Grilando em alta ou batendo saia?
-
meu motor tb começou a bater saia esses tempos, frio bate bastante…
fui numa oficina aqui, e o cara disse isso ae é barulho de saia, larga isso aí, num compensa mexer não, pode andar que não dá nada...
fiquei meio cabrero, ainda mais pq o barulho incomoda um pouco...
num dá nda mesmo? pode rodar tanquilo?
-
de ouvido é dificil prever o que pode acontecer. o mais certo é medir a folga/ovalização dos pistões.
dependendo do oleo que vc usa, o barulho pode ser maior ou menor, e com isso, deixa sem noção da folga que tem ali.
[snapback]257880[/snapback]
mas o que pode acontecer no máximo a longo prazo? perder compresão, fumar, canaleta ?
ah, eu uso brsj 20w50
-
não compensa mexer, mas essa manha de engrossar o óleo não ajuda muito. a contaminação do óleo vai acontecer muito rapidamente, devido é folga, e se você passar muito tempo sem trocar vai acabar ficando na mão sem aviso prévio, pois o óleo vai virar água (álcool) ou graxa (gasolina) e o motor vai bater.
nego diz que não vale é pena mexer pq é muito barato conseguir um motor ap. já que é mais barato conseguir um bloco novo do que mandar consertar o teu, o certo seria começar a procurar um bloco em bom estado, se bobear um motor inteiro. vc ainda poderia vender o teu depois para alguém. de qualquer forma, fique preparado. ;-)
-
não compensa mexer, mas essa manha de engrossar o óleo não ajuda muito. a contaminação do óleo vai acontecer muito rapidamente, devido é folga, e se você passar muito tempo sem trocar vai acabar ficando na mão sem aviso prévio, pois o óleo vai virar água (álcool) ou graxa (gasolina) e o motor vai bater.[snapback]258095[/snapback]
quem faz a vedação são os anéis e não os pistões.
todo tipo de pistão trabalha com folga em relação ao cilindro, entre 0,03 mm até 0,06 mm nos pistões originais em alumínio fundido com pino descentrado, ja os anéis trabalham justos, sem folga alguma entre o cilindro.
a única folga deles é entre as pontas e mesmo assim são descentradas @ 120? entre só.
anéis raspadores de óleo (esses sim, respons?veis pela vedação entre c?mara e carter/lubrificação) trabalham sem folga tolerante entres as pontas.
-
quem faz a vedação são os anéis e não os pistões.
todo tipo de pistão trabalha com folga em relação ao cilindro, entre 0,03 mm até 0,06 mm nos pistões originais em alumínio fundido com pino descentrado, ja os anéis trabalham justos, sem folga alguma entre o cilindro.
a única folga deles é entre as pontas e mesmo assim são descentradas @ 120? entre só.
anéis raspadores de óleo (esses sim, respons?veis pela vedação entre c?mara e carter/lubrificação) trabalham sem folga tolerante entres as pontas.
[snapback]259282[/snapback]
edit.
-
vai começar a soltar fumassa pelo respiro…
no mew carro ali solta vapor de alcool puro... vc deixa a fuma?inha bater no rosto e na hora arde os olhos...
-
então os anéis vão se abrir mantendo a vedação indefinidamente?
[snapback]259294[/snapback]
pra vc entender melhor:
qdo um motor superaquece, vc corre o risco de ter os pistões ovalizados e nisso pode começar a bater saia.
isso não significa q a vedação tenha sido prejudicada, pois os anéis não sofrem com a ovalização dos pistões. a tal ovalização acontece sobretudo na saia do pistão, bem longe dos aneis.
-
eu não estava questionando isso. são efeitos fáceis de compreender. o que quis dizer é que com o desgaste do cilindro, por melhor que estejam e sejam os anéis, a vedação fica prejudicada, e aumenta a contaminação do óleo.
[snapback]259320[/snapback]
quando em caso de desgaste acentuado blz, ai não tem m?gica.
o caso é quando começa a bater saia de uma hora pra outra, onde fica evidenciado que foi algum aquecimento excessivo na peça, e nisso a vedação não é alterada.
esse foi o motivo de se sugerir mudar o tipo de óleo, para só atenuar de forma paliativa a folga de saia num motor onde a vedação não foi abalada.