Torque x potência
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não sei se procede, mas parece que o stilo abarth c/ 164 hp eu acho toma uma bela naba dos golf 1.8t c/ 150cv..
tudo bem que tem vêrios fatores como cambio e peso..
abraçoso que interessa é sempre potência no motor.
esque?am torque no motor, ele só serve pra gerar potência, junto com a rotação.
analisa-se o torque no motor para chegar-se é potência no motor, que é o que interessa.
o golf 1.8t 150 cv tem menor potência máxima, mas isso é uma informação de uma única rotação.
o que interessa é analisar a potência em vêrias rotações, não apenas em uma única.
a? é que entra a curva de torque: num turbinado ela é mais constante que num aspirado.
e a curva de torque gera a curva de potência.
esse negócio de analisar aceleração usando torque no motor só dá confusão, pois teremos, como eu disse em mensagem anterior, que analisar:
-relação final de transmissão
-di?metro nos pneus
-peso de cada carroanalisar a potência no motor, por outro lado, simplifica tudo, pois, para uma dada velocidade, o que vai determinar a aceleração será apenas:
-peso de cada carro
troca-se 3 tro?os horr?veis de se analisar (relação final de transmissão, di?metro de pneus, peso de cada carro) por apenas um bem simples: peso de cada carro.
abraços.
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mesmo elevando a cilindrada ao patamar de 7 litros, em sete temporadas nunca venceram uma corrida sequer.
toda essa historinha, para lembrar que a potência média é um fator sempre importante e por vezes determinante do sucesso de um carro de corridas. e potência média nada mais é do que a curva de torque atravṍs das rpm.
trocando em mi?dos: um motor com mais torque e a mesma potência pode ser muito superior é um motor agudo demais. em alguns casos até um motor mais potente pode ser inferior é um motor um pouco mais fraco, mas com torque mais plano.
no fim de tudo, resta uma simples conta.
abraço
atenção brasil (o user, e não o pa?s )
calma que o vicente é nosso amigo, e ele tá do nosso lado… ele só tem um jeito um pouco diferente de ver e interpretar as coisas.
o negócio não é nem potência nem torque máximos não é só considerar os valores de pico, e sim a parte da curva que está sendo utilizada na situação considerada...
o vicente sabe que o que interessa é a potência, mas prefere dizer que é torque e rotação ...
ah, e não adianta insistir pois ele não vai mudar uma vêrgula sequer nos posts dele, nem na opinião...
vai por mim que você vai economizar um bocado de tempo
abraço
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em suma, o valor do torque é importante, mas somente associado ao giro, ou seja, na medida que houver uma potência associada a ele.
mas, falando do conceito, vale mais ter um motor com mais potência e menos torque que um com menos potência e mais torque… se você tem mais potência no motor você sempre vai conseguir mais força no eixo de sa?da por meio do câmbio.
só que é sempre para obter uma potência
? isso aí, todos nés estamos interessados na potência, todos nés gostamos da potência, e queremos sempre que os nossos carros tenham mais potência... na rotação em que utilizamos o veículo, é claro..
? isso.. a potência é absoluta, o torque depende... nés sempre queremos e vamos usar a potência, e dependendo da rotação considerada vai ser necessário um valor maior ou menor de torque.
mas é isso mesmo
os 2 engenheiros aqui tem a mesmêssima opinião.
na verdade, não é uma opinião, a f?sica não depende da opinião de ninguém
potência no motor: sempre.
só um par?nteses sobre preparação aspirada: o torque específico (o torque máximo dividido pela cilindrada) não muda quase nada de um motor para outro.
uma ferrari tem 11 mkgf por litro.
um corsinha 1.8 flex tem pouco mais de 10 mkgf por litro.os carros atuais, os convencioanis, e aspirados, tám entre 8,5 e 10 mkgf por litro, não dá pra sair disso.
-gol 2.0 8v 112cv: 17,3 mkgf em 3000 rpm
-gol 2.0 16v 145cv: 18,4 mkgf em 5750 rpmc?s acham que a vw é burra?
ela aumentou insignificantes 6% no torque máximo, gastando dinheiro com duplo comando, etc, pensando no torque máximo?o que interessa é potência.
se vc levar seu carro numa preparadora, e o cara disser que vai aumentar o torque máximo em mais de 10%, sem sobre-alimentação, o cara é bão mesmiu, vê lá que seu motá vai ficar joiado.
o que dá pra fazer é mudar (e muito) a rotação em que o torque máximo aparece, sempre pra ganhar potência no motor.
então um carro com preparação aspirada não ganha quase nada de torque máximo, o que ele ganha é rotação de torque máximo, que juntamente com o torque máximo aumenta a potência máxima.
esque?am torque no motor, meu povo, isso só serve pra gerar potência no motor, juntamente com a rotação.
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vai por mim que você vai economizar um bocado de tempo
abraço
bom, no meu último post eu expliquei fisicamente potência e torque.
não dá pra escrever mais além do que eu e você já escrevemos.
eu já disse tudo que tinha pra dizer.
e o exemplo do gol gti 2.0 16v 145 cv que eu dei exemplifica tudo.
e também o exemplo que dei da ferrari 430 (490 cv) com motor 4.3 v8 de máximos 47,4 mkgf.
47,4 mkgf num motor 4.3 isso dá 11 mkgf por litro.
um corsinha 1.8 flex rodando no álcool tem 18,2 mkgf, o que dá 10,1 mkgf por litro.
torque no motor não acelera o carro.
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torque no motor não acelera o carro.
não fala isso que você vai se complicar…
? o torque do motor que acelera o carro, mas só se tiver um giro associado, ou seja, se tiver potência...
experiencia de quem participou ativamente da fervorosa discussão que ocorreu h? poucos meses.
abraço
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torque no motor não acelera o carro.
(brasil)não fala isso que você vai se complicar…
? o torque do motor que acelera o carro, mas só se tiver um giro associado, ou seja, se tiver potência...
experiencia de quem participou ativamente da fervorosa discussão que ocorreu h? poucos meses.
eu quês dizer que nenhum dos 2 par?metros usualmente usados (torque ou potência, ambos no motor) acelera o carro.
o que acelera é força de atrito dos pneus com o ch?o.
mas o par?metro potência no motor é melhor de ser usado que o torque no motor, por envolver menos fatores adicionais que devam ser levados em consideração.
abraços.
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repetindo:
leiam meu post de hoje:
sep 26 2004, 02:01 pm
l? tem toda a explicação pra essa parada, e tem umas analogias bem legais, comparando torque e potência com a quantidade de água que um cara lá no meio do mato leva, num balde (furado), de um poão até a casa dele.
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eu quês dizer que nenhum dos 2 par?metros usualmente usados (torque ou potência, ambos no motor) acelera o carro.
o que acelera é força de atrito dos pneus com o ch?o.
mas o par?metro potência no motor é melhor de ser usado que o torque no motor, por envolver menos fatores adicionais que devam ser levados em consideração.
abraços.
sim mas de onde vem essa força de atritoõessa força de atrito é proporcional é força q o carro exerce no asfalto, o pneu empurra o asfalto, logo a força de atrito empurra o carro, portanto podemos pensar q a força de atrito vai depender do torque da roda naquele momento, já que por exemplo um carro torcudo mas sem mto potencia pode sair lixando facilmente pois a força q ele exerce no asfalto eh mto grande e consegue vencer o atrito estático, já um carro com motor girador com um torque baixo pode ter uma potência relativamente alta se comparada ao torque e terá mais dificuldade para sair lixando pois a força q as rodas exercem no asfalto será menor.
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sim mas de onde vem essa força de atritoõessa força de atrito é proporcional é força q o carro exerce no asfalto, o pneu empurra o asfalto, logo a força de atrito empurra o carro, portanto podemos pensar q a força de atrito vai depender do torque da roda naquele momento.
para 2 carros distintos, com diferentes di?metros de pneus, um mesmo torque nas rodas gera diferentes forças de tração.
mesmo que os pesos dos carros sejam iguais, força de tração não é diretamente proporcional ao torque nas rodas, considerando 2 carros distintos.
repetindo: leiam minha mensagem de hoje:
sep 26 2004, 02:01 pm
leiam e só depois comentem.
abraços.
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brasil, será que vc poderis disponibilzar seu artigo pra galera?
apesar de ser um leigo eu sempre leio quase tudo que aparece ligado a mecânica…
tive até coragem de ler e acompanhar os outros 2 tópicos sobre esse assunto, a discussão sobre turbina gde x turbina pqna, e outros assuntos pouco controversos...
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sim mas de onde vem essa força de atritoõessa força de atrito é proporcional é força q o carro exerce no asfalto, o pneu empurra o asfalto, logo a força de atrito empurra o carro, portanto podemos pensar q a força de atrito vai depender do torque da roda naquele momento, já que por exemplo um carro torcudo mas sem mto potencia pode sair lixando facilmente pois a força q ele exerce no asfalto eh mto grande e consegue vencer o atrito estático, já um carro com motor girador com um torque baixo pode ter uma potência relativamente alta se comparada ao torque e terá mais dificuldade para sair lixando pois a força q as rodas exercem no asfalto será menor.
ao storm hunter: a tua pergunta é excelente, não a respondá imediatamente pois dei uma sa?da, voltei agora (mas vou sair de novo).
? o seguinte: o que acelera o carro não é o torque nas rodas, é a força de atrito dos pneus com o ch?o.
essa força de tração é tanto maior quanto maior for o torque nas rodas?
resposta: ? sim, mas num mesmo carro.e essa força de tração é tanto maior quanto maior for a potência nas rodas?
resposta: ? sim.notem a restrição que eu coloquei para torque nas rodas: num mesmo carro.
de um carro pra outro, se os 2 tiverem o mesmo peso, considerando uma mesma velocidade nos 2:
-um mesmo torque nas rodas vai gerar a mesma aceleração nos 2 carros?
resposta: não-uma mesma potência nas rodas vai gerar a mesma aceleração nos 2 carros?
-resposta: simo que o di?metro dos pneus tem a ver com isso?
torque nas rodas = força de tração x raio dos pneus
então:
força de tração = torque nas rodas / raio dos pneus
po, então quanto menor o raio dos pneus mais força de tração eu tenho?
então vou correndo agora mesmo pra loja pegar umas rodas de aro 13 e pneus de perfil baixo.
calma lá, vai com calma…
se você diminuir pela metade o raio dos pneus, você terá o dobro da força de tração numa dada velocidade, mantendo um mesmo torque nas rodas.
ou, de outra forma:
se você diminuir pela metade o raio dos pneus, você só precisar? de metade do torque nas rodas para gerar a mesma força de tração numa dada velocidade.
só tem um detalhe pra você desistir dos pneus de aro 13 e perfil baixo:
pra você ter a mesma velocidade, se você diminuir pela metade o raio dos pneus, você precisar? estar com os pneus girando com o dobro da rotação, devido é equação:
velocidade = raio x rotação (na verdade, é velocidade angular, e não rotação)
então você diminuiu a necessidade de torque nas rodas pela metade, mas vai precisar aumentar a necessidade de rotação nas rodas para o dobro, para gerar uma mesma força de tração numa dada velocidade.
pera lá: eu divido o torque por 2, multiplico a rotação por 2, então o produto torque x rotação continua o mesmo…
e torque x rotação é o que mesmo?
alguém se lembra?
vcs já sabem a resposta, né???
se você não dobrar a rotação das rodas, você realmente vai ter o dobro de tração nas rodas, porém isso vai acontecer com metade da velocidade inicial.
? isso que diz a equação potência = força x velocidade.
com a metade da velocidade só precisa-se de metade da potência para gerar a mesma força de tração.
potência sempre
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brasil, será que vc poderis disponibilzar seu artigo pra galera?
não sei a qual artigo vc se refere…
o que eu escrevó foi uma mensagem aqui mesmo no fórum.
? a mensagem sep 26 2004, 02:01 pm, neste mesmo tópico.
leiam essa mensagem, vai ser difácil após lá-la não saber mais a diferença entre torque e potência (ambos no motor).
abraços.
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brasiiiil, ele ta falando do que você escreveu de 14 paginas e tal… pega o .doc, hospeda na net com os devidos cr?ditos a você, e posta aqui
garanto que muuita gente vai ler, mesmo sendo 14 paginas pra quem ja passou por 38, mais 14 num é nada
abraço
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foi para solucion?-la que eu comecei a escrever um texto (que deu apenas 14 poginas no word) e depois me cadastrei no carsale pra tentar discutir esse assunto com alguém por lá (só tinha um forista do carsale, além de mim, que sabia a diferença torque x potência, nenhum dos outros dezenas de foristas sabia, nem um que se diz com doutorado em engenharia).
levei apenas 3 dias, de manhã, de tarde, de noite, quase sem dormir, escrevendo esse texto, hehehheee.
quando falei artigo me referia a esse seu texto…
você disse que ia enxugar um pouco antes de postar, mas disponibiliza ele assim mesmo....
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brasiiiil, ele ta falando do que você escreveu de 14 paginas e tal… pega o .doc, hospeda na net com os devidos cr?ditos a você, e posta aqui
garanto que muuita gente vai ler, mesmo sendo 14 paginas pra quem ja passou por 38, mais 14 num é nada
abraão
exato