Controle de boost
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a eletronica vem pra fazer aquilo que o piloto nao faz, ainda mais quando não se trata de um piloto .
o que o pessoal ta querendo gt, é poder pisar fundo tranquilo, com uma pressao limitada.
outra coisa de se ter algum tipo de sistema controlando a pressao, trabalhando em conjunto com a wastegate/alivio é que se consegue mais pressao em rotacao mais baixa simplesmente por nao permitir que o desvio se abra nas baixas pressoes como 0,2 0,3 0,4 com isso a pegada da turbina fica mais forte, pq a pressao entra mais rapido. ou seja, se vc tem um controle de pressao eletronico, vai ter pressao um pouco mais cedo, e poderia por exemplo nao deixar passar de 0.6, é muito melhor que limitar em 0.6 só na mola.
alguem aqui ja pensou em como adaptar alguma maneira pra descobrir em que mercha está?
pretendo fazer por rpm x velocidade do carro pelo sensor original de velocidade, assim nao será necessaria nenhuma adaptacao, só o cambio tem que ter sensor de velocidade. alguem tem alguma outra ideia?
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é essa a idéia.
não tem algum sensor que possibilite isso?
foi daqui que tirei a idéia do controle.
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é essa a idéia.
não tem algum sensor que possibilite isso?
foi daqui que tirei a idéia do controle.
http://br.youtube.com/watch?v=txx8q8gwwky
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o problema é que pra fazer com sensor depende de adaptacao ou na alavanca ou trambulador ou cambio… por isso acho que será mais facil ir pela rotacao da roda x rotacao do motor mesmo, vc terá que informar a relacao de cada marcha e o diferencial pro sistema reconhecer a marcha. o complicado é que se destracionar, ja viu neh? vai reconhecer errado. poderia usar o sensor da embreagem, pra calcular a marcha soh quando a embreagem for solta, mas nao sei se todos os carros com i.e. tem esse sensor.
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lost, a gm usa nos corsas isso que vc falou, rpm x veloci//, tanto que nos corsas por exemplo voce tem diferentes estratégias de ponto/comb. etc, pra cada marcha.
acho que o legal é seguir esse caminho mesmo.
alias… vc s sabiam que a ft agora tem controle de tração?? quem tem a racepro 1fi é só mandar pra lá que eles fazem o up-grade nela gratuito
em breve mando a minha pra ver como é...
abraços.
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lost, a gm usa nos corsas isso que vc falou, rpm x veloci//, tanto que nos corsas por exemplo voce tem diferentes estratégias de ponto/comb. etc, pra cada marcha.
acho que o legal é seguir esse caminho mesmo.
alias… vc s sabiam que a ft agora tem controle de tração?? quem tem a racepro 1fi é só mandar pra lá que eles fazem o up-grade nela gratuito
em breve mando a minha pra ver como é...
abraços.
interessante isso. se tiver como colocar em outros carros aí sim vira.
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a eletronica vem pra fazer aquilo que o piloto nao faz, ainda mais quando não se trata de um piloto .
o que o pessoal ta querendo gt, é poder pisar fundo tranquilo, com uma pressao limitada.
outra coisa de se ter algum tipo de sistema controlando a pressao, trabalhando em conjunto com a wastegate/alivio é que se consegue mais pressao em rotacao mais baixa simplesmente por nao permitir que o desvio se abra nas baixas pressoes como 0,2 0,3 0,4 com isso a pegada da turbina fica mais forte, pq a pressao entra mais rapido. ou seja, se vc tem um controle de pressao eletronico, vai ter pressao um pouco mais cedo, e poderia por exemplo nao deixar passar de 0.6, é muito melhor que limitar em 0.6 só na mola.
alguem aqui ja pensou em como adaptar alguma maneira pra descobrir em que mercha está?
pretendo fazer por rpm x velocidade do carro pelo sensor original de velocidade, assim nao será necessaria nenhuma adaptacao, só o cambio tem que ter sensor de velocidade. alguem tem alguma outra ideia?
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primeiro vamos considerar que esses controle de pressão ou overboost é feito em cima de uma valvula de alivio externa, certo? até pq nenhum sistema forte e que realmente precise de um controle desse usaria uma valvulinha integrada certo ??? e pra mim quem anda com pressão baixa não precisa de overboos…...
tipo 0,5 no pé e 0,8 no booster ????? isso é piada, né é e olha que já ví usarem....
então considerando a valvula externa, tipo wastegate, a mola mantem a valvula fechada até (+ -) 1/3 da pressão selecionada, então se tá regulada uma pressão inicial de 1,5kg.......até seus 0,5kg (pressãozinha e de passeio na rua pra ir comprar pão) a valvula vai estar toda fechada, proporcionando pegada boa e respostas rápidas.
após essa pressão, ela começará a cavitar ou flutuar levemente até começar a abrir totalmente pra dar vazão ao escape e regular os 1,5kg, certo é só que a subida de giro vai ser rápida e forte............e dificilmente alguem comum sentiria ess flutuação como perda......assim como dificilmente sentiria uma grande melhora com o booster eletronico nessa situação.... até pq pra se melhorar a pegada da turbina ou se usa um sistema com gas externo, tipo do caca daud........ ou se usa um sistema que pegue pressão do motor/turbina e depois joque-o na atmosfera.....causando de certa forma uma perda de fluxo..... e criando problemas pra carroas com maf e etc....
enfim....... é um monte de traquitana que eu thiago ogro goiano resolveria com 2 solenoides de 20,00 e já era.....
não desmerecendo de forma alguma seu sistema, que como uma coisa tecnologica tem completamente seu valor e sua aplicação.....mas como eu foco muito no custo beneficio das coisas, não posso falar sobre um sistema caro e que nao usei ainda......
num motor de carro preparado é bem eficiente isso… como o sistema do lost, vc vai tirando pressão nas rpms mais altas (no caso da megasquirt o mapa é de tps x rpm) o que alivia o stress em cima dos componentes internos ...
numa dessa você pode pra determinadas posições do acelerador botar ou tirar pressão, talvez numa faixa em que você ande na cidade.
em tempo, tem um interruptor que altera os mapas de combustível, avanço e pressão que pode ser instalado... assim se pode ter uma mistura mais afinada e mais pressão pra dentro na hora do vamo-ver...
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esse esquema de mapa de pressão por rpm x tps acho o mais viavel e simples de funcionar. imagine um his com esses mapas, mas ao invés de controlar a pulsação de bicos injetores, controlasse solenoide(s) que pulsassem tambem e regulassem a quantidade de pressão…........ já pensou ? ?
ps: vou até falar com o japa da his se não pra adaptar isso.....heheheee.....
é essa a idéia.
não tem algum sensor que possibilite isso?
foi daqui que tirei a idéia do controle.http://br.youtube.com/watch?v=txx8q8gwwky
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esse sistema aí é antiiiiiiiiiigo…....... um dosador manual onde voce controla a quantidade de pressão simplesmente girando o botãozão lá.....imagina isso em lemans.....pilotando e toda hora dando booster nas retas..... uhauahuaaa.....
tô falando assim mas nem sei como funciona o sistema.....na verdade deve ser eletronico e esse regulador final deve ser pra dar o averto fino dependendo do gosto do pilote e/ou necessidades de potencia ou economia de combustivel.....
o problema é que pra fazer com sensor depende de adaptacao ou na alavanca ou trambulador ou cambio… por isso acho que será mais facil ir pela rotacao da roda x rotacao do motor mesmo, vc terá que informar a relacao de cada marcha e o diferencial pro sistema reconhecer a marcha. o complicado é que se destracionar, ja viu neh? vai reconhecer errado. poderia usar o sensor da embreagem, pra calcular a marcha soh quando a embreagem for solta, mas nao sei se todos os carros com i.e. tem esse sensor.
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uns 10 anos atras o gilmar da caracol turbinas de goiania ja usava em arrancadas um gol quadrado turbo com injeção adaptada do gol 1.0 mi + his com 8 bicos e já desenvolvia um turbo sequencial por marcha…... era fixo mas com 1 pressao em cada marcha regulada por um sistema mecanico em cada marcha...... acho que era no trambulador......sei lá........
não sei se esse esquema por velocidade não daria problema com troca de roda...pneu....dificuldade de se calibrar.....sei lá...... eu iria de rpm x tps .....
lost, a gm usa nos corsas isso que vc falou, rpm x veloci//, tanto que nos corsas por exemplo voce tem diferentes estratégias de ponto/comb. etc, pra cada marcha.
acho que o legal é seguir esse caminho mesmo.
alias… vc s sabiam que a ft agora tem controle de tração?? quem tem a racepro 1fi é só mandar pra lá que eles fazem o up-grade nela gratuito
em breve mando a minha pra ver como é...
abraços.
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essas estrategias devem ser coisa tecnologicamente linda…....mas queria ver o custo e funcionalidade em um carro mais barato....de rua...... sei lá....
e esse controle da ft atua onde ???
então é isso pessoal.......ja falei tanta coisa que té me perdi nos meus pensamentos........
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eu acho uma boa e totalmente praticavel… basta por um boost com uma solenoide... no meu golzinho tem de fabrica e é muito bom e funcional, a pressão só vem quando realmente é necessario, e a central faz todo o possivel pra manter em 0,5... economia de fuel mermo ... em um turbão é uma boa, exemplo pegando a br vai fica com o pé encima o tempo todo? poe 1 estagio pra funfar e carca a bota mas com baixa pressão, segurança na traçao e certa economia de combustivel hehehe...
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masuma duvida, vc usa o booster, vamos supor com 1kg inicial e termina com 3kg. como ficaria a alimentação disso? teria que regular pra 3kg? ai se vc nao usa o motor nao ficaria gordo d+? e se regular nos 1kg e quando chegar nos 3kg daria falta?
entao, como ficaria esse acerto do combustivel, conforme aumenta a pressão aumenta o combustivel. e pra quem usa carburador, como é feitoo acerto?
depois vou achar um amigo, o gts dele tem 3 estagios de booster por marcha, ele sai com 1,5kg > 2.2kg e termina nos 3kg, carro de km mesmo. e ele usa carburador.
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primeiro vamos considerar que esses controle de pressão ou overboost é feito em cima de uma valvula de alivio externa, certo? até pq nenhum sistema forte e que realmente precise de um controle desse usaria uma valvulinha integrada certo ??? e pra mim quem anda com pressão baixa não precisa de overboos…...
tipo 0,5 no pé e 0,8 no booster ????? isso é piada, né ? e olha que já ví usarem....
então considerando a valvula externa, tipo wastegate, a mola mantem a valvula fechada até (+ -) 1/3 da pressão selecionada, então se tá regulada uma pressão inicial de 1,5kg.......até seus 0,5kg (pressãozinha e de passeio na rua pra ir comprar pão) a valvula vai estar toda fechada, proporcionando pegada boa e respostas rápidas.
após essa pressão, ela começará a cavitar ou flutuar levemente até começar a abrir totalmente pra dar vazão ao escape e regular os 1,5kg, certo ? só que a subida de giro vai ser rápida e forte............e dificilmente alguem comum sentiria ess flutuação como perda......assim como dificilmente sentiria uma grande melhora com o booster eletronico nessa situação.... até pq pra se melhorar a pegada da turbina ou se usa um sistema com gas externo, tipo do caca daud........ ou se usa um sistema que pegue pressão do motor/turbina e depois joque-o na atmosfera.....causando de certa forma uma perda de fluxo..... e criando problemas pra carroas com maf e etc....
enfim....... é um monte de traquitana que eu thiago ogro goiano resolveria com 2 solenoides de 20,00 e já era.....
não desmerecendo de forma alguma seu sistema, que como uma coisa tecnologica tem completamente seu valor e sua aplicação.....mas como eu foco muito no custo beneficio das coisas, não posso falar sobre um sistema caro e que nao usei ainda......
esse esquema de mapa de pressão por rpm x tps acho o mais viavel e simples de funcionar. imagine um his com esses mapas, mas ao invés de controlar a pulsação de bicos injetores, controlasse solenoide(s) que pulsassem tambem e regulassem a quantidade de pressão........... já pensou ? ?
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o lance é que o meu sistema tecnologico é focado em controlar a injecao de combustivel e avanco da ignicao com precisao absoluta e com ótima interface pra parametrização sem sofrimento, bastando apenas conhecer o funcionamento de um motor e saber o que quer.
controlar a pressao é um a mais , sem qualquer custo, diferente de empresas que fazem sistemas separados onde o conjunto todo custa uma fortuna, estou tentando fazer o maximo possivel dentro do sistema, assim vc escolhe se usa ou nao, mas nao vai ter pago mais por isso.
assim como o acionamento do vtec e outros canais auxiliares pra acionamento por pressao ou rotacao.
o controle de pressao é feito por pulsaçao de uma solenoide, variando a largura dos pulsos. nao sei se foi isso que vc falou no final.
nem todos andam com pressoes absurdas, e nos motorezinhos esse mero controle de pressao ajuda na garantida que a pressao estabelecida nao seja ultrapassada. é muito mais facil de regular a pressao maxima, e assim evida maiores problemas por excesso de pressao. alem de ajudar sim na entrada da turbina. uso isso no meu carro e posso provar as diferencas com ou sem esse sistema.
um abraco.
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lost,
faz então do jeito que vc quiser a tabela pro boost, coloca um switch pra uma outra tabela de boost com mais pressão e adiciona um algoritmo de controle do overboost. por até xx segundos a pressão subirá y bar. se quiser enfeitar, o controle do overboost pode ser até feito de acordo com a temperatura do ar admitido.
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pra quem tem carburador é um pouco mais complicado, mas pra ie é tranquilo de fazer, já que uma das estratégias de correção de tempo de injeção e ponto é a pressão no coletor….
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teteto, posso estar enganado, mas acho que com giglês um pouco maiores e econostatos dá pra fazer sim.
e, eu usaria (ou faria) um booster pra pouca pressão (tipo, 0.5kg/cm² e 0.8kg/cm² de pressão), justamente para evitar o excesso de pressão a todo momento, e até pra preservar um pouco o motor.
tem gente que diz que pressão pouca é bobagem… eu já digo que pressão em excesso sem saber usar é bobagem.
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lost,
faz então do jeito que vc quiser a tabela pro boost, coloca um switch pra uma outra tabela de boost com mais pressão e adiciona um algoritmo de controle do overboost. por até xx segundos a pressão subirá y bar. se quiser enfeitar, o controle do overboost pode ser até feito de acordo com a temperatura do ar admitido.
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a tabela de pressao por enquanto é por rpm, e acompanha o conjunto de mapas de combustivel e ponto, ou seja, quando vc muda de conjunto de mapas, tanto o combustivel quanto o ponto e a pressao mudam. sao 4 conjuntos. ainda nao coloquei overboost no sistema, mas pretendo colocar com acionamento ao pisar fundo (parametrizado o quao fundo ativa o overboost) e parametrizado tb por quanto tempo. tanto o tempo quanto a pressao do overboost tb acompanhariam o conjunto de mapas.
mas isso tudo ja é meio que frescura, mas com se trata apenas de software, é tranquilo. sao algumas variaveis e alguns ifs hehehehe
o unico problema é que qualquer controle feito sobre a valvula original que recebe pressao da propria turbina pra abrir, acaba tendo uma faixa limitada de atuacao.
realmente poderia ter alguma coisa de controle pela temp do ar.
abraco
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nas rs2 (originais) por exemplo elas tem 315cv no overboost (pico de 1,45 bar) e cai pra 1,1 bar mantendo 290cv. quando em wot ela deixa por 10 segs o overboost, se vc tirar o pé e acelerar dinovo ela faz isso por no máximo 3 vezes e aí só libera 290cv s. e tambem tem um controle por tempertura que libera ou não os 315cv, dependendo da temperatura do ar na admissão.
lost, acho que vale a pena um controle de overboost por temp.
abraços.
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masuma duvida, vc usa o booster, vamos supor com 1kg inicial e termina com 3kg. como ficaria a alimentação disso? teria que regular pra 3kg? ai se vc nao usa o motor nao ficaria gordo d+? e se regular nos 1kg e quando chegar nos 3kg daria falta?
entao, como ficaria esse acerto do combustivel, conforme aumenta a pressão aumenta o combustivel. e pra quem usa carburador, como é feitoo acerto?
depois vou achar um amigo, o gts dele tem 3 estagios de booster por marcha, ele sai com 1,5kg > 2.2kg e termina nos 3kg, carro de km mesmo. e ele usa carburador.
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seguinte zorlac,
com injecao é moleza: se for progamavel voce faz o mapa de pressao e quanto tiver 1 de turbo tem x de combustivel….....com 2 de turbo tem xx de combustivel.....e por ai vai.....claro, grosseiramente falando.
se for uma injecao original, o dosador faz o papel de mandar mais combustivel a medida que sobe a pressao..... e junto com outros ajustes(ou nao) tipo his, digipulse, etc... e um pouco de paciencia voce consegue regular tudo bacana...
num carro carburado, tambem tem o dosador de combustivel, além da propria pressao que, quanto maior, mais puxa ar pelos venturis do bura....
em ambos os sistemas, claro que quanto maior a variacao de pressao, mais complicado fica, mas dificil um carro que funcione de 0,5 a 3,5kg por exemplo....
entao é isso......
ps: lost, nao tava falando especificamente do seu sistema nao, ok é
abraço