Acerto + fino
-
e com um pirometro, como saber qual a temperatura referente a uma boa estequiometria??
acredito q varios fatores influenciem, como numero de cilindros, combustivel, distancia do termopar até o cabeçote, uso ou não de fita termica no coletor, etc…
para cada motor deve ter uma temperatura não??
como saber precisar??
abraços
-
achei que fossem ter mais respostas técnicas e não começar coma s picuinhas que não levam a nada….
a grande verdade é que sonda narrow não serve muito pra acerto fino, já que como o mephisto falou é um olho que só enxerga perto da estequim?trica (tanto que a maioria das centrais nem levam em conta o seu valor durante plena carga), e tbm que o seu valor é muito influenciado pela temperatura de escape...se está frio marca errado...e se passa muito da temperatura de operação começa a marcar menos tbm...
marea turbo no alcool com motor quentão e tudo mais vc acelera vem 850mv de sonda e tem misfiring, vc continua a dar pau a sonda aquece mais e marca na mesma condição 920mv e ainda falha...acelera mais uma e aí mostra 980mv de sonda ...a? vc empobrece bastante e mostra 770mv na primeira puxada até mostra 920mv de sonda e não mais falhar....
ou qdo vc vai dando combustivel e a sonda não passa de um certo valor tipo 900 ou 920mv até ter misfiring....
mas tem uma coisa curiosa...tem motores (e ap certamente é um deles) que parece que qtro mais combustivel vc coloca melhor ele vem...o bicho chega a cuspir alcool no escape e vai que vai sempre melhorando até ter misfiring... é contra a teoria, mas é como sempre digo... a teoria sempre está certa...errada geralmente está a interpretação dela
-
a? q vc está errado, no dino é muito mais foda acelerar o carro q na rua, ja tentou medir no dynojet, o baguio é pesado pra kct, como se pisasse no fundo do acelerador em quarta na subida…..............
e pro carro empurrar até o limite de quinta, tem q ter potencia
[snapback]264817[/snapback]
no dino não tem a barreira do ar na sua frente, tanto que qualquer carro vira o velocimetro do avesso numa boa. olha os videos de um dos xtreme que teve ai. até um corsa 1.0 turbo com 1 bar varou em poucos segundos o velocimetro.
quero ver fzr igual isso no ch?o…
-
galera,
eu fico espantado quando vejo um topico destes
a workshop , fica ao lado do playcenter, (3392-3192) tem dyno + lambda meter
eles alugam o dyno por hora para vcs fazerem os acertos.
podem levar o mecanico de vcs, o preparador etc… sem problema nenhum.
em cima do dyno de rolo dastek vcs podem fazer passagens a plena carga e tambem travar o rolo numa velocidade para simular as varias posições do acelerador.
tudo isso olhando para um lambda meter.
sem estes recursos é pouco provavel que alguem consiga fazer um ajuste fino mais perfeito do que com eles
não precisa acreditar nas minhas palavras, é pagar pra ver
pode ser carro aspirado, carburado e com distribuidor não importa a configuração.
-
do jeito que vc fala de dyno tudo parece ser perfeito e maravilhoso …
fosse assim a parte final do acerto não seria feito na rua ...
claro que um dyno é uma mão na roda, ainda mais c/ o recurso de travar o rolo ... mas msm assim, se dyno fosse tudo, eu não teria visto vêrias mulas andando por aí ...
[]s
-
a sonda de banda estreita tem uma faixa de operação confiável estreita, como o nome dela mesmo já diz… mas ela até passa info acima e abaixo disso, apenas tem uma curva de distorção ou sei lá como é o nome certo.
da?, que cada sonda é diferente e tem sua próprica característica qdo está fora da faixa de utilização padrão (onde todas deveriam ser iguais) e isso explica pq alguns carros rodam bem com xxx de sonda e outros com o mesmo valor molham as velas...
mas eu sempre fiquei pensando se não seria posável, devido ao elevado custo da banda larga, alguém desenvolver um aparelho que usasse uma sonda narrow, com um processador que inserisse um fator de correção equivalente é distorção da sonda, ator esse aferido caso é caso com uma sonda wide em um motor de ensaio...
será que daria pra fazer isso?
se desse, seria um modo de ter mais precisão e padrão de comparação entre carros com a sonda comum...
abração1
-
mas tem uma coisa curiosa…tem motores (e ap certamente é um deles) que parece que qtro mais combustivel vc coloca melhor ele vem...o bicho chega a cuspir alcool no escape e vai que vai sempre melhorando até ter misfiring... é contra a teoria, mas é como sempre digo... a teoria sempre está certa...errada geralmente está a interpretação dela
[snapback]264974[/snapback]
deve ser por causa do squish, do formato das c?maras e pistões… do turbilhonamento do ar...
-
do jeito que vc fala de dyno tudo parece ser perfeito e maravilhoso …
fosse assim a parte final do acerto não seria feito na rua ...
claro que um dyno é uma mão na roda, ainda mais c/ o recurso de travar o rolo ... mas msm assim, se dyno fosse tudo, eu não teria visto vêrias mulas andando por aí ...
[]s
[snapback]265086[/snapback]
se vc pegar uma carro de corrida (mesmo que seja carburado e com distrubuidor) , pode ser um motor ap (muito conhecido e exaustivamente testadoe acertado) levar para um dyno com lambda meter ainda vai arrumar pelo menos 8 hp em cima de 132 hp.
pegando um carro chipado (na rua) pode ser com unichip mesmo e usando lambda meter e depois levando para o dyno ainda vai conseguir extrair outros tantos
numa escala de 0 a 10, eu diria que um bom preparador , usando um lambda meter chega a 7,5 . se usar o dyno chega a 10
tá certo que algumas situações não são simulaveis num dyno, mas saiu de lá é 99% pronto
-
deve ser por causa do squish, do formato das c?maras e pistões… do turbilhonamento do ar...
[snapback]265094[/snapback]
qualquer hora te mostro um cabeçote preparado pra ap turbo de pista, muito usado nos carros de ponta, onde as c?maras de combustão tem praticamente o di?metro dos cilindros, sem parte reta, parecendo muito com uma concha.
tipo isso: ( onde as pontas ficam no beiral do cilindro.
o resultado em banco de fluxo e no chão tem sido dos melhores, a ponto de fzr mto preparador arrancar os cabelos na hora de ajustar a mistura. não da pra se basear no acerto (de mistura e ponto) usado em outros cabeçotes, tb preparados mas com o formato original das c?maras.
-
qualquer hora te mostro um cabeçote preparado pra ap turbo de pista, muito usado nos carros de ponta, onde as c?maras de combustão tem praticamente o di?metro dos cilindros, sem parte reta, parecendo muito com uma concha.
tipo isso: ( onde as pontas ficam no beiral do cilindro.
o resultado em banco de fluxo e no chão tem sido dos melhores, a ponto de fzr mto preparador arrancar os cabelos na hora de ajustar a mistura. não da pra se basear no acerto (de mistura e ponto) usado em outros cabeçotes, tb preparados mas com o formato original das c?maras.
[snapback]265200[/snapback]
acredito. mas nesse caso, o ideal é arranjar um cabeçote com válvulas inclinadas, comoo do tempra. aí sim vc consegue fluxo de alta.
ab?
-
acredito. mas nesse caso, o ideal é arranjar um cabeçote com válvulas inclinadas, comoo do tempra. aí sim vc consegue fluxo de alta.
ab?
[snapback]265202[/snapback]
sim, ai ficaria mais animal ainda hehehe as c?maras dos tempra são de dar inveja.
nesse cabeçote (o de ap q citei), os caras fazem angulos diferentes na admissão e no escape e não usam valvula de admissão maiores que 40 mm, aumentam somente as de escape p/ 35.
qual sua ideia quanto a esse tipo de serviço? torque ou giro? qual faixa (pela teoria) seria privilegiada?
-
sim, ai ficaria mais animal ainda hehehe as c?maras dos tempra são de dar inveja.
nesse cabeçote (o de ap q citei), os caras fazem angulos diferentes na admissão e no escape e não usam valvula de admissão maiores que 40 mm, aumentam somente as de escape p/ 35.
qual sua ideia quanto a esse tipo de serviço? torque ou giro? qual faixa (pela teoria) seria privilegiada?
[snapback]265224[/snapback]
? ap mesmo, sideflow?
-
não sei exatamente o que pretenderam alterando isso nas c?maras, talvez privilegiar enchimento… turbos com grande levante não precisam de tanta válvula de admissão e se vc tem válvula menor, pode usar um perfil de comando mais agressivo sem medo de flutuação. por outro lado, no escape vc pode usar uma válvula maior, e ter duração mais curta, o que mantém mais tempo de pressão no cilindro, ou seja, mais aproveitamento da combust?o.
mas não sei se realmente foi pensando assim que fizeram. gostaria mesmo de ver as fotos
ab?