skyper

MD 1.5T

Fala povo... sdds de postar aqui!

 

Depois de muito tempo ausente, vendi meu Gol, peguei moto, outro carro ( Novo Palio 2013) etc mas deu sdds do mundo dos turbos e to afim de voltar.

 

Inicialmente minha atenção se voltou para os Uno 1.4 Turbo, mas como é dificil achar um inteiro sem custar uma fortuna. Ainda não descartei 100%, mas a raridade das peças deste carro me desanimam um pouco.

 

A outra opção ( que acho a mais viavel ) é pegar um Voyage, voltei o olhar pros MD 1.5 com cambio 4 marchas. Porque esse conjunto? Pela baixa taxa de compressão de 7,5:1 e pelo cambio e homocineticas muito resistentes.

 

Empurrando 0,5 Bar num mini progressivo, de APL 525 com cx quente .36, queimando gasolina mesmo ( quem lembra da minha epoca aqui lembra que odiava a combinação carburador + alcool ), espero de 120 a 130cv, mantendo a taxa dinamica sob pressão em ainda saudaveis 11,25:1 ( o próprio uno turbo vai bem além disso na gasolina ).

 

Que acham?

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Po cara eu tenho um MD 1.6 turbo e também sinto saudades do mini progressivo (ainda tenho ele). Mas me disseram que não existe mufla pra mini-progressivo e botei um 2E 22/26 de monza.

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Cara todo mundo que viu o carro turbo se surpreendeu. pois o motor não quebra facil (consegui a proeza de partir a junta nos 4 cilindros e o motor nao quebrou) mas devido ao ponto de 28 graus acho travado que o cara tinha colocado.

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O que to passando perrengue é o acerto do 2e. Ontem consegui deixar bom mas não está do jeito que quero ainda.
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Assim o meu era a gasolina e está com alcool, entao a taxa de compressao ta la embaixo, acho que por isso passo tanto mal de baixa (fora o cabecote que teve valvulas re-trabalhadas).

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Quanto de pressao vc usa nele? Esse 2e é a alcool mesmo ( certeza ), pois nessa medida sairam muitos 2e a gasolina, e eram bicromatizados. Ja peguei desses pra mexer e nao ficavam muito bons no alcool.

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Fábio, APL525 é absurdamente grande para 130 CV. Se a pretensão sua é estacionar nesse patamar mesmo, eu iria de R364, no máximo uma R444.

E outra, jamais montaria com essa taxa... 0,5 BAR dá pra trabalhar com uns 9 bem tranquilo.

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O nome do cara é Fábio?¿

 

O meu é uma .42

Uso 1bar pressao

Motor 82 MD 1.6 gasolina (rodando alcool)

Volante aliviado 6kg

Ignicao hall + bobina MSI + cabos de vela diretos + Iridium grau 9

Carburador não sei dizer, mas é do monza 22/26 alcool (mas ainda to acertando)

Cabecote retrabalhei as valvulas

Comando 49g

polia meio dedo atrasada

Ponto 18~25

Kit padaria

Bomba do Kadett EFI 3bar (iniciando 0.3/4~1.5bar)

escape 2" com 1 abafador

 

Só tenho que reclamar de uma coisa (fora o acerto que nao peguei). a lenta nao fica boa com ar condicionado ligado nessa minha configuracao. E tb por isso nao consegui medir consumo mas se pisar amigo BEBE.

 

Outra coisa é dia frio, SÖ LIGA com injetor (e olha que moro no rio) fora que até esquentar fica complicado, acho que pela pouca taxa de compressao dele ainda pus alcool.

 

Essa eh a configuração toda do meu carro.

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Iai Ricardo... na vdd 525 pq ja tenho o kit ( era do gol ). E 7.5 de taxa pq vai queimar gasolina, nao alcool. Ainda assim vc colocaria mais taxa?

 

Se for assim ao invez de aumentar a taxa prefiro aumentar a pressao... 0.8kg em 7.5:1 de taxa da a mesma dinamica de 0.5kg em 9:1...

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Iai Ricardo... na vdd 525 pq ja tenho o kit ( era do gol ). E 7.5 de taxa pq vai queimar gasolina, nao alcool. Ainda assim vc colocaria mais taxa?

 

Se for assim ao invez de aumentar a taxa prefiro aumentar a pressao... 0.8kg em 7.5:1 de taxa da a mesma dinamica de 0.5kg em 9:1...

 

Po como alcula a taxa dinamica ?¿ eu n sei quanto ta a minha.

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MD aquece o coletor?

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É lógico que não cabe a comparação, mas a título de curiosidade, 7.5, ou melhor, 7,4 era a taxa dos F1 da era turbo... e olha que durante o qualify andava com 4 BAR de pressão... Depois no ano seguinte limitaram a pressão em 2,5 BAR, aí subiram a taxa para 9,5.

 

http://www.k20a.org/upload/HondaRA168EEngine.pdf

Editado por Ricardo

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Duvida do Milan:

 

Taxa Dinamica = ( PressãoTurbo +1 ) x TaxaEstatica

 

É um calculo grosseiro, pois teria que levar fluxo de cabeçote, comando, turbina, etc, tudo isso em conta, mas grosseiramente dá pra saber o limite.

 

24:1 normalmente é o limite dos pistões AP carburado.

 

Flavio, ele tem sim, diferente do cabeçote Ap. No MD a agua vem do cavalete direito, por trás do motor, entra na base, sai e entra no cabeçote por tras. Nos AP essa entrada é tampada ou tem um dispositivo que atua sobre o avanço a vacuo de acordo com a temperatura do motor.

 

Ricardo, 4 Bar mas devia ser A GASOLINA para suportar a compressão não? Quero andar de comun, de 87 oct.

 

Pior que perdi o tesão nos vw depois que vendi meu golzinho... Por mais que to procurando seila se é isso que eu quero... Voltei a olhar pro Uno 1.4T... To vendo um vermelho, 1994, original, teto solar, ac, bancos recaro... Tesãozinho de carro!

Editado por skyper

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