Diferencial auto-blocante
-
huuuuuuuuuuuuuuum… é verei isso. pq não quero arriscar de comprar um de larga escala na qual as chances de dar problemas são maiores. verei tbm se meu preparador faz isso ou se tem alguém q faça pra ele.
mas então tem como pegar o meu diferencial e tranform?-lo num autoblocante.
[snapback]256559[/snapback]
veja se ele sabe fzr certinho, se ele vai te dizer a carga usada e tal.
qualquer diferencial pode ser alterado pra blocante.
e que coisas foram essas que ele fez?
eu não sou fã de diferenciais auto-blocantes com taxa tão alta. a razão é simples: é perigoso. eles aplicam muita força nas duas rodas ao mesmo tempo, o que é um risco para carros de tração dianteira.
infelizmente, o que pouco se vê por aqui são diferenciais de deslize controlado, vulgo lsds. eles transferem a força para a roda com mais tração, chegando a transferir mais de 80%. em números, ao invós de dividir entre as rodas, digamos, 70% da força, ele consegue aplicar 70% na roda externa e 30% na interna, numa curva.
lsds funcionam tão bem que o focus rs, vendido na europa, é um carro incrivelmente rápido em circuitos fechados, apesar de ter somente 200 e poucos cavalos. outros exemplos de aplicação? diferenciais traseiros de esportivos, centrais e traseiros de esportivos 4x4, etc.
corte de um diferencial de deslize controlado
diferencial original para caixa 02m, de 6 marchas, da vw (original com bloqueio de 20%)
diferencial quaife para caixa 02m da vw
[snapback]256624[/snapback]
o lance da carga varia com o tipo de utilização do carro e tb sobre a potência do motor. com baixa carga e muita potência não te ajuda em arrancadas, pois patina muito facilmente. qual a carga do blocante que vc usa? ja teve algum tipo de problema com carga alta no teu carro?
o da ultima foto usa uma capa (luva), como os feitos em sp. essa luva tem mais função além de fechar o miolo, serve como um cal?o.
o da primeira foto lembra bem como é feito la na rr, justamente com mais engrenagens e com possibilidade de ajuste na carga.
quanto as diferenças, só vc estando do lado dele quando o dif esta sendo alterado, ai te explica as diferenças entre o dele e o do sapinho e te mostra onde e o que foi melhorado. a diferença é grande, qualquer pessoa só de olhar ja entende o pq.
-
e esses diferenciais 70% blocantes vendidos nas lojas de prepara?ao…
média de r$ 250,00.
funcionam ? vale a pena comprar ?
[snapback]256823[/snapback]
se for feito na forma gen?rica (como geralmente ?), até funciona, mas a carga vai caindo com o tempo/uso. ai vc vai abrir e ja precisa trocar algumas peças, recalibrar e recomeçar o ciclo todo.
-
veja se ele sabe fzr certinho, se ele vai te dizer a carga usada e tal.
qualquer diferencial pode ser alterado pra blocante.
o lance da carga varia com o tipo de utilização do carro e tb sobre a potência do motor. com baixa carga e muita potência não te ajuda em arrancadas, pois patina muito facilmente. qual a carga do blocante que vc usa? ja teve algum tipo de problema com carga alta no teu carro?
o da ultima foto usa uma capa (luva), como os feitos em sp. essa luva tem mais função além de fechar o miolo, serve como um cal?o.
o da primeira foto lembra bem como é feito la na rr, justamente com mais engrenagens e com possibilidade de ajuste na carga.
quanto as diferenças, só vc estando do lado dele quando o dif esta sendo alterado, ai te explica as diferenças entre o dele e o do sapinho e te mostra onde e o que foi melhorado. a diferença é grande, qualquer pessoa só de olhar ja entende o pq.
[snapback]256789[/snapback]
a primeira e a terceira foto são da mesma peça. e não existe uma capa nem cal?o. aquilo é uma carca?a completa, que cobre o diferencial todo e fica parafusada na coroa. pode olhar o corte com mais atenção que você vai ver direitinho. (? por isso que adoro cortes )
você tem fotos do diferencial da rr? nunca vi autoblocante com mais engrenagens. a maneira conhecida de blocar um diferencial é embuchando ele, e as buchas não se desgastam com o tempo. pelo menos não que dá para perceber assim, como você falou.
-
a primeira e a terceira foto são da mesma peça. e não existe uma capa nem cal?o. aquilo é uma carca?a completa, que cobre o diferencial todo e fica parafusada na coroa. pode olhar o corte com mais atenção que você vai ver direitinho. (? por isso que adoro cortes )
você tem fotos do diferencial da rr? nunca vi autoblocante com mais engrenagens. a maneira conhecida de blocar um diferencial é embuchando ele, e as buchas não se desgastam com o tempo. pelo menos não que dá para perceber assim, como você falou.
[snapback]256911[/snapback]
to falando de diferencial pra gol, onde ali os caras colocam a tal capa/cal?o.
vai la na oficina do sapinho. se vc conseguir acesso é oficina deles, vai saber do que eu to falando.
ou então, até mesmo em carrinho de r/c da tamiya vc encontra tudo ja prontinho em kit de upgrade de diferencial.
essa marca reproduz fielmente os carros de verdade em seus kits mais simples. ja nos kits de competição, os difs se assemelham aos do tipo spool , só que com regulagem de pressão com pré carga central no cubo dos semi-eixos e esferas deslizantes.
quanto ao miolo (na foto em corte) não tem nada a ver com um dif de gol, somente existe a igualdade de funções em peças diferentes.
apenas fiz um comparativo valido, pra mais gente ter ideia.
quanto a bucha que vc disse, esse é tipo de dif gen?rico tambem. e ainda vão mais peças alem dos simples cal?os.
pesquisa um pouco mais e talvez vc encontre.
as fotos de como é feito esse dif na rr eu não tenho. te adianto que vai mais peças, parte delas feitas no torno. vi vêrios sendo feitos, até ja sei como fzr.
o reinaldo pediu pra não tirar fotos dessa parte, pois ele ralou pra chegar naquele ponto e não quer entregar o macete assim de mão beijada. paciência, respeitei o pedido, pois eu tava dentro da oficina dele né.
não que o cara seja daqueles que são cheios de segredos e metidos a sabichão. ele faz tudo ali na sua frente na maior calma e transpar?ncia. vc pode ver como é feito. agora, fzr igual ou melhor que ele é dificil heim…não é pra qualquer um não.
-
ah, responde minha pergunta sobre carga, q ta ali do post q vc citou.
[snapback]256926[/snapback]
nunca tive problemas no seco, só na chuva, o que é até normal. pelo menos o carro tem força para se segurar, e consegui manter o controle na situação.
a questáo, ka, é que diferenciais abertos são mais seguros, pois nas curvas uma roda tenta tracionar e a outra oferece a tração lateral que segura o carro. você não vai acelerar muito, mas também vai ter mais tempo para perceber que o carro tá saindo de dianteira. com blocantes exagerados o perigo é real. claro que tudo depende de quem tá dirigindo, e se a pessoa realmente abusa ou não nas curvas. o que não posso é sair por aí dizendo que blocante é seguro, que é normal, quando a realidade é outra.
-
nunca tive problemas no seco, só na chuva, o que é até normal. pelo menos o carro tem força para se segurar, e consegui manter o controle na situação.
a questáo, ka, é que diferenciais abertos são mais seguros, pois nas curvas uma roda tenta tracionar e a outra oferece a tração lateral que segura o carro. você não vai acelerar muito, mas também vai ter mais tempo para perceber que o carro tá saindo de dianteira. com blocantes exagerados o perigo é real. claro que tudo depende de quem tá dirigindo, e se a pessoa realmente abusa ou não nas curvas. o que não posso é sair por aí dizendo que blocante é seguro, que é normal, quando a realidade é outra.
[snapback]257101[/snapback]
? nessa hora que a pessoa experiente com um servião bom é que fala alto… para que inventaram o auto-blocante?
-
[snapback]257101[/snapback]
repare numa bmw arrancando forte. elas tem diferencial blocante, e isso não se altera em dia de sol ou de chuva.
golf, mesmo do antigo tem blocante. até meu pug é blocado de fábrica.
carros importados ja vem com esse equipamento justamente por tb serem comercializados em paises onde se tem neve. ai toda tração é bem vinda.
perto de 65%, fica mto bom na terra, no asfalto ele fica um pouco duro, não cede nada
[snapback]257240[/snapback]
grande marcelo. isso mostra que qto pior o piso, pior as condições, mais util é o blocante.
ps: pra quem não sabe, o hauck participa de competições de rali em nivel alto, coisa de familia mesmo. até o pai do cara é do ramo de preparação.
-
repare numa bmw arrancando forte. elas tem diferencial blocante, e isso não se altera em dia de sol ou de chuva.
golf, mesmo do antigo tem blocante. até meu pug é blocado de fábrica.
carros importados ja vem com esse equipamento justamente por tb serem comercializados em paises onde se tem neve. ai toda tração é bem vinda.
grande marcelo. isso mostra que qto pior o piso, pior as condições, mais util é o blocante.
você esquece que bmw tem tração traseira, e que com tração traseira a diferença de velocidade entre as duas rodas motrizes é mínima, nas curvas. e, se abusar do acelerador, corre mais risco ainda de rodar.
não sou contra diferenciais especiais . estou até providenciando um para meu carro. só que não diga que eles são para qualquer um pq isso não é verdade. não é só questão de experiencia ou habilidade ao volante, é questão de conseguir compreender o funcionamento da peça.
-
você esquece que bmw tem tração traseira, e que com tração traseira a diferença de velocidade entre as duas rodas motrizes é mínima, nas curvas. e, se abusar do acelerador, corre mais risco ainda de rodar.
não sou contra diferenciais especiais . estou até providenciando um para meu carro. só que não diga que eles são para qualquer um pq isso não é verdade. não é só questão de experiencia ou habilidade ao volante, é questão de conseguir compreender o funcionamento da peça.
[snapback]257575[/snapback]
bm tem tração traseira, como fusca (ali do outro tópico) e opala (q eu mesmo ja tive, diplomata 4.1s preparado e com blocante tb), mas e o golf e o pug (q eu citei tb e vc não disse nada), possuem tração dianteira, justamente prevendo andar na neve comum em certas estações do ano na europa, que é situação muuito pior do que andar na chuva…acho q vc esqueceu desse detalhe
sem contar outro detalhe que vc tb não deve ter notado : em carro com tração traseira blocado, quando vc acelera forte, a traseira quer passar a dianteira , facilmente ela empurra a frente do carro chegando a arrastar as rodas dianteiras. to falando isso só pra vc saber que em tração traseira, assim como em tração dianteira, nem tudo são flores. ja dirigiu bmw m5? ja dirigiu silverado do modelo importado? pega um dia pra dar uma voltinha forte nesses carros (ou em outros desse mesmo naipe) e depois me diz sua opnião.
quanto sua afirmação de não ser pra qualquer um (se fosse assim, então a pessoa não pode comprar peugeot grande, nem golf, nem bmw...) , não acho legal se falar uma coisa dessas sem ao mínimo vc conhecer a fundo (como vc mesmo disse ser necessário) não só o funcionamento da peça (q tb é coisa que vc mostrou não conhecer ao dizer que para fazer um blocante não precisava de mais engrenagens, quando de fato precisa de mais engrenagens e outras peças ainda) e sem sequer ter guiado um carro com o tal equipamento.
tem mais gente lendo e pode pensar que com blocante o carro ficaria indirigivel e que bom mesmo é girar só uma das rodas enquanto a outra fica parada sem tracionar
-
bm tem tração traseira, como fusca (ali do outro tópico) e opala (q eu mesmo ja tive, diplomata 4.1s preparado e com blocante tb), mas e o golf e o pug (q eu citei tb e vc não disse nada), possuem tração dianteira, justamente prevendo andar na neve comum em certas estações do ano na europa, que é situação muuito pior do que andar na chuva…acho q vc esqueceu desse detalhe ?
sem contar outro detalhe que vc tb não deve ter notado : em carro com tração traseira blocado, quando vc acelera forte, a traseira quer passar a dianteira , facilmente ela empurra a frente do carro chegando a arrastar as rodas dianteiras. to falando isso só pra vc saber que em tração traseira, assim como em tração dianteira, nem tudo são flores. ja dirigiu bmw m5? ja dirigiu silverado do modelo importado? pega um dia pra dar uma voltinha forte nesses carros (ou em outros desse mesmo naipe) e depois me diz sua opnião.
quanto sua afirmação de não ser pra qualquer um (se fosse assim, então a pessoa não pode comprar peugeot grande, nem golf, nem bmw...) , não acho legal se falar uma coisa dessas sem ao mínimo vc conhecer a fundo (como vc mesmo disse ser necessário) não só o funcionamento da peça (q tb é coisa que vc mostrou não conhecer ao dizer que para fazer um blocante não precisava de mais engrenagens, quando de fato precisa de mais engrenagens e outras peças ainda) e sem sequer ter guiado um carro com o tal equipamento.?
tem mais gente lendo e pode pensar que com blocante o carro ficaria indirigivel e que bom mesmo é girar só uma das rodas enquanto a outra fica parada sem tracionar?
[snapback]257580[/snapback]
não me acho um cara experiente, mas já dirigi na neve, no gelo e em salvador chove o tempo todo. se você quiser saber como dirijo na chuva, tem um monte de gente que me conhece e pode falar a respeito. não me acho um motorista rápido na chuva. no seco, sempre aparece um mais doido. mas na chuva nunca me acompanharam, que dir? ultrapassarem.
quanto ao diferencial, já postei aqui a foto de um diferencial de golf e ficou claro que ele tem só as 4 engrenagens de sempre. se teu amigo coloca mais, é alguma técnica especial dele, e o produto final pode ser tudo menos um blocante convencional.
quanto aos carros originais, diferenciais 20% blocados não são nada.
antes de decidir comprar um diferencial especial eu rodei muito, e passei muitas madrugadas fazendo testes em rua, em rotatérias e retornos (curvas fechadas em geral) até ter certeza de que o diferencial original do carro é um problema. e antes de chegar a essa conclusão eu modifiquei toda a suspensão e troquei os pneus. então eu sei muito bem o que estou fazendo e por que estou fazendo.
você tem seus anos todos de experiencia, eu tenho só pouco mais que um mêsero ano. espero que você não tenha de carregar qualquer tipo de incidente na conci?ncia.
este post foi editado por moderação em may 22 2005, 03:59 am.
-
meus 50 centavos: (que putice isso de 50 centavos…)
devido é diferença de velocidade das rodas, um diferencial blocante mais esportivo tende é ficar desconfortável. dito isso não por mim, mas pelo chato do jeremy clarckson do top gear, qdo do teste do focus rs. grandes elogios é performance em curvas (devido é calibração accel/deccel) e cr?ticas ao conforto e uso geral.
o focus rs é um carro de fábrica, logo não usa uma config agressiva de verdade. esses blocantes originais, tipo de caixa de golf tem uma ação pouco perceptável em uma arrancada forte.
para quem quer aprender na prática sobre isso, recomendo um playstation e algumas (muitas) horas configurando o slip do diferencial em um mesmo circuito, ou na arrancada. infelizmente ele não passa o desconforto do blocante de taxa alta, mas a parte de performance é bem fiel, como todo o resto dos acertos no jogo.
e o velho deitado já dizia: there is no free lunch . se fossem só vantagens, todo carro traria esse equipamento.
ab?
-
em azul:
devido é diferença de velocidade das rodas, um diferencial blocante mais esportivo tende é ficar desconfortável. dito isso não por mim, mas pelo chato do jeremy clarckson do top gear, qdo do teste do focus rs. grandes elogios é performance em curvas (devido é calibração accel/deccel) e cr?ticas ao conforto e uso geral.
**podia me dizer mais sobre esse desconforto? ando com 70% de carga na saveiro e não senti mudança alguma no comportamento geral do carro.
de tanto que falam mal do blocante, assim que sai com o carro pra testar, andando com ele em diversas situações, acabei ficando encucado se estava mesmo blocado ou não.
cheguei ao ponto de por o carro no elevador e forçar uma roda pra cada lado só pra ver a força (grande mesmo) que tem q fzr pra ir uma pra cada lado.
mesmo assim ainda pedi que filmassem meu carro arrancando forte tanto em 1?. qto em 2?. marcha pra eu ver as duas rodas tracionando.
bom, quebrei a cara: o blocante é pesado mesmo (tem q por muita força pra uma roda girar contra a outra no elevador), traciona as duas rodas mesmo impondo torque de marchas diferentes numa sa?da forte.
o tal do desconforto que tinham me dito (a tempos) q o blocante traria, não trouxe.**
para quem quer aprender na prática sobre isso, recomendo um playstation e algumas (muitas) horas configurando o slip do diferencial em um mesmo circuito, ou na arrancada. infelizmente ele não passa o desconforto do blocante de taxa alta, mas a parte de performance é bem fiel, como todo o resto dos acertos no jogo.
não sabia que vc gostava de playstation. fechei o gt2 no segundo dia após comprar o jogo
o focus rs é um carro de fábrica, logo não usa uma config agressiva de verdade. esses blocantes originais, tipo de caixa de golf tem uma ação pouco perceptável em uma arrancada forte.
e o velho deitado já dizia: there is no free lunch . se fossem só vantagens, todo carro traria esse equipamento.
**os golf (testemunha ocular) mesmo dos antigos tem blocante e se faz notar em uma saida rápida. não é detalhe a se desconsiderar.
custos, simples e real.
vc sabe bem que os carros mais caros (infelizmente os importados), luxuosos e potentes saem de fábrica com blocante. o motivo disso eu mesmo expliquei em algumas respostas anteriores desse tópico.**
[snapback]259108[/snapback]
-
em azul:
[snapback]259211[/snapback]
a diferença no conforto , é sentida em função da diferença de velocidade entre as rodas e a resist?ncia imposta. algumas pessoas nem ligam, outras implicam é ponto de trocar de carro.
eu tive um golf dos antigos e com os incr?veis 115 hp, não era difácil de fazer o carro perder tração. talvez melhor que um gol, mas não muito…
fechar o jogo é meio complicado... temos nesse memory card atual, 97%. faltam ouro em algumas carteiras e acho que hj alguém terminou todas as copas das marcas. mas fazem isso aqui só pra ganharem as pistas bonus, essas coisas.
o negócio é que apenas para levar um determinado carro ao aperfei?oamento máximo em um determinado circuito, leva-se semanas ou até meses...
esse jogo é muito realista e eu nunca tive tempo de fazer acerto realmente fino em diferencial. já suspensão, já brinquei bastante, desde alinhamento até configuração de molas e amortecedores. relações de marcha tb... mas pra ser honesto, nunca levei nenhum modelo ao meu limite de acerto.
geralmente jogo com carros leves, de pouca potência, pois é são mais fáceis de acertar... uma brincadeira divertida é correr a n/a challenge (contra os spoon e o 306 s16) com o 86 aspirado tunado ao máximo com 200 hp.
abração