mas essa hipotese esta descartada ja que esse micro é pouco usado. o lance vai ser tentar otimizar a configuracao dele mesmo.
-
não entendo muito de configuracao de micro mas sei dar meus pulos.
minha noiva adquiriu um desses micro cce positivo.
processador celeron, acho que 2.4, 256 ram, hd de 80 e linux.
como ela nao entende nada eu formatei o hd e instalei o windowns xp, só que o micro ficou super lerdo. pra ligar o micro é 5 min, pra desligar mesma coisa. pra abrir o word é uns 15s.
o micro só é usado pra ela ver os email a noite e pro irmao dela jogar uns joguinhos leves.
o que pode ser feiro pra melhorar? colocar win 98, aumentar a memoria?
[snapback]633925[/snapback]
algo de mto errado nesse pc.
tenho um celeron 700 (com 326 mb de ram e tudo on-board) rodando xp pro e ele abre o word em +- 5/6 segundos. pra iniciar e desligar leva +- 20 segundos.
-
algo de mto errado nesse pc.
tenho um celeron 700 (com 326 mb de ram e tudo on-board) rodando xp pro e ele abre o word em +- 5/6 segundos. pra iniciar e desligar leva +- 20 segundos.
[snapback]634007[/snapback]
esses 128 a mais fazem tooooda a diferença…
no mais é isso mesmo... memoria ram e no mais é isso...
e cuidado com anti-virus... procure um bem leve... pq norton e afins jah matam o pc... um celeron com 256 entao...
recomendo o avast
-
faz um famosos scandisk e depois um desfrag costuma ajudar
[snapback]634010[/snapback]
totalmente inútil…
-
esses 128 a mais fazem tooooda a diferença…
no mais é isso mesmo... memoria ram e no mais é isso...
e cuidado com anti-virus... procure um bem leve... pq norton e afins jah matam o pc... um celeron com 256 entao...
recomendo o avast
[snapback]634011[/snapback]
tem norton instalado sim. vou colocar outro pra ver se fica mais rapido.
-
-
pq?
magoo, realmente o norton é super mega pesado. tem anos que nao uso mais ele. agora to de avast e é perfeito. claro, ai coloca um noadware junto que fecha o pacote.
essa lentidão pode ser o norton mesmo.
[snapback]634098[/snapback]
scandisk
- nada mais faz que buscar no disco áreas de dados corrompidas (bad block). se ele achar ele tenta recuperar o dados e independente de conseguir ou não ele marcar no indice do disco para que não use mais aquela área do disco.
defrag (esse sim pode ajudar um pouco)
- quando se usa o windows ou qualquer outro s.o. e programa, constantemente se faz leituras e gravações. o que o defrag faz é reorganinzar o disco, meio que deixando tudo o que é usado junto, próximo no disco, para que durante a leitura dos programas/arquivos o braão de leitura do hd nao tenha que ficar ca?ando parte dos arquivos/programas pelo hd inteiro (indo e voltando no disco).
só que como a instalação do windows é nova, os dados já meio que estão organizados. ele vai se desorganizando com o uso constante, então como a instalação é nova (e os dados estão organizados) essa lerdeza é limitação de hardware mesmo.
o que ele pode fazer é colocar mais memória.
1 gb é o suficiente, mas não espere milagre, pois celeron é como se fosse os 1.0 da vida…
não anda...
e também não adianta colocar tipo 4gb de memória, já que se chegar nesse ponto de memória, o gargalo acaba caindo pro processador.
em resumo...
o processador é celeron e não tem milagre...
? lerdo por natureza...
-
verifique o udma veja se esta ativado, e instale os drivers certinho antes da controladora ide, aqui é tudo rapidinho aqui nao leva nenhum segundo para abrir o word, todas as tarefas do widnows abrem instntaneamente
minha configuração ?um duron 1800ghz 768 de ram, atravṍz do msconfig atravṍz da janela executar na guia inicializar desative os programas que vc instalou e que iniciem junto com o windows, vc tem 256 de ram mas pode estar compartilhando com a placa de video até 64mb de ram pois deve ser onboard ajudaria muito se vc pduesse comprar 1 pente de 1 giga de ram
-
bem lembrado a questão da placa de video onboard compartilhando a memória ram…
-
xp precisa de 256 pra rodar decentemente….nem inventa de rodar com 128 q so a inicializacao dele ja come isso
pra demorar este tempo absurdo, deve ter pau em algum driver q ele carrega na inicializacao..
faz um teste: entra em modo de segurança ou no mode de seguranca com rede e veja se a # na inicializacao e absurda.....
se for o caso, vc vai ter q descobrir qual driver ta te dando pau....entra np gerenciador de dispositivos (clica com o botao dire em meu computador, vai em hardware e seleciona o gerenciador de dispositivos)
inicialmente, desativa o hardware q vc descofia q ta dando pau ...se tiver icones do dispositivo com x vermelho ou é , quer dizer q o driver nao ta rolando e ativado...provavelmente teu pau esta lá...neste caso remove o hardware por esta tela, arruma o driver correto e reinstala na proxima reinicializacao do micro
depois disso, olha o q seu sistema traz na inicializacao (msconfig)...desativa algum processo q seja bem pesado e q vc nao precise a todo momento (por exemplo msnmsgr ,maldito messenger)
o chkdsk é util quando vc tem trilha truncada, etc...eu tenho o habito de desabilitar a indexacao da unidade de disco pra evitar erros da fat
como a galera bem lembrou...olha qto tem de video compartilhado...se vc deixou 128 pra placa de video, vai ter q se virar no xp com 128...isso sim e viver na ro?a..pendurado na memoria virtual