Torque x potência
-
ao overspeed:
a f?rmula correta ?:
p=t * r / 716
você usou 736 no lugar de 716.
o 736 é a relação entre cavalos-vapor e watts.
mas o problema principal que vê no teu texto foi:
esses torques que você calculou (11,8 mkgf e 14,2 mkgf) não são os torques máximos desses 2 motores.
você calculou os torques nas rotações de potência máxima, e não na rotação de torque máximo.
os torques máximos desses 2 motores são maiores que esses das rotações de potência máxima.
torque máximo é na rotação de torque máximo (? lágico ).
eu estava falando de torque máximo.
o torque máximo do motor não aumenta mais que 10% se vc colocar mais válvulas no cabeçote, colocar comando bravo.
sugestáo: quando forem falar de torque ou potência máximos, escrevam a palavra máximo.
e quando alguém escrever máximo, é porque é máximo.
nunca ouvó falar de torque máximo na rotação de potência máxima.
isso pra mim é novidade.
abraços.
posso ter feito alguma confusãozinha na hora de pensar em hp / cv / watt, mas não tira o mérito do calculo…se vc reler vai ver que não disse que ?ra torque máximo e sim torque no regime de potência máxima, mas não precisa nem disso, se vc plotar as curvas de torque dos motores 8v e seus similares 16v vai ver que sempre os 16v tem o torque máximo maior que seus similares de 8v, geralmente (mas não uma regra) em regime maior tbm.
dá uma pesquisada nos valores de torque máximo de fiat 1.6, gm i 1.6, gm ii 2.0 e note o que eu disse...inclusive alguns motores tem mais torque em toda a curva que o ssimilares 8v, é o caso de alguns gm ii 2.0 16v que chegam a ter mais torque em qualquer rpm que seus similares de 8v, é só olhar a curva.
o calculo de torque na potência máxima é apenas para exemplificar que não existe como obter mais potência num mesmo regime próximo e olhe que no multivalvula se consegue mais pot?nci anum giro inferior ao de 8v....fruto do comando mais voltado pra ter torque entre 4.500 e 5.500 rpm
neste caso da fiat o 8v tem até mais troque em regimes inferiores ao de torque máximo do 16v, mas se olhar no caso do gm ii vai observar que não é uma regra, justamente porque muda o perfil do comando que tem muito mais influ?ncia nesse quesito que o fato de ser 2 valvulas enormes ou 4 valvulas pequenas....e isso sem contar que usando-se valvulas menores pode-se colocar mais taxa e/ou ponto (pois dissipa calor mais facilmente) o que gera mais torque tbm.
-
potencia é a capacidade de girar sustentando o torque constante, mesmo qu baixo, levando a potencia as alturas.
ex.: f1torque é a capacidade de produzir potencia sem girar.
ex.: novo meredes atelo diesel, 300 hp e ( ) 160 kgf.m constantes entre 1500 e 2800 rpm mais ou menos.serve?
-
ao overspeed:
mostre um mesmo caso de motor que tenha 8v e 16v em que o torque máximo no 16v seja mais que 10% maior que no 8v.
o que eu disse foi isso: colocar mais válvulas, comando bravo, etc, não muda mais que 10% no torque máximo, não tá falando de torque em qualquer rotação, eu tá falando de torque na rotação de torque máximo.
torque máximo.
-corsa 1.8 8v 102 cv: 16,8 mkgf (em 2800 rpm)
-meriva 1.8 16v 122 cv: 17,3 mkgf (em 3600 rpm) –> aumento de 3%-gol 2.0 8v 112 cv: 17,3 mkgf (em 3000 rpm)
-gol 2.0 16v 145 cv: 18,4 mkgf (em 5750 rpm) –> aumento de 6%-astra 2.0 8v 116 cv: 17,3 mkgf (em 2400 rpm)
-astra 2.0 16v 136 cv: 19,2 mkgf (em 4000 rpm) –> aumento de 11%o exemplo que conheão com maior diferença de torque máximo do 8v pro 16v é esse do astra, 11%.
o problema é no 8v, que tem torque máximo em 2400 rpm, rotação muito baixa, o que diminui muito o torque máximo (ao contrário do que muitos acreditam).
não é o astra 2.0 16v que tem alto torque máximo.
? o astra 2.0 8v que tem baixo torque máximo, devido é baixa rotação, 2400 rpm.
esse exemplo que vc deu da fiat, são de 2 motores distintos, com uma diferença de idade boa entre eles.
eu falei que os motores atuais tám entre 8,5 e 10 mkgf por litro.
atuais.
não compare um motor com o outro, sendo que os 2 tám diferença gritante de desenvolvimento tecnol?gico.
e falei torque máximo, e você comparou os torques numa rotação diferente.
? ?bvio que o 16v terá muito mais que 10% de torque adicional na rotação de potência máxima.
isso é lágico
-
torque é a capacidade de produzir potencia sem girar.
ex.: novo meredes atelo diesel, 300 hp e ( ) 160 kgf.m constantes entre 1500 e 2800 rpm mais ou menos.? meio complicado isso que vc disse.
digamos que o torque consegue aumentar a potência sem que pra isso precisemos aumentar também a rotação.
foi isso que vc quês dizer?
se foi, beleza…
abraços.
-
ao overspeed:
mostre um mesmo caso de motor que tenha 8v e 16v em que o torque máximo no 16v seja mais que 10% maior que no 8v.
o que eu disse foi isso: colocar mais válvulas, comando bravo, etc, não muda mais que 10% no torque máximo, não tá falando de torque em qualquer rotação, eu tá falando de torque na rotação de torque máximo.
torque máximo.
-corsa 1.8 8v 102 cv: 16,8 mkgf (em 2800 rpm)
-meriva 1.8 16v 122 cv: 17,3 mkgf (em 3600 rpm) –> aumento de 3%-gol 2.0 8v 112 cv: 17,3 mkgf (em 3000 rpm)
-gol 2.0 16v 145 cv: 18,4 mkgf (em 5750 rpm) –> aumento de 6%-astra 2.0 8v 116 cv: 17,3 mkgf (em 2400 rpm)
-astra 2.0 16v 136 cv: 19,2 mkgf (em 4000 rpm) –> aumento de 11%o exemplo que conheão com maior diferença de torque máximo do 8v pro 16v é esse do astra, 11%.
o problema é no 8v, que tem torque máximo em 2400 rpm, rotação muito baixa, o que diminui muito o torque máximo (ao contrário do que muitos acreditam).
não é o astra 2.0 16v que tem alto torque máximo.
? o astra 2.0 8v que tem baixo torque máximo, devido é baixa rotação, 2400 rpm.
esse exemplo que vc deu da fiat, são de 2 motores distintos, com uma diferença de idade boa entre eles.
eu falei que os motores atuais tám entre 8,5 e 10 mkgf por litro.
atuais.
não compare um motor com o outro, sendo que os 2 tám diferença gritante de desenvolvimento tecnol?gico.
e falei torque máximo, e você comparou os torques numa rotação diferente.
? ?bvio que o 16v terá muito mais que 10% de torque adicional na rotação de potência máxima.
isso é lágico
assim como o gm ii 2.0 tem a versão 16v, o motor fiat 1.6 8 e 16v são versões do mesmo motor…e um tem 14,5 e o outro 12,8 (se não me engano) de torque...são 13,3% a mais...
gm ii 2.0 16v tem 19,2mkgf de torque contra 17,6 (ou 17,3 ou 17,8 dependendo da versão) e se for ao extremo tem a versão usada no vectra gsi que tinha 20,1mkgf de torque são 12,9% a mais de torque e podem ser considerados versões do mesmo motor
vc vai me dizer que 10% de torque é pouco ?... acho que podemos afirmar que seu conceito é diferente do meu, até porque as fabricas mudam motores inteiros pra ganhar 0,1; 0,2 mkgf de torque, veja os exemplos recentes do golf 1.6 e do brava que mudou do torque pro cursa lunga pra ganhar porcaria de 2 a 3% de torque.
de toda forma acho que vc devia se acalmar um pouco nas suas respostas uma vez que não estamos falando coisas contr?rias, apenas complementares...se vc acha pouco 10% de torque a mais eu não acho e aí não vai ser escrever um manual igual ao do prof trevisan que vai mudar a coisa...
-
overspeed: você continua falando de torque na rotação de potência máxima…
vc pode falar o que quiser, mas não compare isso com o que eu disse, eu tá falando de torque máximo.
se vc quiser analisar torque na rotação de potência máxima, tudo bem, mas isso não tem nada a ver com o que eu falei.
vc entendeu o que eu quês dizer: para aumentar a potência máxima de um motor, só jogando a rotação do torque máximo lá pra cima, pois:
-o valor do torque máximo não aumenta quase nada (10%, com uma boa preparação).
-já a potência máxima pode aumentar 10%, 20%, 30%, 50%, 100%.entendeu???
no caso do astra 2.0 8v versus 16v, o 8v tem pouquêssimo torque máximo, por isso o 16v tem mais que 10% a mais.
só por isso.
abraços.
-
ao overspeed: o caso do astra 2.0 8v, é que ele tem baix?ssimo torque.
17,3 mkgf num 2.0?
8,6 mkgf por litro?
muito pouco.
vc pegou um único exemplo de um motor defasado, como o vw ap 2.0 8v.
pegue algum outro exemplo em que o 16v tenha 10% ou mais de torque máximo que o respectivo 8v.
quanto ao exemplo que vc deu do 1.6 da fiat:
? l?gico que na rotação de potência máxima o torque será bem mais que 10% maior.
o torque acompanha a potência.
se a rotação de potência máxima for parecida, do 8v por 16v, então:
se a potência máxima for 30% maior, é ?bvio que o torque na rotação de potência máxima será também 30% maior.
isso é lágico.
repito: eu falei torque máximo, vc falou torque na rotação de potência máxima.
vc inventou uma outra discussão que não tem nada a ver com o que eu tinha dito originalmente.
falow…
bom, eu desafio aqui a me mostrarem algum motor decente (esque?am as tranqueiras velhas, como gm 2.0, vw ap) onde o 16v tem bem mais torque máximo que o respectivo 8v.
sem turbo
com mesmo combustável
-
? meio complicado isso que vc disse.
digamos que o torque consegue aumentar a potência sem que pra isso precisemos aumentar também a rotação.
foi isso que vc quês dizer?
se foi, beleza…
abraços.
foi, exatamente..
potencia é a capacidade de girar sustentando o torque constante, mesmo que baixo, levando a potencia as alturas.
ex.: f1torque é a capacidade de produzir potencia sem girar.
ex.: novo meredes atelo diesel, 300 hp e ( ) 160 kgf.m constantes entre 1500 e 2800 rpm mais ou menos.de resto… ta certo, mesmo que superficialmente?
-
pra quem não entendeu esse trem ainda, vou repetir o texto mais importante que eu escrevó sobre isso, tirando uns trechos desnecessários:
o que acelera o carro não é nem torque (no motor) nem potência (no motor).
também não é torque (nas rodas) nem potência (nas rodas).
desprezando as perdas (que devem ser de 10% a 20%) na transmissão:
-o torque nas rodas é igual ao torque no motor?
resposta: não, o torque nas rodas é bem maior que no motor.-a potência nas rodas é igual é potência no motor?
resposta: sim.o que acelera o carro é a força de atrito das rodas com o ch?o.
não é nem torque (nas rodas, nem muito menos no motor) nem potência (nas rodas ou no motor).importante:
torque não é força.
torque tem relação com força tanto quanto potência tem relação com força.
-torque é trabalho mecânico, energia?
resposta: não.torque não é força, nem trabalho mecânico, nem energia.
torque não é nada, é apenas torque.
torque é produto de uma força por uma dist?ncia.
po, mas força vezes dist?ncia não é trabalho mecânico?
resposta: depende.temos 2 casos possíveis de força vezes dist?ncia:
1)produto entre força e projeção do deslocamento na direção da força: trabalho mecânico, energia.
unidade de trabalho ou energia no sistema internacional: joule.2)produto entre força e projeção da posição na direção perpendicular é força: torque.
unidade de torque no sistema internacional: newton vezes metro.ora, newton vezes metro é exatamente a mesma coisa que joule.
então por que torque não é representado usando joule?
resposta: simples. é porque torque não é trabalho ou energia.
usa-se unidades diferentes, apesar de fisicamente serem iguais, apenas para não confundir torque com trabalho, energia.existe lei da conservação do torque?
resposta: não. existe lei da conservação da energia.se torque fosse energia então o torque gerado pelo motor não poderia ser multiplicado pela caixa de câmbio e pelo diferencial.
se torque fosse energia a caixa de câmbio teria uma usina nuclear dentro dela criando energia.então, o que empurra o carro é a força de atrito dos pneus com o ch?o.
e essa força tem relação com torque e com potência, mas não é uma relação de proporcionalidade.desprezando as perdas de energia na transmissão:
eu usei 2 equações:
equação (1): força_rodas = potência_motor / velocidade
equação (2): torque_rodas = torque_motor * relação_final_de_transmissãonote que dessas 2 equações acima, apenas a (1) dá a força nas rodas, que é o que desejamos saber.
se pegarmos 2 carros distintos, mas com mesmo peso (mesma massa), se as forças nas rodas dos 2 forem idênticas, então as acelerações nos 2 carros também serão idênticas, pois os pesos são os mesmos.
(2a. lei de newton: f=m*a, então forças iguais aplicadas em 2 corpos distintos porém com massas iguais geram mesma aceleração)
a (2) dá o torque nas rodas, que num mesmo carro, com raio de pneus constante, é diretamente proporcional é força nas rodas que desejamos saber.
mas se quisermos usar a (2) para comparar 2 carros distintos, mesmo que os 2 carros tenham mesmo peso, se tiverem raios de pneus distintos a (2) não serve, ao contrário da (1) que já dá direto a força que empurra o carro.
para usarmos a (2) precisaremos ainda pegar o torque nas rodas e calcularmos a força de tração nas rodas usando o raio dos pneus.
das 2 equações acima, a melhor quase sempre é a (1), é a mais fácil de ser usada.
ela diz o seguinte: para uma dada velocidade, se pegarmos 2 carros distintos porém de mesmo peso, o que tem o motor entregando mais potência num dado instante é também o que vai estar acelerando mais rapidamente.
podemos dividir uma aceleração em infinitos instantes: um carro que acelera de 0 a 100 km/h precisa passar por 1 km/h, depois por 2 km/h, depois por 3 km/h, etc.
em cada um desses instantes, para uma dada velocidade, mais potência no motor quer dizer mais aceleração, para um dado peso do carro (se o peso mudar de um carro pro outro, deve-se usar a 2a. lei de newton).
então nem torque nem potência (ambos no motor) servem pra descrever a aceleração do carro, pois para partir de qualquer um desses 2 par?metros para chegarmos é aceleração precisamos saber:
-no caso da equação (1): velocidade e massa do carro.
-no caso da equação (2): relação final de transmissão, raio dos pneus e massa do carro.só um comentário adicional sobre torque e potência: eu gosto de fazer algumas analogias, por exemplo esta:
imagine um cidadão lá no meio do mato, com um balde de água, levando água do poão para casa.
suponhamos que o balde dele tenha 10 litros.o torque no motor é a quantidade de água que ele leva por viagem.
a potência no motor é a quantidade de água que ele leva por minuto (ou por segundo, tanto faz).se ele dobrar a velocidade com que ele leva água (dobrar a rotação do motor), se a quantidade de água em cada viagem (o torque) continuar a mesma, como a velocidade dobrou então a quantidade de água por minuto (a potência) dobrou.
torque = quantidade de água por viagem
potência = quantidade de água por minutopara o balde de 10 litros:
-se uma viagem demorar 10 minutos, teremos 10 litros por viagem e 1 litro por minuto.
-se uma viagem demorar 5 minutos, teremos 10 litros por viagem e 2 litros por minuto.o que interessa não é água por viagem (torque), e sim água por minuto (potência).
suponhamos agora que o cara tem vórios tamanhos de balde diferentes.
se, por exemplo, ele levar agora não mais 10 litros por viagem, mas apenas 5 litros de água por viagem, mas demorar apenas 1 minuto em cada viagem, teremos:
-5 litros por viagem (torque)
-5 litros por minuto (potência)na situação de balde de 10 litros e duração de 5 minutos em cada viagem tánhamos:
-10 litros por viagem (torque)
-2 litros por minuto (potência)então notem que o tamanho do balde (torque) não é o único fator que vai interessar na quantidade de água por minuto que ele consegue transportar.
a velocidade com que ele transporta também importa.
o tamanho do balde importa, mas deve ser analisado conjuntamente com a velocidade.não faz sentido olhar apenas para o tamanho do balde sem olhar também para a velocidade com que a água é transportada.
se ele usar um balde menor (menos água por viagem), mas compensar isso transportando a água com uma velocidade bem maior, ele terá mais água entregue por minuto.
explicando fisicamente:
-torque no motor é diretamente proporcional é energia fornecida por cada ciclo de combust?o
-potência no motor é energia fornecida por segundonote que eu não falei que torque é energia por ciclo, e sim que é diretamente proporcional a energia por ciclo, pois torque não é energia.
ou, de outra forma:
-na rotação de torque máximo, o pistão sofre a porrada máxima possível dos gases da combust?o, mas como a rotação é média, o intervalo de tempo entre uma porrada e outra é m?dio.
-na rotação de potência máxima, o pistão sofre uma porrada uns 20% menor que a porrada máxima, porém como a rotação é alta, o intervalo de tempo entre uma porrada e outra é bem pequeno.
essa porrada máxima é o torque máximo, ela acontece na rotação de torque máximo.
a porrada que ocorre na rotação de potência máxima é uns 20% menor que essa porrada máxima.
apesar de na rotação de potência máxima termos uns 20% a menos de porrada nos pistões em cada ciclo de combust?o, o intervalo de tempo entre uma porrada e outra diminuiu bem mais que 20%.
então a energia por segundo fornecida pelas porradas é maior na rotação de potência máxima.
-na rotação de torque máximo temos a máxima energia por porrada sendo liberada em cima dos pistões.
-na rotação de potência máxima temos a máxima energia por segundo sendo liberada em cima dos pistões.potência sempre
abraços.
-
ao overspeed: o caso do astra 2.0 8v, é que ele tem baix?ssimo torque.
17,3 mkgf num 2.0?
8,6 mkgf por litro?
muito pouco.
vc pegou um único exemplo de um motor defasado, como o vw ap 2.0 8v.
pegue algum outro exemplo em que o 16v tenha 10% ou mais de torque máximo que o respectivo 8v.
quanto ao exemplo que vc deu do 1.6 da fiat:
não entendo
cito astra e vc me diz que o motor é ultreapassado….mesmo sendo ele usado nas provas de arrancada nos eua...detalhe tira 1.300cv la fora e desbancou o idolatrado honda 1,6 do posto de 4 cilindros mais potente...e é fato...
falo do motor 1.6 da fiat e vc novamente me diz que é ultrapassado, mesmo sendo o mesmo projeto do 8 e 16v...e tem 14,5 mkgf contra 12,8mkgf e novamente passou dos 10% ambos usando injeção eletrúnica multiponto
então vamos a mais um exemplo o ea827 20v cilindrada 1,8 litros usado nos audi é o mesmo motor 1,8 ea827 usado nos golf 1.8 modelo passado....
um tem 170nm de torque o com 8v tem 150nm de torque...novamente é mais do que 10% que vc tão educadamente gritou aos 4 ventos....
e pra finalizar, já que nem vou mais me ater a responder este tread.... se só o que conta é potência numa aceleração te convido a acelerar um omega ou vectra autom?tico contra seu similar de cambio manual...a potência, peso, aerodin?mica são se não identicos extremamentre parecidos.... e não conheão autom?tico andando na frente de carro com cambio manual...
-
quanto aos motores 16v não serem mto mais eficientes (torque máximo) q os 8v eu concordo
overspeed, quando o brasil fala em motores antiquados, creio q seja na parte de alimentação, controle de ponto, etc. atualmente a eletrúnica já está sendo mto mais aproveitada, tirando todo o potencial mecânico de cada motor. acredito q a partir da? pode-se afirmar q não é possível aumentar em mto mais de 10% a efici?ncia do mesmo.
potência comanda sim mas com o câmbio apropriado um motor sem câmbio não faz nada…
carros autom?ticos desperdi?am mta energia (conversor de torque, etc)... além de q suas relações de marchas não são as ideais. por isso andam menos q os munidos de câmbio manual + um bom motorista.
-
quanto aos motores 16v não serem mto mais eficientes q os 8v eu concordo
overspeed, quando o brasil fala em motores antiquados, creio q seja na parte de alimentação, controle de ponto, etc. atualmente a eletrúnica já está sendo mto mais aproveitada, tirando todo o potencial mecânico de cada motor. acredito q a partir da? pode-se afirmar q não é possível aumentar em mto mais de 10% a efici?ncia do mesmo.
potência comanda sim mas com o câmbio apropriado um motor sem câmbio não faz nada…
carros autom?ticos desperdi?am mta energia... além de q suas relações de marchas não são as ideais.
como não ?…ele disse que mal chegava aos 10% dei exemplo de cabeça que passam dos 10%
em todos os casos eu comparei motores injetados, multiponto e sempre as melhores versões de cada um
o astra 8v usa m1.5.5 hibrida e ainda muito atual
fiat 1.6 8v usava 1g7 multiponto semisequencial contra a 1abg do 16v...em todos elas o ponto, combustável são muito bem controlados...
a discussão é antiga....taxar um motor de antiquado é algo dificil pois se for ver?as grndes melhorias vieram apenas na parte de cabeçote (justamente o que difere os multivalvulas dos outros)...se for ver apenas injeção tá aí provado...
não é só potência que comanda, e é isso que é lindo, conta como a potência vem (e uma vez que ela é fruto do torque realizando trabalho é ele que faz a diferença), conta o peso do carro, conta a area frontal corrigida (cx e tamanho total do carro), conta o acerto do motor feito pela fabrica, são diversos fatores....
além do mais o grande problema aqui não é discutir se é potência ou torque que manda porque como quiz provar eles são intimamente ligados....
-
falo do motor 1.6 da fiat… e tem 14,5 mkgf contra 12,8mkgf e novamente passou dos 10% ambos usando injeção eletrúnica multiponto
te convido a acelerar um omega ou vectra autom?tico contra seu similar de cambio manual...a potência, peso, aerodin?mica são se não identicos extremamentre parecidos.... e não conheão autom?tico andando na frente de carro com cambio manual...
overspeed: eu já falei vêrias vezes:
vou repetir outra vez:
o torque máximo de um motor não muda quase nada, mesmo que mandem rezar uma missa na igreja das 32 válvulas…
o torque máximo dos motores atuais está entre 8,5 mkgf e 10,0 mkgf por litro.
alguns fogem a essa regra, mas por muito pouco, como o peugeot 206 2.0 16v 180 cv que tem 20,6 mkgf, que dá 10,3 mkgf por litro.
de 8,5 para 10, a variação ? de quanto?
menos que 20%.
isso de um motor pra outro.
num mesmo motor, essa variação é menor ainda, bem menos que 20%.
e vc continua falando de torque na rotação de potência máxima (esse exemplo do 1.6 da fiat)
meu…
eu tá falando de torque máximo…
será que é tão difácil enteder isso?
torque máximo é uma coisa...
torque na rotação de potência máxima é outra coisa...
vou ter que dar um exemplo num?rico, senão não vai...
-xsara vts 2.0 16v 138 cv: 138 cv e 16,5 mkgf (6000 rpm) e 20,0 mkgf (4100 rpm)
-xsara vts 2.0 16v 167 cv: 167 cv e 18,4 mkgf (6500 rpm) e 20,1 mkgf (5500 rpm)
-206 2.0 16v 180 cv: 180 cv e 18,4 mkgf (7000 rpm) e 20,6 mkgf (4750 rpm)esses 3 aí acima usam o mesmo motor de 1997 cm?.
me diz aí quanto foi a variação de torque máximo do 138 cv para o 180 cv?
3%, né?
de 20,0 mkgf para 20,6 mkgf temos 3% de acr?scimo no torque máximo.
agora, quanto é variação do torque na rotação de potência máxima, deu 11,5% (de 16,5 mkgf para 18,4 mkgf).
11,5% é muito pouco, poderia variar bem mais que isso.
eu falei variação no torque máximo, que deu 3%.
outro exemplo:
-meriva 1.8 8v 102 cv: 102 cv e 14,0 mkgf (5200 rpm) e 16,8 mkgf (2800 rpm)
-meriva 1.8 16v 122 cv: 122 cv e 15,6 mkgf (5600 rpm) e 17,3 mkgf (3600 rpm)variação do torque máximo: 3%
variação do torque na rotação de potência máxima: 11,4% (muito pouco, poderia ser bem maior)quanto a questão dos autom?ticos x manuais, isso é ?bvio…
os autom?ticos aceleram menos pois tem menos potência nas rodas, apesar de no motor a potência ser igual.
as perdas na transmissão autom?tica são percentualmente maiores.
o que importa é potência nas rodas, e não no motor.
além do mais, nas embreagens hidr?ulicas ou conversores de torque, existe uma patinação: a rotação nos 2 eixos acoplados é diferente, devido ao uso de fluidos para transmissão de potência.
abraços.
-
quanto aos motores 16v não serem mto mais eficientes (torque máximo) q os 8v eu concordo
cuidado com esse termo eficiente .
efici?ncia não tem nada a ver com torque ou potência.
torque e potência tem a ver com desempenho, que é diferente de efici?ncia.
um motor de 500 cv 50 mkgf pode ser bem menos eficiente que um de 100 cv 15 mkgf.
abraços.
-
po,
dizer que ap ainda hoje é um motor defasado é osso
tá bom que não é um motor de ponta como os b16a2 que tem gerenciamento eletronico até na duração do comando ..
mas poxa ap 20v (5cc) que é a mesma coisa que os 4cc 16v rendiam coisa de 700 hp nas provas de grupo b, diz a lenda que chegaram nos 1000 hp no dyno, mas desistiram de por tudo isso no chão .. imagina né é cascalhão
dá pra comparar o ap de hoje c/ os flat6 porsche, claro que desprezando a diferença entre marcas né é
o ap começou em 1965, e foi sofrendo mutação atrás de mutação … começou c/ os md (mittel-dr?ck que quer dizer, taxa de compressão alta [não tem uma tradução exata]), depois vieram os 8v, 16v, 8v cross-flow, e finalmente surgiu o 20v que é o que temos hoje ..
o porsche começou como é lá pelo final da dácada de 50 ~ 60 começaram os flat6 … (acho que a primeira 911 saiu em 62), refrigerado a ar, tudo na base do c?rter seco (seeempre), e com o tempo foi se adequando o motor as normais de emissões, até que na mudança da 993 -> 996 não deu + pro motorzinho a ar .. dá-lhe água nele pra ficar dentro dos limites de emissões..
no fundo, os dois são ligados as ra?zes, o flat 6 continua sendo chamado de flat 6, sendo o velho e bom flat 6 (berra pra caralho)
e o ap continua ae .. c/ seus 225 hp na versão mais fortinha
e o ex-air cooled da porsche rende hoje seus 420 hp
ap é ap
porsche é porsche
eu sou eu
vc e vce dizer que ap é defasado é osso .. pode ser osso de projeto .. mas up-grade serve pra atualizar .
abraço