Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Water injection

Water injection

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
30 Posts 11 Posters 2.6k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • V Offline
    V Offline
    vr6
    escreveu em última edição por

:fiu: salve galera, tudo bom ?

espero q sim ehehe

entaum, esses dias tava conversando, e surgiu o assunto de injecao de agua nos motores, nao tem nada a haver com o lance do intercooler ok

e sim injecao no corpo de admissao dos motores, o assunto surgiu pois eu estava entre um grupos de amigos do clube v8 ao qual eu participo aki em campinas, eheh quem nao curte v8 pois é fiquei curioso a respeito, e depois apareceu uma revista oficina mecanica com o sistema eldebrok instalado num viper, a uns anos atras, e com otimos resultados parecidos como o do nitro

sei tbm q isso surgiu durante a 2?guerra mundial, pelos alemaes, como artificio de conseguir maior torque nos motores dos avioes, e q anos depois a passaram a usar nos carros, achei interessante o assunto e queria passar pra vcs, pq mesmo nao tento o marketing do nitro, talvez possa ser interessante pra nos ehehe

ou seja criar um sistema desse pros aps :olhos: :hauhau:

bom achei muito pouco material na net, mas quem tive ou sugestoes quem sabe, é so mais um artificio pra se conseguir potencia nesse mundo maravilhoso da preparacao ehehe

clique sobre imagem para ampli?-la

mais info

homepage

1 Resposta Última resposta
    • Z Offline
      Z Offline
      Zungalele

em vez de esfriar com água eu prefiro esfriar com o álcool do meu bico suplementar. :olhos:

• T Offline
        T Offline
        Tommy

bom…

essa injeção de água tem a finalidade de evitar batida de pino, e além de tudo isso, ela ajuda a elevar a taxa de compressão......ele atomiza a água, podendo ser direto na admissão, na entrada ou na sa?da do intercooler...

existem vêrios fabricantes desses sistemas, já vi em algumas revistas gringas a forma de instalação e parece ser bem simples....mas geralmente tão adicionando na água aquele optikleen, q tem alcool e tals, e melhora ainda mais o funcionamento do sistema

abraços

• F Offline
          F Offline
          fusca84

a agua, alem de esfriar, gera torque…

quando ela cai na camara de combustao quente, a agua vira vapor, ferve e se expande...

[]s

• T Offline
            T Offline
            Tshiii

não tem perigo de dar calão hidraulico???

• T Offline
              T Offline
              Tommy

existe um controlador microprocessado pra controlar o tanto de água injetado..

abraços

• V Offline
                V Offline
                vr6

não tem perigo de dar calão hidraulico???

[snapback]254096[/snapback]

:aaf: e qto a contaminação da agua no oleo do motor qdo usado o sistema acredito q seja consideravel, ou o fato dela evaporar, nao daria possibilidade de tal acontecimento ???

qto ao gerenciamento do bico injetor de agua é extrapolando ainda mais o assunto ehehe, usando bicos de combustivel e um gerenciador proprio é ? inviavel ou nao partir prum sistema mais simples, como um simples botao momentaneo ?

:^^: :^^:

• M Offline
                  M Offline
                  mephisto

:aaf: e qto a contaminação da agua no oleo do motor qdo usado o sistema acredito q seja consideravel, ou o fato dela evaporar, nao daria possibilidade de tal acontecimento ???

qto ao gerenciamento do bico injetor de agua é extrapolando ainda mais o assunto ehehe, usando bicos de combustivel e um gerenciador proprio é ? inviavel ou nao partir prum sistema mais simples, como um simples botao momentaneo ?

:^^:  :^^:

[snapback]254105[/snapback]

quanto a contaminar oleo, alcool na bomba tem agua tb, se contaminar sao os teus aneis indo pro pau …

injeta com bico de qualquer tipo, depende do uso

sobre calco hidraulico, mesma coisa q com combustivel , se quiser da calco igua ...

isso eh um recurso mttt bom, pra pra aumentar bastante a taxa na gasol

• T Offline
                    T Offline
                    Tshiii

mas.. sei lá…

pq usar agua??

pq não se usa então alcool mesmo???

se alcool em excesso faz perder potencia, pq a agua daria potencia, jah q ela nem queima?

• F Offline
                      F Offline
                      fusca84

mas.. sei lá…

pq usar agua??

pq não se usa então alcool mesmo???

se alcool em excesso faz perder potencia, pq a agua daria potencia, jah q ela nem queima?

[snapback]254196[/snapback]

pq agua é barata. pq a agua vai aumentar a taxa de compressao e resfriar a camara. pq a agua vai ferver ali dentro e a expansao dos vapores vai ajudar é mistura a empurrar o pistao.

[]s

• S Offline
                        S Offline
                        streit

nunca que a água vai ajudar a empurrar o pistão.

esse lance de injetar água serve da seguinte maneira:

qnd vc regula a injeção de combustável para uma queima o mais próxima possível da ideal, vc obtem mais potência com menor consumo. porém isso eleva demais a temperatura, chegando a estragar o motor e demais componentes. portanto aumenta-se a quantidade de combustável injetado, assim o excedente que não é queimado evapora-se roubando calor da c?mara mantendo tudo sob controle.

mas isso obviamente é um desperd?cio de combustável. se ao invós de combustável a mais, for jogado água, pode-se (teoricamente) ter uma queima ideal com uma temperatura controlada. usa-se água pois além de ter um custo baixo, ela rouba bem mais calor para se evaporar do que qqr combustável.

esse lance de aumentar taxa e ajudar a empurrar tb não tem nada a ver. a mol?cula da água é bem pequena, e é jogada uma quantidade muito pequena, nada que chegue a interferir na taxa de compressão. e a água rouba energia para se evaporar, não o contrário.

mas essa é uma solução meio tosca, visto que é preciso todo um sistema de injeção de água, mais um reservatério (uma coisa a mais para se preocupar).

no fim das contas o ganho em potência e economia não é nada significante. não compensa o investimento sob nenhum ponto de vista.

por isso que o álcool é uma benção para nés brasileiros. o problema é ser ref?m da vontade dos usineiros de cana.

• W Offline
                          W Offline
                          wagnerls

pra dar calco hidraulico precisa de uma quantidade muito superior ao injetado, e com a temperatura da camara, nao fica nem sombra do spray de agua que entrou.

eu tinha esta revista mas meu irmao fez o favor de emprestar num sei pra quem, num sei quando, num sei onde, advinha, ele me devolveu no dia de sao nunca. :^^:

alias, esse viper foi roubado logo apos ter feito a reportagem, tem uma nota na revista sobre o assunto. :^^: :)

abracos

wagner luis

:aaf:

• Z Offline
                            Z Offline
                            Zungalele

eu estou para dizer que é o alcool quem rouba mais calor para evaporar que a água.

esfreguem um pouco de álcool nas mãos e depois um pouco de água e sinta qual dos dois dá a sensação de mais gelado.

• C Offline
                              C Offline
                              coisa_triste

eu estou para dizer que é o alcool quem rouba mais calor para evaporar que a água.

esfreguem um pouco de álcool nas mãos e depois um pouco de água e sinta qual dos dois dá a sensação de mais gelado.

[snapback]254378[/snapback]

pensei a mesma coisa…

o alcool rouba o calor das superficies em contato mais rapido q a agua..

• C Offline
                                C Offline
                                coisa_triste

pensando melhor..

acho q deve ser por causa do preço…

agua mais barata q o alcool...

• F Offline
                                  F Offline
                                  fusca84

nunca que a água vai ajudar a empurrar o pistão.

entao vc diz, afirma e tem certeza de que a expansao dos vapores de agua dentro do cilindro nao contribuem em nada??

[]s

• S Offline
                                    S Offline
                                    streit

calor latente da água (vaporização): 540 cal/g

calor latente do álcool (vaporização): 204 cal/g.

conclusão, é necessário mais do que o dobro de álcool para retirar a mesma quantidade de calor que a água.

quanto a água vaporizar e exercer pressão sobre o pistão, não tem nada a ver. pois ela rouba calor e energia da c?mara de combust?o. por mais que ela se torne vapor e expanda, ela diminui a temperatura, ocasionando diminuição da exergia. mas digamos que pud?ssemos bular essa lei da termodin?mica, basta pegar uma tabela termodin?mica pra ver quanto de pressão é exercido por essa quantidade de vapor dáagua. depois que vc achar esse valor, ver? que é ridiculamente pequeno. então mesmo se isso fosse possível, seria irrisério.

• T Offline
                                      T Offline
                                      Tommy

achei

aquamist webpage

leiam…

abraços

• ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante

foi muito usado isso na 2?. guerra, nos aviões (q tb usavam blower) em manobras rápidas.

em carros, a holley comercializava a vara jection, que foi o que usaram no viper que o vr6 citou, q era de um amigo meu.

ah, esse viper alem da injeção de água, tinha nitro tb.

os fabricantes desse sistema de injeção de água usam o forte argumento de que a água é o melhor anti-detonante que existe.

• F Offline
                                          F Offline
                                          fusca84

calor latente da água (vaporização): 540 cal/g

calor latente do álcool (vaporização): 204 cal/g.

conclusão, é necessário mais do que o dobro de álcool para retirar a mesma quantidade de calor que a água.

quanto a água vaporizar e exercer pressão sobre o pistão, não tem nada a ver. pois ela rouba calor e energia da c?mara de combust?o. por mais que ela se torne vapor e expanda, ela diminui a temperatura, ocasionando diminuição da exergia. mas digamos que pud?ssemos bular essa lei da termodin?mica, basta pegar uma tabela termodin?mica pra ver quanto de pressão é exercido por essa quantidade de vapor dáagua. depois que vc achar esse valor, ver? que é ridiculamente pequeno. então mesmo se isso fosse possível, seria irrisério.

[snapback]254565[/snapback]

perfeito.

[]s

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários