Dicas automotivas
-
pisar na embreagem ao ligar o carro, mesmo ele estando em ponto morto
-
why?
desde pequeno aprendi que fazer isso forca mais na hora de ligar.
será mito?dizem que, fazendo isso, vc alivia o peso do motor na hora de lig?-lo. eu faão isso e nunca tive problemas.
[]?s
filipe -
tem carro importado q só liga com o po na embreola.
motos também, ex gs-500.
[]?s
filipe -
aplicar cera em pasta com uma esponja bem ?mida deixa o brilho mais uniforme e de quebra aumentada drasticamente o rendimento da cera.
nos dias de calor, posicionar os direcionadores de ar de forma q o ar frio vê para cima, assim o interior do veículo resfria mais rapidamente. os passageiros do banco de tr?s tb serão beneficiados com o ar fresquinho com mais rapidez. no caso de querer aquecer o habit?culo, basta fazer o contrário, direcionar o ar quente para baixo.
-
pisando na embreagem fica mais leve pro motor de partida, porque ele não tem que girar o câmbio também(mesmo o carro estando em ponto morto)…
obs: não funciona com fusca e motorderivados. nesses casos nunca dá partida com a embreagem acionada. pega muito mais fácil.
-
obs: não funciona com fusca e motorderivados. nesses casos nunca dá partida com a embreagem acionada. pega muito mais fácil.
pq não?
eu piso quando vou ligar…
e tipo quando o motor ta girando e eu solto a embreagem eu percebo que ele diminue sensivelmente o giro.... -
– som automotivo --
se você não costuma utilizar o leitor de cd do seu som com frequência, não deixe nenhum disco dentro do aparelho pois isso diminui a vida útil dos amortecedores (do leitor) que acabam trabalhando sem necessidade.
em muitos carros é possível fazer a instalação dos aparelhos utilizando o recurso de ignição e presença de chave no contato. sempre que possível é interessante utilizar pois evita que você deixe o aparelho ligado ao sair do carro.
muitos aparelhos também possuem funções que atuam quando a lanterna é ligada, seja na iluminação ou no dimmer autom?tico. infelizmente muitas casas de som não costumam instalar esses recursos por preguiça de encontrar o fio certo na caixa de fus?veis
-- partida a frio --
essa é uma dica que na verdade foi uma idéia que tive na hora que montei a partida a frio no meu carro. todos sabem que existe um problema na partida a frio de carros turbo, onde a pressão não é muito bem vinda dentro do reservatério. existem válvulas de sentido único e também existem bombas com retorno para que o vêcuo não puxe toda a gasolina para dentro do motor. acontece que tive alguns problemas tanto com as válvulas quanto com os retornos. para resolver de vez o problema, tentei utilizar uma solenoide que até então não achei que iria durar em contato com a gasolina. mas dura sim, os componentes que ficam em contato são de pl?stico e então fiz a solenoide funcionar com a passagem normal dela retornando para um t na mangueira de entrada, e a outra passagem acionada por pulso mandei para a bomba do reservatério. ao acionar a bomba aciono também a solenoide e pronto, tudo resolvido. quando não acionada, a solenoide abre o caminho em comum ao t, o que não deixa que o vêcuo puxe nem mesmo a gasolina que ainda está na mangueira, e a pressão também não consegue chegar ao reservatério. eu não encontrei nenhum sistema de partida a frio pronto que tivesse essa solução
-
– válvulas de pioridade --
essas são algumas dicas que aprendi com nosso amigo ka e com a minha convivóncia com as válvulas de prioridade.
a lubrificação da válvula é muito importante. vasilina foi a que mais me deu resultado, tanto no tempo para uma nova lubrificação quanto no funcionamento.
o tamanho da mangueira de tomada de vêcuo influ?ncia no som produzido pela válvula. além disso pode provocar retardo no seu funcionamento e acabar freiando a turbina do mesmo jeito.
o melhor lugar que consegui para a tomada de vêcuo foi na mangueira do hidrovócuo. utilizar um t de pl?stico naquele lugar não foi uma experiencia muito boa para mim. depois do 3o. que quebrei, procurei em casas que trabalham com g?s de cozinha e encontrei um t de ferro na medida correta. a proposito, aquele t de pl?stico quebrava com a pressão do turbo mesmo.
se um dia tiver curiosidade em abrir a válvula de prioridade, jamais passe lixa ou pano muito aspero nas paredes do cilindro. as borrachas de vedação podem não funcionar mais e ficarem travadas.
uma outra dica legal que uso bastante é que podemos utilizar a válvula de prioridade para andar sem pressão em giros medianos quando a turbina pega bem rápido. eu costumo deixar a mola com pouca pressão e vou dosando no acelerador a hora que eu quero que ela feche e que a pressão entre no motor.
-
rodizio de pneus
li algumas materias de pilotos profissionais e tambem de proficionais da area que, apesar do mito, os pneus que estiverem com vida util menor deve rodar no eixo trazeiro, a explicação é que a dianteira precisa de mais tração por ter a direção do carro, os pneus com menos sulcos devem estar rodando na trazeira, já que a possibilidade de se acertar a trajetoria de um carro com pneus em melhores condições na dianteira é bem maior que o inverso.
-
que tal cada um postar a sua, é meio banal mas as vezes é util…
pedal da embreagem não é apoio: essa pratica é muito comum entre os motoristas, porem isso causa um desgaste desnecessário no disco da embreagem.
além do pedal não ser descanso para o po, a alavanca do câmbio também não é descanso para o bra?o.