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Paradigma do pneu largo.

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    Fluff
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    #10

    quem muito estuda, nada faz.

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      *Felipe*
      escreveu em última edição por
      #11

      quem muito estuda, nada faz.

      [snapback]642672[/snapback]

      juro que tava pensando agora em abrir um tópico pra falar mal da minha facul de engenharia…

      muito animador vc fluff... :todoido:

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      • F Offline
        F Offline
        Fluff
        escreveu em última edição por
        #12

        hehehehehehehe

        mas é real. o melhor estudo é a prática.

        base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

        não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

        a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

        1 Resposta Última resposta
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          *Felipe*
          escreveu em última edição por
          #13

          nunca

          rs

          esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :todoido:

          o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

          o assunto? força centr?peta. :todoido: bora fazer curva? rs

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          • S Offline
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            Sixspeed
            escreveu em última edição por
            #14

            eu ainda sou um dos que acredita no mito do pneu largo.

            esse teste não me convenceu em nada.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #15

              hehehehehehehe

              mas é real. o melhor estudo é a prática.

              base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

              não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

              a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

              [snapback]642707[/snapback]

              teoria não aperta parafuso….. por isso q estou montando meu motor com as próprias mãos. ja me surgiram situações e dúvidas que por mais q eu estudasse nunca acharia nos livros.

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Anderson Torres
                escreveu em última edição por
                #16

                discussão para engenheiro maluco mesmo viu…

                agora só falta falarem que não faz diferença ter uma perna 15 cm menor que a outra

                faz o teste porra, mete um pneu 145 e depois um pneu 195 no carro e sai para dar uma volta

                precisa ser tão estudioso para achar o resultado? acho que mesmo sem ter a pratica e sem saber de matem?tica, o resultado final vai estar claro para qualquer um.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  guabiroba
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  hehehehehehehe

                  mas é real. o melhor estudo é a prática.

                  base te?rica é bom ter sim. mas veja bem: base te?rica.

                  não adianta o caboclo ficar atrás de livro a vida toda e querer cantar de galo sem ter feito algo de verdade.

                  a gente sabe como a coisa é diferente. vc ja correu atras de fazer as paradas assim como eu corro. se fosse só teoria vc botaria fã nas coisas que a gente ja mandou fazer?

                  [snapback]642707[/snapback]

                  o problema não é nem esse. o problema é que nem a base te?rica o cara tem.

                  realmente o atrito não depende da área… para matériais não deform?veis. por isso não existe trem com roda tala larga, num faz diferença pois o atrito é metal/metal.

                  já no caso dos pneus o papo é outro, como explicou o zoega

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Feind
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    não h? relação da força de atrito com a área de contato e sim com a composição da borracha

                    parei de ler aqui.

                    se o autor da frase em questão mudou as le?s da f?sica em alguma passagem posterior do texto, me avisem.

                    caso contrário, acredito ter tomado a decisão certa.

                    1 Resposta Última resposta
                    • Z Offline
                      Z Offline
                      ZOEGA
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      eu não expliquei nada não, hehehe só transcrevi o texto…

                      mas é questão de lágica, qquer criança de 5 anos sabe que se colocar um pneu de carriola em um dragster vai patinar...

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        skazi
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        ummm

                        qr dizer entao que um dragster de 1500cv com pneu 175/70r13 remould tem tanta tração como um com pneus tala larga de competição???

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          Joel_RS
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          resumindo: a banda de rodagem é usada para transmitir o torque do motor ao solo (e não a potência). a banda é mais larga para reduzir a pressão sobre a borracha mais mole (esta sim, responsável pelo maior atrito), permitir que o pneu tenha uma durabilidade maior por ter mais borracha (borracha mole que se desgasta mais depressa) e propiciar tacos mais largos e menos profundos garantindo bom desempenho nas curvas.

                          ah tá, quem transmite a potência, o farol??? pqp, cada coisa…

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            PrEsA
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            putz… ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                            qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                            e quanto a corpo rigido ou não... basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                            testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças... eu testei e não dá... logo, a teoria está correta... mas... quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
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                              WEST
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              detalhe que o primeiro engenheiro está equivocado…

                              embora em experimentos de laboratério vc nota que a força de atrito não aumenta com o aumento da área, isso só é vêlido para corpos rígidos... no caso da borracha, mais área quer dizer maior atrito sim....

                              [snapback]642455[/snapback]

                              esse guri me dá orgulho :copa:

                              para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                              o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                              ///////////////\ superf?cie 1

                              ///////////////\superf?cie 2

                              obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem... ou melhor, vejam:

                              quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                              e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                              agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                              e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #24

                                putz…  ao contrário do pessoal aqui eu concordo com o que o 1o disse e assino em baixo (relativo ao pneu).

                                qto ao teoria ou prática, eu prefiro juntar os dois, hehehe

                                e quanto a corpo rigido ou não...  basta pegar qualquer um que conhe?a de materiais sabe que a area realmente em contato é muito menor (mais de 100vezes) que a macro medida...

                                testem cortar dois peda?os de borracha (um largo e outro metade) e utilize como freio em um eixo e veja se dá diferenças...  eu testei e não dá...  logo, a teoria está correta...  mas...  quem quiser testa, quem não quiser acredita no q quiser.

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                                poxa e o pessoal gastando aquela borracha toda nos dragsters, podiam estar andando de 145 com o mesmo resultado…

                                ser???

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  nunca

                                  rs

                                  esses dias gerei uma pol?mica no laboratério de f?sica experimental… mas tudo pq eu tinha visto acontecer diferente na prática.. :copa:

                                  o comentário final do professor foi: infelizmente, na prática a teoria é outra. e como eu não tenho a prática nisso que vc ta falando, não vou defender tanto a minha tese .. kkkkkkkkkkkkkkkk

                                  o assunto? força centr?peta. :ppteam: bora fazer curva? rs

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                                  já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    esse guri me dá orgulho :copa:

                                    para superf?cies rígidas, o atrito não depende mesmo da área, salvo se forem extremamente polidas.

                                    o fen?meno acontece no nível microsc?pico, estamos falando de rugosidade… o que vemos a olho nu é a área aparente de contato, mas não a área real. as superf?cies se encostam assim:

                                    ///////////////\ superf?cie 1

                                    ///////////////\superf?cie 2

                                    obviamenente a coisa não é assim regular e bonitinha, tanto na altura, grossura e distribuição dos picos, então imaginem...  ou melhor, vejam:

                                    quando os corpos se encostam, os picos se amassam ligeiramente, e o tanto que eles vão amassar depende da pressão de contato, a qual depende da área. no fim uma coisa acaba compensando a outra, se a área aparente é menor a pressão será maior, então a área real de contato aumenta e por isso diz-se que a força de atrito não depende da área.

                                    e de fato não depende… se pegarmos um paralelepopedo de material rígido, com 3 áreas diferentes para cada cada par de faces paralelas, e o arrastarmos por uma superf?cie rígida, a força não muda para cada face do paralelepopedo.

                                    agora falando em pneus, a história é outra a borracha deforma e ocupa os espaços das rugosidades da superf?cie dura, tão mais quanto mais mole for. sendo assim a área real de contato é proporcional é área aparente.

                                    e o tal do engenheiro que escreveu a primeira matéria equivocou-se redondamente :ppteam:

                                    []s

                                    [snapback]643049[/snapback]

                                    ae, um cara que não teve preguiça de explicar, ao contrário de minha pessoa. :copa:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #27

                                      já que a moda é desvirtuar, qual o problema com a força centr?peta? é tudo questão de referencial…

                                      [snapback]643051[/snapback]

                                      n?s tinhamos o mesmo referencial, porém, ele com a teoria e eu com a prática.. rs

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        #28

                                        quem faz magica é pneu de moto

                                        tem umas coisas legal nesse doc

                                        http://mc.bridgestone.co.jp/pdf/mcintroe.pdf

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
                                          P Offline
                                          PrEsA
                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          poxa e o pessoal gastando aquela borracha toda nos dragsters, podiam estar andando de 145 com o mesmo resultado…

                                          ser???

                                          [snapback]643050[/snapback]

                                          mas e o desgaste?? nos primeiros 10 metros haviam acabado os pneus….

                                          e em dragster temos o fator altura do ombro, que serve como um amortecedor e ajuda na tração.... e se não tiver largura o pneu não consegue estabilidade...

                                          1 Resposta Última resposta

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