Aumentar a taxa rebaixando o bloco
-
o motivo é por não disminuir a camera de combustão do cabeçote que tem maior poder de desipação de calor enquanto o bloco tem menor poder de desipação de calor, e como conseguir uma retifica que faz barato aki, até rola.
e sobre o lance de ter que remontar original, é só tacar pistão de carburado depois que fica com taxa baixa, ou mete de mi e ja fica com uma taxinha perto dos 11
a camera de combustão é formada pela parte que fica no cabeçote, a cava do pistão e um pedaão do cilindro(bloco) mais a junta, e esta parte que quero disminuir pois é a q tem menor poder de depositar calor e é a que mais facilmente se torna un ponto quente.
-
opa, mais esses pistoes forjados não fica rente ao bloco nao? pq se for, esqueca, tem que ser no cabecote.
alias eu esqueceria de taxar
-
o pistão ficou rente ao bloco, correto? porem ele tem a cava q dá a destaxada.
olha nesse caso, se for tirar do bloco, quase, certeza q terá q tirar do pistão tb, pra manter tudo alinhadinho. pode deixar a cabeça dele um pouco pra cima tb, mas isso eu so vi em aspirado com pistão cabeça reta.
e por falar nisso, meu preparador vai remontar o motor dele, pqdeu pau na bomba e fudeu um pistão dele, então ele vai usar um jogo de carburado gasosa q ele tem, ai vejo como fica. mas comc erteza ele ir? tirar um pouco do pistão tb.
nesse caso, eu deixaria com 8,5 de taxa viu, ta boa d++++ mete pressão, ainda mais forjado, viiiiiiiiixi maria.
ou entao tira do cabeçote, sei lá, algo de 1mm ja deve ajudar, e nao deforma tanto as camaras a esse ponto de prejudicar algo.
-
com 8,5 de taxa já fica bom pré caramba.. eu deixaria assim.
mas se quer taxar, com certeza a melhor opção (não a mais fácil) é rebaixar o bloco, mas lembre-se que rebaixando o bloco não é mesma coisa que rebaixar o cabeçote (nos ap), tirar 1mm do bloco taxa muito mais do que tirar 1mm do cabeçote.
-
eu no seu lugar não inventava, monta com 8,5 mesmo e deu…
[snapback]664230[/snapback]
mais um que pensa assim…
e eu acho (pra variar) q vc tá com um preciosismo muito grande qto a isso....algo q eu acho desnecessário....? mais útil fazer um sistema de arrefecimento eficiente do q ficar se preocupando com um tequinho de bloco acima do pistão, fora que a área correspondente ao cabeçote na c?mara de combustão vai diminuir ridiculamente se vc taxar um pouco ele, a diminuição dessa área vai ser tão rid?cula que você não vai notar diferença nenhuma, mesmo andando por anos a fio com seu carro turbo (desde que com um bom acerto, sem deixar faltar comida)...
se fosse esse o caso, a vw só fez cagada com o cabeçote do md 270 europeu do golf mk1 e dos vr6 12v, onde o cabeçote não tem nenhuma cava, plano igual cabeçote de motor diesel, e a taxa é dada exclusivamente pelo pistão...e no entanto eu nunca ouvi falar de problema de ponto quente nesses motores
além do q, o cabeçote foi feito e projetado pela fábrica para passar por vêrios passes ao longo da sua vida útil...com certeza se esse seu preciosismo fosse tão pertinente assim, isso não existiria.
e tem mais: tem gente aqui no pp que anda com 7:1 de taxa, um pedação de bloco entre o cape?ote e o pistão em pms, torando pressão de turbo e o carro nunca deu isso de ponto quente ou o que quer q seja...
-
opa, mais esses pistoes forjados não fica rente ao bloco nao? pq se for, esqueca, tem que ser no cabecote.
alias eu esqueceria de taxar
[snapback]664165[/snapback]
flavio, dificilmente un motor fica com o pistão rente ao bloco, sempre fica um pouco abaixo, isso falando de motor ap, e ainda tem a junta dai.
o pistão ficou rente ao bloco, correto? porem ele tem a cava q dá a destaxada.
olha nesse caso, se for tirar do bloco, quase, certeza q terá q tirar do pistão tb, pra manter tudo alinhadinho. pode deixar a cabeça dele um pouco pra cima tb, mas isso eu so vi em aspirado com pistão cabeça reta.
e por falar nisso, meu preparador vai remontar o motor dele, pqdeu pau na bomba e fudeu um pistão dele, então ele vai usar um jogo de carburado gasosa q ele tem, ai vejo como fica. mas comc erteza ele ir? tirar um pouco do pistão tb.
nesse caso, eu deixaria com 8,5 de taxa viu, ta boa d++++ mete pressão, ainda mais forjado, viiiiiiiiixi maria.
ou entao tira do cabeçote, sei lá, algo de 1mm ja deve ajudar, e nao deforma tanto as camaras a esse ponto de prejudicar algo.
[snapback]664168[/snapback]
ele não ficou rente ao bloco zoorlac, ele fica um pouquinho abaixo da borda do bloco, e ainda tem a junta.
com 8,5 de taxa já fica bom pré caramba.. eu deixaria assim.
mas se quer taxar, com certeza a melhor opção (não a mais fácil) é rebaixar o bloco, mas lembre-se que rebaixando o bloco não é mesma coisa que rebaixar o cabeçote (nos ap), tirar 1mm do bloco taxa muito mais do que tirar 1mm do cabeçote.
[snapback]664172[/snapback]
pois é daniel, outro motivo que me fez pensar mais en taxar pelo bloco do que pelo cabeçote, tiraria bem menos pra ganhar a mesma quantidade de taxa, pois o diametro do cilindro é bem maior que da camera, alem do mais o formado dela não é un circulo perfeito como o cilindro.
eu no seu lugar não inventava, monta com 8,5 mesmo e deu…
[snapback]664230[/snapback]
cheguei a pensar nisso, mais acho muito pouca taxa pra rodar na rua.
mais um que pensa assim…
e eu acho (pra variar) q vc tá com um preciosismo muito grande qto a isso....algo q eu acho desnecessário....? mais útil fazer um sistema de arrefecimento eficiente do q ficar se preocupando com um tequinho de bloco acima do pistão, fora que a área correspondente ao cabeçote na c?mara de combustão vai diminuir ridiculamente se vc taxar um pouco ele, a diminuição dessa área vai ser tão rid?cula que você não vai notar diferença nenhuma, mesmo andando por anos a fio com seu carro turbo (desde que com um bom acerto, sem deixar faltar comida)...
se fosse esse o caso, a vw só fez cagada com o cabeçote do md 270 europeu do golf mk1 e dos vr6 12v, onde o cabeçote não tem nenhuma cava, plano igual cabeçote de motor diesel, e a taxa é dada exclusivamente pelo pistão...e no entanto eu nunca ouvi falar de problema de ponto quente nesses motores
além do q, o cabeçote foi feito e projetado pela fábrica para passar por vêrios passes ao longo da sua vida útil...com certeza se esse seu preciosismo fosse tão pertinente assim, isso não existiria.
e tem mais: tem gente aqui no pp que anda com 7:1 de taxa, um pedação de bloco entre o cape?ote e o pistão em pms, torando pressão de turbo e o carro nunca deu isso de ponto quente ou o que quer q seja...
[snapback]664236[/snapback]
primeiro, o q é preciosismo?
bom, sobre o lance de gente aki do pp com 7:1 de taxa e tal, eu sei quem é e tal.
o lance, que meu carro vou usar direto, até pra ir pra faculdade, não quero un motor destaxadão que beba pra caralho, sei que economia e potencia não combina, mais tendo un motor com taxa razoavel, dá pra ter uma certa economia desde que não fique pisando toda hora. sei que com taxa baixa dá pra ter un motor esperto trabalhand o legal o acerto de ponto e mistura, e comando, agora un motor desses jamais vai ser economico.
e posso estar errado, mais eu acho errado montar un motor sem pensar no consumo, si fosse de pista blz, que se foda consumo, mais como não ?, e tampouco vai ser un carro pra ficar na garagem e usar uma vez por semana pra dar uma aceleradinha e voltar pra ksa, quero un carro pra usar direto, pau pra toda hora.
bom, acho que expliquei qual meu objetivo, não pretendo usar mais que 1.5 de pressão, até por que com isso ja dá pra ter uma potencia boa. por tanto, não quero usar taxa baixa.
minha ideia é usar entre 9 e 10 de taxa, mais como não descobri uma maneira de calcular exato quanto rebaixar o bloco pra chegar nisso, vou montar tudo, cubicar tudo, e dai fazer o calculo normal de sempre pra ver quanto rebaixar pra chegar nos 9.5:1 que é meu objetivo, si vir un pouco a mais ou un pouco a menos blz.
-
repetindo, 8,5 não é bobagem… usei já 7,8 de taxa com pouca pressão e o carro tinha um torque muito bom em baixa (semelhante ao original com 10 de taxa na gasolina ou até maior...)
mas se quer taxar, rebaixe o bloco mesmo, tirar material do cabeçote enfraquece ele.
-
para aumntar a taxa de 8.5 para 9.5, você precisaria rebaixar o bloco aproximadamennte 1,15 mm.
fiz os cálculos aqui, mas como estou sem tempo agora, depois coloco os procedimentos.
-
cheguei a pensar nisso, mais acho muito pouca taxa pra rodar na rua.
se vc acha que 8.5 é pouca taxa pra se andar na rua, pra que forjar justo pra andar na rrua entao?
eu ja penso que 1.5k de turbo numa .50 é pouca pressao pra forjar…
vai rebaixar bloco? mexer em pistao? ja pensou a dor de cabeca caso der alguma zica ou quando vc quizer voltar o motor original?
pra que simplicficar se podemos complicar?
-
pra que simplificar se pode complicar né…
[snapback]664395[/snapback]
uaehuheauehuahaeuaheuaehuae….? verdade
m?rcio: preciosismo é ficar se preocupando com detalhes que no final das contas, não vão interferir em nada no funcionamento do motor...
eu entendi esse lance da economia de comb q vc disse...ali?s, eu não falei nada sobre isso no meu post anterior...
pra mim vc tá complicando algo simples nessa sua teoria de rebaixar do bloco pq o cabeçote é de alumínio e mais esse tanto de coisa q vc escreveu q não vem ao caso repetir...isso não vai interferir em nada no funcionamento do motor....
mais fácil vc colocar um intercooler generoso, montar um sistema de arrefecimento que preste do q ficar perdendo tempo e gastando dinheiro com um troão que não vai te trazer resultado prático nenhum
e com 8,5:1 de taxa é possível deixar o carro com um consumo bem contido...ali?s, com isso de taxa, não sei nem se seria necessário um miolo forjado, ainda mais pra um carro que será de uso di?rio, a não ser que vc ande igual um doido com giro lá no alto...
-
e com 8,5:1 de taxa é possível deixar o carro com um consumo bem contido…ali?s, com isso de taxa, não sei nem se seria necessário um miolo forjado, ainda mais pra um carro que será de uso di?rio, a não ser que vc ande igual um doido com giro lá no alto...
[snapback]664424[/snapback]
8.5 de taxa, 1.5bar em uma .50 com uma injeção que corta a 6500….
sei nao...
it: isso pq ele nao ta pensando na folga.. seja no pistao ou no cilindro...
-
8.5 de taxa, 1.5bar em uma .50 com uma injeção que corta a 6500….
sei nao...
it: isso pq ele nao ta pensando na folga.. seja no pistao ou no cilindro...
[snapback]664426[/snapback]
a taxa de compressão din?mica não fica exagerada ao ponto de fuder pistão, e eu não creio q esse setup vê gerar tanto torque ao ponto de precisar de bielas forjadas….acho q as de ap mesmo com o número alto já dariam conta
mesmo a injeção cortando em 6500 rpm
-
trabalha o ponto inicial que nao fica gastao. problema é 8,5 de taxa e 9 graus inicial, ai o motor fica morto mesmo…
-
lembro bem das areas de squish dos pistoes do meu motor passando do bloco.
1.8 gasolina, 8.5 de taxa. veja bem esse negocio da altura dos pistoes ae.
-
bom, acho que expliquei qual meu objetivo, não pretendo usar mais que 1.5 de pressão, até por que com isso ja dá pra ter uma potencia boa. por tanto, não quero usar taxa baixa.
se fosse meu montaria c uns 10 a 11 de taxa…...forjado e 1,5kg aguenta fácil
-
se fosse meu montaria c uns 10 a 11 de taxa…...forjado e 1,5kg aguenta fácil
[snapback]664439[/snapback]
eu tenho medo da sindrome do parafuso…
-
bom eu uso 6 de taxa, e o carro não eh fraco de jeito nenhum… e ta beberão pq eu deixei...
meu carro hj faz 4, mas a media sempre fui 5 a 6, desde q usava apl e 2e, consumo pra andar normal eh mais jeito de dirigir doque qq outra coisa...
sei la, acho q não precisa disso não cara. mas c vc quiser mesmo, tem um topico meu aqui, q mostra certinho os calculos pra vc ver quanto tem q tirar... to sem tempo agora, amanhã procuro e posto aqui...