Problemas ap 2.0 + 3e
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ola amigos
minha mae tem um santana 90/90 (2.0 + 3e + cambio automatico).
levei no mecanico para trocar uma pastilha do bloco (aquela que fica atras do esticador da correia dentada) e pedi pra verificar o carburador (mais precisamente o estilete).
ok, ele fez tudo, regulou e mecheu no ponto pois disse que o distribuidor tava com zero graus.
ok, peguei o carro, sai, rodei uns 80km, e apos subir uma serra, ao chegar no topo da serra, pegando a descida, notei que fiquei sem o freio (com pedal duro), tentei acelerar a nada.
conclusao : carro morreu.
nao pegou no tranco, nao pegou ligando, nao pegou de jeito nenhum.
desci a serra no embalo, cheguei em casa.
testei :
bomba de gasolina (mecanica) : ok (ta jogando gasolina em pulsos)
bobina : hummm (centelhas fracas , bobina com apenas 18 anos), troquei por outra que usei por 2 meses e ta zerada e as centelhas ficaram aparentemente mais fortes, mas, nao pegou
carburador : abri, mechi no estilete, tava vedando ok.
pedi para meu pai ligar o carro e fiquei olhando de cima do carburador. ok, ta injetando ok.
resumo, nao pega
eu estranhei muito a posicao que o distribuidor esta.
aquela peca do avanco a vacuo esta exatamente por cima do parafuso que trava o distribuidor.
tenho certeza absoluta que antes nao ficava nessa posicao. tinha sempre espaco tranquilo para botar a chave ali para virar o distribuidor.
agora ta impossivel colocar qq chave ali e tentar virar qq coisa o distribuidor.
o motor ta virando livre, sem nenhuma anormalidade aparente (arranque foi feito em janeiro).
eu to apostando no ponto do distribuidor.
algum amigo da uma luz ???
abracos
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pois é, fatalmente o distribuidor se moveu (ja q agora não da pra encaixar a chave 13 no parafuso de fixação). pelo descrito (bujão do avanço a vacuo indo em direção da parede corta fogo), parece q o ponto avançou.
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pois é, fatalmente o distribuidor se moveu (ja q agora não da pra encaixar a chave 13 no parafuso de fixação). pelo descrito (bujão do avanço a vacuo indo em direção da parede corta fogo), parece q o ponto avançou.
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pois é carol
o meu pai chamou o mecanico do seguro aqui em casa hoje….
o parafuso do comando de valvulas quase comeu a capa de metal que protege a correia dentada.
bloco girou com comando parado.
como se trata de um ap 2.0 gasolina carburado (taxa de compressao por volta de 8,5:1), acredito que nao tenha atropelado.
mas, fatalmente eu acho que o comando (que era original mesmo), tenha ido pro saco (rosca espanada, pois tem limalhas de metal por cima do esticador e correia).
so nao sei se o distribuidor rodou tambem (pela posicao eu acho que sim).
amanha vou de reboque conversar com o mecanico.
pq pra trocar a pastilha do bloco que fica atras do esticador, certamente ele soltou a polia do comando (motor ap, santana, e a o esticador fica de cara para o radiador).
abracos a todos e muuuuito obrigado pela ajuda.
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putz, sera q o comando estava sem a chaveta na polia?
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putz, sera q o comando estava sem a chaveta na polia?
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carol,
olha, se a chaveta tava na posicao, eu nao sei, mas, que foi cagada, foi.
amanha vou levar o carro de reboque ate a oficina, e vou conversar com o amigo, pra ele ver como vai resolver a situacao.
abracao
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carol,
olha, se a chaveta tava na posicao, eu nao sei, mas, que foi cagada, foi.
amanha vou levar o carro de reboque ate a oficina, e vou conversar com o amigo, pra ele ver como vai resolver a situacao.
abracao
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é pessoal
parafuso do comando espanou a rosca.
o amigo refez a rosca e ta beleza.
e o engracado, é que o distribuidor ta naquela posicao mesma, e anda beeeeeeeem
uma delicia o carro. (so nao sei como enquadrou dessa maneira).
abracao
e cadeado no topico
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o distribuidor pode estar numa posição avançada, ok, isso é devido à forma q o mecânico encaixou o eixo sobre a bomba. estranho o lance de (como vc relatou) não ser possivel encaixar a chave no parafuso do distribuidor.
certifique-se q foi colocaca a chaveta no comando. acho esquisito ter soltado a polia com a chaveta no lugar dela.
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o distribuidor pode estar numa posição avançada, ok, isso é devido à forma q o mecânico encaixou o eixo sobre a bomba. estranho o lance de (como vc relatou) não ser possivel encaixar a chave no parafuso do distribuidor.
certifique-se q foi colocaca a chaveta no comando. acho esquisito ter soltado a polia com a chaveta no lugar dela.
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é carol…
eu realmente nunca tinha visto o distribuidor naquela posicao.
mas, como voce mesmo disse, pode ter a ver com o resto do zerado do comando e motor.
mas, ta andando gostoso, ta liso, ta soltinho, muito esperto mesmo.
em relacao ao comando....
eu acho que o parafuso pode ter entrado enjambrado e ter comido a rosca.
mas, é achismo mesmo.
passou rosca nova e ta direitinho (ja andou cerca de 200km) depois de arrumado.
abracao
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e ai ghilherme resolveu?