Bicos de baixa e alta impedancia
-
lost, devo ter me expressado errado, o problema não é o consumo e sim os picos de consumo de corrente no alternador, pois durante o peak (bicos bosch 2,4 ohms) existe um pico de aproximadamente 23 amperes pra depois voltar ao normal (isso só com 4 bicos batendo) durante quanto tempo será que o regulador de voltagem aguenta isso? normalmente os peaks do peak and hold tem em torno de 1,4 m/s já que existem bicos de baixa imped?ncia que vão desde 0,6 até 1,2 m/s de histerese.
os corsas 1.0/ 1.6 (96 a 99) por exemplo tem peak de 1,4 m/s. e no corsa a abertura dos bicos é 2x2 já em uma fueltech se vc montar com 2 bancadas (4+4 bicos), eles obrigatériamente vão ter que bater 4 a 4 ou os 8 ao mesmo tempo. por quanto tempo o regulador vai aguentar??
sei que de cara o alternador vai segurar a bronca , mas… por quanto tempo?
[snapback]684853[/snapback]
com certeza o pico é forte… em controladores de p&h por histerese, o tempo de pico depende da bobina do bico. sim, pode chegar a 1,4ms... mas em sistemas de pico por tempo e nao por histerese, basta colocar o pico um pouco maior que o tempo de abertura, entao o pico pra um bico que se abre em 0.6ms, seria por exemplo 0.7, 0.8. esse suprimento de corrente é feito pelo alternador/regulador de tensao e tambem pela bateria, que seria um super capacitor no circuito, ok, essa solicitacao de 11,5a de uma vez durante 0.7ms vai gerar variacao na tensao de 13,8v(alternador) até sei la, 12,5, 13v durante os 0.7ms do pico.
entao com certeza, em um sistema que abre os bicos de uma bancada ao mesmo tempo (simultaneo) a pancada vai ser de 23a. mas lembre-se que o regulador nao supre isso sozinho, a bateria ajuda. vc tem queda na tensao, mas a queda seria durante o tempo de abertura.
por esses motivos, aposto em controle de pico por tempo, e no maximo o sistema ser semi-sequencial. sistema paralelo, ou melhor, simultaneo, nesse esquema de abrir 4 bicos de uma bancada duma vez, e os 4 de outra tb duma vez, tao fora de cogitacao na minha opiniao. nem penso nisso quando penso em montar um carro. pra mim o minimo é semi-sequencial, ou seja, pra um carro com 2 bancadas, sao necessarios 4 canais, e nao 2, isso no minimo. o ideal mesmo sao 8 canais. todos os bicos sendo abertos sozinhos... 1 por vez. o sistema que eu desenvolvi visa justamente isso. acho que por isso ja pensei direto em 11,5a e nao em 23a, pois achava que o controlador em questao trabalhava no minimo semi-sequencial.
resumindo, lembre-se que a bateria esta ali tb trabalhando como um super capacitor.
-
a? que ta a mancada de precisar de mais equipamento pra trabalhar com bicos de baixa.
performance = bicos de baixa, logo, um sistema que se destina a preparacao deveria estar preparado… mas....
o problema eh que bicos de alta demoram mais pra abrir, trabalhando em semi-sequencial, os bicos trabalham no dobro da frequencia do sequencial(que é ao que os bicos de alta se destinam), entao, vc perde 2x o tempo de abertura pra cada ciclo de admissao. a janela de controle fica menor, ou seja, vc tem menos tempo de injecao ou tempo de combustivel pra usar, e tempo de combustivel é o que interessa realmente. tendo menos tempo de combustivel util, a vazao se torna menor, ai vc abre os bicos pra compensar pra que ele injete mais com combustivel nesse menor tempo... ai acontece que por exemplo, pra 0.05ms, num bico com menor vazao, é injetada uma quantidade de combustivel em gramas, no bico que vc abriu pra compensar a maior demora na abertura, vai ser injetado mais combustivel. se o controlador não é preciso, uma variacao de 0.05ms errada, onde nao deveria acontecer mas acontece por imprecisao do controlador, a quantidade de combustivel injetada a mais vai ser maior do que no bico com menor vazao/ms. entao quanto maior o bico e maior o tempo de abertura, mais sensivel ficará o funcionamento com relacao a precisao do controlador. dai a dificuldade em obter marcha lenta mesmo com o motor queto, paradinho... fica la sozinho oscilando todo...
pra performance, o ideal é usar bicos de baixa, mas controlados direitinho, sem resistores nem variacoes... mas aí é pedir muito né...
[snapback]684815[/snapback]
mas lost, atente para o problema que foi postado, ele vai trabalhar com
2 bancadas, então poderiam ser bicos menores apenas pra fase aspro
coisa que qualquer um pode acertar com um hpi e o pau quebrando na alta
poderia deixar por conta dos bicos de alta impedancia tambem.
recentemente vendi um jogo de bicos originais pra um colega,
os amarelinhos 962 os mais comuns do mercado, foram pra pap e
voltaram com 110lbs cada, o servião fica de primeira, ninguem diz que
? um bico retrabalhado, as pontas são exatamente iguais a de um bico
original, o leque fica lindo, ou seja, bicos bons para a 2a bancada,
deixando o carro liso na baixa e mais facil de acertar na alta, pois nao
vai precisar da sincronia minima que é necessaria pra lenta.
os bicos geralmente são vendidos por r$60 cada e o servião da pap
foi r$400, ou seja, por menos de r$650 lascas voce tem uma 2a
bancada pra qualquer pedreira.
-
com certeza o pico é forte… em controladores de p&h por histerese, o tempo de pico depende da bobina do bico. sim, pode chegar a 1,4ms... mas em sistemas de pico por tempo e nao por histerese, basta colocar o pico um pouco maior que o tempo de abertura, entao o pico pra um bico que se abre em 0.6ms, seria por exemplo 0.7, 0.8. esse suprimento de corrente é feito pelo alternador/regulador de tensao e tambem pela bateria, que seria um super capacitor no circuito, ok, essa solicitacao de 11,5a de uma vez durante 0.7ms vai gerar variacao na tensao de 13,8v(alternador) até sei la, 12,5, 13v durante os 0.7ms do pico.
entao com certeza, em um sistema que abre os bicos de uma bancada ao mesmo tempo (simultaneo) a pancada vai ser de 23a. mas lembre-se que o regulador nao supre isso sozinho, a bateria ajuda. vc tem queda na tensao, mas a queda seria durante o tempo de abertura.
por esses motivos, aposto em controle de pico por tempo, e no maximo o sistema ser semi-sequencial. sistema paralelo, ou melhor, simultaneo, nesse esquema de abrir 4 bicos de uma bancada duma vez, e os 4 de outra tb duma vez, tao fora de cogitacao na minha opiniao. nem penso nisso quando penso em montar um carro. pra mim o minimo é semi-sequencial, ou seja, pra um carro com 2 bancadas, sao necessarios 4 canais, e nao 2, isso no minimo. o ideal mesmo sao 8 canais. todos os bicos sendo abertos sozinhos... 1 por vez. o sistema que eu desenvolvi visa justamente isso. acho que por isso ja pensei direto em 11,5a e nao em 23a, pois achava que o controlador em questao trabalhava no minimo semi-sequencial.
resumindo, lembre-se que a bateria esta ali tb trabalhando como um super capacitor.
[snapback]684916[/snapback]
legal, vc acabou indiretamente respondendo outra duvida que eu tinha…
veja este modelo de peak & hold:
http://www.aempower.com/viewcategory.aspx?categoryid=83
modelo da aem que funciona com 10 canais
aemês external peak & hold injector driver module allows ecu?s that have a saturated injector drive circuit to trigger low impedance injectors with a true 4/1 peak & hold injector drive circuit.
aemês peak & hold injector driver contains 10 independent injector drive channels. each channel supplies full battery voltage to a fuel injector for rapid current rise, in order to produce positive injector opening. when load current reaches 4.1a (amps), the injector driver reduces the load current to 1.1a and operates as a constant current source. this condition holds the injector open, and reduces system power dissipation. if the current fails to reach 4.1a within 5ms, the driver module automatically reduces the load current to 1.1a.
vale a pena investir em um p&h desse então ??
[snapback]684983[/snapback]
ai que ta… foram gastos 650 reais ai... por 700-800 reais temos bicos ford racing de 150lbs... só que são de baixa impedancia... isso para ser usado em uma segunda bancada né...
apesar que tem muita gente que usa somente 4 ford racing, e diz que tem uma lenta lisa e um carro bom de baixa.... só naum sei se conseguem manter economico...
abra
-
[snapback]684983[/snapback]
ta certo, desculpe, mas é que eu to falando justamente sobre as diferencas, que foi o que foi perguntado…
minha opiniao eh que na primeira bancada, pode usar bico de alta, desde que seja no minimo semi sequencial. se for simultaneo deveria subdividir os eventos, senao as perdas pelo tempo de abertura ficam muito grandes e fica mais dificil ainda conseguir dirigibilidade. no meu carro uso bicos de alta na primeira bancada , pois só tenho uma. o acionamento é semi-sequencial, ou seja, uso 2 canais pra controlar os 4 bicos pulsando os cilindros 1-4 juntos em um canal, e os cilindros 2-3 no outro canal. nao subdivido os eventos, ou seja, acabo perdendo tempo de injecao util pois a frequencia de cada bico é 2x a frequencia do sistema original, que é sequencial. mas com essa configuracao, consegui resposta e dirigibilidade igual ao sistema de fabrica, porem, alimentando até 1k apenas com essa primeira bancada.
legal, vc acabou indiretamente respondendo outra duvida que eu tinha…
veja este modelo de peak & hold:
http://www.aempower.com/viewcategory.aspx?categoryid=83
modelo da aem que funciona com 10 canais
aemês external peak & hold injector driver module allows ecu?s that have a saturated injector drive circuit to trigger low impedance injectors with a true 4/1 peak & hold injector drive circuit.
aemês peak & hold injector driver contains 10 independent injector drive channels. each channel supplies full battery voltage to a fuel injector for rapid current rise, in order to produce positive injector opening. when load current reaches 4.1a (amps), the injector driver reduces the load current to 1.1a and operates as a constant current source. this condition holds the injector open, and reduces system power dissipation. if the current fails to reach 4.1a within 5ms, the driver module automatically reduces the load current to 1.1a.
vale a pena investir em um p&h desse então ??
ai que ta… foram gastos 650 reais ai... por 700-800 reais temos bicos ford racing de 150lbs... só que são de baixa impedancia... isso para ser usado em uma segunda bancada né...
apesar que tem muita gente que usa somente 4 ford racing, e diz que tem uma lenta lisa e um carro bom de baixa.... só naum sei se conseguem manter economico...
abraço
[snapback]684992[/snapback]
valer vale, mas o sistema por histerese acaba consumindo mais energia que o sistema por tempo, pois ele aguarda o carregamento total da bobina, o que nao é exatamente quando a agulha do bico se retraiu. eu prefiro por tempo, por isso desenvolvi assim no meu sistema. por tempo, é mais trabalhoso pq precisa desenvolver em software o controle da corrente. o controle por histerese eh mais facil pra quem desenvolve, pois o componente que controla a corrente é pronto, a ecu soh tem que mandar abrir e fechar, e o controle de corrente é feito pelo driver.
cheguei a usar o driver no meu sistema como consta no historico do topico, mas com ele, vc nao pode por 2 bicos de baixa juntos no mesmo canal.
vou tenter resumir a diferenca do p&h por software e por hardware
por hardware, vc não pode ligar 2 bicos no mesmo canal, ou seja, se vc tem um driver externo de 1 canal pra usar com um modulo nacional, nao poder? pegar 1 canal da saida do modulo, ligar no driver de p&h e depois ligar 4 bicos na saida do driver. vc precisar? de 4 drivers de p&h independentes, ou um driver que tenha os 4 canais de saida independentes (nao sei como sao os drivers que tem disponivel no mercado)
a razao pra isso é simples, se vc liga mais de 1 bico a corrente do driver será dividida pros bicos, porque ele monitora a corrente, entao com 2 bicos ao atingir a corrente de pico de 4a, ele baixar? a corrente pra 1a, mas com 2 bicos a corrente de pico seria de 8a e nao 4. e a corrente pra manter aberto, seriam 2a e nao 1a. ligando 4 bicos em 1 driver, vc vai fornecer 1a pra abrir cada bico, e 250ma pra cada um pra manter aberto (sei que alguns vao dizer que isso é ?bvio isso, mas to contando que tenha alguem aqui que nao saiba, assim ja passar? a entender melhor como as coisas funcionam)
entao se o driver externo tiver 1 saida apenas, vc terá que comprar 4 drivers, ligando 2 em 1 saida do modulo, e os outros 2 na outra saida, e 1 bico em cada saida do driver.
com o sistema por software, vc pode ligar 2 bicos no mesmo canal, pois ele controla a corrente por largura de pulso, fornecendo corrente total (toda a corrente solicitada pelos bicos, ficando a cargo do bico ditar quanto de corrente precisa, sem limitar em 4a como é o caso do driver), e baixando pra 1/4 da corrente pra manter aberto, tambem 1/4 do solicitado, nao porta quanto seja. a transicao entre o pico e o hold por tempo, diminui o disperdicio de energia, pois se o bico se abre em 0.6ms por exemplo, configurar a transicao pra 0.7 ou 0.8 por exemplo garante que a transicao acontecerá apos o bico ja estar aberto. no sistema por hardware, ele só vai fazer a transicao quando a bobina do bico estiver totamente carregada, o que demora mais do que a abertura dele. nao sei se da pra entender legal o que eu to querendo dizer qqr coisa se alguem nao entender e tiver interesse eu posso tentar explicar de outra maneira.
a diferença basica na minha opiniao é essa, por isso prefiro o sistema por software, pq alem de diminuir o modulo por ter menos componentes (nao precisa dos componentes do driver p&h por hardware) ainda permite a ligacao de 2 bicos em cada canal (só 2 pq a corrente maxima no meu sistema é de 12a por canal permitindo o uso de 2 bicos de 2.4ohms em cada canal sem necessitar de nada externo)
percebam que no meu carro consegui alimentar 1k de pressao com apenas 1 bancada de bicos abertos de alta impedancia. se a pressao usada for baixa, tipo até 1k, com bicos com vazao apropriada, é possivel entao usar apenas 1 bancada de bicos de alta. se vc tem um sistema com 2 canais apenas, acho mil vezes melhor fazer igual eu fiz com com 1 bancada só de bicos com alta vazao mesmo que alta impedancia, do que 2 bancadas com 1 canal pra cada bancada nao importa os bicos usados em cada bancada. se bem que eu preferia baixa impedancia pra ganhar um pouco mais de vazao pelo menor tempo de abertura. mas paciencia, nao tem bicos de baixa que caibam na minha flauta.
espero nao ter fugido do proposito do topico.
-
apesar que tem muita gente que usa somente 4 ford racing, e diz que tem uma lenta lisa e um carro bom de baixa…. só naum sei se conseguem manter economico...
abraço
[snapback]684992[/snapback]
vc nao precisa de mais bicos do que a necessidade de vazao que precisa pra potencia que pretende. se 4 bicos fordracing alimentam 500 cv e vc quer apenas 400, ta otimo, ainda tem uma margem de folga. colocar 2 bancadas dividindo 1 canal pra cada uma, é um erro terrivel pois vc terá um controle muito pior sobre a primeira bancada que é a que da marcha lenta. por isso nao consegue lenta. é muito melhor usar apenas os 4 fordracing usando os 2 canais pra controla-los em pares. as chances de ter dirigibilidade sao muito maiores
só colocaria 2 bancadas, se os maiores bicos originais disponiveis nao suprirem a potencia que eu pretendo chegar, exemplo: os maiores fordracing alimentam se nao me engano até 600-700 cv no alcool, nao lembro (rs2 pode ajudar ae) se vc pretende até essa potencia, nao tem necessidade de segunda bancada. se pretende 800, 1000 cv, ai eu usaria 2 bancadas com bicos menores. sou contra usar bicos muito maiores do que o necessario. nao colocaria bicos com muito mais do que a vazao necessaria, deixaria apenas alguma margem pra correcao, tipo 20% no maximo.
-
ta certo, desculpe, mas é que eu to falando justamente sobre as diferencas, que foi o que foi perguntado…
minha opiniao eh que na primeira bancada, pode usar bico de alta, desde que seja no minimo semi sequencial. se for simultaneo deveria subdividir os eventos, senao as perdas pelo tempo de abertura ficam muito grandes e fica mais dificil ainda conseguir dirigibilidade. no meu carro uso bicos de alta na primeira bancada , pois só tenho uma. o acionamento é semi-sequencial, ou seja, uso 2 canais pra controlar os 4 bicos pulsando os cilindros 1-4 juntos em um canal, e os cilindros 2-3 no outro canal. nao subdivido os eventos, ou seja, acabo perdendo tempo de injecao util pois a frequencia de cada bico é 2x a frequencia do sistema original, que é sequencial. mas com essa configuracao, consegui resposta e dirigibilidade igual ao sistema de fabrica, porem, alimentando até 1k apenas com essa primeira bancada.
valer vale, mas o sistema por histerese acaba consumindo mais energia que o sistema por tempo, pois ele aguarda o carregamento total da bobina, o que nao é exatamente quando a agulha do bico se retraiu. eu prefiro por tempo, por isso desenvolvi assim no meu sistema. por tempo, é mais trabalhoso pq precisa desenvolver em software o controle da corrente. o controle por histerese eh mais facil pra quem desenvolve, pois o componente que controla a corrente é pronto, a ecu soh tem que mandar abrir e fechar, e o controle de corrente é feito pelo driver.
cheguei a usar o driver no meu sistema como consta no historico do topico, mas com ele, vc nao pode por 2 bicos de baixa juntos no mesmo canal.
vou tenter resumir a diferenca do p&h por software e por hardware
por hardware, vc não pode ligar 2 bicos no mesmo canal, ou seja, se vc tem um driver externo de 1 canal pra usar com um modulo nacional, nao poder? pegar 1 canal da saida do modulo, ligar no driver de p&h e depois ligar 4 bicos na saida do driver. vc precisar? de 4 drivers de p&h independentes, ou um driver que tenha os 4 canais de saida independentes (nao sei como sao os drivers que tem disponivel no mercado)
a razao pra isso é simples, se vc liga mais de 1 bico a corrente do driver será dividida pros bicos, porque ele monitora a corrente, entao com 2 bicos ao atingir a corrente de pico de 4a, ele baixar? a corrente pra 1a, mas com 2 bicos a corrente de pico seria de 8a e nao 4. e a corrente pra manter aberto, seriam 2a e nao 1a. ligando 4 bicos em 1 driver, vc vai fornecer 1a pra abrir cada bico, e 250ma pra cada um pra manter aberto (sei que alguns vao dizer que isso é ?bvio isso, mas to contando que tenha alguem aqui que nao saiba, assim ja passar? a entender melhor como as coisas funcionam)
entao se o driver externo tiver 1 saida apenas, vc terá que comprar 4 drivers, ligando 2 em 1 saida do modulo, e os outros 2 na outra saida, e 1 bico em cada saida do driver.
com o sistema por software, vc pode ligar 2 bicos no mesmo canal, pois ele controla a corrente por largura de pulso, fornecendo corrente total (toda a corrente solicitada pelos bicos, ficando a cargo do bico ditar quanto de corrente precisa, sem limitar em 4a como é o caso do driver), e baixando pra 1/4 da corrente pra manter aberto, tambem 1/4 do solicitado, nao porta quanto seja. a transicao entre o pico e o hold por tempo, diminui o disperdicio de energia, pois se o bico se abre em 0.6ms por exemplo, configurar a transicao pra 0.7 ou 0.8 por exemplo garante que a transicao acontecerá apos o bico ja estar aberto. no sistema por hardware, ele só vai fazer a transicao quando a bobina do bico estiver totamente carregada, o que demora mais do que a abertura dele. nao sei se da pra entender legal o que eu to querendo dizer qqr coisa se alguem nao entender e tiver interesse eu posso tentar explicar de outra maneira.
a diferença basica na minha opiniao é essa, por isso prefiro o sistema por software, pq alem de diminuir o modulo por ter menos componentes (nao precisa dos componentes do driver p&h por hardware) ainda permite a ligacao de 2 bicos em cada canal (só 2 pq a corrente maxima no meu sistema é de 12a por canal permitindo o uso de 2 bicos de 2.4ohms em cada canal sem necessitar de nada externo)
percebam que no meu carro consegui alimentar 1k de pressao com apenas 1 bancada de bicos abertos de alta impedancia. se a pressao usada for baixa, tipo até 1k, com bicos com vazao apropriada, é possivel entao usar apenas 1 bancada de bicos de alta. se vc tem um sistema com 2 canais apenas, acho mil vezes melhor fazer igual eu fiz com com 1 bancada só de bicos com alta vazao mesmo que alta impedancia, do que 2 bancadas com 1 canal pra cada bancada nao importa os bicos usados em cada bancada. se bem que eu preferia baixa impedancia pra ganhar um pouco mais de vazao pelo menor tempo de abertura. mas paciencia, nao tem bicos de baixa que caibam na minha flauta.
espero nao ter fugido do proposito do topico.
[snapback]685003[/snapback]
po cara… muito louco essas explicações...
mas assim... como sou meio leigo no assunto, estou um pouco confuso...
vamos por essa teoria em termos praticos...
2 situações...
1 situação) bancada a com bicos de alta impedancia e bancada b com bicos de baixa impedancia e o modulo usado p&h é esse da aem que eu citei acima que tem 10 canais independentes...
2 situação) bancada a com bicos de baixa e bancada b também com bicos de baixa impedancia e o modulo usado p&h é também esse da aem que eu citei acima...
de um carro pra uso diario, onde a inten?ao em ter 2 bancadas é que a a, é uma de bicos pequenos que tenha um leque excelente para o dia a dia... visando baixas rotações... e a bancada b é onde tem os bicos caxoeira, que só entrariam em ação quando altas rotações e pressões (quando necessario)
e se, nessas duas situações, eu somente substituisse o p&h por um nacional, da fueltech, ou his por ex ??
qual dessas situações seria melhor para a ocasião citada??
obrigado pelas respostas
abra
-
po cara… muito louco essas explicações...
mas assim... como sou meio leigo no assunto, estou um pouco confuso...
vamos por essa teoria em termos praticos...
2 situações...
1 situação) bancada a com bicos de alta impedancia e bancada b com bicos de baixa impedancia e o modulo usado p&h é esse da aem que eu citei acima que tem 10 canais independentes...
2 situação) bancada a com bicos de baixa e bancada b também com bicos de baixa impedancia e o modulo usado p&h é também esse da aem que eu citei acima...
de um carro pra uso diario, onde a inten?ao em ter 2 bancadas é que a a, é uma de bicos pequenos que tenha um leque excelente para o dia a dia... visando baixas rotações... e a bancada b é onde tem os bicos caxoeira, que só entrariam em ação quando altas rotações e pressões (quando necessario)
e se, nessas duas situações, eu somente substituisse o p&h por um nacional, da fueltech, ou his por ex ??
qual dessas situações seria melhor para a ocasião citada??
obrigado pelas respostas
abraço
[snapback]685006[/snapback]
nao sei quantas entradas tem nesse driver da a&m, acredito que tenha 2 entradas e 10 saidas, entao teria 5 saidas pra cada entrada. usando um controlador de bicos nacional com 2 canais, vc teria que ligar 1 canal pra primeira bancada (de baixa, ligaria direto os 4 bicos em 1 canal) e o outro canal na a&m em 1 entrada, o que daria 5 saidas, entao cada bico de baixa da segunda bancada em 1 saida da a&m.
eu nao acho legal essa configuracao. minha opiniao é que antes de se preocupar com o leque ou alta vazao dos bicos, vc deve se preocupar com a frequencia de acionamento. como eu disse, prefiro 4 bicos com mais vazao pulsados corretamente do que 8 bicos, 4 de baixa vazao e 4 de alta vazao (ai nao importando a impedancia) porem pulsados todos juntos por estarem cada 4 em um canal de acionamento.
no segundo caso, se todos os bicos forem de alta, nao existe a necessidade do driver p&h, pois ele é apenas para baixa impedancia. se usa-lo em bicos de alta, eles nao vao funcionar corretamente pode ter certeza.
o principal ?, qual a potencia pretendida kra?
-
na verdade naum tem potencia pretendida… é apenas por aprendizado mesmo...
mas vamos imaginar que seja um motor de 450cv... e os bicos de alta são os ford racing que sao que baixa impedancia... que bicos recomendaria para primeira bancada?? de alta, ou baixa impedancia ??
abra
-
apesar de não estar entendendo muito, tá gostando disso… :-)
eu tenho a idéia de usar duas bancadas de bicos de baixa imped?ncia.
hoje tenho aqui 4 bicos delphi de 2,1 ohms 75 lbs e 4 bicos bosch de 4,7 ohms 160 lbs (que talvez troque por uns de 96 lbs se a bomba não aguentar dar conta) com uma megasquirt i v3, onde ela deveria não necessitar de peak and hold.
tem gente que diz que dá e gente que diz que não dá e eu não consegui estudar o assunto direito por causa do meu ingl?s um pouco fraco pra entender bem os manuais da ms e tb por não mexer muito com o assunto.
tá partindo pra ignor?ncia e vou meter a cara a testar pra ver o que vai dar.
mas agora me atentei pra uma coisa que não tinha pensado antes...no consumo de energia...
-
hoje tenho aqui 4 bicos delphi de 2,1 ohms 75 lbs e 4 bicos bosch de 4,7 ohms 160 lbs (que talvez troque por uns de 96 lbs se a bomba não aguentar dar conta) com uma megasquirt i v3, onde ela deveria não necessitar de peak and hold.
tem gente que diz que dá e gente que diz que não dá e eu não consegui estudar o assunto direito por causa do meu ingl?s um pouco fraco pra entender bem os manuais da ms e tb por não mexer muito com o assunto.
mas agora me atentei pra uma coisa que não tinha pensado antes...no consumo de energia...
[snapback]685017[/snapback]
? exatamente isso andre…
2 bancadas, sendo uma de bicos de alta impedancia, e outra de bicos de baixa... ou as 2 bancadas com bicos de baixa??
pq a questaos dos bicos de alta... é que sao muito caros...
-
eu, como um cara não tão bem informado quanto se imaginava, decidi por usar duas bancadas de baixa pra ter bicos mais rápidos e eficientes.
com o dinheiro que ia gastar pra trabalhar bicos e comprar peak and hold da vida pra tocar os de baixa pra segunda bancada (já tinha os 4 bosch), preferi comprar bicos novos já de baixa imped?ncia e ter uma coisa a menos pra ligar e consumir energia ou dar problema… hahahahaha
quando o assunto é efici?ncia, ?s vezes o caro nem é tão caro assim...mas tem que se adequar ao nosso projeto...
o que me consola é que vou descobrir isso logo...bem logo...
-
na verdade naum tem potencia pretendida… é apenas por aprendizado mesmo...
mas vamos imaginar que seja um motor de 450cv... e os bicos de alta são os ford racing que sao que baixa impedancia... que bicos recomendaria para primeira bancada?? de alta, ou baixa impedancia ??
abraço
[snapback]685011[/snapback]
pra essa potencia, eu usaria 1 bancada apenas com bicos de baixa pra controlar semi-sequencial.
[snapback]685017[/snapback]
se a megasquirt tiver controle de corrente por pwm, nao precisa de driver externo nao. mas lembre-se pulsar os 4 bicos de 1 bancada juntos é uma péssima ideia.
até é util usar o acionamento dos bicos todos juntos, mas só na segunda bancada. na primeira é inviavel e só é usado em arrancada onde se afunda o po no acelerador e vai assim até o fim da reta. nem pra circuito funciona pq a dirigibilidade fica horrivel.
só pra dar mais embasamento no que eu to falando, no meu sistema eu posso alternar entre semi-sequencial e simultaneo com o motor funcionando… a diferenca é absurda na dirigibilidade. se tivesse um segundo modulo de combustivel, poderia alternar entre sequencial, semi-sequencial e simultaneo, mas ainda nao montei o segundo modulo. vou montar em breve.
tb posso alterar a corrente de hold e tempo de pico com o motor funcionando. isso ajuda a achar a configuracao ideal pq vc altera e sente na hora a reacao.
-
bom, quanto é vazão dos injetores e alimentação é o seguinte, vou postar uma regra b?sica pra se calcular o quanto de combustável seu motor precisa de acordo com potência.
vamos usar o par?metro g/seg (magnetti marelli) depois posto o calculo de conversão pra lbs/h, ok?
usa-se então cada g/seg (grama por segundo) pr alimentar 9 cv no alcool, 6 no methanol e 13 na gasolina (brasileira que contem alcool), então por exemplo:
4 bicos originais de um vectra 8v, são os mais comuns os bosch c?d. 0280.150.962 (amarelos), eles tem 2,5 g/seg (21,1 lbs/h) então:
2,5 (g/seg) x 13 (gasolina) x 4 (4 cilindros) = 130cv
vemos que são injetores suficientes pra alimentar 130cv na gasolina brasileira (com alcool), claro que isso é respeitando os 80% de tempo de abertura do injetor e com 3 bar de pressão de combustável.
os ford racing de 160 lbs/h = 19 g/seg.
então temos:
19 g/seg x 9 (alcool) x 4 (cilindros, bicos) = 684 cv no alcool com 3 bar de pressão de combustável.
outra coisa, quando se aumenta de 3 pra 4 bar a pressão de combustável existe um aumento de 14% na vaz?o, então pra se calcular quanto vc vai conseguir a mais de potência é o seguinte:
caso dos ford racing:
19 g/seg +14%= 21,66 g/seg x 9 x 4 = 779,7 cv
porem como os ford racing tem pouca potência elétrica, se vc usar um regulador de pressão com delta 1 na baixa dificilmente vc vai conseguir acertar a lenta com 4 bar de pressão inicial de combustável.
lost, dependendo da aplicação se for pra rua, é melhor que sejam 8 do que 4 injetores, claro que depende sempre dos injetores escolhidos, cada caso tem uma melhor opção que se aplica.
-
lost, não é possivel deixar o pico com valores tão próximos do valor de histerese do bico como voce cita no exemplo de 0,6 m/seg para pico de 0,7m/seg. voce está esquecendo da partida do motor quando a tensão do sistema ca? violentamente e a histerese aumenta violentamente por conta disso. por isso que os fabricantes adotam cerca de 70% a mais de tempo de pico do que o tempo de histerese. a 10 v (tensão comum durante a partida do motor) a histere de um bico que é de 0,7 m/seg a 14 v pode chegar a 1,2 m/seg. como é que vai ligar o motor? com peak and hold não adianta compensar no tempo de injeção.
voce está a par do pico reverso para fechamento do bico?
-
lost, não é possivel deixar o pico com valores tão próximos do valor de histerese do bico como voce cita no exemplo de 0,6 m/seg para pico de 0,7m/seg. voce está esquecendo da partida do motor quando a tensão do sistema ca? violentamente e a histerese aumenta violentamente por conta disso. por isso que os fabricantes adotam cerca de 70% a mais de tempo de pico do que o tempo de histerese. a 10 v (tensão comum durante a partida do motor) a histere de um bico que é de 0,7 m/seg a 14 v pode chegar a 1,2 m/seg. como é que vai ligar o motor? com peak and hold não adianta compensar no tempo de injeção.
voce está a par do pico reverso para fechamento do bico?
[snapback]685092[/snapback]
claro, pra usar a regulagem como eu sugeri, o sistema deve possuir correcao por tensao. no caso, na partida, o aumento do tempo mecanico do bico devido a queda de tensao por causa da partida é previsto pela ecu, e consequentemente, o tempo de pico tambem, dizer que sao 0.6ms pra abrir, é uma referencia a 13.8v, qualquer variacao na tensao gera uma correcao no tempo de abertura e consequentemente no tempo de pico, por isso digo que é possivel da maneira que eu citei nao to esquecendo de nada nao, pelo menos com relacao a isso.
ps. esqueci de comentar: tempo de histerese não é igual ao tempo de abertura, ou tempo morto ou tempo mecanico ou seja la qual for o nome pra mesma coisa, que é quanto tempo leva pra comecar a sair combustivel de maneira estavel. a histerese normalmente é maior, histerese é quando a bobina esta totalmente carregada, o useja, a corrente chega a o maximo. é uma questao eletrica, a outra é questao mecanica.
estou a par do reverso sim, tambem chamado de fly-back. quanto maior a carga na bobina do bico, mais tempo ele levar? pra se fechar, levando a injecao de combustivel que pode não ser prevista pelo gerenciador, ou seja, ao solicitar 1ms de combustivel (1ms+ tempode abertura) serao injetados no motor mais do que os 1ms devido ao tempo de fechamento do injetor. quando se usa peek and hold, o tempo de fechamento diminui com relacao a acionar o mesmo bico de baixa sem o peek and hold (pq sem o driver o bico recebe toda corrente durante todo o tempo de abertura, com o driver, ao baixar a corrente, o bico fica com menos energia armazenada em sua bobina) por isso no meu sistema existe um circuito que é acionado no fechamento do bico, que serve exclusivamente pra descarregar o mais rapido possivel essa energia presa na bobina do bico, e faze-lo fechar o mais rapido possivel. mantenho esse sistema ativo inclusive nos bicos de alta (nao precisaria devido a menor corrente) mas isso ajuda a aumentar a precisao e controle dos injetores.
sobre em aplicacao de rua usar 8 injetores e nao 4, só concordo se vc tiver 4 canais pra poder pulsar os bicos em pares nas 2 bancadas, ou pelo menos 3 canais, pra pulsar em pares na primeira, e tudo junto na segunda. pulsar tudo junto na primeira bancada na minha opiniao é o maior erro cometido pela maioria, e que faz com que o carro nao tenha dirigibilidade. mas é a minha opiniao.
abraco
-
sobre em aplicacao de rua usar 8 injetores e nao 4, só concordo se vc tiver 4 canais pra poder pulsar os bicos em pares nas 2 bancadas, ou pelo menos 3 canais, pra pulsar em pares na primeira, e tudo junto na segunda. pulsar tudo junto na primeira bancada na minha opiniao é o maior erro cometido pela maioria, e que faz com que o carro nao tenha dirigibilidade. mas é a minha opiniao.
sim, concordo com voce, é que como disse existem casos e casos… por exemplo, se eu fosse turbinar um ap mi pra andar entre 300 e 400cv usaria a injeção original pra tocar os bicos da fase aspro (os 4 originais) e mais 4 com um módulo digipulse (por ex.) pra tocar os da alta, que só entrariam quando tivesse pressão no coletor, aí a baixa continuaria sequêncial, e a alta (tocada pelo módulo suplementar) ficaria semi-sequencial (2 a 2).
com isso poupamos bomba de combustável, quando quiser andar na boa sem pressão de turbo o carro ir? ter um consumo de antes porem apenas convertido é alcool.
como dissemos acima, cada caso tem uma configuração que melhor se encaixa.
lost, da onde voce ?, spo que bairro?
abraços.
-
sim, concordo com voce, é que como disse existem casos e casos… por exemplo, se eu fosse turbinar um ap mi pra andar entre 300 e 400cv usaria a injeção original pra tocar os bicos da fase aspro (os 4 originais) e mais 4 com um módulo digipulse (por ex.) pra tocar os da alta, que só entrariam quando tivesse pressão no coletor, aí a baixa continuaria sequêncial, e a alta (tocada pelo módulo suplementar) ficaria semi-sequencial (2 a 2).
com isso poupamos bomba de combustável, quando quiser andar na boa sem pressão de turbo o carro ir? ter um consumo de antes porem apenas convertido é alcool.
como dissemos acima, cada caso tem uma configuração que melhor se encaixa.
lost, da onde voce ?, spo que bairro?
abraços.
[snapback]685106[/snapback]
sim, ai fica bacana. só tem um probleminha de estrategias diferentes de mistura entre o controlador da segunda bancada e a injecao original… mas rola...
eu sou de sp sim, moro em pirituba
porque?
ah, esqueci tb de agradecer sobre os calculos de vazao x potencia
sobre a questao eletrica dos bicos, abertura, histerese, corrente e etc vc concorda comigo? captou meu ponto de vista?
abraco
-
lost, no momendo da partida no motor não adianta aumentar o ti se vc estiver com bicos de baixa, quando vc aumenta o ti voce aumenta o hold e não o peak.
por isso que no corsa (por ex.) que usa injetores de baixa a ecu aumentou pra 1,4 o peak sendo que a histerese do injetor é de 0,6 m/s.
se aumentar o ti com bicos de baixa o carro não vai ligar.
voce mora em pirituba? vou sempre pra aí, minha noiva mora no jaragua, vamos marcar qualquer dia de nos encontrar pra bater um papo?
abraços.