K16 titanio c/ refluxo…
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pessoal… esperai os mesmos 2.2kg de pressao num motor diesel, vai ser obrigatoriamente os mesmos no motor gasolina/alcool... a turbina vai ter que girar o mesmo rpm paa atingir essa pressao
a unica diferenca, que ai eu vou concordar, e que no motor gasolina/alcool a temperatura dos gases de escape sao maiores, e por isso pode aquecer mais a turbina, diminiuindo parte de sua vida util... so isso
outra observacao e que: existem diferentes tipos do modelo k16.... tem umas que os eixo/rotor sao abaixo de 40mm... voces sabem que mapa estao olhando ai? de qual delas?
tambem, como citei acima, existem diferentes tamanhos de caixa quente kkk pra k16, que estao marcadas por um numero interno na parede de entrada dos gases... isso tudo altera pressoes e eficiencia maxima...
outro detalhe: tem muito motor vw/audi 1.8t com k16 por volta de 300 a 320cvs.... e ai?
tai minha opiniao....
valew
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sim, a pressão é a mesma mas tem uma diferença: todos turbo-diesel, inclusive o punto jtd que já dirigi tem o red-line @ 4500 rpm, mas a 4000 o motor já não vai mais…
já os otto atingem com facilidade 6500/7000....
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olha… desconheço motor diesel de uso automotivo (pick-ups e automóveis) que usem mais de 1,6bar... só vi com mais que isso em geradores industriais e mesmo assim é raro...
a sobrelevação num é apenas somar 1 a pressão...
em sampa se vc usar digamos 1bar de turbo, a pressão atmosférica é 0,92 a 0,94 (a pressão varia com o clima a gente sabe)..então a sobrelevação é de (1+0,92)/0,92 = 2,08 e não 2
k16 vai até uns 340cv..mas já fora da ilha de maior eficiência
qto a diferença otto/diesel são 2: uma que a temperatura de escape do diesel é menor (uns 100°c mais ou menos) e outra que o motor rende naturalmente menos... se rende menos a vazão de ar é menor...aí cai mais dentro da ilha de eficiência.
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nao concordo…
eu concordo que um motor diesel gira pouco... mas ja viu a cilindrada delesó 2,8l .... ou mais...
agora considerando voce usando essa turbina num ap 1.600cc.... nao sei a relacao de grandeza de cc versus rpm... mas os fluxos nao devem ser muito diferentes nesse caso que citei... ate pq voces podem reparar que essas turbinas encher com pouco, muito pouco giro nos diesel... e muito fluxo de gases no escape...
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fora que nos diesel qualquer totozinho no pé ja ta cheia e nos ciclo otto é só a partir dos 3.000 rpm que o bixo pega
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a minha fuma se eu segurar em wot com menos de 1,2 de pressão e mela a mufla acima disso a pressurização fica sequinha e não baixa óleo
poxa, agora lembrei que quando eu andava com mais pressao, fumava menos e melava menos a pressurizacao… ta aí, turbina que prefere ser espancada coisa doida... heheheheheh
mas e o retorno? o seu tb não deve estar legal hein...
pessoal… esperai os mesmos 2.2kg de pressao num motor diesel, vai ser obrigatoriamente os mesmos no motor gasolina/alcool... a turbina vai ter que girar o mesmo rpm paa atingir essa pressao
a unica diferenca, que ai eu vou concordar, e que no motor gasolina/alcool a temperatura dos gases de escape sao maiores, e por isso pode aquecer mais a turbina, diminiuindo parte de sua vida util... so isso
outra observacao e que: existem diferentes tipos do modelo k16.... tem umas que os eixo/rotor sao abaixo de 40mm... voces sabem que mapa estao olhando ai? de qual delas?
tambem, como citei acima, existem diferentes tamanhos de caixa quente kkk pra k16, que estao marcadas por um numero interno na parede de entrada dos gases... isso tudo altera pressoes e eficiencia maxima...
outro detalhe: tem muito motor vw/audi 1.8t com k16 por volta de 300 a 320cvs.... e ai?
tai minha opiniao....
valew
kra, se mudar a vazao e nao mudar a pressao, a turbina mudou de rotacao pode ter certeza. 2 bar sao 2 bar em qualquer lugar, mas pode ter certeza que se muda o tamanho do motor, ou rotacao ou potencia simplesmente por um motor com mais eficiencia, a rotacao da turbina vai mudar e muito.
essa mesma k16 que vira bem em um motor 1.6@1,5 bar por exemplo, em um 2.4 estará em overspeed nessa pressao.
lost, não consegui ler o código da sua k16 na plaquinha poderia escrever aqui?
assim fica mais fácil de comprar mesmo uma com rotor de titânio.
rapaz, tirei essa foto quando coloquei a turbina, isso faz mais de 2 anos. com ela no lugar não da pra ler… tb, 2 anos depois, está uma imundice só...
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lost, continuo nao concordando com o que voce disse aqui:
essa mesma k16 que vira bem em um motor 1.6@1,5 bar por exemplo, em um 2.4 estará em overspeed nessa pressao.
a pressão da turbina esta relacionada com sua rotação… se a k16 que estamos falando, gera 1,5kg com 120.000rpm, tanto no motor 1.6 quanto no 2.4 a k16 estará girando o mesmo tanto (no caso 120.000rpm) para alcançar 1,5kg...
a diferença é que vai sair muito mais gases liberados pela wastergate no motor de 2.4....
entendeu?
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fabio, pega um mapa de turbina e de compressor e olha lá…
vc relaciona 3 coisas: fluxo de ar, pressão e rotação da turbina...
se vc empurra 1bar num motor 1,6 a uma certa rotação se estiver num motor 2,4 litros e na mesma rotação a grosso modo vc precisa empurrar 2,4/1,6 = 50% a mais de ar pra mesma pressão...
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pior que meu retorno tá zero, e eu faço questão de tirar uma foto do meu retorno hehehhehe aguardem
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lost, continuo nao concordando com o que voce disse aqui:
essa mesma k16 que vira bem em um motor 1.6@1,5 bar por exemplo, em um 2.4 estará em overspeed nessa pressao.
a pressão da turbina esta relacionada com sua rotação… se a k16 que estamos falando, gera 1,5kg com 120.000rpm, tanto no motor 1.6 quanto no 2.4 a k16 estará girando o mesmo tanto (no caso 120.000rpm) para alcançar 1,5kg...
a diferença é que vai sair muito mais gases liberados pela wastergate no motor de 2.4....
entendeu?
é vc quem está equivocado kra.
a vazão da turbina sim está diretamente relacionada a rotacao, mas isso sem qualquer restricao, ou seja, com a turbina soprando livre sem o motor na frente.
pra se formar pressao, deve-se criar uma restricao a essa vazao gerada pelo giro da turbina. exatamente como quando se coloca o dedo na ponta de uma mangueira.
dai entra a capacidade da turbina de lidar com essa restricao. dependendo do tamanho do motor, e do tamanho da turbina, vc terá uma pressao/vazao em 120 mil rpm por exemplo. se a turbina for maior, terá mais fluxo, entao nessa rotacao vc terá mais pressao do que em uma turbina menor na mesma rotacao (claro que nao é só o tamanho, as caracteristicas do rotor frio mandam nessa parte)
a parte quente da turbina, vai dizer qual a capacidade de dar giro ao rotor com pouco fluxo, e até onde vai sem restringir d+ o escape ao ponto de perder eficiencia.
a wastegate ou alivio desvia os gases do rotor quente, controlando o giro da turbina, mas isso é feito baseando-se na pressao criada na admissao. por isso, mesmo vc regulando 0,8 bar de pressao, se tiver um motor muito grande pra turbina, levará ela a entrar em overspeed, coisa que em um motor compativel com essa turbina nao aconteceria, isso apenas devido a cilindrada do motor. quanto maior o motor, mais a turbina tem que girar pra gerar a mesma pressao que em um motor menor, pois ela tem que gerar mais fluxo pra encher o motor e ainda criar pressao com o fluxo exedente.
nao disse nada alem do que o over e até eu mesmo ja tinha dito.
tendeu?
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entendi o que voces queriam dizer agora…
lost.. essa k16 sua ai assobia pra caramba se estou certo né?
andei vendo uns videos seus no youtube quando estava acertando no dinamometro...
muito bonito o assobio...
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entendi o que voces queriam dizer agora…
lost.. essa k16 sua ai assobia pra caramba se estou certo né?
andei vendo uns videos seus no youtube quando estava acertando no dinamometro...
muito bonito o assobio...
é kra… mesmo com o motor pequeno (1.3 16v) mesmo andando de boa, antes de comecar a formar pressao, ela ja assobia.... facil d+ até... as vezes enche um pouco o saco
mas quando vc quer mesmo pisar, aí vale a pena o som dela
lembro quando o meinberg colocou a k16 no palio 1.5 dele... quando ele vinha pela lateral da 23, pra entrar na sena madureira ali onde tem os hoteis, dava pra ouvir ele vindo de longe.
imagino que com o meu carro seja a mesma coisa, mas como nao to fora do carro nunca vi desde onde da pra ouvir
realmente parece um aviao...