Bicos de baixa e alta impedancia
-
bom, quanto é vazão dos injetores e alimentação é o seguinte, vou postar uma regra b?sica pra se calcular o quanto de combustável seu motor precisa de acordo com potência.
vamos usar o par?metro g/seg (magnetti marelli) depois posto o calculo de conversão pra lbs/h, ok?
usa-se então cada g/seg (grama por segundo) pr alimentar 9 cv no alcool, 6 no methanol e 13 na gasolina (brasileira que contem alcool), então por exemplo:
4 bicos originais de um vectra 8v, são os mais comuns os bosch c?d. 0280.150.962 (amarelos), eles tem 2,5 g/seg (21,1 lbs/h) então:
2,5 (g/seg) x 13 (gasolina) x 4 (4 cilindros) = 130cv
vemos que são injetores suficientes pra alimentar 130cv na gasolina brasileira (com alcool), claro que isso é respeitando os 80% de tempo de abertura do injetor e com 3 bar de pressão de combustável.
os ford racing de 160 lbs/h = 19 g/seg.
então temos:
19 g/seg x 9 (alcool) x 4 (cilindros, bicos) = 684 cv no alcool com 3 bar de pressão de combustável.
outra coisa, quando se aumenta de 3 pra 4 bar a pressão de combustável existe um aumento de 14% na vaz?o, então pra se calcular quanto vc vai conseguir a mais de potência é o seguinte:
caso dos ford racing:
19 g/seg +14%= 21,66 g/seg x 9 x 4 = 779,7 cv
porem como os ford racing tem pouca potência elétrica, se vc usar um regulador de pressão com delta 1 na baixa dificilmente vc vai conseguir acertar a lenta com 4 bar de pressão inicial de combustável.
lost, dependendo da aplicação se for pra rua, é melhor que sejam 8 do que 4 injetores, claro que depende sempre dos injetores escolhidos, cada caso tem uma melhor opção que se aplica.
-
lost, não é possivel deixar o pico com valores tão próximos do valor de histerese do bico como voce cita no exemplo de 0,6 m/seg para pico de 0,7m/seg. voce está esquecendo da partida do motor quando a tensão do sistema ca? violentamente e a histerese aumenta violentamente por conta disso. por isso que os fabricantes adotam cerca de 70% a mais de tempo de pico do que o tempo de histerese. a 10 v (tensão comum durante a partida do motor) a histere de um bico que é de 0,7 m/seg a 14 v pode chegar a 1,2 m/seg. como é que vai ligar o motor? com peak and hold não adianta compensar no tempo de injeção.
voce está a par do pico reverso para fechamento do bico?
-
lost, não é possivel deixar o pico com valores tão próximos do valor de histerese do bico como voce cita no exemplo de 0,6 m/seg para pico de 0,7m/seg. voce está esquecendo da partida do motor quando a tensão do sistema ca? violentamente e a histerese aumenta violentamente por conta disso. por isso que os fabricantes adotam cerca de 70% a mais de tempo de pico do que o tempo de histerese. a 10 v (tensão comum durante a partida do motor) a histere de um bico que é de 0,7 m/seg a 14 v pode chegar a 1,2 m/seg. como é que vai ligar o motor? com peak and hold não adianta compensar no tempo de injeção.
voce está a par do pico reverso para fechamento do bico?
[snapback]685092[/snapback]
claro, pra usar a regulagem como eu sugeri, o sistema deve possuir correcao por tensao. no caso, na partida, o aumento do tempo mecanico do bico devido a queda de tensao por causa da partida é previsto pela ecu, e consequentemente, o tempo de pico tambem, dizer que sao 0.6ms pra abrir, é uma referencia a 13.8v, qualquer variacao na tensao gera uma correcao no tempo de abertura e consequentemente no tempo de pico, por isso digo que é possivel da maneira que eu citei
nao to esquecendo de nada nao, pelo menos com relacao a isso.
ps. esqueci de comentar: tempo de histerese não é igual ao tempo de abertura, ou tempo morto ou tempo mecanico ou seja la qual for o nome pra mesma coisa, que é quanto tempo leva pra comecar a sair combustivel de maneira estavel. a histerese normalmente é maior, histerese é quando a bobina esta totalmente carregada, o useja, a corrente chega a o maximo. é uma questao eletrica, a outra é questao mecanica.
estou a par do reverso sim, tambem chamado de fly-back. quanto maior a carga na bobina do bico, mais tempo ele levar? pra se fechar, levando a injecao de combustivel que pode não ser prevista pelo gerenciador, ou seja, ao solicitar 1ms de combustivel (1ms+ tempode abertura) serao injetados no motor mais do que os 1ms devido ao tempo de fechamento do injetor. quando se usa peek and hold, o tempo de fechamento diminui com relacao a acionar o mesmo bico de baixa sem o peek and hold (pq sem o driver o bico recebe toda corrente durante todo o tempo de abertura, com o driver, ao baixar a corrente, o bico fica com menos energia armazenada em sua bobina) por isso no meu sistema existe um circuito que é acionado no fechamento do bico, que serve exclusivamente pra descarregar o mais rapido possivel essa energia presa na bobina do bico, e faze-lo fechar o mais rapido possivel. mantenho esse sistema ativo inclusive nos bicos de alta (nao precisaria devido a menor corrente) mas isso ajuda a aumentar a precisao e controle dos injetores.
sobre em aplicacao de rua usar 8 injetores e nao 4, só concordo se vc tiver 4 canais pra poder pulsar os bicos em pares nas 2 bancadas, ou pelo menos 3 canais, pra pulsar em pares na primeira, e tudo junto na segunda. pulsar tudo junto na primeira bancada na minha opiniao é o maior erro cometido pela maioria, e que faz com que o carro nao tenha dirigibilidade. mas é a minha opiniao.
abraco
-
sobre em aplicacao de rua usar 8 injetores e nao 4, só concordo se vc tiver 4 canais pra poder pulsar os bicos em pares nas 2 bancadas, ou pelo menos 3 canais, pra pulsar em pares na primeira, e tudo junto na segunda. pulsar tudo junto na primeira bancada na minha opiniao é o maior erro cometido pela maioria, e que faz com que o carro nao tenha dirigibilidade. mas é a minha opiniao.
sim, concordo com voce, é que como disse existem casos e casos… por exemplo, se eu fosse turbinar um ap mi pra andar entre 300 e 400cv usaria a injeção original pra tocar os bicos da fase aspro (os 4 originais) e mais 4 com um módulo digipulse (por ex.) pra tocar os da alta, que só entrariam quando tivesse pressão no coletor, aí a baixa continuaria sequêncial, e a alta (tocada pelo módulo suplementar) ficaria semi-sequencial (2 a 2).
com isso poupamos bomba de combustável, quando quiser andar na boa sem pressão de turbo o carro ir? ter um consumo de antes porem apenas convertido é alcool.
como dissemos acima, cada caso tem uma configuração que melhor se encaixa.
lost, da onde voce ?, spo que bairro?
abraços.
-
sim, concordo com voce, é que como disse existem casos e casos… por exemplo, se eu fosse turbinar um ap mi pra andar entre 300 e 400cv usaria a injeção original pra tocar os bicos da fase aspro (os 4 originais) e mais 4 com um módulo digipulse (por ex.) pra tocar os da alta, que só entrariam quando tivesse pressão no coletor, aí a baixa continuaria sequêncial, e a alta (tocada pelo módulo suplementar) ficaria semi-sequencial (2 a 2).
com isso poupamos bomba de combustável, quando quiser andar na boa sem pressão de turbo o carro ir? ter um consumo de antes porem apenas convertido é alcool.
como dissemos acima, cada caso tem uma configuração que melhor se encaixa.
lost, da onde voce ?, spo que bairro?
abraços.
[snapback]685106[/snapback]
sim, ai fica bacana. só tem um probleminha de estrategias diferentes de mistura entre o controlador da segunda bancada e a injecao original… mas rola...
eu sou de sp sim, moro em pirituba
porque?
ah, esqueci tb de agradecer sobre os calculos de vazao x potencia
sobre a questao eletrica dos bicos, abertura, histerese, corrente e etc vc concorda comigo? captou meu ponto de vista?
abraco
-
lost, no momendo da partida no motor não adianta aumentar o ti se vc estiver com bicos de baixa, quando vc aumenta o ti voce aumenta o hold e não o peak.
por isso que no corsa (por ex.) que usa injetores de baixa a ecu aumentou pra 1,4 o peak sendo que a histerese do injetor é de 0,6 m/s.
se aumentar o ti com bicos de baixa o carro não vai ligar.
voce mora em pirituba? vou sempre pra aí, minha noiva mora no jaragua, vamos marcar qualquer dia de nos encontrar pra bater um papo?
abraços.
-
lost, no momendo da partida no motor não adianta aumentar o ti se vc estiver com bicos de baixa, quando vc aumenta o ti voce aumenta o hold e não o peak.
por isso que no corsa (por ex.) que usa injetores de baixa a ecu aumentou pra 1,4 o peak sendo que a histerese do injetor é de 0,6 m/s.
se aumentar o ti com bicos de baixa o carro não vai ligar.
voce mora em pirituba? vou sempre pra aí, minha noiva mora no jaragua, vamos marcar qualquer dia de nos encontrar pra bater um papo?
abraços.
[snapback]685129[/snapback]
olha que adianta sim viu… eu trato tempo de abertura, tempo de pico e tempo de combustivel separadamente...
caiu a tensao = bico demora mais pra abrir, entao aumenta o tempo de abertura, colocando o tempo de pico maior que o tempo de abertura, garante que baixe a corrente apos o bico estar aberto(ja garantido pelo aumento do tempo de abertura) o tempo de combustivel nao muda o que muda é o tempo morto, mecanico, abertura, seja la como quiser chamar, que é o que é diretamente influenciado pela corrente, baixando a corrente depois disso, ta tranquilo, o combustivel vai sair isso funciona sim
o problema é se a corrente for tao baixa, que 1/4 de corrente de hold nao consegue manter o bico aberto e ele se fecha, mas ainda é possivel desabilitar o peek and hold se a tensao for menor que x volts por exemplo... claro, isso tudo eu to falando num sistema que eu considero ideal, nao to relacionando com os que temos no mercado.
ainda é possivel que se a tensao for menor que x, o hold fica em 1/2 e nao 1/4. ou seja, tem solucao pra tudo kra essas alteracoes sao feitas em tempo real automaticamente
tendeu? corcorda? discorda?
po kra, podemos combinar a hora que vc quiser dai vc ja ve esses tratamentos na pratica
pessoal, falando desses assuntos de abertura, corrente e bla bla bla, estamos desvirtuando o topico ou essas infos interessam mesmo que os sistemas nacionais nao tenham esses controles que eu citei?
-
se a megasquirt tiver controle de corrente por pwm, nao precisa de driver externo nao. mas lembre-se pulsar os 4 bicos de 1 bancada juntos é uma péssima ideia.
[snapback]685033[/snapback]
ela tem esse troão aí sim, de pwm e tb um esquema do flyback on board…
sobre o esquema de sequencial ou semi-sequencial, vou procurar dar uma olhada...
-
ela tem esse troão aí sim, de pwm e tb um esquema do flyback on board…
sobre o esquema de sequencial ou semi-sequencial, vou procurar dar uma olhada...
[snapback]685242[/snapback]
o que eu quis dizer é se que esta usando tem. pq pode ter sido montada sem né, vai saber. como ela eh aberta, pode-se montar omitindo partes do circuito…
-
eu ainda não estou usando ela…tá guardada, por enquanto.
comprei ela de um amigo que comprou ela já preparada pra trabalhar só com bicos de baixa ou só com bicos de alta.
ele usava bicos de alta retrabalhados na primeira bancada e bicos de 160 lbs (iguais ao meu) na segunda bancada mas, nesse caso, ele colocou no sistema um repetidor de pulso da beast racing...só não sei como funfava isso...
-
esse topico esta show nunca aprendi tanto sobre bicos injetores como hoje
sanei varias duvidas com relação ao uso de peak and hold nos bicos de baixa
muito bom mesmo parabens para o lost e o rs2
-
eu ainda não estou usando ela…tá guardada, por enquanto.
comprei ela de um amigo que comprou ela já preparada pra trabalhar só com bicos de baixa ou só com bicos de alta.
ele usava bicos de alta retrabalhados na primeira bancada e bicos de 160 lbs (iguais ao meu) na segunda bancada mas, nesse caso, ele colocou no sistema um repetidor de pulso da beast racing...só não sei como funfava isso...
[snapback]685564[/snapback]
kra, com a megasquirt e bicos de 160lbs, eu montaria 1 bancada só, se nao for passar de 600 cv. fica mais linear, mais facil de regular pq concentra tudo em 1 sistema só…
esse topico esta show nunca aprendi tanto sobre bicos injetores como hoje
sanei varias duvidas com relação ao uso de peak and hold nos bicos de baixa
muito bom mesmo parabens para o lost e o rs2
[snapback]685611[/snapback]
q isso kra, por nada tamo ae pra dar a nossa opiniao