Um tanto quanto preocupante…
-
me surgiu uma dúvida. no caso de uma preparação, é possível fazer um escapamento bom e ao mesmo tempo ecologicamente correto?
-
na época que eu regularizei o meu turbo o escapamento ainda estava com o catalisador engatado. passei tranquilo no teste e tirei o catalisador uma semana depois.
mas quem quiser estar totalmente dentro da lei vai enfentar muitas dificuldades em achar um catalisar com pouca restrição. tem carro que simplesmente não tem espaço embaixo para um catalisador maior.
-
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20…imp251152,0.php
quarta-feira, 01 de outubro de 2008 | versão impressa
assembléia aprova inspeção veicular em todo o estado
a assembléia legislativa de são paulo aprovou ontem um projeto de lei, do deputado vanderlei siraque (pt), que determina a realização de inspeção veicular anual em toda a frota paulista com mais de três anos de uso. veículos que sofrerem acidentes também poderão ter determinada a vistoria pelo departamento estadual de trânsito (detran). para os veículos de transporte escolar, a fiscalização será semestral. a proposta segue para sanção do governador josé serra.
conforme siraque, a inspeção abrangerá todos os municípios do estado. o serviço será transferido por meio de convênio, que estabelecerá critérios e responsabilidades, aos municípios que manifestem interesse em assumir a vistoria. também poderão ser formados consórcios de cidades para uma determinada região. o detran ainda pode repassar o serviço a empresas particulares.
conforme o código de trânsito brasileiro, a inspeção técnica, já realizada em fase inicial na capital, é requisito obrigatório para a realização do licenciamento de veículo. no teste deverão ser conferidos itens como a autenticidade da numeração do chassi e as condições de funcionamento e segurança, o que inclui os sistemas de iluminação, sinalização, freios, direção, suspensão e pneus. pelo projeto, o veículo aprovado na inspeção deverá receber um selo ou lacre que permita a identificação visual.
no entanto, a proposta não define o valor a ser cobrado, limitando-se a informar que a tarifa deverá ser módica . dessa forma, a lei ainda precisará de regulamentação, mesmo depois de sancionada.
-
tem que fazer mesmo essa vistoria.
aqui em sp, capital, já está tendo para veiculos a diesel, e gratuita.
fiz semana passada na d20 do meu pai, e passou de boa.
antes ele levou num bombista, pra fechar a bomba. fechou bem, ela perdeu mto pouco em potencia, não esta fumaçando nada mais, e passou tranquilo.
e agora vamos deixar ela assim, esta andando bem, com bomba fechada, poluindo menos e gastando menos.
antes fazia 8 km/l, agora ainda nao medimos, mas com certeza vai fazer bem mais.
vantagem para todos.
agora querer explorar isso aí é complicado
-
nem fala, todo ano pagar a taxa de vistoria é um pé no saco. por sorte as motos não fazem vistoria de gases. a caminhonete da firma ano passado pagamos arrego de 50 conto pq não tava passando na vistoria por conta da diluiçao o valor tava 2% mais alto, mas o cara iria reprovar, depois de uma idéia…..
fora isso tem outras maracutaias como por álcool misturado a gasolina e assim melhora... enfim...
todo ano eu faço, e vai de boa. ja acostumamos a roubalheira e o tempo de espera no detran que nunca é menor que duas horas. fora isso o pior éver nego querer reprovar teu carro novo com td em cima pq não acendeu um farol e do teu lado um alata velha toda podre sem step passar, isso sim não tem preço, ou tem?
ahh sim: se ficar reprovado, tem que voltar lá e fazer td de novo, mas não paga outra taxa
-
carros fabricados até 2002 são liberados da inspeção veicular
há 3,5 milhões de veículos nessa situação; 770 mil motos agora terão de se submeter ao programa
fábio mazzitelli
tamanho do texto? a a a a
a prefeitura de são paulo restringiu a obrigatoriedade da inspeção veicular ambiental em 2009 a apenas 2,6 milhões de veículos da capital, ou 41% da frota. passam a se submeter ao programa as 770 mil motos registradas na cidade e 1,5 milhão de carros movidos a gás, gasolina, álcool e flex fabricados a partir de 2003, além dos 317 mil veículos a diesel, cuja inspeção ambiental já é obrigatória. a implantação integral do programa foi adiada em um ano e ficou para 2010.
em decreto publicado mês passado, a prefeitura havia estabelecido como meta inspecionar no próximo ano os 6,3 milhões de veículos da frota da capital. mas outro decreto, publicado anteontem no diário oficial, tirou a obrigatoriedade da inspeção ambiental de cerca de 3,5 milhões deles, mais da metade da frota. são os fabricados até 2002.
a mudança é explicada, em grande parte, pela revisão das metas de abertura dos centros de inspeção veicular ambiental (civas), as oficinas em que são feitos os testes de emissão de poluentes. com apenas três em funcionamento, a concessionária controlar, responsável pela aplicação do programa, garantiu no máximo 16 civas para 2009, metade dos 33 previstos inicialmente.
a certeza que temos agora é de conseguiria esses 16 postos. os outros ainda dependem da liberação dos terrenos, coisa que, numa cidade complexa como são paulo, não se pode arriscar. achamos mais prudente estender a implantação total até 2010, desde que tenhamos a certeza dos 33 postos. não se pode convocar toda a frota e não ter os postos prontos. seria um transtorno ao motorista , afirma o secretário municipal do verde e do meio ambiente, eduardo jorge.
além do atraso na abertura dos postos de inspeção, a prefeitura justifica o recuo apoiada nos números iniciais de adesão da população ao programa. dos 105.527 veículos diesel com placas de 1 a 6, só 17.931 foram aprovados -o restante teve o licenciamento bloqueado no departamento estadual de trânsito (detran).
quem não aderir à inspeção ambiental terá o licenciamento bloqueado e estará sujeito a multa de r$ 550, se flagrado na fiscalização. o dono do veículo terá 90 dias antes da data limite do licenciamento para fazer a inspeção ambiental. quem optar por fazer o licenciamento antecipado em janeiro terá de fazer a inspeção durante 2009. caso contrário, o bloqueio do licenciamento ocorrerá no ano seguinte, em 2010.
para carros fabricados até 2002, que ficarão de fora da inspeção ambiental do ano que vem, a prefeitura aposta em uma inspeção viária , realizada por sensoriamento remoto. é feito com o carro em movimento. é uma máquina importada, móvel, que detecta emissões. você seleciona os mais poluentes e convoca à inspeção , garante eduardo jorge, acrescentando que a opção pela exclusão dos carros mais antigos foi decisão essencialmente técnica .
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20…imp299401,0.php
![:)](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/olho estamos.bmp)
-
então tô feliz, esse ano já não pago mais o ipva 1988 e não vou precisar fazer vistoria… haha aí sim
-
então tô feliz, esse ano já não pago mais o ipva 1988 e não vou precisar fazer vistoria… haha aí sim
2 hehehe vou gastar so r$98 pra fazer o doc do gol heheheh