Polemica: mode on
-
revista motor show testou o unichip e teve ganhos consideraveis. é real? materia comprada? xunxo?
http://www.putfile.com/pic.phpoimg=7176180
-
eu uso e aprovo. rodei 2 anos num vectra gnv com minima coisa de prepara?ao e 1 ano e pouco com o bora turbo e nao tenho o que reclamar, só do custo que realmente é alto, mas vale a pena e tem um excelente valor de revenda ( estou vendendo o meu ) e pq pra mim é bem longe ( 70km ).
os ganhos são not?rios, da pra andar com o unichip, colocar o bridge plug ( pra desconectar o unichip ) e andar original, nota-se uma enorme diferente, principalmente em meia carga.
abs
-
já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?
sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...
com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...
-
já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
se é tão fácil assim tirar 20 cv de um motor (ainda mais desses japoneses), pq as fabricas se matam de gastar dinheiro pra tirar 2 ou 3 cavalinhos a mais, como no caso da fiat com o motor gm?
sei la.. nao acredito nisso, como não acredito em chip... ainda mais pagando 3000 pra isso...
com 3 pau, se nao quiser turbinar, compra um comando gringo com 600 conto, que já deve dar mais que isso...
[snapback]660877[/snapback]
onde assino?
-
certa vez vi um video do leo mostrando como funciona o unichip, calibrando uma pickup em tempo real sobre o dino
da forma que é feito, tem tudo pra funcionar sim… ele coloca o carro sobre um dinamometro de rolo com freio, e deixa o carro girando numa rotação fixa... assim, ele pega a caixinha e vai regulando o tempo de injecao e o avanço até conseguir a maior potencia possivel... ele faz esse esquema de 500 em 500rpm por toda faixa de giros do motor... oras, se ele tá otimizando todo o sitema, tanto em injeção quanto em ponto, e tá conseguindo sempre a maior potencia possivel do conjunto com esses ajustes, é natural que venham otimos resultados... com um chip comum é possivel fazer isso? sim, mas demoraria uma semana em cima do dino, e se o dino não for proprio, o custo da brincadeira fica semelhante ao do unichip, onde o acerto sobre o dino tá incluido no pre
-
certa vez vi um video do leo mostrando como funciona o unichip, calibrando uma pickup em tempo real sobre o dino
da forma que é feito, tem tudo pra funcionar sim… ele coloca o carro sobre um dinamometro de rolo com freio, e deixa o carro girando numa rotação fixa... assim, ele pega a caixinha e vai regulando o tempo de injecao e o avanço até conseguir a maior potencia possivel... ele faz esse esquema de 500 em 500rpm por toda faixa de giros do motor... oras, se ele tá otimizando todo o sitema, tanto em injeção quanto em ponto, e tá conseguindo sempre a maior potencia possivel do conjunto com esses ajustes, é natural que venham otimos resultados... com um chip comum é possivel fazer isso? sim, mas demoraria uma semana em cima do dino, e se o dino não for proprio, o custo da brincadeira fica semelhante ao do unichip, onde o acerto sobre o dino tá incluido no preço
[snapback]660960[/snapback]
então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?
dai tem a questão que já vi comentarem:
mais as fabricas se preocupam com as leis de poluição e economia
tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- … um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.
-- então não é só jogando mais combustivel...
se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...
ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender
-
minha opinião a maioria aqui do fórum já conhece…
complementando o que o miozao falou:
pra ter ganho, alterando sensores apenas (que é o que o unixip faz), só se já tiver algum defeito no carro... ou então ?s custas de alguma coisa que vai fazer o motor funcionar errado (ou muito ponto, ou mistura um pouco mais rica, lavando cilindro, etc.)
gente, acordem, não tem milagre e quanto tem podem desconfiar do santo (no caso a revista, o dino, o vendedor ou coisa parecida)
nego picha o cm pq diz que ele é arrogante, mas arrogante é quem faz o que faz apenas pra vender o produto... o que não é o caso do cm, pois com o que ele faz, ele até perde cliente e perde a venda
ps. dá pra ver que liguei o modo pol?mica tb né é
-
então as montadoras tão comendo bola não fazendo um acerto perfeito nas ie deles?
tirando o catalisador, que rouba ai uns 5 cv +/- … um motor mais beberrão nao geraria mais potência, até pq gente que tem as sondas wide band ja viram que a potencia maxima vem com um fator lambda x, e que mais rico que isso vai perdendo potencia.
se for com ponto de ignição que se ganha mais tudo isso de cv.... então tem que demitir todos os engenheiros das montadoras...
ps- nao quero briga com ninguem, é minha opinião, e é uma coisa que realmente eu queria entender
[snapback]660992[/snapback]
uma coisa voce tem que levar em consideração, as ie saem de fabrica com acerto brando, mistura e ponto com folga tudo pra se ajustar a mijolina brasileira… da pra tirar algums cavalos sim, mas milagre tb nao tem como
-
uma coisa voce tem que levar em consideração, as ie saem de fabrica com acerto brando, mistura e ponto com folga tudo pra se ajustar a mijolina brasileira… da pra tirar algums cavalos sim, mas milagre tb nao tem como
[snapback]661029[/snapback]
não acredite muito nisso leonardo… montadora não vai deixar sobra nenhuma, pois se tiver 1 cv a menos que o possível, vai vender menos que o concorrente... vide a eterna briga de modelos...
exceto em casos especificos, ipi, custo, nicho de mercado sem concorrencia, etc...
na maioria dos casos desses chipeiros, o que quer que eles tirem a mais, tiram em detrimento de algo importante, seja dirigibilidade, consumo, durabilidade etc...
a montadora faz o carro pra mijolina x... se o governo muda no meio do caminho, problema do dono... ela fez a parte dela...
-
… chips seja qual for ... só substitui a ótima programação de fábrica visando economia de combusitivel e baixa emissão de co2 em detrimento de tirar o máximo que o motor tem a oferecer (10-15%) desprezando economia e emissão de co2.... se vale o que pedem....fica a crit?rio de cada um....eu prefiro partir para algo mais pp....
-
….
isso eh conversa do cezar marques…
se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...
ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.
-
isso eh conversa do cezar marques…
se a montadora tirar ate o ultimo fio de cabelo do motor original, eu rasgo meu futuro crea na sua frente...
ps : varios colegas meus da faculdade trabalham com calibracao e ja troquei bastante ideia c/ eles, tem margem sim... tanto que em plena carga o fator lambda pode baixar de 0.8 (bem rico) em alguns carros p/ preservar o motor.
[snapback]661108[/snapback]
não… isso é conversa minha... que coincidentemente também é a dele... só não vê quem não quer (ou não pode)
mas não acredite em mim... faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.
digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...
eles querem que a gente se foda... desde que no processo, não os acionemos judicialmente, e mesmo assim, se estatisticamente os processos forem poucos, eles assumem os riscos, desde que o carro venda mais...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente...
-
não… isso é conversa minha... que coincidentemente também é a dele... só não vê quem não quer (ou não pode)
mas não acredite em mim... faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
claro que tem margem, mas é muito menor que o que se apregoa por aí revistas/foruns afora.
digo e repito, na maioria dos casos a montadora tira sim até o ultimo fio de cabelo, desde que com um mínimo de durabilidade, senão não vende... a gente já é grandinho pra perceber que não fazem o melhor pra gente e sim o que vende mais...
eles querem que a gente se foda... desde que no processo, não os acionemos judicialmente, e mesmo assim, se estatisticamente os processos forem poucos, eles assumem os riscos, desde que o carro venda mais...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente…
[snapback]661114[/snapback]
dai que citei o palio 1.8r…
o motor da versão recebeu sistemas de escapamento e admissão específicos, e uma central eletrúnica nova…
[…] outras modificações são: coletor de admissão com design novo e feito de pl?stico, sensores de temperatura e pressão de ar, eletrovólvula c?nister, injetores e sistema de partida a frio. ficou mais leve e tem melhor rendimento volum?trico. h? também uma geometria nova da c?mara de combust?o. o comando de válvulas também é uma novidade. ele reduz o atrito direto entre eixo-comando e balancim, o que diminui o ru?do gerado pelo sistema e também o gasto de energia para mover o trem de válvulas. isso melhora a performance e o consumo. o eixo-comando de válvulas exigiu alterações para se adaptar ao seu novo sistema de acionamento e também a fim de melhorar o desempenho em altas rotações e a regularidade da marcha lenta. o virabrequim foi modificado para reduzir os néveis de ru?do e de vibrações.
mudaram tudo isso pra ganhar o q? 3? 5 cvó
pq não colocaram logo um chip pra ganhar 11,5 cvó
-
já que tá no polemic on…
sou da opinião seguinte:
[snapback]660877[/snapback]
mas não esque?e que a fabrica trabalha com durabilidade, consumo, comportamento dinamico e emissão de poluentes.
obviamente que da conseguir isso.
-
nao to defendendo a caixinha magica, tb duvido e muito de alguns resultados… porem o negocio da cavalaria de fabrica existe sim uma margem a ser explorada nas centrais ... tanto é que as fabricas priorizam durabilidade economia de combustivel e emissoes de poluentes... se fosse assim gol turbo podia ter saido com 146cv na gasolina de fabrica... nao, limitou em 1,5 bar de pico e deixou com 112cv ... eu acho que é bem por ai que essa caixinha entra, ela explora justamente esses fatores ...
a sim ... o 1.8r lutou pra ganhar alguns cvós sim ... essa luta se reflete na qualidade da motorização que é um lixo... na gm anda, mas bebe, fiat adotou uma calibração mais precisa aliando alguns poucos cvs a mais e consumo de combustivel... poderia nao ter tirado 2, mas 5, porem tendo um consumo exagerado... só sei que os fatores atuais é durabilidade economia de combustivel e emissão de co2 ... falei que duvidava da caixinha justamente por tratar de 15 a 20cv e ainda frisar economia de combustivel aliada a emissao de co2 reduzida... po, meio complicado ...
-
mas não esque?e que a fabrica trabalha com durabilidade, consumo, comportamento dinamico e emissão de poluentes.
obviamente que da conseguir isso.
[snapback]661134[/snapback]
herbinho… dá uma lida nisso...
… montadora não vai deixar sobra nenhuma, pois se tiver 1 cv a menos que o possível, vai vender menos que o concorrente... vide a eterna briga de modelos...
exceto em casos especificos, ipi, custo, nicho de mercado sem concorrencia, etc...
na maioria dos casos desses chipeiros, o que quer que eles tirem a mais, tiram em detrimento de algo importante, seja dirigibilidade, consumo, durabilidade etc...
a montadora faz o carro pra mijolina x... se o governo muda no meio do caminho, problema do dono... ela fez a parte dela...
[snapback]661088[/snapback]
… faça vc mesmo seus testes práticos, analise sem preconceito...
nego se estapeia por um cv imagine esses fantásticos 10-15% que citam regularmente...
[snapback]661114[/snapback]
-
dá pra ver os dois lados da moeda…
enquanto tentam ganhar potencia...
tentam não abrir mao de durabilidade, consumo e resistencia... fica claro isso ali .