Pagani zonda f - o novo rei de nérburgring
-
_well now there is a new king at the nurburgring nordschleife, and it?s called the pagani zonda f clubsport.
the amazing light and fast pagani zonda f clubsport has taken the title from the porsche carrera gt as the fastest production car to lap the nurburgring. coming in at 7:27:82 the pagani zonda f clubsport beat the carrera gt?s time of 7:28.
this pagani is powered by a 7.3 liter v12 engine producing an outstanding 641 horsepower._
-
nem fufu a nissan bate esses supercars
[snapback]653173[/snapback]
ser??
7:28 - pagani zonda f clubsport, 650 ps/1230 kg (09/07)
7:28 - porsche carrera gt, 612 ps/1380 kg, walter r?hrl, (autobild 07/04)
7.32 - porsche carrera gt (sport auto trophy, driven by horst von saurma)
7.32 - porsche 997 gt2 2008 (motor authority, autobild, driven by walter r?hrl, complaining after the lap that he had to pass eleven other cars ich musste elf autos ueberholen ))
7:34 - koenigsegg ccr, 806 ps/1140 kg (cold conditions), horst von saurma (sport auto), oct 17-18 2005
7:38 - nissan gt-r, 480ps/1720kg (nissan 10/07), (video)
tá a 4s do koenigsegg, 6s do 997gt2, e a 10s do carrera gt e do zonda.
os outros carros famosos que não aparecem na lista, é pq tem tempo mais lento.
carros como ford gt, mercedes slr, veyron, 997 turbo, 997gt3 rs, murcielago, gallardo, 599 gtb, f430…
todos superados pela nissan, com a 1a versão do novo carro deles.
certamente vai vir uma v-spec, e ai muito provavalmente mais alguns vão entrar nessa listinha...
-
se isso aí for mais rápido que um 911 turbo eu sou o jack bauer.
[snapback]662300[/snapback]
pois é…
eu quero ver o tempo da versão de produção no ring...
o porsche é mais forte, mais leve, tem tração nas 4 tb e além disso foi todo desenvolvido lá...
e eu não vim em lugar nenhum esse carro sendo uma unanimidade no quesito bater porsche 911, m3, m5, etc.
ali?s, com esse peso todo eu peão truco
[snapback]662302[/snapback]
nem fufu a nissan bate esses supercars
[snapback]653173[/snapback]
apresentando o novo rei de nérburgring:
7:25 nissan gt-r v-spec
7:27.82 pagani zonda f clubsport
7:28 porsche carrera gt
7:32.02 porsche 997 gt2 2008
7:34 koenigsegg ccr
7:38.54 nissan gt-r
7:39 porsche 997 gt3
7:40 mercedes-benz slr mclaren
7:40 bugatti veyron 16/4
e isso custando aproximadamente 1/10(sim, um décimo) do preão do segundo colocado.
com esse carro, a nissan destruiu a tudo e a todos.
por mais que doa a alguns, a nissan é o novo benchmark para superesportivos.
-
?…a gente subestimou o q um computador pode fazer na tocada de um carro...
só pra constar, na car & driver e road & track do mês passado, se não me engano, saiu o teste desse carro, na c&d comparando com corvette z06 e porsche gt2...ele acabou ganhando o comparativo pq andou mais no teste em pista e pelo preão (pouca coisa mais barata q o z06)...na revista os pontos fracos do carro foram o excesso de peso (o mais pesado dos 3) e o excesso de dispositivos eletrúnicos, que ajudam a virar tempo baixo, mas atrapalham se vc quer guiar o carro no modo old school , fazendo derrapagens controladas e corrigindo no braão as traseiradas ou sa?das de frente
o carro ficou excelente, mas ainda assim não consigo ter simpatia por ele
-
-
computador não vira tempo sózinho.
o que vira tempo é suspensão, transmissão, motor e carroceria num nível state of the art.
o carro não faz derrapagem controlada nenhuma pelo simples fato de não derrapar.
e você não precisar corrigir no bra?o coisa alguma, pois na mão de um bom piloto o carro segue perfeitamente na traget?ria e simplesmente não tem o que corrigir.
o pacote todo é forte e o recorde do ring é o reflexo disso.
os japas acabaram com a m?tica que envolve os ultra superesportivos e as marcas tradicionais, ou seja, acabou com o melhor carro que a porsche já produziu e de quebra levou pra vala o zonda.
os japas venceram, com ou sem a sua simpatia, rs…
e de quebra o valor do carro é dinheiro de pinga perto dos concorrentes, que na verdade nem concorrentes são, apenas viram tempos próximos.
-
computador não vira tempo sózinho.
o que vira tempo é suspensão, transmissão, motor e carroceria num nível state of the art.
o carro não faz derrapagem controlada nenhuma pelo simples fato de não derrapar.
e você não precisar corrigir no bra?o coisa alguma, pois na mão de um bom piloto o carro segue perfeitamente na traget?ria e simplesmente não tem o que corrigir.
[snapback]684889[/snapback]
releia o q eu escrevi e vai ver q eu disse exatamente isso, e isso foi exatamente colocado como um ponto ruim pra quem gosta de controlar o carro apenas usando a técnica e a experiencia de pilotagem….esses artif?cios eletrúnicos que fizeram com q esse carro virasse tempo são os mesmos que capam a tocada pura, sem maquiagens...se a nissan quisesse, apenas com mapas, dados de satélite e uma análise rápida do asfalto em cada trecho da pista, eles fariam um carro que andaria sozinho no ring e viraria o melhor tempo possível dentro da capacidade do carro
sem desmerecer todo o conjunto, q foi muito bem projetado, mas state-of-the-art em um carro dito superesportivo com mais de 1700 kg não é state-of-the-art nem aqui nem no vietn?, independente se o carro é ser japon?s, alemão, italiano, ianque ou a nacionalidade que vc quiser
o pacote todo é forte e o recorde do ring é o reflexo disso.
os japas acabaram com a m?tica que envolve os ultra superesportivos e as marcas tradicionais, ou seja, acabou com o melhor carro que a porsche já produziu e de quebra levou pra vala o zonda.
os japas venceram, com ou sem a sua simpatia, rs…
e de quebra o valor do carro é dinheiro de pinga perto dos concorrentes, que na verdade nem concorrentes são, apenas viram tempos próximos.
[snapback]684889[/snapback]
a minha simpatia ou antipatia pelos carros japoneses pouco importa, eu apenas expressei a minha opinião, ou eu não posso fazer isso pq tenho um gol vêio? pelo jeito o ioca está retornando…
agora, se a nissan tirar toda a tralha eletrúnica que faz com q o carro fique parecido com um jogo de videogame (não é mera coincid?ncia, já q até a polyphony, que desenvolve a série gran turismo, participou do projeto do carro) e botar pra virar tempo melhor do q esses carros q não possuem qualquer tipo de aux?lio e nem tração nas 4 rodas, aí eu volto aqui e falo q os japoneses aprenderam a fabricar supercarros de verdade...
-
não se trata apenas de meter o pau no carro de gra?a, mas ele, assim como todos os outros, tám pontos positivos e negativos, e fechar os olhos pra isso é ser burro…assim como falar q ele é o ultimate superespotscar é exagero
se for falar de custo/benefício, aí a história muda e eu concordo que ?, disparado, o melhor de todos, pra classe de carros q ele concorre
até a mclaren f1, que foi um carro projetado sem olhar pra custos, tám defeitos, imagina um nissan que será fabricado em série, com os custos sendo considerados no projeto do carro...
-
o conjunto compreende: os 1700kg, o motor, a suspensão, a transmissão, a carroceria, a eletrúnica embarcada e 4 pneus/rodas.
se o carro tem 1700kg, foi uma opção da nissan, é o projeto da nissan.
isso pouco importa.
o que importa é que o conjunto que eles fizeram é mais rápido que o conjunto de qualquer outro fabricante, seja ele italiano, alemão, chines, renomado, desconhecido ou lend?rio.
eles não tem que tirar nada, adicionar nada.
o carro é esse e o tempo é esse.
por lágica simples, quem tem que aprender algo é quem está atrás na tabela.
e se um carro que é o mais rápido do ring mesmo sendo muito mais pesado que os concorrentes não emprega engenheria state of the art, quem então emprega?
o segundo colocado? ultraesportivo ex?tico lighweight hi-power?
ou o terceiro colocado? simplesmente o porsche mais foda ever?
a nissan simplesmente tira onda.
o carro deles é totalmente novo, pesad?o, rid?culo de barato e mesmo assim dá pau em todos.
tá na hora da engenharia da porsche começar a jogar playstation…
ps. ter ou não defeitos não muda o fato de que o gt-r é o atual benchmark para superesportivos da atualidade.
e isso sendo um esportivo.
-
eletrúnica não é state-of-the-art…pra saber se o resto do conjunto age como deveria, ou a eletrúnica é que dá um jeito de segurar o carro na pista, só se o carro andasse com tudo isso desligado...como isso nunca acontecerá, nunca se saber? até q ponto é mérito do carro e do depto. de engenharia da nissan e a partir de onde entra o mérito dos desenvolvedores de software...
eu concordo q, com isso, as outras empresas procurarão aperfei?oar ainda mais seus carros, mas, por outro lado, o mercado deles não é o mesmo desse nissan justamente por causa do preço...e pela fama já constru?da, eles não deixarão de perder clientes
-
tudo é mérito do carro, porque a eletrúnica faz parte do projeto desse carro. esse é o ponto.
não existem mais lotus 7 por ai. engenharia automobilistica do sóculo 21 engloba engenharia mecânica e eletrúnica trabalhando juntas.
logo, refinamento eletrúnico de ponta também é engenharia state of the art.
afinal, os engenheiros da nissan não colocaram um computador no carro para jogar counter strike ou para emular master system.
a eletrúnica está ali para trabalhar em conjunto com a parte mecânica e otimizar os resultados.
como eu já disse lá atrás, a eletrúnica faz parte do pacote chamado gt-r, que por sua vez é forte.
e não faz sentido ficar martelando nessa tecla da eletrúnica e ainda mais na da tração integral. não em pleno sóculo 21.
o 997tt também tem assist?ncia eletrúnica de ponta, tração integral, uma boa potência e emprega engenharia do mais alto nível. porque ele não consegue os mesmo resulados ?
e se for entrar no mérito da tração, porque a porsche, que tem um know-how absurdo em tração integral, quando tem que fazer as versões mais apimentadas de seus carros(gt2) recorre a tração traseira?
porque quando decidiu fazer o seu carro state of the art optou por tração traseira?
para derrapar e agradar aos entusiastas eu garanto que não, uma vez que a porsche se baseia antes de mais nada num compromisso muito claro com a performance. não é uma marca marketeira. é uma fabricante de carros rápidos e competitivos.
tração traseira oferece menos perda de potência na transmissão, melhor distribuição de peso e menor peso total.
e uma vez optado por esta solução, os engenheiros tratam de desenvolver um conjunto adequado.
e funciona, vide o tempo que esses carros viram.
não existe roubalheira nem caminho mais fácil.
o que existe é projeto e compromisso.
o gt-r é um esportivo, e segue uma receita tá…. de esportivos modernos.
a única coisa até.... nessa história é que ele é mais rápido que os superesportivos.
-
e antes que fique parecendo que a comparação é entre um disco voador e um caterham, vale a pena deixar registrado que tanto o zonda como o carrera gt apresentam pesada eletrúnica embarcada.
abs, controle de tração, controle de estabilidade e cia.
não é como se fossem dois monstros old school, uma f40 ultra potente, por ex.
não é necessário o schumacher ou o senna para pilotar e ninguém sai do carro quase desmaindo de cansasso nem nada do gen?ro…
são carros modernos e bem equipados, como todos os outros colocados nessa lista.
todos contam com aux?lios eletrúnicos, só que obviamente eles não são tão bons quanto os da nissan.