Curso de mecânica no senai
-
ontem um amigo me deu a dica de fazer curso de mecânica pra quem sabe mais pra frente tirar uma grana.
do site tirei esses descritivos:
mecânico de manutenção de veículos automotores a gasolina e álcool
unidade: centro tecnol?gico automotivo senai
endere?o: travessão solferino , 501 cruzeiro
cidade: caxias do sul
estado: rs cep: 95076-420
ddd: 54 fax: 3212-2233 telefone: 3212-2233
e-mail: [email protected] os cursos oferecidos capacitar profissional para o seguinte perfil : executar em bancada operações de limar, dobrar, serrar, tra?ar, raspar, lixar, furar, escarear, desempenar, roscar com machos e tarraxas, calibrar furos com alargadores, extrair parafusos quebrados; executar a revisão e reparação dos sistemas de: freios, suspensão, direção, transmissão, eletroeletrúnico, sistemas de conjunto móvel, lubrificação, distribuição, arrefecimento, alimentação, ignição dos motores de combustão interna de autom?veis e veículos similares utilizando ferramentas específicas e gen?ricas procedendo a limpeza de peças e componentes conforme o preconizado pelos fabricantes, para assegurar condições satisfatérias de funcionamento; utilizar paquémetro, micr?metro, goni?metro, relógio comparador, verificador de folgas, torquêmetros, dinam?metros e equipamentos para regulagem de motores e afins; confeccionar ferramentas específicas para manutenção de veículos; afiar ferramentas de uso manual; ler e interpreta desenhos mecânicos, catálogos e boletins técnicos de veículos automotores e similares; operar aparelhos de soldagem, processos eletrodo revestido, oxig?s, a ponto e mig/mag; possuir noções sobre: de hidr?ulica, pneum?tica, forjamento e tratamento térmico, eletricidade e do princ?pio de funcionamento dos componentes eletroeletrúnicos dos sistemas referidos de veículos automotores; controle e or?amento de serviços, higiene e segurança do trabalho e fundamentos da qualidade total e inform?tica (windows, excel); executar a regulagem de motores do ciclo otto. duração: 800 h.
montador de sistemas de suspensão, direção, freio, transmissão e eletrúnico de veículos automotores
sobre os cursos oferecidos capacitar profissional para o seguinte perfil : executar em bancada operações de limar, dobrar, serrar, tra?ar, raspar, lixar, furar, escarear, desempenar, roscar com machos e tarraxas, calibrar furos com alargadores, extrair parafusos quebrados; executar a revisão e reparação dos sistemas de: freios, suspensão, direção, transmissão, eletroeletrúnico de autom?veis e veículos similares utilizando ferramentas específicas e gen?ricas procedendo a limpeza de peças e componentes conforme o preconizado pelos fabricantes, para assegurar condições satisfatérias de funcionamento; utilizar paquémetro, micr?metro, goni?metro, relógio comparador, verificador de folgas, torquêmetros, dinam?metros e equipamentos para regulagem de motores e afins; confeccionar ferramentas especif?cas para manutenção de veículos; afiar ferramentas de uso manual; ler e interpretar desenhos mecânicos catélagos e boletins técnicos de veículos automotores; possuir noções sobre: o processo de soldagem, eletrodo revestido, mig/mag, oxig?s e a ponto, hidr?ulica, pneum?tica, forjamento e tratamento térmico, eletricidade e do princ?pio de funcionamento dos componentes eletroeletrúnicos dos sistemas referidos de veículos automotores; controle e or?amento de serviços, higiene e segurança do trabalho e fundamentos da qualidade total e inform?tica (windows, word, excel). duração: 800 h.
ajustagem para manutenção de veículos automotores (b?sico)
capacitar profissional para o seguinte perfil : executar em bancada operações de limar, dobrar, serrar, tra?ar, raspar, lixar, furar, escarear, desempenar, roscar com machos e tarraxas, calibrar furos com alargadores, extrair parafusos quebrados; utilizar paquémetro, micr?metro, goni?metro, relógio comparador, verificador de folgas, torquêmetros, dánam?metros para regulagem de motores e afins; confeccionar ferramentas específicas para manutenção de veículos; afiar ferramentas de uso manual; ler e interpretar desenhos mecânicos e catálogos técnicos; possuir noções sobre o processo de soldagem, eletrodo revestido, mig/mag, oxig?s e a ponto; possuir noções de hidr?ulica, pneum?tica, forjamento e tratamento térmico; possuir noções de eletricidade/eletrúnica; possuir noções sobre controle e or?amento de serviços; possuir noções de higiene e segurança do trabalho e fundamentos da qualidade total; possuir conhecimentos b?sicos de inform?tica (windows). duração : 400 h.
eu sei que pra saber tem que mexer aprender ser um profissional mas o q vcs me dizem do senai?
valeu
-
minha opnião: não vale a pena
? o tipico lugar que te ensina a linha a marquinha da polia com a face do cabeçote, enquando deveriam ensinar enquadrar um comando.
-
minha opnião: não vale a pena
? o tipico lugar que te ensina a linha a marquinha da polia com a face do cabeçote, enquando deveriam ensinar enquadrar um comando.
[snapback]644235[/snapback]
senai vale como curso p/ quem quer aprender a trocar peças e receber um diplominha. o pior de tudo é q a maioria absoluta das grandes oficinas contratam pessoas assim…aos montes.
-
minha opnião: não vale a pena
? o tipico lugar que te ensina a linha a marquinha da polia com a face do cabeçote, enquando deveriam ensinar enquadrar um comando.
[snapback]644235[/snapback]
senai vale como curso p/ quem quer aprender a trocar peças e receber um diplominha. o pior de tudo é q a maioria absoluta das grandes oficinas contratam pessoas assim…aos montes.
[snapback]644418[/snapback]
nao acho isso, eu pretendo trabalhar com mecanica, em qual outro lugar sem ser o senai poderia fazer curso??? o senai ensina muito bem sim, mas como qqr outro curso, vc nao vai sair de la sabendo tudo… ele abre a tua mente, e tu corre atraz do resto...
fiz um curso de 3 semanas sobre tecnologia basica do motor so pra ver se gostava msm... e alem de aprender a alinhar a marquinha da polia com a face do cabecote.. o professor falou sobre enquadramento do comando, tempo da valvula abrir, fechar, e tals.. mas nao entrou muito em detalhes... ano que vem vou fazer curso de tecnologo no senai, sao 2 anos e meio... e nesse sim e pra aprender enquadramento do comando e tudo mais... pq esse e pra virar engenheiro hauhau
-
bom, eu creio que valha a pena, principalmente se você é leigo no assunto.
senai vale como curso p/ quem quer aprender a trocar peças e receber um diplominha. o pior de tudo é q a maioria absoluta das grandes oficinas contratam pessoas assim…aos montes.
[snapback]644418[/snapback]
mas, carol, parando pra pensar… preparação nada mais é que um ajuste fino num motor, ou até ajust?-lo de forma diferente, etc...
dificilmente existir? um curso sobre isso. cada mecânico tem a sua manha pra dar uns 5, 10, 20, 50cv a mais num motor...
-
mas, carol, parando pra pensar… preparação nada mais é que um ajuste fino num motor, ou até ajust?-lo de forma diferente, etc...
[snapback]644759[/snapback]
? e não ?. ajuste fino é mais a parte de acerto. ja preparação seria a otimização do motor com alteração/adição e/ou troca de componentes. isso num curso de mecânica não é ensinado. ali se aprende (por exemplo) q a melhor vela é a q vem no carro, e q fora isso qq coisa é errada.
-
amigo meu fez o curso, e saiu sabendo menos doq eu
pelo menos agente conversava de igual pra igual
fui trocar um comando eu e ele, perdi um cabeçote pq ele nao manjava nada
a unica coisa q vc aprende pelo menos no senai daqui eh desmontar cambio de rural, pq nem carro atual tem pra mexer
e o pior eh q muita gente de são bernardo, são paulo, vem buscar a mlkada aqui no senai de santos, pq dizem ser uns dos melhores
se quiser aprender e nao quiser diploma, se enfia em uma oficina e fica fazendo perguntas sempre q vc nao intender alguma coisa, eu aprendi bastante assim no tempinho q meu carro ficou parado
-
onde existe um curso bom mesmo então???? pq pelo que eu sei é igual a carol falou (? pra arranjar um diplominha) senai é só o basicão do basicão
tem um amigo que é formado pelo senai e nem entende nada só sabe trocar peças e olhe lá (será que é o aluno ??? )
quero indica?ao tb de um bom curso de mecânica e preparação chegar no senai,e pagar pra aprender muito mal o que já tou cansado de saber é foda; só pra ter um diploma pra ter que seje logo um fodão e aprender muiiita coisa pra valer o $$$
[] s
-
senai vale como curso p/ quem quer aprender a trocar peças e receber um diplominha. o pior de tudo é q a maioria absoluta das grandes oficinas contratam pessoas assim…aos montes.
[snapback]644418[/snapback]
apoiado
fiz um curso de 3 semanas sobre tecnologia basica do motor so pra ver se gostava msm… e alem de aprender a alinhar a marquinha da polia com a face do cabecote.. o professor falou sobre enquadramento do comando, tempo da valvula abrir, fechar, e tals.. mas nao entrou muito em detalhes… ano que vem vou fazer curso de tecnologo no senai, sao 2 anos e meio... e nesse sim e pra aprender enquadramento do comando e tudo mais... pq esse e pra virar engenheiro hauhau
[snapback]644736[/snapback]
? disso que eu estou falando não entrou muito em detalhes . nos dois lugares que eu estudei, ficamos praticamete 1 mes falando somente de enquadramento de comando.
obs: estou citando enquadramento de comando porque é algo mais antigo que meu pai e que dificilmente se vê um mecanico fazendo hoje. qualquer mecanico de respeito tem, pelo menos, um disco de grau na sua oficina e hoje os mecanicos nem sabem pra que serve isso lamentável…....
onde existe um curso bom mesmo então????
[snapback]645053[/snapback]
não estou aqui para fazer propaganda de ninguem, mas eu iniciei meus estudos na tecnomec (www.tecnomec.com.br) e digo que a cada novo curso que abrirem lá eu farei
-
não estou aqui para fazer propaganda de ninguem, mas eu iniciei meus estudos na tecnomec (www.tecnomec.com.br) e digo que a cada novo curso que abrirem lá eu farei
[snapback]645149[/snapback]
parece bem interessante. e é mais curto que o do senai.
-
a unica coisa q vc aprende pelo menos no senai daqui eh desmontar cambio de rural, pq nem carro atual tem pra mexer [snapback]645020[/snapback]
aqui no senai da tijuca onde eu fiz, os carros sao fox, golf, palio g3, vectra novo, idea, ducato, picasso, parati g3 e por ai vai, esses sao os que me veio na cabeca agora…
-
eu ia fazer mecanica automotiva no senai mas achei melhor não
agora estou fazendo técnico em mecatrúnica na puc
to curtindo bagarai, soh que eh puxad?o
-
vale a pena sim , lá ensinam mecanica de carros originais e atuais , pelo menos no senai de ribeirão preto existem carros atuais e motores em bancada de todos os tipos , tem até v8 de bmw , é um bom in?cio , depois vc procura a powertrain , prado powerchips e por aí vai se expecializando em preparação.
td começa pelo b?sico msm..