Torque x potência
-
ao menos uma pessoa que demonstra entender a linha de racioc?nio que sigo… obrigado jr, não fosse pelo seu post, eu estaria achando que sou esquizofrúnico...
a coisa é simples, potência não comanda nada, pois no motor alternativo é combustão interna (não é rodrigão?) ela não existe sem torque. primeiro vem o o torque, depois a rotação.
o torque tb não comanda bosta nenhuma no motor alternativo é combustão interna, pois se o motor não está girando, significa que não está funcionando.
se é pra dizer assim, que o que comanda é a potência ou o torque, então eu digo que o que comanda é o combustável, afinal, sem ele não h? queima... o que me lembra: o que comanda é o comburente, pois sem ar, o combustável tb não queima
tá vendo rodrigo, como é uma questão de ponto de vista e que apegando-se é uma maneira de pensar, tende-se é ignorar outras formas de se dizer a mesma coisa? que no fundo, quem sabe o que diz, pode escolher como diz, de maneira é despertar idéias diferentes na mente do interlocutor?
sempre que falarmos em aceleração, motor é combustão e potência, o torque pode até não aparecer expl?cito, mas está sempre impl?cito. diga curva de potência e vc está falando em torque. diga potência média e vc estará falando da curva de potência. não leve esta curva em conta (ou a seção relevante dela para o caso) e vc não poder? calcular nada. portanto, o que conta compreender, não é quem manda , mas apenas de que forma é composta a curva de potência. quanto mais torque se puder ter na mesma potência, tanto melhor. afinal, onde grande parte da potência é composta pelo torque ao invós de altas rpm, geralmente a curva é bastante plana, o que significa que o motor oferece maior potência média. então se alguém alegar que gosta de potência e não de torque, na verdade essa pessoa não sabe o que está dizendo. o que ela realmente quer dizer, é que gosta de ver um motor girando alto, conseguindo um resultado impressionante para a cilindrada que ostenta. isso não é gostar de potência, é gostar de rpm.
já no que tange preparação, dizer que aumentar substancialmente o torque é impossível, não procede. comparado com os ganhos possíveis em potência atravṍs de alterações na curva de torque e v.e. ou em aumentos de rotação máxima, os ganhos máximos em torque são realmente muito pequenos, mas isso não significa que não existam ou não possam existir. de fato, existem in?meras técnicas utilizadas para aumentar o torque, é saber:
redução do atrito no motor, atravṍs do maior cuidado com as folgas, uso de coatings anti-atrito, equalização de pressão de molas do comando, etc;
aumento de efici?ncia térmica, atravṍs de maior taxa de compressão, aperto do squish, turbilhonamento da mistura, otimização do ponto de ignição, emulsificação do combustável e etc;
aumento e efici?ncia volum?trica na rpm escolhida, atravṍs de coletores de admissão e escape sintonizados e com comprimento e di?metro dimensionados para o melhor rendimento em uma determinada faixa, bem como escapamento de baixa contra-pressão e filtro de ar de baixa restrição, comando de válvulas de maior levante e graduação cuidadosamente calculada para a aplicação, mantendo uma pme bem alta;
dimensional do motor: se o motor é para torque em baixa rpm, não h? vantagem em ter curso muito curto e nem bielas muito longas. alterando-se di?metro, curso e comprimento de bielas (inclusive é uma alteração conveniente) muda-se um tanto a característica do motor, afinal, se t=f*d, nada melhor que uma manivela bem grande... se aumentar o di?metro, aumenta a cilindrada, mas se diminuir, reduz a possibilidade de pré ignição e possibilita aumento de taxa, então até reduzindo o di?metro e mantendo a mesma cilindrada, vc ganha torque dos dois fatores do deslocamento...
e mais mil e um truques que se enquadram em uma dessas categorias, que nem sempre quem sabe, divulga. o problema ?, que enquanto o torque aumenta na casa das centenas, a rpm aumenta na casa dos milhares e o gasto com as duas preparações é o mesmo. o bom senso predomina nessas ocasiões e se vc quer um aumento de torque, simplesmente instala algum tipo de compressor, aumenta a cilindrada ou mesmo troca o motor inteiro por um mais adequado, um diesel talvez...
existe diferença entre não ser economicamente viável e não ser possível.
abraço
-
brasil, motores 2t de competição tám torque máximo e potência máxima quase na mesma rotação. são os motores bicudos .
mas é isso mesmo…
o q vc falou é consequência de tudo isso q eu estou falando.
-gol 2.0 8v 112 cv: 17,3 mkf (3000 rpm) e 112 cv (5250 rpm)
-gol 2.0 16v 145 cv: 18,4 mkgf (5750 rpm) e 145 cv (6250 rpm)o 2.0 16v gti tem apenas 6% a mais de torque máximo.
de 17,3 mkgf para 18,4 mkgf temos 6% de acr?scimo no torque máximo.
mas a potência máxima subiu 29%, bem mais que os 6% do torque.
como se consegue 29% de acr?scimo de potência máxima com apenas 6% de acr?scimo no torque máximo?
com 2 coisas:
- elevando a rotação de torque máximo (subiu de 3000 rpm para 5750 rpm)
- tentando manter o máximo percentual possível do torque máximo na rotação de potência máxima
agora, quem acha que torque no motor tám alguma import?ncia isoladamente, sem se levar em conta a rotação, então fique com seu golzin 112 cv que eu vou no meu 145 cv.
já a potência não precisa de nenhum outro fator adicional.
só a potência é suficiente para descrever o comportamento do carro: não precisa-se olhar para torque nem para rotação.
eu nunca imaginei que esse assunto pudesse ir tão longe.
quem ainda discorda de mim, um conselho: vai estudar…
no pain, no gain.
eu também, um dia, não sabia de tudo isso.
mas quebrei a cabeça pra aprender, e hoje não tenho nenhuma dúvida nesse assunto.
agora, quem quiser continuar achando que torque é força, que torque é o que importa…
? um direito seu.
-
acho que eu tá falando grego pra esse povo…
em momento algum eu falei que torque não é importante?
eu falei que potência vem tanto do torque quanto da rotação.
eu falei que torque, analisado isoladamente, sem levar em conta a rotação em que aparece, não serve pra nada.
mas a potência é um valor final, que pode ser analisado isoladamente, potência não precisa de mais ninguém para descrever a aceleração do carro numa dada velocidade.
força de tração = potência nas rodas / velocidade
será que nem na matem?tica, na f?sica, vcs acreditam?
ou vcs acham que fui eu que inventei essa equação acima?
o que tá escrito na equação acima?
que, numa dada velocidade, mais potência nas rodas (que pode ser considerada aproximadamente igual é potência no motor) significa mais força de tração, mais aceleração.
onde é que entra o torque no motor aí?
entra apenas para gerar a potência.
mas o torque no motor não gera a potência sozinho, ele precisa trabalhar em conjunto com a rotação, torque no motor sozinho não é nada.
15 mkgf em 4000 rpm = 30 mkgf em 2000 rpm = 60 mkgf em 1000 rpm
e é ?bvio que a potência vem do torque e da rotação.
e é ?bvio que o torque vem do combustável queimado.
eu falei o contrário???
ps: tá começando a achar que os foristas aqui não láem o que os outros escreveram, antes de fazer seus comentários…
abraços.
-
eu nunca imaginei que esse assunto pudesse ir tão longe.
quem ainda discorda de mim, um conselho: vai estudar…
no pain, no gain.
eu também, um dia, não sabia de tudo isso.
mas quebrei a cabeça pra aprender, e hoje não tenho nenhuma dúvida nesse assunto.
agora, quem quiser continuar achando que torque é força, que torque é o que importa…
? um direito seu.
da outra vez que foi discutido quase saiu briga…
estudar?? carro pra mim é hobby e diversão... me desculpa mas não pretendo entrar em uma faculdade de engenharia, nem ler pilhas de livros para entender sobre o assunto...
as explicações do hammer e do chico biela são as mais plaus?veis para mim... simplesmente porque eles usaram termos e exemplos fáceis de serem entendidos por quem não estuda o assunto...
mas se vc pretende discutir o assunto apenas considerando quem estuda e/ou já estudou o assunto de forma acad?mica eu me ausento desta discussão... pq até agora acompanhei todos os tópicos a respeito do assunto...
-
to com uma duvida aqui.
quando eu to apertando porcas com o torquimetro
eu to fazendo duas forcas uma eh o torque e outra a potencia
onde a potencia determina a velocidade. quanto mais rapido mais porcas eu aperto.
mas isso nao vai adaiantar em nada se eu nao aplicar o torque certo.isso?
-
ao nuvo: pra entender torque e potência só precisa saber multiplicar e dividir, além de saber o que é força, energia, conceitos de ensino m?dio.
eu não falei pra ninguém ir estudar engenharia não.
o que eu tá discutindo aqui são conceitos de ensino m?dio, coisa que um (bom) aluno de 15 anos, 16 anos de idade deveria ser capaz de entender, se se dedicar o suficiente pra isso.
eu, infelizmente, só aprendá isso no 2o. ano de faculdade, mas aprendá isso sozinho, na marra, sem ninguém pra me ajudar, não foi um assunto visto na faculdade.
eu consegu? aprender isso sozinho devido ao fato de estudar coisas infinitamente mais difáceis que isso na faculdade de engenharia, isso aí de torque x potência pra mim é brincadeira pra criança (sem querer ofender ninguém).
mas me deu muita dor de cabeça, levei meses pensando até descobrir o x da questáo.
agora, se vc prefere as explicações menos rigorosas, com erros, dos outros, fazer o quê…
eu estou dando explicações rigorosas, sem nenhum conceito errado.
estou dando a oportunidade de quem não souber esse assunto aprend?-lo da maneira correta.
isso aqui é f?sica, não depende da opinião de ninguém, só existe o certo e o errado.
e pode apostar que tudo que eu falei aqui é certo, quando eu não sei de uma coisa eu fico calado, ou falo que não sei.
agora, quem quiser continuar achando que torque é força, que torque acelera o carro, paciência...
o que eu quês dizer com vó estudar ?…
no pain, no gain
sem sair fuma?a do c?rebro, não se aprende nada.
não estou querendo me achar melhor que ninguém, pois não sou.
sempre tem alguém que sabe mais do que vc, então é preciso ter humildade.
mas esse tópico aqui fui eu que iniciei, é um assunto que eu já sei tudo que se precisa saber, não tenho mais dúvidas de nada sobre isso.
eu sou um expert em carros?
de jeito nenhum, estou a anos-luz disso.
mas nesse assunto de torque x potência, vê por mim…
vc falou carro pra mim é hobby e diversão…
então o que vc faz num fórum de mecânica???
aqui teoricamente as discussões deveriam ser técnicas, e bem fundamentadas, não?
e pra isso não precisa estudar não???
se vc não quer estudar sobre mecânica, f?sica de ensino m?dio (2. grau), então aqui é o lugar certo pra vc ???
ou seria melhor aquele outro fórum que vcs chamam de c*rnos de rua ???
só digo uma coisa: se alguém aqui ainda não entedeu o que é torque e potência, como esperam entender qualquer coisa sobre preparação???
tudo no motor vem disso da?, desses 2 conceitos, torque e potência.
o que fazem num fórum sobre preparação, sobre mecânica, se não entendem isso?
o correto seria dizer: po, não entendo isso ainda, mas vou fazer o possível, vou me esforçar, vou estudar isso pra ver se aprendo.
agora dizer que não pretende estudar isso…
então faz o quê aqui num fórum de mecânica, preparação, se nem o b?sico, o mínimo do mínimo, não consegue entender, que é o que gera aceleracão num carro???
ninguém nasce sabendo, eu não nasci sabendo, se eu não tenho mais nenhum dúvida sobre esse assunto, isso é fruto de dedicação, de esfor?o...
isso deveria ser valorizado, e não um cara com o chico biela chegar aqui e falar: que discussão mais inútil...
inútil por quê???
só porque eu sei mais que vc nesse assunto?
vc pode até saber mais que eu num monte de outras coisas sobre carros, sobre motores, mas nisso aqui de torque, potência, aceleração, mas eu duuuuviiiiiidoooooooo que você saiba 10% do que eu sei...
no dia em que eu ler uma mensagem sua explicando outros assuntos que eu não saiba, eu vou te elogiar bastante, não vou jamais entrar num tópico iniciado por vc e dizer:
que discussão inútil .
eu acho que o conhecimento dos outros deve ser valorizado.
eu, pelo menos, valorizo e muito o conhecimento dos outros, deve ser por isso que eu valorizo estudo.
bom, pra mim é tópico encerrado.
abraços a todos.
-
um breve parecer sobre o fórum mecanica e preparação, vou dar esse parecer neste tópico justamente pela publicidade das brigas já arrumadas em cima de outros tópicos que envolviam o mesmo assunto…
muito simples, direto, curto e grosso como eu nunca gostei de ser...
o fórum é simples, aberto, acolhe a todos, ninguem aqui é melhor do que ninguem, uns sabem mais outros menos, certo...
a finalidade é essa, ajudar... ponto final. cada um tem sua opinião e pode defende-la com unhas e dentes, estramos aqui para confrontar fatos amigavelmente.
vamos fazer com que as discussões sejam as mais passiveis de brigas o possivel...
não estou dando esporro direto em ninguem aqui, não sou pai de ninguem, muito menos m?e, mas pelo amor de deus, não vamos levar nada para o pessoal, somos todos amigos, somos uma familia, nos tratemos com um minimo respeito...
o esporro é m?tuo mesmo, não é do caracol, nem do vin?cius, é da figura de administrador e sabem que não é do meu carater fazer isso...
abraços e continuemos a discussão de maneira saudavel, sem xingamentos ou onfen?as diretas.
abraços...
-
como vc ja deve saber, tivemos uma discussao dessa que obteve apenas 30 paginas (se nao foi mais )
e depois de ler opnioes de cada lada, rodrigo ao lado da potencia, vicente defendendo os dois, e eu do lado do torque, e depois de discutir com varios professores, incluindo uma fera de termodinamica que simplesmente trabalhou na nasa (nome: parnes, podem fazer um google que deve sair algo sobre ele).
enfim, primeiramente eu gostaria de falar que quem estava mais perto da verdade foi o vicente. realmente nao existe motivo para discutir potencia x torque. infelizmente eu fiquei tao irritado com o rodrigo na epoca que nao entendia exatamente o ponto do vicente.
aqui vai uma outra forma de analisar a discussao que e bem clara e direta, sem numeros nem nada:
**o que realmente move o carro? conversao de energia quimica > termo > mecanica
ou seja: combustao.
o que vc pode dizer sobre 2 motores, um que queima o dobro de combustivel que o outro? que o que queima mais combustivel ira provavelmente acelerar/andar/voar mais rapido.
volume combustao (ou quantidade de queima) == trabalha realizado pelo motor**
analisando pelo torque
muitos nao sabem porem torque e limitado diretamente pela cilindrada do motor. isso e visto mais facilmente quando vc pega uma tabela com clindrada, potencia e torque.
com pequenas variacoes devido diferenca entre designs, todos motores 2.0 terao aprox 140ftlb de torque. motores 2.5 terao 170ftlb de torque… e por ai vai.
isso e um fato.
ou seja: volume de combustao consegue fixar apenas o torque e nao potencia (isso para o mesmo giro de motor).
ou seja: limitando giro em 6,000rpm, o motor que tiver mais torque sera o que vai andar mais. ou em outras palavras, o motor que tiver mais cc ira andar mais.
agora pela potencia
okay… ja sabemos que o torque e limitado pela cc do motor....
mas ainda sim tem um jeito de queimar mais combustivel (ou seja, andar mais) sem aumentar cc isso chama-se giro (ou potencia).
vc pega um motor 2.0 de 140ftlb / 100hp @5000rpm e agora vc faz ele girar ate 10,000rpm
resultado: 2.0 140ftlb (mesmo torque ) 240hp
wow... interessante.
pontos a ressaltar: cambio e a chave misteriosa que permite que o carro de apenas 140lbft/240hp ande da mesma forma que um carro de 240lbft/240hp
**nao sei se esta claro meu ponto, mas se focalisando na queima de combustivel (que e a unica fonte de energia) da pra ver que vc tem duas opcoes basicas:
1- torque = aumentar cilindrada. (se vc tiver sorte e tiver giro, potencia vira do mesmo jeito)
2- giro = atrase o tmax o maximo possivel e vc tera alta potencia, e com uma alavanca adequada (cambio) vc consegue acompanhar qualquer carro.
outra forma de analisar: compare o consumo:
um motor v8 de 4.0 litros @ 5,000rpm consome o mesmo que um motor 2.0 @ 10,000rpm.
ou seja: eles estao convertendo a mesma energia. e bem provavel que vao andar alinhados (assumindo mesma massa e que os cambios sao adequados)**
**minha opniao: nao existe reais motivos pra discutir quem e mais importante. o que vc quer e queimar o maximo de combustivel… e isso pode ser atingido aumentando cc ou aumentando giro.
agora sobre quem realmente empurra o carro: torque.
torque e a unica forca fisica que esta empurrando o carro.
o segredo da potencia e que o cambio converte o alto giro em torque nas rodas.**
a curva de aceleracao (g-force) em qualquer marcha segue a curva de torque do motor. aonde o torque e maximo a aceleracao e maxima.
[]s
bb
-
to com uma duvida aqui.
onde a potencia determina a velocidade. quanto mais rapido mais porcas eu aperto.
esse exemplo é interessante… mas precisa de alguns ajustes ...
imagine que vc está apertando porcas auto-travantes, daquelas com um freno de nylon, de modo que o torque necessário é sempre o mesmo e existe uma resist?ncia ao giro da porca. e imagine que vc está considerando o aperto apenas até o ponto onde a porca encontra o objeto é ser apertado, ou seja, para o nosso exemplo, vale o tempo em que a porca core livre, e a unica resist?ncia é o freno de nylon.
qdo vc tem uma fonte de energia que tem alta potência e baixo torque, vc aperta as porcas mais rapidamente, desde que, o torque seja suficiente para vencer a resist?ncia do freno. caso isso não ocorra, de nada adianta ser capaz de girar muito rápido se o torque para vencer a resist?ncia é insuficiente. vc nunca vai atingir a velocidade e portanto, nunca chegar? na potência. é o mesmo que arrancar em 5a marcha, impossível.
no motor, a potência e o giro andam amarrados, sem um, não h? o outro e se não houver torque suficiente, vc nunca chega no giro onde existe a potência alta.
são números (pot max e torque m?x acompanhados de suas respectivas rpm) que complementam um ao outro. ningu?em no mundo pode dizer com 100% de certeza que um motor de 100 hp vai acelerar mais rapidamente do que um motor de 90 hp, se não se souber os dados de torque de ambos. sempre existe a possibiliade de ocorrer o inverso, se a potência de pico for a única analisada. agora, se vc falar em potência média, como eu já disse antes, estará falando de torque, mesmo sem dizer a palavra torque , pois a potência média do motor está ligada com o torque gerado em cada rpm.
abraço
-
como vc ja deve saber, tivemos uma discussao dessa que obteve apenas 30 paginas (se nao foi mais )
e depois de ler opnioes de cada lada, rodrigo ao lado da potencia, vicente defendendo os dois, e eu do lado do torque, e depois de discutir com varios professores, incluindo uma fera de termodinamica que simplesmente trabalhou na nasa (nome: parnes, podem fazer um google que deve sair algo sobre ele).
enfim, primeiramente eu gostaria de falar que quem estava mais perto da verdade foi o vicente. realmente nao existe motivo para discutir potencia x torque. infelizmente eu fiquei tao irritado com o rodrigo na epoca que nao entendia exatamente o ponto do vicente.
aqui vai uma outra forma de analisar a discussao que e bem clara e direta, sem numeros nem nada:
**o que realmente move o carro? conversao de energia quimica > termo > mecanica
ou seja: combustao.
o que vc pode dizer sobre 2 motores, um que queima o dobro de combustivel que o outro? que o que queima mais combustivel ira provavelmente acelerar/andar/voar mais rapido.
volume combustao (ou quantidade de queima) == trabalha realizado pelo motor**
analisando pelo torque
muitos nao sabem porem torque e limitado diretamente pela cilindrada do motor. isso e visto mais facilmente quando vc pega uma tabela com clindrada, potencia e torque.
com pequenas variacoes devido diferenca entre designs, todos motores 2.0 terao aprox 140ftlb de torque. motores 2.5 terao 170ftlb de torque… e por ai vai.
isso e um fato.
ou seja: volume de combustao consegue fixar apenas o torque e nao potencia (isso para o mesmo giro de motor).
ou seja: limitando giro em 6,000rpm, o motor que tiver mais torque sera o que vai andar mais. ou em outras palavras, o motor que tiver mais cc ira andar mais.
agora pela potencia
okay… ja sabemos que o torque e limitado pela cc do motor....
mas ainda sim tem um jeito de queimar mais combustivel (ou seja, andar mais) sem aumentar cc isso chama-se giro (ou potencia).
vc pega um motor 2.0 de 140ftlb / 100hp @5000rpm e agora vc faz ele girar ate 10,000rpm
resultado: 2.0 140ftlb (mesmo torque ) 240hp
wow... interessante.
pontos a ressaltar: cambio e a chave misteriosa que permite que o carro de apenas 140lbft/240hp ande da mesma forma que um carro de 240lbft/240hp
**nao sei se esta claro meu ponto, mas se focalisando na queima de combustivel (que e a unica fonte de energia) da pra ver que vc tem duas opcoes basicas:
1- torque = aumentar cilindrada. (se vc tiver sorte e tiver giro, potencia vira do mesmo jeito)
2- giro = atrase o tmax o maximo possivel e vc tera alta potencia, e com uma alavanca adequada (cambio) vc consegue acompanhar qualquer carro.
outra forma de analisar: compare o consumo:
um motor v8 de 4.0 litros @ 5,000rpm consome o mesmo que um motor 2.0 @ 10,000rpm.
ou seja: eles estao convertendo a mesma energia. e bem provavel que vao andar alinhados (assumindo mesma massa e que os cambios sao adequados)**
**minha opniao: nao existe reais motivos pra discutir quem e mais importante. o que vc quer e queimar o maximo de combustivel… e isso pode ser atingido aumentando cc ou aumentando giro.
o segredo da potencia e que o cambio converte o alto giro em torque nas rodas.**
a curva de aceleracao (g-force) em qualquer marcha segue a curva de torque do motor. aonde o torque e maximo a aceleracao e maxima.
[]s
bb
agora sim está irretocável, nem o rodirigo bota defeito nessa
abraço.
-
olha pra falar a verdade eu acho q todo mundo já entendeu a parada mas explica de maneiras diferentes…
eu concluo assim..
2 carros:
1- maior potência máxima
2- maior potência médiao carro num 1 vai ter maior velocidade final
o carro numero 2 vai ter maior aceleração inicial
um bom exemplo disso vejo todos os dias na ruas...
meu palio 1.0 8v 55cv@5500 8,5kgfm@ 2500-4250 sai na frente da maioria dos outros 1.0 de maior potência máxima.
-
to com uma duvida aqui.
só respondendo a tua pergunta…
eu não pretendo mais escrever aqui.em primeiro lugar: desculpe-me corrig?-lo, mas...
isso aí tá meio estranho, não?
2 forças?
uma é o torque e a outra é a potência?o correto ?:
vc faz uma força, e da? vem o torque e a potência.torque é força? não.
potência é força? não.torque e potência são mais fáceis de serem entendidos com o conceito de alavanca.
imagine que vc quer levantar um objeto de 500 kg até uma altura de 1 metro.
vc consegue levantar 500 kg?
obvio que não…
então como levantar 500 kg sem usar nenhum motor lhe ajudando?
simples: construa um piso inclinado, com tamanho 20 metros.
então você terá um tri?ngulo ret?ngulo, com
-base na horizontal
-altura de 1 metro
-hipotenusa de 20 metros (o piso inclinado)empurre o peso de 500 kg pelo piso de 20 metros.
ao invós de levar o peso direto pela vertical, com percurso curto de 1 metro, leve-o pelo piso inclinado com percurso de 20 metros.
se o percurso foi multiplicado por 20, a força que você far? será 20 vezes menor.
ou seja: vc terá que fazer uma força de 500 kgf / 20 = 25 kgf (25 kilogramas-força).
vc pensar? que está levantando um peso de 25 kg.
só que vc terá que empurrar num percurso 20 vezes maior.
se você quiser andar os 20 metros no mesmo tempo que levaria se você fosse direto pela vertical (1 metro de percurso), você terá que fazer 20 metros no tempo em que faria 1 metro, você terá que multiplicar a velocidade por 20.
o trabalho mecânico que você far?, a energia que vc terá que gastar será a mesma, pois:
a energia potencial gravitacional depende apenas dos 500 kg do objeto e da altura subida (1 metro), não interessa se você percorreu 20 metros num plano inclinado ou se foi direto pela vertical, você subiu 1 metro.
se vc subir 1 metro no mesmo tempo, tanto faz se direto pela vertical ou pelo plano inclinado, então a potência (energia / tempo) será a mesma.
ou seja: vc manteve a mesma potência (fez o mesmo trabalho mecânico no mesmo intervalo de tempo), porém aplicando uma força 20 vezes menor.
mas pra isso vc precisou percorrer 20 metros no lugar de 1 metro.
no fim das contas o teu objeto de 500 kg subiu 1 metro de altura, no mesmo tempo, porém de uma maneira mais fácil .
-mesma altura: 1 metro
-mesmo tempo gasto
-mesma energia gasta
-mesma potência (energia / tempo)
-porém: 20 vezes menos força, com 20 vezes mais velocidadeno fim das contas, o mesmo objetivo foi alcançado no mesmo tempo.
no motor é a mesma coisa, só que precisamos pensar em torque no lugar de força.
mas repito: torque não é força.
torque é o equivalente rotacional de força.
da mesma forma que momento de inercia (um conceito que só se vê na faculdade) é o equivalente rotacional de massa.
da mesma forma que velocidade angular é o equivalente rotacional de velocidade linear.
então, no motor você pode ter 16 mkgf saindo do motor em 3000 rpm, que vai dar na mesma que 8 mkgf saindo do motor em 6000 rpm.
a força rotacional (o torque) é a metade (em 6000 rpm), mas a velocidade é o dobro.
? como subir 1 metro de altura por meio de um plano inclinado de 2 metros de comprimento.
você far? metade da força, porém com o dobro de velocidade, caso queira subir os mesmos 1 metro de altura no mesmo tempo, gerando a mesma potência.
do motor para as rodas, temos o contrário: o torque nas rodas é bem maior que no motor, porém a velocidade (rotacional) é bem menor, na mesma proporção:
se você tiver 15 mkgf saindo do motor em 3000 rpm, se a relação final de transmissão for de 10, você terá 150 mkgf chegando ?s rodas, e as rodas estarão com 300 rpm.
no motor terçamos a menor força rotacional (que é o torque) e a maior velocidade (rotacional). seria o equivalente de subir os 500 kg pelo plano inclinado de 20 metros, fazendo menos força com maior velocidade.
e nas rodas terçamos a maior força rotacional com a menor velocidade rotacional. seria como subir os 500 kg diretamente, pela vertical, fazendo uma força de 500 kgf, mas num percurso curto de 1 metro.
o objetivo do câmbio e do diferencial é esse: o motor fica na moleza , trabalhando no plano inclinado, subindo so 500 kg fazendo apenas 25 kgf, porém num percurso de 20 metros com 20 vezes mais velocidade, para conseguir entrar os mesmos 500 kg no mesmo tempo.
no fim das contas, a potência (trabalho realizado num determinado tempo) é o mesmo, no motor e nas rodas.
o que vai determinar a quantidade de trabalho realizado, num dado intervalo de tempo, é a potência.
não interessa saber torque nem no motor nem nas rodas, se vc souber a potência.
se o cara disser que vai subir o teu piano de cauda, para o teu andar no prédio onde você mora, e fala que vai fazer isso em 20 minutos, não interessa saber se ele vai pela escada, se vai pelo elevador, se vai construir uma rampa e empurrar o piano em cima de um carrinho, isso não interessa pra você.
o que te interessa é saber em quantos minutos o bendito piano de cauda, que tem um determinado peso, será entregue na tua sala.
isso é potência, é o que interessa.
saber qual vai ser o torque aplicado e com qual velocidade é problema do entregador da firma de entrega.
quanto ao exemplo da chave de boca, abrindo o parafuso da roda, é bem parecido com o exemplo do plano inclinado com o objeto de 500 kg.
no caso do objeto de 500 kg, não interessa qual a altura (no caso, 1 metro) que vc deseja sub?-lo, vc terá que conseguir aplicar uma força de no mínimo 500 kgf (kilogramas-força).
se vc não consegue levantar 500 kg, então não conseguir? fazer o objeto subir nem 1 centímetro, imagine 1 metro.
pelo plano inclinado de 20 metros de comprimento, vc precisar? conseguir no mínimo fazer uma força de 25 kgf.
se vc fizer 24,9 mkgf, o objeto não sai do lugar pelo plano inclinado.
se vc fizer 26 mkgf, o objeto vai ter 1 mkgf sobrando em cima dele, pois 25 mkgf será usado para vencer a gravidade em cima do plano inclinado, e o restante (1 mkgf) será usado para aceler?-lo.
depois que ele atingir a velocidade desejada por vc, aí vc pode reduzir a força aplicada nele para os 25 mkgf necessários para mant?-lo parado ou em movimento com velocidade constante.
no caso da chave de boca e o parafuso da roda é a mesma coisa, porém devemos pensar em torque resistente, no lugar de força resistente (que era a força de gravidade, o peso do objeto).
existe um torque resistente que deve ser vencido.
fazendo uma analogia, você precisa de um plano inclinado com pequena inclinação, comprimento longo, para que a força (rotacional), o torque, que vc aplicar? seja suficiente para vencer a resist?ncia ao movimento.
por isso, vc pode aplicar a mesma força na chave de boca, porém aplicar essa mesma força a uma dist?ncia maior, aí o torque será maior, apesar de a força ser a mesma.
mas quanto mais longe for o ponto de aplicação da força, maior o torque que vc aplica, porém maior será o comprimento do percurso a ser percorrido.
no motor do carro essa analogia se aplica apenas quando estamos dando partida no motor: vc não precisa de uma potência mínima, vc precisa de um torque mínimo, para conseguir vencer o torque resistente do motor para faz?-lo começar a girar.
mas depois que o motor já está funcionando, esque?a-se torque, pois até mesmo 1 mkgf de torque no motor seria suficiente para vencer a resist?ncia.
o que vai interessar é potência.
no caso da chave de boca, vc pode aplicar sua força inicial num ponto bem distante do parafuso para poder ter um alto torque para vencer o torque resistente inicial do parafuso, mas depois que o parafuso começou a rodar, aí você pode aplicar a mesma força porém mais perto do parafuso, diminuindo o torque mas mantendo a mesma potência.
isso tem um limite, é claro, o torque aplicado não pode ser menor que um dado valor, senão o parafuso trava novamente.
mas enquanto o parafuso estiver girando, pode-se aplicar a mesma força porém com menor torque, mas mesma potência.
abraços.
-
(bborges)
o bborges começou bem no texto dele, mas…
deu essa derrapada no fim da corrida.
errou feio.
eu posso dar um exemplo bem real de como ele está completamente errado.
em primeiro lugar, vou repetir pela trucent?sima vez:
meu povo: torque não é força...
eu vou ter que mandar abrir o c?rebro de alguns aqui pra colocar isso dentro?
exemplo:
um carro que tenha 100 mkgf chegando ?s rodas.
outro carro que tenha 200 mkgf chegando ?s rodas.os 2 tám o mesmo peso, mesma aerodin?mica, etc.
qual deles estará acelerando mais vigorosamente?
resposta: não sei. depende. pode ser qualquer um dos 2.
e um detalhe muito importante: eu falei torque nas rodas, então o torque já está nas rodas, não tem que olhar pra câmbio, diferencial, o torque já passou por eles, já está nas rodas.
se torque fosse força, então torque nas rodas significaria força nas rodas, e o carro com maior torque nas rodas teria também a maior aceleração.
mas isso não é verdade.
meu povo: não quero ser arrogante, mas... aprendam com quem sabe (eu).
esque?am essas bobagens aí ditas por metidos a entendido.
vão por mim.
tem muito metido a entendido querendo explicar pros outros.
eu garanto que 100% do que eu escrevó é verdade.
não é 99,9999%, é 100%.
aos que não entenderam ainda.
vcs tem 2 possibilidades:1)continuar não entendendo, continuem no mundo das trevas do desconhecimento
2)procurem queimar esses neur?nios.
abraços.
-
ufa
nunca pensei que tanta gente não soubesse esse assunto.
achei que todos, ou pelo menos a maioria, dos foristas de um fórum de mecânica já soubessem isso.
bem que o corsa 2.0 me avisou.
e esperto é ele, que tá se formando em engenharia mecânica agora.
e ele tem a mesmêssima opinião que eu…
coincid?ncia???
2 estudantes de engenharia mecânica (eu, mecatrúnica, mas é mecânica) com a mesma opinião no assunto?
bom, eu encerrei por aqui, tudo que eu tinha pra falar já falei, só vou contar uma estorinha bem bonitinha pra tirar esse clima de nuvem negra que ficou por aqui...
-
s/c
quando eu vi o tópico eu já sabia que cedo ou tarde ia dar m..
a? vai um pedaão de um cara que manja muito
you hear a lot of bar-room talk about bhp, but how many of those involved in such deep discussions actually understand the numbers that they are quoting é one barrom expert will brag about his maximum bhp number, while another (caliming to be wiser) will tell you that what really matters is torque. they are talking about two different things .
então, parem de defender que x ou y importa .. como tá ae :
são duas coisas diferentes, mas que não deixam de existir né é
if you think of torque as the effort that your engine is making, then bhp is the actual work that gets done. if you struggle to lift a heavy weight, but fail in the attempt, you have a expended a lot of effort. but by not moving the weight you have singularly failed to do any work
bah, parem de perder vossos tempos c/ coisas totalmente fúteis e inúteis ..
abraço
-
uma estorinha só pra relaxar.
aos que ficaram brabos comigo, por alguma coisa que escrevó, peão desculpas…
isso acontece...
estorinha:
era uma vez um cara muito burro.
mas o cara era marrudo, troncudo, pesco?udo, lutador de jiu-jitsu, bad-boy...mas o coitado era uma anta, o racioc?nio dele não funcionava.
a cabeça dele só servia pra separar as orelhas (deformadas, é claro, como todo bom bad-boy).
a? ele conheceu uma menininha muito legal, super inteligente, racioc?nio rapid?ssimo.
porém essa garota tinha um probleminha: era meio doente, corpo fr?gil, não conseguia nem dirigir direito pois não tinha força nos bra?os pra virar o volante direito.
um completava o outro, era um casal perfeito...
o nome deles?
ele se chamava torque, e ela rotação.
o torque e a rotação não valiam um tostão furado sozinhos, mas juntos eram perfeitos.
a? tiveram uma linda e maravilhosa filha.
essa filha poderia ter puxado a burrice do pai e a fragilidade f?sica da m?e.
mas ela, ao contrário, pegou as melhores características de cada um:
-do pai, o torque, ela pegou a força f?sica.
-da m?e, a rotação, ela herdou a agilidade, a velocidade.a filha do torque e da rotação se chamava... potência.
ela foi parida pelo torque e pela rotação.
sem o pai e a m?e ela nem existiria.
a potência nasceu do torque com a rotação.
a potência era perfeita, uma princesa, linda...
maravilhosa...tava todo mundo querendo levar ela pra passear no carro.
mas ela não dava bola fácil pra qualquer um não.
alguns, por não conseguirem se aproximar da potência, preferiram se aproximar do pai, o torque.
um carinha chamado turbo fez uma grande amizade com o pai da potência (o torque), mas a m?e (a rotação) não se deu muito bem com o turbo.
a potência então ficou na dúvida se ficava com o turbo ou não, pois o pai tinha adorado o turbo, mas para a m?e ele não cheirava nem fedia.
outro carinha, o f?rmula1, preferiu se aproximar da m?e da potência (a rotação).
a m?e (a rotação) addoooorrrrooouuuu o pretendente para a filha, mas...como nem tudo é perfeito, o pai da potência, o torque, achou que o f1 era muito delicadinho , se é que me entendem...
ele falou: aah, esse aqui não é pra minha filha não, filho meu tem que ser macho.a? tava uma disputa boa entre o turbo e o f1, pra ver quem ia ganhar o coração da potência...
tinha também outros, que estavam meio indecisos , sabem como é que ?...
tem muito disso por hoje, né?
alguns chamam de o terceiro sexo...
esses carinhas meio indecisos estavam sem saber se paqueravam com a potência, ou se paqueravam com o pai dela, o torque...
esses carinhas aí a potência não quês nem saber, mandou todos eles irem passear.
e o torque não gostou muito desses barbudos meio desmunhecados paquerando com ele.
o torque falava: po, rapaz, vira homem, honre tuas cal?as, vai paquerar minha filha, a potência, meu negócio é mulher. .
o torque aqui gosta de mulher.
? isso aí, galera, quem ainda tá indeciso , não sabe se paquera com a potência ou com o torque pesco?udo, tá na hora de decidir.
muaaaaaaaaaaaaaaaaaaahauahauahaauuaahauahauaahauaaaaaaaaaaaaaa
(? brincadeira, galera, hahahhaa)