Oleo….
-
muita gente anda com o mobil 4t em pista… já usei no trackday e aprovo o óleo...
comparando motores semelhantes...
2 ap 8v, um com elaion vw bateu a parte de baixo no trackday ... outro com o helix descarregava tucho adoidado. o meu ex, ap 16v, com o mobil 4t 20w 50 chegava no box e o motor sem fazer um barulho. o problema é que ele oxida fácil, então não dá pra manter um intervalo de troca alto. mas pra circunstâncias que exigem muito do óleo é uma excelente pedida.
o rodolfo (rs2) que falava pra usar esse óleo, e eu fiquei com o pé atrás. arrisquei e não me arrependo nem um pouco.
pro dia-a-dia br tecno semi sintético 15w 40 tá de bom tamanho
ahh, tem o mobil xhp 20w 50 pra carro turbo tb, dizem ser um bom óleo.
concordo. e até hj é assim. esse óleo mesmo sendo mineral suporta mais abuso pelas rotações mais altas das motos. usar num motor de carro de concepção mais antiga, tuchos mecanicos e tal, nunca vai incomodar. mesmo em motor mas moderno ele se sai bem.
o que vai formar a borra no motor é justamente um prazo maior de troca, pois nos motores mais modernos a qtde de óleo é menor, trabalha com pressão e temperatura mais altas, e tem que se encarregar tb de ajudar na refrigeração do motor. usar um óleo comum em motor moderno vai destrui-lo rapidinho.
lembro na minha época de fiat, no lançamento dos marea, que a fábrica indicava selenia 20w50 pra trocar com 20000km…. qdo os primeiros carros começaram a chegar nos 60000km, foi um motor destruido atras do outro, borra pra todo lado, e bielas vendo a luz do dia com frequencia. depois a fábrica baixou a km de troca pra 15000, o que ainda é um absurdo usando um óleo desse tipo num motor daquele.
quem sempre usou óleo melhor, 10w40, 5w30 etc e desde zero, teve o motor impecavel por todo o tempo.
óleos semi ou sintéticos suportam mais essas temperaturas e rotações maiores dos motores mais novos, e diminuem o efeito da oxidação térmica. mas mesmo usando o melhor óleo, trocar com mais de 10000km é suicidio em qualquer motor.
meu passat usou shell vermelho a vida toda, com um autoplast a cada troca, que fazia de 3 em 3 mil km. abri com 50000km e estava impecável, sem riscos nem desgastes, e foi até os 90000km sem nenhum problema.
meu carro de uso atual usa o tecno da br, com trocas a cada 5000km. não tem borra, não baixa uma gota, não acontece nada, e já está chegando nos 100000km.
óleo é barato perto de uma retifica de motor, vale a pena trocar mesmo que de 5 em 5 mil.
depois eu vou achar um comparativo de motores e óleos pra postar aqui pra mostrar o pq da oxidação térmica.
abraço
-
eu uso a tempos o semi-sintetico 10w40 castrol magnatec no meu ap e gosto mto, não tenho nada a reclamar…
entao, troquei filtro e oleo, agora to experimentando esse magnatec tb…
aparentemente o motor tá mais silencioso, luz de oleo apaga rapido depois da partida.