Montando um locost (super seven)
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então, depois que disponibilizaram aqui o livro do ron champion, fiquei pensando em construir o carrinho quando tiver oportunidade. eis que, no meu emprego novo achei gente bem entusiasmada (meu supervisor e um diretor) e queremos fazer.
a princípio usaremos toda a mecânica e suspensões do chevette (de começo aspro) por ser confiável e barata.
as dúvidas são as seguintes:
1 - desenvolver alguma coisa de suspensão é muito difícil? tipo, pra não usar eixo rígido na traseira;
2 - é sussa turbinar o motor 1.4? algo pra chegar a 130-150 cv, mais que isso é suicídio
3 - tem como licenciar? tava vendo no contran que tem que ter marca, modelo e nº de chassi. se for o caso, abriremos uma empresa paralela à michelon;
por enquanto é isso, por enquanto tô desenhando a estrutura pra levantar os custos.
aqui está, falta coisa ainda:
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então, depois que disponibilizaram aqui o livro do ron champion, fiquei pensando em construir o carrinho quando tiver oportunidade. eis que, no meu emprego novo achei gente bem entusiasmada (meu supervisor e um diretor) e queremos fazer.
a princípio usaremos toda a mecânica e suspensões do chevette (de começo aspro) por ser confiável e barata.
as dúvidas são as seguintes:
1 - desenvolver alguma coisa de suspensão é muito difícil? tipo, pra não usar eixo rígido na traseira;
2 - é sussa turbinar o motor 1.4? algo pra chegar a 130-150 cv, mais que isso é suicídio
3 - tem como licenciar? tava vendo no contran que tem que ter marca, modelo e nº de chassi. se for o caso, abriremos uma empresa paralela à michelon;
por enquanto é isso, por enquanto tô desenhando a estrutura pra levantar os custos.
aqui está, falta coisa ainda:
acho que uma boa saida seria usar um agregado dianteiro preso atras… alguns carros famosos tem praticamente isso feito...
eh algo a pensar...
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gostei da ideia, eu mesmo já pensei algo assim, se vc quiser montar com ap, existem flanges para adaptação do motor no cambio do chevette.
para fazer a suspensão traseira, use o eixo traseiro completo do omega, ele é independente e vai aguentar bem o motor.
é um projetinho bacana. vá em frente
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acho que uma boa saida seria usar um agregado dianteiro preso atras… alguns carros famosos tem praticamente isso feito...
eh algo a pensar...
é uma boa idéia mesmo, e como a idéia é construir um carro com baixo custo, de repende usando um conjunto completo de algum gol (mcpherson na traseira, tb conhecido como chapman struts ), um mdiferencial traseiro feito pra suspensão independente e bala
ou então faz um esquema mesmo com braços sobrepostos…pelo esquema postado, o joel tem a manha de mexer com essas ferramentas de modelagem, então fica até tranquilo fazer algo já integrado ao chassis do carro...
a propósito, o tubular será feito com tubos de qual liga metálica?
gostei da ideia, eu mesmo já pensei algo assim, se vc quiser montar com ap, existem flanges para adaptação do motor no cambio do chevette.
para fazer a suspensão traseira, use o eixo traseiro completo do omega, ele é independente e vai aguentar bem o motor.
é um projetinho bacana. vá em frente
o lance não é o eixo , e sim a suspensão…se ele quiser fazer algo independente, terá q usar diferencial de omega de qqer jeito...é o único carro nacional q eu conheço q usa esse tipo de suspensão e tração traseira, o problema é projetar a suspensão, já q no livro do ron champion, o carro usa eixo rígido
joel, eu tô procurando um link q eu postei aqui no pp, de um fórum ianque que trata justamente de construir carros (sevens, carros com motor central-traseiro e 2 motores), mas não tô encontrando....se não me engano, ele tá num tópico que postaram o link de um português que construiu o carro em casa e foi postando as fotos da construção.
o tpc tinha esse link: http://www.viseudesign.com/sevenesque-28.htm
vc pensa em comercializar o kit desmontado (pelo menos chassis e suspensões)?
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opa, a intenção é reunir 10 pessoas pra ir fazendo um consórcio onde cada um dá uma grana por mês e vamos montando. por enquanto estamos pensando em aço 1020.
depois que eu tiver a estrutura toda desenhada orçaremos os materiais.
de cobaia será o chevelho porque é barato. senão já metia um motor de busa ou burakbado (blackbird).
e pelo projeto não é pra torcer muito não já que a estrutura é muito parecida com o seven origineba. tenho que achar o cosmosworks pra calcular isso.
se esse troço der certo damos um jeito de produzir lá mesmo onde eu trabalho com peças novas, já que um dos donos é bem atentado (e tem uma 330i m, e46).
conforme tiver novidades vou postando aqui.
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sinceramente acho que 1020 nem vira hein…se for fazer com 1020 acho que é melhor profidenciar umas travessas nessa estrutura...
cro-moli creio que seja o ideal, resistente e leve, mas deve ser meio caro...
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tb sou da opnião que 1020 vai ser muito mole para isto…
e quando for colocar no cad atente para os pontos de fixação do motor, pois com o torque são eles que vão fazer a estrutura torcer.
e depois nós fazemos um tira teima em itu eu fico tomando umas no bar enquanto vc toca a ratoeira nas curvas
ps. só não vale entrar nos boxes, kkk
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olha aqui tem uns planos…
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olha aqui tem uns planos…
pára tudo
ali tem o modelo em 3d
já baixei e converti pro solidwoeks
agora é só fazer as adaptações necessárias.
solda temos mig e meu pai será o montador. acho que 30 anos montando gabaritos dizem alguma coisa.
bem lembrado sobre os tubos já que hoje meu chefe questionou as paredes de 1,5. quem sabe nos contornos era bom usar 1,9 pra sustentar bem, principalmente a suspensão.
faço curso de solidworks avançado no senai e tinha uma exposição com vários trabalhos e tinha duas gaiolas usando amortecedores de moto. irei atrás de algum professor pra pegar umas dicas.
valeu a ajuda aí ppessoal. mais dicas são bem-vindas.
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opa curti a ideia…
pra fazer doc, vai ter q usar tudo novo (em termos...) com nota e tal. ai vai num inmetro da vida e faz um laudo q o carro tem condições de andar em vias publicas. e ai sai o doc...
motor de chevas bem mexido rende legal essa potencia q vc quer. a oficina q frequento hj em dia, o mecanico eh especialista nesse motor, ja fez de tudo nele... c tiver duvidas com essa mecanica me fala, q eu pergunto pra ele.
e deixe sempre atualizado...
abrazzz
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o pessoal usa muito amortecedor de moto nesse tipo de carro….naquele fórum ianque q eu tinha achado da outra vez (e que não consegui encontrar meu post aqui ), eles costumam usar amortecedor + mola de hayabusa nas 4 rodas...deve ficar um esquema bom, já q um carro desse, assim como a moto, tem pouca excursão de suspensão, o peso de 4 busas deve ser um pouco menor q o seven, além disso, essas suspensões de moto têm zilhões de regulagens (compressão, distensão, compressão e distensão rápida de amortecedor, pré-carga de mola, etc.)
se rolasse de fazer o chassis em cro-mo ia ser rox...a propósito...dê uma olhada no projeto do português pra ver como ele fez os reforços na parte do chassis onde a suspensão fica presa, e nos pontos de fixação de motor e câmbio
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para montar algo assim, não curti esse projeto não
eixo rígido na traseira e motor na dianteira??? não mesmo…
pq vc mesmo não tenta desenvolver alguma coisa? eu tenho muita vontade de fazer um tubular com motor central, isso ainda reduz o peso do projeto, já que não precisa de diferencial nem eixo cardã.
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olha que legal:
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a vantagem desse projeto do seven é que é relativamente fácil de executar e rola de achar muito material na net…
o carro em si não fica pesado (em torno de 600 kg em ordem de marcha), e a distribuição das massas fica em 50/50, com a vantagem do carro com motor dianteiro (na verdade é central, ele fica bem recuado em relação à linha do eixo dianteiro) ser mais dócil de controlar as saídas de traseira
qto à parte da suspensão traseira, eu concordo...mas se é pra construir um carro barato, usar algo que já esteja pronto facilita muito as coisas...de repente seria válido usar mcpherson na traseira (chapman struts) herdado de algum vw + diferencial de omega, subaru ou outro que suporte suspensão independente