Lâmpada de ponto
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o edú …conheço sim... alias...acabei de falar com ele n msn hehehe
fala pra ele me lembrar... mas saio cedo que quinta é dia de bater a sola no country uahuahua
num lembro quem falou que dá liga direto na entrada mic do micro e usa um programinha besta pra filtrar e fazer log junto com os outro sensores... a fabrica claro tem uns refinamentos, mass no utimo grau é exatamente isso... mais conhecimento do que fazer do que equipamento em sí (neste caso)
é o tripé do acerto...pirômetro, sistema knock e sonda wide... com estes vc acerta o carro pro máximo desempenho ou máxima confiabilidade ou o melhor compromisso entre eles (que é oque a fabrica faz)
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o edú …conheço sim... alias...acabei de falar com ele n msn hehehe
fala pra ele me lembrar... mas saio cedo que quinta é dia de bater a sola no country uahuahua
num lembro quem falou que dá liga direto na entrada mic do micro e usa um programinha besta pra filtrar e fazer log junto com os outro sensores... a fabrica claro tem uns refinamentos, mass no utimo grau é exatamente isso... mais conhecimento do que fazer do que equipamento em sí (neste caso)
é o tripé do acerto...pirômetro, sistema knock e sonda wide... com estes vc acerta o carro pro máximo desempenho ou máxima confiabilidade ou o melhor compromisso entre eles (que é oque a fabrica faz)
opa… vou testar comprar um knock entao e fazer um cabo pra ligar no notebook...
oia o golzinho velho ficando chique... até log de ruidos de motor huauaha
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lost tem como explicar melhor como usar um gravador pra fazer isso??? hjeheh agora ficou ainda mais interessante ehehhee
é só ligar um cabo no lugar do microfone…
opa… vou testar comprar um knock entao e fazer um cabo pra ligar no notebook...
oia o golzinho velho ficando chique... até log de ruidos de motor huauaha
kra, pra vc usar pra ouvir, até poderia usar qqr knock. mas se for pra um sistema detectar a batida de pino por tensao, o sensor tem que ser proprio pro motor em questao, pois os sensores sao calibrados pra resonarem na frequencia da batida de pino de determinado motor. ai nao daria pra usar qqr sensor. existem sistemas com analise ativa do som por um processador de analise digital de frequencias de som. seria o equivalente ao nosso ouvido, que pode separar um som do outro, e saber o que é uma batida de pino no meio de um monte de barulhos. o sistema de resonancia é aquele que pode cofundir outros barulhos, com o barulho da batida de pino…
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lost…se não me engano o sensor é o mesmo... o tratamento do som ouvido é que é via software... pelo menos nos marelli é assim... acredito que bosch e demais tbm... dá uma pesquisada pra confirmar...
o software faz uma janela de fase onde ele vai escutar se tem barulho de detonação...se ocorrer qqr ruído dentro da janela ele faz a interpretação por frequência desprezando as que não são características de detonação...
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lost…se não me engano o sensor é o mesmo... o tratamento do som ouvido é que é via software... pelo menos nos marelli é assim... acredito que bosch e demais tbm... dá uma pesquisada pra confirmar...
o software faz uma janela de fase onde ele vai escutar se tem barulho de detonação...se ocorrer qqr ruído dentro da janela ele faz a interpretação por frequência desprezando as que não são características de detonação...
nao kra, existem os 2 sistemas. um, o sensor possui resonancia em uma frequencia especifica, o que faz com que o sinal suba abruptamente quando essa frequencia chega ao sensor. no outro tipo, nao existe resonancia. o sensor é um microfone de contato, limpo.
o mais utilizado é o sistema por resonancia, pois é mais barato. monitora-se apenas o sinal de saida em milivolts. o som normal de funcionamento do motor, mantem o sensor em um valor baixo, e quando o corre a batida de pino (som dentro da frequencia de resonancia), o sinal de saida do sensor sobe totalmente fora dos valores encontrados durante funcionamento normal. caso o sinal ultrapasse o valor determinado como valor de corte, a ecu acredita ser uma batida de pino
no sistema sem resonancia, é utilizado um dsp (digital signal processor) que é um processador muito potente tanto na resolucao do conversor ad quanto na frequencia de conversao (samples/s) e tambem, no processamento em si. filtros e funcoes matematicas de tratamento de audio (estilo as usadas num media player ou winamp, pra alterar a equalizacao do som, ou mesmo remover uma determinada frequencia do audio) sao usados pra identificar e monitorar apenas uma determinada frequencia, que pode ser escolhida via software (permite que o sistema seja calibrado pra diversos motores). esse sistema é muito mais caro, e nao conheco uma ecu de linha que o tenha.
ecus programaveis de ponta provavelmente trabalham com esse sistema. motecs e afins…
no mais, pra efeito de acerto do motor, um osciloscopio no notebook + um fone de ouvido devem resolver bem a questao.
ainda nao liguei o cabo no meu ks. assim que o fizer, irei monitorar usando osciloscopio, ou mesmo gravar o som captado pelo sensor, e postarei aqui. só nao liguei ainda pq o sensor fica debaixo do coletor de admissao... extremamente ruim de alcançar com as maos...
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when the engine knocks, it vibrates with characteristic frequencies of 5-10khz together with corresponding harmonics. these vibrations must be sorted from other engine vibrations is a reconnition circuit in the control unit. the motronic control unit as a accurate information os crankshaft position and firing order so it is possible to determine wiche cilinder is knocking (one cylinder usually knocks before the other). further, circuits operate with such speed that ignition timing can be retarded only for de kcnocking cylinder, and advanced for the firing os the nest cylinder. each knock signal can modify timing in milliseconds. when ignition retard eliminates the knock, timing is advanced slowly in steps to the original value ou until knockin again occurs
bosch fuel injection & engine management
charles o. probst, sae
em outra parte ele fala que vc pode ver se o sensor está ruim deixando o giro perto de 2.500rpm e batendo no sensor, o que não geraria a tal frequencia de ressonancia.
esse livro é um pouco antigo, de 1993, mas já tinha as injeções me (drive by wire nele, entaum num acho que esteja desatualzado e tenham mudado muito o sistema)
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when the engine knocks, it vibrates with characteristic frequencies of 5-10khz together with corresponding harmonics. these vibrations must be sorted from other engine vibrations is a reconnition circuit in the control unit. the motronic control unit as a accurate information os crankshaft position and firing order so it is possible to determine wiche cilinder is knocking (one cylinder usually knocks before the other). further, circuits operate with such speed that ignition timing can be retarded only for de kcnocking cylinder, and advanced for the firing os the nest cylinder. each knock signal can modify timing in milliseconds. when ignition retard eliminates the knock, timing is advanced slowly in steps to the original value ou until knockin again occurs
bosch fuel injection & engine management
charles o. probst, sae
em outra parte ele fala que vc pode ver se o sensor está ruim deixando o giro perto de 2.500rpm e batendo no sensor, o que não geraria a tal frequencia de ressonancia.
esse livro é um pouco antigo, de 1993, mas já tinha as injeções me (drive by wire nele, entaum num acho que esteja desatualzado e tenham mudado muito o sistema)
kra, esse texto nao explica se usa knock por resonancia ou nao. ter um circuito pra reconhecimento indica um sistema analogico, que pode sim filtrar uma determinada frequencia, assim como em um equalizador de som, ou mesmo trabalhar com o sensor por resonancia, e ao ser ultrapassado um determinado valor, pode gerar um simples pulso quadrado, que entra em uma interrupcao do processador principal. o resto, tanto faz ser por resonancia, circuito com filtro analogico ou dsp… o sistema pode detectar qual cilindro foi, atrasar, avancar, e etc.
bater no sensor gera um sinal de volume muito alto, independente de ser na frequencia de resonancia ou nao, o que passaria o limite. tenho um sensor de santana aqui na mesa, se bater nele, bate 5v (maximo) do conversor a/d. ou seja, seria detectado como batida de pino e acredito eu que o som nao esteja dentro da frequencia (no meu motor acho que é 6khz, nao lembro onde vi)
vou dar uma lida novamente sobre o assunto.
o que eu tava querendo dizer é que dependendo do sistema que vai ler o ks, nao adianta pegar qqr sensor, de qqr carro...
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eras®-kn(non-resonant knock sensor)
eras®-kr(resonant knock sensor)
application
this is a knock sensor which detects knocking vibration of the engine using a piezo-electric ceramic. it is used for ignition timing control, and contributes to improved engine performance and reduced fuel consumption. there are two types of sensors, a non-resonant type and a resonant type.
features
the frequency characteristics of a non-resonant knock sensor are flat between 5 and 15 khz, which is the region in which knocking occurs, so the sensor can be used regardless of the type of engine and is highly versatile.
the resonant knock sensor itself has resonance characteristics, enabling it to produce a large output when knocking occurs.
tirado de: http://www.ngkntk.co.jp/english/product/se…hers/index.html
nao sei como descobrir se o sistema usa sensor resonante ou nao. acredito que os que usam nao resonante devam ser raros. em linhas de producao acredito que usem largamente sistemas resonantes pra baratear, pois se tem alguns modelos de sensor, e nao precisa adicionar a ecu um sistema de filtro, o proprio sensor filtra.
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bom, eu sempre aprendi que o controle éra feito por software, e aí no texto ele diz que a frequencia é de 5 a 10khz… ou seja realmente ele é ressonante... mas naum que seja um valor especifico (eu creio) pra cada modelo de motor...
se vc bate no sensor e ele é ressonante, ele só vai ressoar com a mesma frequencia que ele é calculado...entaum num sei se uma batida seca conseguiria fazer ele realmente ressoar a ponto de aplicar o sinal... por isso acho que o tratamento é por janela... na janela onde pode ocorre detonação (um determinado angulo do virabrequim) ele escuta.
até porque o ruído da detonação é caracteristico.... o motor ser de 1 ou 5 litros, 2 ou 4 vpc ou qqr outra coisa num deve modificar a frequencia em que ocorre a detonação...
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bom, eu sempre aprendi que o controle éra feito por software, e aí no texto ele diz que a frequencia é de 5 a 10khz… ou seja realmente ele é ressonante... mas naum que seja um valor especifico (eu creio) pra cada modelo de motor...
se vc bate no sensor e ele é ressonante, ele só vai ressoar com a mesma frequencia que ele é calculado...entaum num sei se uma batida seca conseguiria fazer ele realmente ressoar a ponto de aplicar o sinal... por isso acho que o tratamento é por janela... na janela onde pode ocorre detonação (um determinado angulo do virabrequim) ele escuta.
até porque o ruído da detonação é caracteristico.... o motor ser de 1 ou 5 litros, 2 ou 4 vpc ou qqr outra coisa num deve modificar a frequencia em que ocorre a detonação...
kra, ser resonante é uma caracteristica do sensor, e é calibrado pra uma frequencia especifica. só que quando vc bate no sensor, o som é muito alto e acaba saindo muito forte, entao se sair com sinal em mv acima do limite de corte da ecu, ela vai encarar como batida de pino.
sim, o monitoramento é feito por janela…
a frequencia da batida de pino muda sim conforme a litragem ou caracteristicas do bloco do motor. motores menores tem a frequencia dda batida de pino maior, e motores maiores tem a frequencia menor.
o ideal é ser por dsp. na fuelbox, por enquanto é por resonancia. mas como ela é modular, mais pra frente desenvolverei um modulo com dsp, que será integrado no sistema, assim como a sonda wide e o pirometro sao integrados. assim, com a leitura feita por dsp, será compativel com mais modelos de motor. o problema é o local pra fixar o sensor em motores que nao o possuem.