Tudo sobre pneus - parte v
-
respondendo as duas perguntas, basicamente o que torna um pneu de carga recapável é a maior vida útil da carcaça por esta ser formada por cabos de aço, e não têxtil (nylon, polyester ou rayon) como nas carcaças de passeio e pickups.
o que impede que esse mesmo mecanismo de construção seja utilizado em pneus menores é o conforto necessário para este fim, que com um carcaça em aço seria impossível atingir, além do maior peso do conjunto piorando o rendimento geral de automóveis e pickups.
de resto, pneus de passeio tb são recapados mas não duram tanto qto um pneu de carga, e também por motivos de segurança não são recomendados para uso constante. num caminhão ou ônibus, normalmente os recapados estão na tração que quase sempre é geminado (rodado duplo) e em caso de falha de um o outro ainda pode suportar um esforço extra, ou então montados nas carretas pelo mesmo motivo. os pneus dianteiros de ônibus e caminhões normalmente são novos, e quase sempre de marcas boas, para melhorar a segurança na condução.
pneus de carga tb podem ser frisados, são preparados para isso. qdo a profundidade dos sulcos atinge um limite, a banda de rodagem e as lonas de corpo são preparadas para receber uma ressulcagem (vem escrito na lateral regroovable ), e após esse desgaste passarão pelo processo de recape normal. muitas empresas preferem recapar logo que acaba o desenho, sem ressulcar, para evitar danos na carcaça ou mesmo para ter mais borracha sobre as lonas de corpo para o recape.
-
gus,
me tira uma dúvida, sei que não tem muito a ver como tópico em si, mas tem a ver com pneus.
no nosso carro de uso diário (um kadett 2.0 no gnv), utilizamos 2 pneus gt champiro e 2 pneus toyo t1s, o que acontece é que um dos toyo furou, 2 pregos… mandamos em um borracheiro de confiança e o mesmo fez o serviço para arrumar, ficou bom e parou de vazar.
agora a pergunta:
o processo para consertar o pneu é o de vulcanização correto?
é confiável?
posso usar o carro sem medo?
ou é necessário comprar outro pneu o mais rápido possível?
obrigado.
-
vai ter uma parte falando sobre consertos, mas posso te adiantar o seguinte:
-
somente se pode consertar um pneu na banda de rodagem, e furos de até 6mm.
-
o processo correto para conserto é a desmontagem do pneu, limpeza de dentro para fora da região afetada, e utilização de kit de conserto do tipo plug , colando por dentro e cortando o excesso por fora.
-
o uso de conserto do tipo macarrão , sem desmontagem, danifica de vez a estrutura do pneu e só deve ser utilizado como um quebra galho.
-
cortes laterais não devem ser consertados, pois a chamada vulcanização é apenas um remendo quebra galho, pois a estrutura da carcaça já está comprometida e esse tipo de conserto apenas impede que o ar interno forme bolha. tecnicamente o pneu já está comprometido e deve ser descartado.
-
um simples prego ou conserto mal feito pode levar a um deslocamento na banda de rodagem, que irá afetar o pneu separando suas camadas e impedir o uso causando fortes vibrações. o mesmo prego já elimina a garantia do fabricante na mesma hora.
abraço
-
-
vish
o furo foi na banda de rodagem, o processo de conserto foi meio porco se assim posso dizer, o cara tirou a roda do carro com pneu e tudo, localizou 2 furos (dois pequenos pregos), tirou eles, limpou e enfiou uma especie de borracha pelo furo e recortou por fora…
é.. então ja elvis o pneu...
-
vish
o furo foi na banda de rodagem, o processo de conserto foi meio porco se assim posso dizer, o cara tirou a roda do carro com pneu e tudo, localizou 2 furos (dois pequenos pregos), tirou eles, limpou e enfiou uma especie de borracha pelo furo e recortou por fora…
é.. então ja elvis o pneu...
esse é o famoso macarrãozinho
o que acontece: imagine o tamanho do furo de um prego. este prego atravessou todas as camadas e mais o liner pra que ocorresse o vazamento. aí vem o cidadão e tenta passar pelo mesmo furinho do prego uma baita haste de ferro com mais uma minhoca pendurada de uma borracha meio crua e melequenta que vai vedar o furo, e depois de arregaçar de vez todas as lonas de corpo, liner e tudo mais que encontrar pela frente, corta o excesso e tá pronto o conserto chefe .
isso é um quebra galho, pq pode acontecer de vazar de novo ou causar um deslocamento, aí sim vc vai perder o pneu.
são poucos os lugares que fazem um conserto corretamente, uma pq tem que desmontar, remontar e balancear, e outra pelo próprio preço do kit de conserto, que somando com a mão de obra acaba ficando caro e os cincão do macarrão são bem mais interessantes.
a michelin é o único fabricante que ainda mantém a garantia de seus pneus qdo furam, desde que o conserto seja feito em alguma revenda autorizada e utilizando o kit fornecido por eles.
mas não se preocupe, o estrago já tá feito mas vc não corre perigo, só mesmo uma chance de ter um prejuízo caso aconteça um deslocamento da banda.
abraço
-
pois eh gus, eu sempre q precisei consertar um pneu usei esses macarrões , e em quase todas as veses não me deram dor de cabeça… so uma ou 2 veses q tive q voltar la, e o cara colocou 2 macarrões pra vedar heheehehhe
-
ansioso pela parte vi
parabens pelas matérias gus, nota 10
-
ansioso pela parte vi
parabens pelas matérias gus, nota 10
valeu
to quase terminando de escrever, mas tive que dar uma parada pq tive 4 corridas em 4 finais de semana, e a última é semana que vem no rj, dai vou poder dar uma adiantada boa nas matérias.
abraço
-
ainda no aguardo ancioso da parte v.
abrazzz
-
primeiramente, parabéns pela matéria gus…
gostaria de saber sua opinião sobre pneus de origem chinesa, tipo ling long ..etc...,
pois moro próximo ao paraguay, e esses pneus sao beem mais em conta do que marcas conhecidas, onde um pneu desses 225/45 r17 custa em torno de 130-150reais, será que tem todos os componentes de um pneu normal, lógico , desgastam mais rapidos do que um de marca , mas no interior deles, será que possuem material que suportam e dão segurança em momentos de precisão (caso de freiadas bruscas, buracos por ex), gostaria de saber sua opiniao... compensa pra usar no dia dia..com certo cuidado??
gratoo..