Motor taxado 12:1 com 0,9bar ou 8,5 com 1,2bar
-
desculpe, mas e é só para acelerar… bota 12 taxa com 1,2bar (hehehe).
brincadeiras a parte não vejo muita diferença em comprimir dentro do motor ou fora (exceto qdo se tem um ic que vai resfriar a ar admitido).
preferiria o taxado pela linearidade.
brincadeiras a parte vc diz…. qdo turbinei a valvula de alívio trava zuada e tava pressurizando 1,5bar mesmo com essa taxa.... ehehehe tive que usar desse jeito até chegar da beep turbo arrumada... e não quebrou...
o meu carro está muit bom, chega muito rápido aos 200km/h mas fica muito no limite do motor e nem dá pra pensar em colocar um booster...
-
8,5:1 com uma bobina bem forte
-
brincadeiras a parte vc diz…. qdo turbinei a valvula de alívio trava zuada e tava pressurizando 1,5bar mesmo com essa taxa…. ehehehe tive que usar desse jeito até chegar da beep turbo arrumada… e não quebrou...
o meu carro está muit bom, chega muito rápido aos 200km/h mas fica muito no limite do motor e nem dá pra pensar em colocar um booster...
mas segurou o pé no fundo? quando acabei de turbinar meu gol, ele estava com 15° inicial e avanço original… ia até seus 30 e poucos graus, gasolina/gasolina, cheguei a acelerar algumas vezes de 2° e vinha mta força, mas não tinha corgaem de segurar. como diria, em quinta marcha se vê a verdade...
hj, com bem menos avanço, seguro sem dó em quinta...
-
na minha opiniao, voce poderia usar os pistoes do mi que tem 10,5 de taxa ou os pistoes dos single point ( ano 95 e 96) que tem 9 e pouco de taxa…
pessoal, com relacao a seguranca, ate quanto de compressao dinamica os pistoes do ap mi aguentam antes de quebrar canaleta? qual seria o limite de pressao de turbo utilizada em cima dos mi? considerando que biela nao e problema, pois sera forjada..
-
8,5 vai andar mais forte e mais seguro que com 12 de taxa
a menor taxa acontece com o aumento do volume da camara, esse maior volume abriga mais mistura pois a turbina empurra a mistura pra dentro da camara.
se fosse num aspirado, tudo bem, maior taxa = maior potencia. mas em turbo não é assim, e o que se perde pela menor taxa é facilmente compensado pela turbina. com certeza perde um pouco de torque na saida, em giro realmente baixo. mas isso com um bom trabalho no ponto da pra contornar.
eu montaria com 8,5 e 1,5 de pressao
ainda vou conseguir destaxar meu palio um dia
-
fora tudo isso, motor destaxado ainda ajuda a turbina enxer… mas essas coisas ninguem fala ne...
-
fora tudo isso, motor destaxado ainda ajuda a turbina enxer… mas essas coisas ninguem fala ne...
pois é, ninguem fala. e muuuitos ainda acham q baixar a taxa serve apenas para proteger o motor contra detonação
caverna staile…
-
8,5 vai andar mais forte e mais seguro que com 12 de taxa
a menor taxa acontece com o aumento do volume da camara, esse maior volume abriga mais mistura pois a turbina empurra a mistura pra dentro da camara.
se fosse num aspirado, tudo bem, maior taxa = maior potencia. mas em turbo não é assim, e o que se perde pela menor taxa é facilmente compensado pela turbina. com certeza perde um pouco de torque na saida, em giro realmente baixo. mas isso com um bom trabalho no ponto da pra contornar.
eu montaria com 8,5 e 1,5 de pressao
ainda vou conseguir destaxar meu palio um dia
ví gente falar que perde muito em baixa destaxado, mas perde tanto assim? se não perder muito então compensa dar uma destaxada pra preservar o motor tbm.
-
pois é, ninguem fala. e muuuitos ainda acham q baixar a taxa serve apenas para proteger o motor contra detonação
caverna staile…
dissertem mais a respeito
quando montei meu novo motor, decidi (através de muitas pesquisas e conversas por aqui) montar destaxado, então a taxa do meu motor ( fiasa 1.3) ficou por volta de 7,0:1, e uma turbina relativamente grande pro motor (kkk16).
não senti o carro frouxo em baixa em relação ao motor anterior com taxa maior, deu pra aumentar bem a curva de avanço, enfim, só vi vantagens.
se fosse nosso colega, certamente montaria com os 8,5
-
caverna staile…
pois bem , ai uma cosia que eu nunca entendi…. pq motor destaxado e atrasar o ponto faz a turbina encher mais rápido? pq, pelo que me consta (sei que deve ser errado) quanto mais ponto r maior a taxa maior a tempera da gases e teoricamente mais potencia, e teoricamente mais fluxo de ar por isso ai, teria que vir mais rápido a pressão... o queo eu to errando??? hehehe
-
dissertem mais a respeito
quando montei meu novo motor, decidi (através de muitas pesquisas e conversas por aqui) montar destaxado, então a taxa do meu motor ( fiasa 1.3) ficou por volta de 7,0:1, e uma turbina relativamente grande pro motor (kkk16).
não senti o carro frouxo em baixa em relação ao motor anterior com taxa maior, deu pra aumentar bem a curva de avanço, enfim, só vi vantagens.
se fosse nosso colega, certamente montaria com os 8,5
e a pegada da turbina? mudou?
meu carro com 6 de taxa, e turbina hx40 70x70, ta vindo pressão antes do que quando usava 10 de taxa e apl 42x70… eh claro q a patada mudou um pouco pra cima, mas isso eh normal, mudei toda a config do motor pra isso.
e quem anda no meu carro não acredita q tem so 6 de taxa. uso cambio ps q eh longo, e as vezes coloco 3ª e esqueço q tem marcha o carro aheuaieuhae subida, lombada e outras coisas da cidade, vão normal.
pois bem , ai uma cosia que eu nunca entendi…. pq motor destaxado e atrasar o ponto faz a turbina encher mais rápido? pq, pelo que me consta (sei que deve ser errado) quanto mais ponto r maior a taxa maior a tempera da gases e teoricamente mais potencia, e teoricamente mais fluxo de ar por isso ai, teria que vir mais rápido a pressão... o queo eu to errando??? hehehe
pq os gases saem queimando no coletor… de modo grosseiro, tira a potencia do motor e joga pra turbina... ai depois q ela começa a trabalhar, ela faz o motor trabalhar com potencia.
eh claro q tem mt mais coisa por traz disso, mas eh uma forma de explicar.
e quem sabe acertar motor, faz isso sem tirar a potencia do motor e deixar ele dependente da turbina... coisa q turbinadores não fazem nem ideia...
-
pq os gases saem queimando no coletor… de modo grosseiro, tira a potencia do motor e joga pra turbina... ai depois q ela começa a trabalhar, ela faz o motor trabalhar com potencia.
eh claro q tem mt mais coisa por traz disso, mas eh uma forma de explicar.
e quem sabe acertar motor, faz isso sem tirar a potencia do motor e deixar ele dependente da turbina... coisa q turbinadores não fazem nem ideia...
na verdade a parte principal é que tem uma enchimento muito maior da camara pois há um espaço maior.
vamos supor que você tenha um cilindro com os 12 de taxa e 1bar, nele você consegue colocar 200 ml de mistura (ar + combustivel) e vai com essa mistura ter um x de força.
com a taxa de 6 e 1.xbar (para igualar a taxa dinamica) você vai ter muitas vezes um enchimento maior do que o dobro de quando tinha 12 de taxa, mais supondo que tenha a porporção igual e tenha um enchimento de 400ml de mistura, claro que com essa maior quantidade de mistura você vai ter uma energia de no minimo o dobro do que quando tinha 12 de taxa, mas ai mais uma vez a ordem de grandeza não é certa e a força não dobra e sim muitas vezes quadriplica ou até mais.
isso de atrasar o ponto para quando os gases tiverem saindo da camara ainda pegarem fogo no escapamento é um outro modo de fazer um acessorio que no caso é a turbina receber mais energia, porém prejudica a vida util da turbina por estar recebendo uma energia em uma temperatura mais elevada e por fazer os eixos da turbina aumentarem a velocidade muita rapidamente. porém para quem usa o carro poucas vezes ou para arrancada quem se importa se a turbina durar alguns km a menos?
-
respondi a parte do zé, q falou sobre ponto atrasado….
-
na verdade a parte principal é que tem uma enchimento muito maior da camara pois há um espaço maior.
vamos supor que você tenha um cilindro com os 12 de taxa e 1bar, nele você consegue colocar 200 ml de mistura (ar + combustivel) e vai com essa mistura ter um x de força.
com a taxa de 6 e 1.xbar (para igualar a taxa dinamica) você vai ter muitas vezes um enchimento maior do que o dobro de quando tinha 12 de taxa, mais supondo que tenha a porporção igual e tenha um enchimento de 400ml de mistura, claro que com essa maior quantidade de mistura você vai ter uma energia de no minimo o dobro do que quando tinha 12 de taxa, mas ai mais uma vez a ordem de grandeza não é certa e a força não dobra e sim muitas vezes quadriplica ou até mais.
isso de atrasar o ponto para quando os gases tiverem saindo da camara ainda pegarem fogo no escapamento é um outro modo de fazer um acessorio que no caso é a turbina receber mais energia, porém prejudica a vida util da turbina por estar recebendo uma energia em uma temperatura mais elevada e por fazer os eixos da turbina aumentarem a velocidade muita rapidamente. porém para quem usa o carro poucas vezes ou para arrancada quem se importa se a turbina durar alguns km a menos?
legallllllll, entendi hehehehehe a parte do ponto sim….
mas porque carro destaxado enche mais rápido a turbina? que tem mais espaço para maior admissão de ar... tudo bem isso já entendi, mas ai quando a turbina já tá o benefício é quando a turbina já tá pressurizando.... mas no que isso influi na entrada da turbina???
o lugar bom de aprender este. parabéns pessoal
-
legallllllll, entendi hehehehehe a parte do ponto sim….
mas porque carro destaxado enche mais rápido a turbina? que tem mais espaço para maior admissão de ar... tudo bem isso já entendi, mas ai quando a turbina já tá o benefício é quando a turbina já tá pressurizando.... mas no que isso influi na entrada da turbina???
o lugar bom de aprender este. parabéns pessoal
de maneira geral ela simplesmente enche mais rapido pois mesmo em baixas rotações vai estar saindo mais energia pois tem mais queima dentro do cilindro por ter um espaço maior e caber mais mistura.
-
putz… o enchimento da camara é o volume total e não o comprimido...
logo a diferença entre taxa 6 e 12 é praticamente zero.
fazendo as contas dá aprox:
((1+1/12)/(1+1/6))^-1 -1 = ~6%
o que dá diferença é a maneira como você monta a curva de ponto e mistura.
-
putz… o enchimento da camara é o volume total e não o comprimido...
logo a diferença entre taxa 6 e 12 é praticamente zero.
fazendo as contas dá aprox:
((1+1/12)/(1+1/6))^-1 -1 = ~6%
o que dá diferença é a maneira como você monta a curva de ponto e mistura.
ok vamos lá então.. post bem antigo pra quem quizer entender, pra quem não quizer ja tem topicos antigos que usem a busca.
andré, desista. esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando
dando um colher de sopa aqui:
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…st&p=523193
e indo direto é resposta:
vamos por partes pra vc entender o q estou querendo explicar aqui.
veja o lance do enchimento:
motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc
numa comparação entre dois motores aspirados preparados, essa diferença faz uma diferença num mano-a-mano. mas ainda não é ai q quero chegar com esse meu post.
veja o resultado da taxa din?mica:
motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão = 24:1
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão = 17:1
isso ja mostra que o destaxado alem de render mais com a mesma pressão do taxado, ainda aguenta muito mais pressão q isso ai de cima, ao passo q o taxado ja esta no bico do urubu e andando atras
agora vamos equilibrar as coisas pra não cometer injusti?as hehehe. vamos deixar ambos com a mesma taxa din?mica (24:1 nos dois) e assim podermos fazer a verdadeira comparação:
motor 2.0 com 24:1 de taxa din?mica = 1 bar de pressão e 4149,20 cc
motor 2.0 com 24:1 de taxa din?mica = 1,82 bar de pressão e 6084,87 cc
entendeu a diferença? covardia pura, não tem nem comparação direta. destaxado rende mais e ainda aguenta mais.
mais claro que isso, somente desenhando
-
cara, utilize 8,5 de taxa que acredito que voce só tenha a ganhar…
a taxa dinamica vai ser menor do que com 12 de taxa que vc quer usar e com certeza vai ter um carro esperto se bem acertado...
meu gol turbo 1.0 com 8,5 de taxa sem a vvt, andava de boa cara, nunca tive do que reclamar e botava 2kg e andava virado na zorra...
-
motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc
veja que o enchimento na mesma pressão é praticamente o mesmo. só vai mudar pq menos taxa te permite de enrolar mais na pressão.
ps: sou louco pra por um anti-lag no carro e fazer certas estradas sinuosas que tem em valinhos… o principio é quase o mesmo da taxa baixa: jogar energia fora pelo escape pra manter o turbo cheio.